A cascata de objetivos do COBIT 5 é o mecanismo de tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos, personalizados, exequíveis, objetivos de TI e metas de habilitador.
Esta tradução permite a configuração de objetivos específicos em cada nível e em cada área da organização em apoio aos objetivos gerais e às exigências das partes interessadas e, portanto, apoia efetivamente o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços e soluções de TI.
COBIT 5 FrameWork - Portuguese
Correção dos erros:
b) Os habilitadores são os fatores que influenciam no funcionamento da governança e gestão corporativa de TI
c) Sendo um dos 5 princípios do Cobit, o modelo único integrado é um conjunto de ferramentas descritas em linguagem não-técnica a partir de uma arquitetura simples de conjuntos de documentos abrangendo diversos outros frameworks (Ex.: Val IT, Risk IT, CMMI, PMBOK, Prince2, etc) de forma alinhada com padrões de mercado, como o Coso e ISOs 38500, 27000, 9000, etc.
d) A abordagem holística é outro dos princípios do Cobit, com objetivo de ter uma ponto de vista abrangente do escopo, envolvendo os habilitadores da governança e gestão corporativas.
e) EDM (monitorar, avaliar e analisar) é um dos 4 domínios da Gestão Corporativa de TI, envolvendo também o APO (alinhar, planejar e organizar), BAI (construir, adquirir e implementar) e DSS (entregar, servir e suportar).
Complentando os itens C e D, os outros 3 princípios do Cobit são: cobrir a organização de ponta a ponta, atender as necessidades das partes interessadas (stakeholders) e separar a governança da gestão.
Fui!