SóProvas


ID
2318719
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José do Cerrito - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: Parada cárdio respiratória consiste na cessação abrupta das funções cardíaca, respiratória e cerebral.
I. São sinais clínicos da PCR: Inconsciência; Ausência de pulso; Ausência de movimentos ventilatórios (apneia) ou respiração agônica (gasping).
II. As compressões Torácicas devem ser feitas com as mãos sobre a metade inferior do esterno (região hipotenar), sem flexionar os cotovelos.
III. A frequência das compressões toráxicas é de 100 a 120 compressões/minuto.
IV. A Profundidade das compressões deve ser no mínimo de 2 polegadas (5 cm) 2,4 polegadas (6 cm).
V. A relação Compressão x Ventilação deve ser numa relação: 30:2, ou seja, 30 compressões: 2 ventilações.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • O diagnóstico da parada cardiorrespiratória (PCR) é feito com a presença de inconsciência, ausência de pulso em grandes artérias e apneia ou respiração agônica (“gasping"). Para ajudar reconhecer a PCR, os atendentes devem avaliar sobre a ausência de resposta da vitima e a qualidade da respiração (normal ou anormal). Se a vitima não responder e não respirar ou apresentar respiração anormal (gasping), o socorrista deve presumir que a pessoa esteja sofrendo uma PCR.
    Os atendentes devem ser treinados para identificar a ausência de resposta com gasping ou respiração agônica. Ou seja, a primeira afirmativa é verdadeira.
    Com relação as compressões torácicas, elas devem ser feitas com as mãos sobre a metade inferior do esterno (região hipotenar), com mão sobre o esterno da vítima e a outra mão sobre a primeira, entrelaçando-a.
    O braço deve estar estendido posicionado a cerca de 90º acima da vítima. O tórax deve ser comprimido com a frequência de, no mínimo, 100 compressões/ minuto; com uma profundidade de no mínimo, 5cm (no mínimo de 2 polegadas (5 cm) 2,4 polegadas (6 cm)), permitindo o retorno completo do tórax após cada compressão, sem retirar o contato das mãos com o mesmo.
    As interrupções das compressões devem ser minimizadas e revezadas com outro socorrista, a cada dois minutos, para evitar a fadiga e compressões de má qualidade. Ou seja, II, III e IV afirmativas estão corretas.
    O ciclo deve ser iniciado com 30 compressões e 2 ventilações, considerando que existe um dispositivo de barreira (por exemplo, máscara de bolso para aplicar as ventilações). Compressões torácicas efetivas são essenciais para promover o fluxo de sangue, devendo ser realizadas em todos pacientes em parada cardíaca. Portanto o socorrista que atua sozinho deve iniciar pelas compressões torácicas antes de aplicar ventilações de resgate (C-A-B).
    O socorrista atuando sozinho deve iniciar a RCP com 30 compressões, seguido de 2 ventilações. Ou seja, a V afirmativa também está correta.

    Gabarito do professor: Letra C

    Bibliografia American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010. American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.
  • Causa ambiquidade quando o parentese esta logo apos " inferiror do esterno", pois como esta escrito pode ser interpretado que a regiao inferior do esterno é chamda de região hipotenar.

  • Tive essa leitura tb.