SóProvas


ID
231877
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia constatou vício de ilegalidade na celebração de contrato entre o Poder Público e empresa privada, cabe, nos termos do que dispõe a Constituição Estadual, à Corte de Contas,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra BAto impugnado

    Regra -> o próprio TC pode sustar, comunicando à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal (Assembléia Legislativa)

    Contrato -> o TC comunica à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal (Assembléia Legislativa) para o ato de sustação, observando o §2o do art. 71 da CRFB.

    CRFB, Art. 71.O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    X – sustar, se não atendido, a execução do ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal;

    § 1º No caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabíveis.

    § 2º Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, não efetivar as medidas previstas no parágrafo anterior, o Tribunal decidirá a respeito.

     

    CRFB, Art. 75. As normas estabelecidas nesta seção aplicam-se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.

    Parágrafo único. As Constituições Estaduais disporão sobre os Tribunais de Contas respectivos, que serão integrados por sete Conselheiros.

  • Letra B

    Art. 71, § 1º, da CF c/c art.75 da CF.

    fundamento:

    a) ilegalidades de atos administrativos constatadas pelo TCU
    - concede prazo para que o PE adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei. Se não corrigir a ilegalidade, o TCU sustará o ato impuganado (não anulará) e comunicará a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

    b) ilegalidade de contratos administrativos constatadas pelo TCU - comunicará a ilegalidade ao Congresso Nacional que solicitrá ao PE as medidas cabíveis, sob pena de sustação do contrato. Caso o CN e o PE não efetivam as medidas cabíveis no prazo de 90 dias, o TCU sustará o contrato ilegal.
  •  

    Sustação de Contratos -> Congresso Nacional

    Sustação de atos -> TC (se não atendido) determinar que se anule contrato viciado

     

     

  • Errei a questão por falta de atenção.

    LETRA B

    Ela encontra respaldo no inciso XXVI do artigo 29 combinado com o paragrafo I, inciso VIII do Artigo 49 da  Contituição Estadual de Rondônia.

    Bons estudos!!!