SóProvas


ID
2322343
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o texto abaixo, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
“O processo administrativo é uma série de atos concatenados, praticados extrajudicialmente pelas partes, em contraposição, tendentes a um ato administrativo final dependente dos anteriores.” (COUTO, Reinaldo. Curso de Direito Administrativo. 2a ed., São Paulo: Saraiva, 2015, p. 641).
I. A licitação pode ser considerada um processo administrativo.
II. O concurso público de provas ou de provas e títulos pode ser considerado um processo administrativo.
III. O instrumento usado para punir administrativamente um servidor público federal efetivo não poder ser classificado como processo administrativo. 

Alternativas
Comentários
  • I -  Procedimento

    II - Procedimento

    III- Processo

    Diferença: 

    Inicialmente processo e procedimento eram considerados a mesma coisa. Com o tempo e aprofundamentos jurídicos, Oscar Bulow publicou o livro “Teoria das Exceções Processuais” que marcou a distinção entre ambos.

     

    O processo passou então a ser o meio, o instrumento através do qual se obtém a prestação jurisdicional, o caminho formado por atos processuais que obedecem uma regra e que vão culminar em uma sentença. Já o procedimento configurou-se como o modo em que se executa estes atos processuais. 

     

    FONTE JURISWAY

  • Acredito que caberia recurso, senão vejamos:

    Segundo o Manual de Dto Adm de Alexandre Mazza(2016):

    ESPÉCIES DE PROCESSO ADMINISTRATIVO

    "De acordo com Celso Antônio Bandeira de Mello, os processos administrativos podem ser classificados em diversas categorias:

    1) internos ou externos: processos internos são aqueles instaurados dentro do ambiente estatal. Exemplo: sindicância. Os externos são aqueles que envolvem particulares 98. Exemplo: concurso público;

    2) restritivos ou ampliativos: processos restritivos ou ablatórios são aqueles que impõem limitações à esfera privada de interesse. Exemplo: interdição de estabelecimento. Os processos restritivos dividem-se em meramente restritivos, como as revogações, e sancionadores, como a sindicância. Já os processos ampliativos são voltados à expansão da esfera privada de interesses. Exemplo: outorga de permissão de uso. Os processos ampliativos podem ser divididos em: a) de iniciativa do próprio interessado, como no pedido de licença; b) de iniciativa da Administração, como a licitação; c) concorrenciais, como o concurso público; d) simples ou não concorrenciais, como o pedido de autorização de uso.

  • O CESPE deu como certo ao afirmar na questão que a licitação é um processo e não um procedimento.

    Q104041

    Direito Administrativo 

     Conceito, Competência Legislativa, Sujeitos e Finalidades,  Licitações e Lei 8.666 de 1993.

    Ano: 2011

    Banca: CESPE

    Órgão: TJ-ES

    Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    A licitação é um processo administrativo por se constituir de atos jurídicos praticados com o propósito de se alcançar um determinado resultado.

    Certo

  • Amigos devemos entender que quando for feito uma questão da ESFCEX devemos seguir o entendimento da bibliografia indicada que nessa questão foi de (COUTO, Reinaldo. Curso de Direito Administrativo. 2a ed., São Paulo: Saraiva, 2015, p. 641)

    “O processo administrativo é uma série de atos concatenados, praticados extrajudicialmente pelas partes, em contraposição, tendentes a um ato administrativo final dependente dos anteriores.

    " em contraposição" quer dizer contraditório e ampla defesa, que não está previsto em toda fase da licitação.

  • gabarito letra B pessoal.

  • Licitação e concurso público são procedimentos administrativos. Punição de servidor público estável se dá mediante processo administrativo.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 9.784 de 1999. 

    Itens:
    I - ERRADO

    A licitação pode ser considerada procedimento administrativo. Procedimento = sequência ordenada de atos administrativos. Administrativo = instituto que pertence ao Direito Administrativo. A licitação deve-se pautar na Lei nº 8.666 de 1993, que regulamenta o art. 37, Inciso XXI, da CF/88, institui normas para as licitações e os contratos da Administração Pública.

    Destaca-se que a Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133 de 2021 revogou os artigos 89 a 108, da Lei nº 8.666 de 1993; revogará a Lei nº 8.666 de 1993, a Lei nº 10.520 de 2002 e os artigos 1º a 47-A, da Lei nº 12.462 de 2011, após decorridos 2 anos da sua publicação oficial.

    II - ERRADO

    O concurso público trata-se de procedimento administrativo instaurado pelo Poder Público com o objetivo de selecionar os candidatos mais aptos para exercer cargos e empregos públicos. 

    Conforme indicado no art. 37, Inciso II, da CF/88, a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, com base na natureza e na complexidade do cargo ou do emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    III - ERRADO

    O instrumento utilizado para punir de forma administrativa um servidor público federal é o processo administrativo disciplinar.

    Diante do exposto, percebe-se que a única alternativa correta é a letra B). 

    Gabarito do Professor: B