SóProvas


ID
2321398
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As palavras cabido, falange e plêiade são classificadas como substantivos coletivos referentes a conjuntos de pessoas.
( ) As palavras junta, piara e ruma são consideradas substantivos coletivos utilizados para se referir a grupos de coisas ou objetos.
( ) As palavras cordão, fato e lote podem ser utilizadas como substantivos coletivos para designar grupos de animais.

Alternativas
Comentários
  • "Meo Deos", não imaginei que cairia algo desse tipo em uma prova de concurso, e usou os piores substantivos coletivos para ferra! 

  • ¬_¬ - O único propósito de uma questão como esta é ferrar o candidato.

    ( V ) Cabido: De Cônegos. / Falange: De Soldados. / Plêiade: De poetas, De artistas.

    CÔNEGO: São Presbíteros que fazem parte de um ?colegiado?, os quais tinham a função de eleger o novo bispo e assessorá-lo e caso acontecesse um impasse, quem escolhia era o Papa. Essa função perdura do século XII ao XVI. Atualmente eles são um conselho do Bispo na Catedral.

    ( F )  Junta: De bois, De médicos, De credores / Piara: Animais / Ruma (não é coletivo): quantidade não estipulada 

    ( V ) Cordão: De formigas / Fato: De cabras / Lote: De burros

     

    Eu teria que ser muito bom na arte de "chutar" para acertar a questão!

  • ess foi do mal 

  • Eu acertei na época pela palavra junta, que lembrei de junta militar. Então era falso. Dai restou 50/50.

  • carai, quem fez esta questao fez pra fu... com o candidato, pra mim so se fosse prova para prof. de Portugues, pois obrigação deste e olha lá hein..

  • Resposta: Letra C
    Essa é uma questão inteiramente retirada do livro de Evanildo Bechara.
    Segundo o autor:
    (V) Cabido (coletivo de cônegos de uma catedral), falange (de guerreiros, de heróis e de espíritos) e plêiade (de poetas, de artistas ou de talentos) são classificadas como substantivo coletivos referentes a conjunto de pessoas.
    (F) Junta (de bois) e piara (de porcos) não são coletivos que se referem a grupo de coisas ou objetos, conforme afirma a alternativa, mas sim a grupo de animais. Apenas a palavra ruma (coletivo de livros, malas e tábuas) é considerado coletivo referente a coisas ou objetos.
    (V) Embora pareça muito estanha esta afirmativa, acredite: está correta! Segundo Bechara, cordão (de formigas), fato (de cabras) e lote (de burros ou bestas de cargas) são coletivos que se referem a grupos de animais.

  • As palavras junta, piara e ruma são consideradas substantivos coletivos utilizados para se referir a grupos de coisas ou objetos. ( FALSO )

     

    ( GRUPO DE ANIMAIS ):

    JUNTA, CINGEL, JUGO, JUGADA: DE BOIS

    PIARA, VARA: DE PORCOS

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, EVANILDO BECHARA, 9 EDIÇÃO.

  • Questão apelona pra cacete, pegou mesmo aqueles coletivos que muitos livros nem trabalham os mesmos, só o livro do Evanildo Bechara tem. 

  • Uni duni tê

     

  • Essa tem que ser na técnica do chute

  • kkk Só acertei pq lembrei de Junta Militar....

  • É nesses tipos de questões que o filho chora e a mãe não vê. :')