-
GABARITO D
a) A maximização do lucro para o Monopólio se dá quando a Receita Marginal é igual ao seu Custo Marginal.
b) No Modelo de Bertrand, as firmas concorrem por meio da determinação dos preços e não das quantidades ofertadas pelos demais.
d) "Discriminação de primeiro grau: ocorre quando é cobrado o preço de reserva a cada consumidor, ou seja, o preço máximo que ela está disposto a pagar por cada unidade adquirida.
O monopolista opera de modo eficiente, pois cobra de cada consumidor o máximo que ele está disposta a pagar para obter o bem. Nessa situação, ninguém pode melhorar sua posição sem que outro agente piore, o que configura uma situação de ótimo de Pareto." (http://www.virtual.nuca.ie.ufrj.br/ufrgs/TeoriaMicroeconomicaIIB/exercicios/MonopolioResolucao.htm)
-
Modelos de Bertrand e Cournot aparecem eventualmente nas questões de concurso e são relativamente fáceis, basta saber que Bertrand é PREÇO e Cournot é QUANTIDADE. Pra não confundir um com o outro memorizei pela fonética do P e B que se confundem no som nazal, como uma pessoa gripada!!!
-
Complementando:
Há três tipos de discriminação de preços: de primeiro grau (discriminação perfeita), de segundo grau e de terceiro grau.
>> A discriminação de primeiro grau ou discriminação perfeita de preços ocorre quando o monopolista consegue vender cada unidade ao preço máximo (preço de reserva18) que os consumidores estão dispostos a pagar por ela.
>> A discriminação de segundo grau ocorre quando o monopolista cobra um preço diferente, conforme a quantidade comprada por cada consumidor.
>> A discriminação de terceiro grau ocorre quando o monopolista cobra preços diferentes de pessoas diferentes independentemente das quantidades consumidas por essas pessoas.