SóProvas


ID
2318725
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José do Cerrito - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:
A embolia pulmonar, é um quadro grave que pode até causar morte súbita.
I. É decorrente do deslocamento de um trombo através do organismo que se aloja em uma das artérias do pulmão, obstruindo o fluxo de sangue.
II. O tamanho do trombo determina a gravidade da embolia pulmonar podendo até causar morte súbita.
III. Consiste no espessamento e endurecimento da parede arterial dos pulmões.
IV. É causada por uma dilatação excessiva dos alvéolos pulmonares levando a uma destruição dos tecidos pulmonares.
V. Pode apresentar sintomas como dor, súbita falta de ar, palpitações e tosse com expectoração sanguinolenta.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • A embolia pulmonar, também chamada de embolismo pulmonar ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é um quadro grave que ocorre quando um trombo (coágulo) localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, viaja pelo organismo e se aloja em uma das artérias do pulmão, obstruindo o fluxo de sangue. Ou seja, a embolia pulmonar é decorrente do deslocamento de um trombo através do organismo que se aloja em uma das artérias do pulmão, obstruindo o fluxo de sangue.

    A primeira afirmativa é verdadeira. A embolia pulmonar pode conduzir a uma diminuição súbita e, por vezes, grande do fluxo de sangue nos pulmões. A diminuição do fluxo pode reduzir a quantidade de sangue que chega ao coração e ao resto do corpo. Isto pode provocar uma queda na pressão arterial e conduzir a perdas de consciência (desmaio) ou mesmo à morte súbita.

    A segunda afirmativa é verdadeira. A embolia pulmonar, como já citado anteriormente, está relacionada ao deslocamento de trombos para os vasos do pulmão, logo, não tem relação com espessamento, endurecimento da parede arterial dos pulmões ou por dilatação excessiva dos alvéolos pulmonares.

    A terceira e quarta afirmativa são falsas. É possível que os pequenos êmbolos não causem sintomas, mas a maioria provoca dispneia. Pode aparecer uma dor torácica aguda. Os primeiros sintomas em algumas pessoas podem ser náuseas, desfalecimentos ou convulsões. As pessoas com oclusão de um ou de mais dos grandes vasos apresentam cianose e pode acarretar em morte súbita. O enfarte pulmonar produz tosse, expectoração raiada de sangue, dor torácica aguda ao respirar e febre. Geralmente, os sintomas de embolia pulmonar desenvolvem-se de forma brusca, enquanto os sintomas de enfarte pulmonar se produzem em horas. Ou seja, a última afirmativa está correta.

    Gabarito do professor: Letra D

    Bibliografia Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
  • Complementando

     

     

    De acordo com o artigo Patogenia do enfisema pulmonar – eventos celulares e moleculares.2010

     

     

    Atualmente, o enfisema pulmonar pode ser definido como um processo obstrutivo crônico, resultante de importantes alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, denominado ácino, seja por dilatação dos espaços aéreos, seja por destruição da parede alveolar, ocasionando a perda da superfície respiratória e de irrigação sangüunea, diminuição do recolhimento elástico e hiperexpansão pulmonar.Essas alterações anatômicas podem atingir apenas uma parte do ácino ou toda a estrutura acinar, indicando a etiologia e o comportamento fisiopatológico da doença.

  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com o artigo Patogenia do enfisema pulmonar – eventos celulares e moleculares.2010

     

    Item I- Correto.

     

    Item II- Correto.

     

    Item III- Errado.

    O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, resultante de importantes alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos, seja por destruição da parede alveolar.

     

    Item IV- Errado.

    O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, resultante de importantes alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos, seja por destruição da parede alveolar.

     

    Item V- Correto.