SóProvas


ID
232249
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O catecismo ambiental

Livros didáticos de Geografia adotados em escolas públicas e particulares do Distrito Federal pregam uma espécie de catecismo verde. Neles consta que o mundo vai acabar em breve por causa do aquecimento global e que o principal culpado por isso é o homem. O dogma ecológico está no material usado entre o 6º e o 9º ano, séries finais do ensino fundamental.

Darcy. Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UnB, n.º 3, p. 50.

Os termos "catecismo ambiental" e "dogma ecológico" são utilizados no texto porque

Alternativas
Comentários
  • é esse mesmo o gabarito? letra c. A funiversa tem que melhorar e muito a suas questões sobre atualidades.
  • Concordo com o Vitor Ribeiro.............. Um LIXO essa questao! Fora as bancas incompetentes!
  • Achei a questão muito pertinente.
     
    Vejam trecho extraído do artigo de Silva R. W. C., Paula B. L. 2009. Causa do aquecimento global: antropogênica versus natural. Terræ Didatica, 5(1):42-49<http:// www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>
     
    “Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento da concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é a causa principal do efeito estufa, consequentemente do aquecimento global. Independente de sua causa, o efeito estufa antrópico ou a recuperação natural do clima após três séculos (séculos XVII a XIX) de baixas temperaturas durante o período da “Pequena Idade do Gelo” tem ocasionado efeitos devastadores nos ecossistemas.
     
    De fato, têm sido detectadas inúmeras conseqüências do aquecimento global, como subidas do nível relativo do mar, atribuídas ao degelo como consequência do aumento de temperatura durante o século XX, mudança no padrão climático em âmbito regional, ocasionando mudanças em padrões de chuva, etc. Os impactos não são apenas ambientais, mas econômicos e sociais.
     
    O planeta já sofreu, ao longo de sua existência de aproximadamente 4,55 bilhões de anos, processos de resfriamentos e aquecimentos extremos. Está comprovado que houve alternância de climas quentes e frios, sendo este um fenômeno corrente na história do planeta. (...)
     
    As simulações climáticas referentes ao início do século passado (1900 a 1950) podem ser explicadas somente pelos fatores internos e naturais, mas o aquecimento ocorrido após a metade do século passado até o momento, para ser explicado, necessita dos fatores externos como as emissões de gases de origem antropogênica, responsáveis pelo efeito estufa. Essa explicação é devida principalmente ao tempo de permanência desses gases na atmosfera, em sua maioria acima de cem anos, e a velocidade do aumento da temperatura global nas últimas décadas. (...)
     
    Certamente, quando as questões supracitadas puderem ser respondidas com precisão, tornar-se-á possível responder se o aquecimento global é de origem natural ou antropogênica, e prognosticar com maior certeza os climas do futuro durante o século XXI. Deste modo, deverão surgir possibilidades de se evitar mudanças ambientais, cujas consequências possam ser danosas ao ser humano, bem como a outros seres vivos. Há necessidade de se pesquisar, ainda mais, os diversos fatores que causam as flutuações e mudanças climáticas. A verdadeira dimensão das causas que reconhecidamente interferem entre si continuará sendo objeto de muitos debates entre os cientistas, e de notável interesse pelo público em geral para o entendimento dos processos naturais e dos efeitos das ações antropogênicas e suas interações.”
     
    Link para o artigo completo:
    http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v5/pdf-v5/TD_V-a4.pdf
  • A chave para a resolução da questão está no conceito de dogma, q é uma "verdade" incontestável independente de comprovação. A partir daí, apenas as alternativas A e C fazem algum sentido. Como a alternativa A é uma clara mentira, já q existem comprovações de alterações climáticas pela ação do homem, a resposta correta é a letra C, q indica a falta de consenso sobre a extensão do impacto das atividades humanas sobre o ambiente, o q caracterizaria o ensino pelas escolas de uma verdade não comprovada, assemelhando-se a um dogma.