SóProvas


ID
2323153
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A personalidade humana é dotada de aspectos fenotípicos e genotípicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta quanto aos testes de personalidade.
I. Os testes identificam traços de temperamento.
II. Testes de personalidade diferenciam as pessoas entre si.
III. Testes genéricos são denominados de globalização personificada.
IV. Testes específicos pesquisam traços de personalidade, tal como as frustrações de um indivíduo.
V. Testes genéricos são também chamados de psicodiagnósticos.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • TESTES DE PERSONALIDADE

    São genéricos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global e recebem o nome de psicodiagnósticos. São também chamados específicos quando pesquisam determinados traços ou aspectos da personalidade, como equilíbrio emocional, frustrações, interesses, motivação e de frustração.

  • Alice, qual foi a referência dessa classificação?

    Obrigada!

  • Está no livro Gestão de Pessoas para concursos da Andréia Ribas.

  • gab. c) I, II, IV, V.

    I. Os testes identificam traços de temperamento. 

    II. Testes de personalidade diferenciam as pessoas entre si. 

    IV. Testes específicos pesquisam traços de personalidade, tal como as frustrações de um indivíduo. 

    V. Testes genéricos são também chamados de psicodiagnósticos.

  • aguem sabe a fonte teórica utilizada?

  • Testes de personalidade Os testes de personalidade servem para analisar os diversos traços de personalidade, sejam eles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos). Um traço de personalidade é uma característica marcante da pessoa e que é capaz de distinguí-la das demais. Os testes de personalidade são genéricos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global e recebem o nome de psicodiagnósticos. Nessa categoria estão os chamados testes expressivos (de expressão corporal), como o PMK — psicodiagnóstico miocinético de Mira y López — e os chamados testes projetivos (de projeção da personalidade), como o psicodiagnóstico de Rorscliach, o Teste de Apercepção Temática, o teste da árvore de Koch, o teste da figura humana de Machovei o Teste de Szondi etc. Os testes de personalidade são chamados específicos quando pesquisam determinados traços ou aspectos da personalidade, como equilíbrio emocional, frustrações, interesses, motivação etc. Nesta categoria estão os inventários de interesses, de motivação e de frustração. Tanto a aplicação como a interpretação dos testes de personalidade exigem necessariamente a participação de um psicólogo.