SóProvas


ID
2320345
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A compostagem é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, formando um composto. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:
I – Na decomposição dos resíduos orgânicos através da compostagem, ocorre a formação de CO2, H2O e biomassa (húmus).
II – Uma das vantagens da compostagem é que ocorre a eliminação de todos os patógenos presentes nos resíduos.
III – O processo ocorre em fases: mesofílica, termofílica e maturação.
IV – Os organismos, a temperatura, a umidade e a aeração são os principais fatores que interferem no processo de compostagem.
Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • nao elimina todos os patogenos 

    fases:

    mesofilica- fungos e bacterias se proliferam e metabolizam os principais nutrientes, dura 15 dias a temp 40C

     

    termofilica- fungos e bacterias termofilicas- temperatura maior (65C) dura 2 meses

     

    maturacao- diminui a atividade microbiana, a temperatura cai ate a temp ambiente,periodo de estabilizacao - produz o composto maturado - humus

  • Todos = palavra forte muito abrangente.Utilizada com frequência para falsear uma assertiva.

    # Pense como o examinador

  • O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação. A primeira fase é caracterizada por ser curta e se estender por aproximadamente 15 dias. Esta fase é denominada mesofílica. Os micro-organismos (principalmente bactérias) que atuam nesta fase sobrevivem em temperaturas mais amenas (de até 40ºC). Essas bactérias vão metabolizar principalmente os nutrientes mais facilmente encontrados, ou seja, as moléculas mais simples. A segunda fase, denominada termofílica, é mais longa e se estende por aproximadamente dois meses, sendo caracterizada pela atuação de fungos e bactérias denominados termofílicos ou termófilos, que sobrevivem em ambientes com temperaturas mais elevadas que os mesofílicos e irão atuar sobre a matéria orgânica, degradando as moléculas mais complexas. Nesta fase, a temperatura das pilhas de compostagem pode atingir 65-70ºC, que possibilita também a higienização do composto, ocasionando a morte de eventuais microorganismos patogênicos presentes. A última fase do processo, denominada fase de maturação, pode durar de um a dois meses e é onde haverá uma diminuição da atividade microbiana, com a temperatura baixando gradativamente e se aproximando da temperatura ambiental. Nesta fase ocorre também diminuição da acidez antes observada no composto, o que poderia ser prejudicial às culturas caso fosse aplicado diretamente na agricultura.