Guarinello (2007), em sua obra, apresenta um breve olhar histórico sobre a educação de surdos. Considere os acontecimentos
sobre a surdez e as filosofias educacionais ao longo da história:
I. Para Aristóteles (384-322 a.C), as pessoas que nasciam surdas eram também mudas. O monge Willian Stokoe afirmou,
nesta época, que os surdos mudos não seriam treináveis.
II. Em 1857, graças aos esforços de Ernest Huet, um professor surdo francês, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro
Instituto Nacional de Surdos Mudos, atual INES − Instituto Nacional de Surdos.
III. No Congresso Internacional de Milão decidiu-se que o método que deveria ser utilizado na educação dos surdos é o
oralismo. Destaca-se em práticas vigentes neste modelo a conquista da expressão oral.
IV. Nos anos 70, surgiu uma nova filosofia complementar ao oralismo na qual alguns estudiosos propuseram a adoção dos
gestos naturais e de aparelhos de amplificação sonora para transmitir linguagem. A comunicação total foi considerada um
método eficaz e defendia um trabalho educacional exclusivo através da leitura orofacial e audição residual.
V. A implantação da proposta bilíngue na Suécia, em 1981, e o reconhecimento que a educação bilíngue envolve atitudes
positivas com as pessoas surdas e a língua de sinais e, também, o respeito pelas minorias linguísticas e por suas
identidades.
Está correto o que se afirma APENAS em