-
Gabarito: C
Os dois elevadores entraram em pane ao mesmo tempo e todo mundo precisou usar a escada. Por sorte dos moradores e visitantes, o prédio, antigo, só tinha seis andares, e ninguém se estafava em demasia para subir ao seu andar; havia (haver com sentido de existir é impessoal) os idosos, claro, mas esses, não precisando sair todos os dias obrigatoriamente, poderiam (concordando com o sujeito "os idosos") muito bem esperar o conserto sem inconvenientes insuportáveis. Talvez até que ficarem retidos em casa por um ou dois dias resultasse (verbo "resultar" no pretérito imperfeito do subjuntivo - talvez resultasse) em benefício para eles, por mantê-los afastados dos perigos das ruas, mesmo sendo contra a vontade.
-
Letra "C"
O verbo haver no sentido de existir é impessoal. Sendo assim sua flexão na 3 pessoa do singular está correto.
Poderiam, na flexão do verbo, é correto. Sendo assim, se tem a devida concordância com o sujeito "senhores "
-
GABARITO: LETRA C
O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.
Veja:
a) Havia pássaros no céu.
b) Há muitas vagas ainda.
c) Não sei se ainda há, mas havia muitas vagas.
d) Não haverá mais pássaros no céu se continuarmos a destruir seu habitat.
FONTE:MUNDOEDUCAÇÃO.BOL.UOL.COM.BR
-
Havia no sentido de existir deve ficar obrigatoriamente no singular; portanto, elimina-se a letra D.
O verbo poder se refere ao termos idosos, plural, portanto, deve concordar com o número de seu referente - plural; eliminam-se as letras B e E.
Como o trecho relata um fato passado, não cabe a forma verbal do verbo haver no presente do indicativo; elimina-se a letra A.
Resta a alternativa C, a correta.
Gabarito C