SóProvas


ID
2323567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho. Ainda não foi superado o modelo que reproduz a divisão social do trabalho.

  • Liberal não tem a ver com algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a idéia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.

    Progressiva Caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “só irá aprender fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem.O professor é um facilitador.

  • Liberal - manter a sociedade como ela é.

    Progressista - transformar a sociedade.

  • A explicação  de Marcos está corretíssima, pois no Liberal, o aluno não assume um papel democrático, uma vez que o aluno faz aquilo que lhe impõe, ous seja vive debaixo de regras e normas já estabelecidas pela sociedade, então não há aqui "democracia"

    Já a tendência Progressivista, tem o aluno como  um ser livre para pensar, criticar, buscar, descobrir a partir de uma visão problematica mediada pelo professspr que aqui é somente um mediador do saber.

     

     

     

     

  • questão incorreta

  • Está incorreta por dois motivos: a Tendencia liberal nao tem nada a ver com democracia, mas sim  está embricada no contexto social do capitalismo, liberalismo. assim reproduz o que a classe dominante propõe.

    outro motivo é  que nao há superação da divisao social do trabalho.

  • A Pedagogia Liberal não está ligado a algo aberto ou democrático, e com a justificação da sociedade de classes e consequentemente o capitalismo, ao liberalismo econômico. Dessa forma, o papel da escola é adaptar os indivíduos à sociedade, que deve permanecer harmônica, preparando o aluno para exercer papéis sociais de acordo com as suas habilidades.

  • essa citação é progressista.

  • Pedagogia Liberal não tem nada de democrática

  • never

  • NÂO "resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho". E por fim, o termo é tecnicista...

  • tradicional, tecnicista não é democrática

  • No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática (as tendências liberais não atuavam de forma democrática, o professor era o detentor do saber e o aluno participava de forma passiva) de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho. (Mesmo com um grande avanço, ainda não houve a superação da reprodução da divisão social do trabalho. Ainda é nítido as diferenças sociais nos ambientes escolares).

  • GABARITO: ERRADO

    Uso do termo "Liberal":

    • É relativo ao contexto de uma pedagogia de tradição da classe social burguesa.
    • Tem a ver com a consolidação dos interesses da classe dominante.
    • No campo da educação, quando Libâneo usa o termo liberal tem relação com a forma como a classe burguesa pensou a pedagogia em aliança com a consolidação dos seus próprios interesses.