-
Isso se deve a peculiaridade da sua formação. É impossível que seu fazer pedagógico não tenha opções epistemológicas.
-
A expressão epistemologia deriva de duas palavras gregas: episteme = conhecimento e logia = estudo. Epistemologia, portanto, é o estudo do conhecimento.
A questão fala de uma opção de estudo do conhecimento, logo o professor com sua base didática escolherá um modo de ensinar seus alunos por mais que não use uma tendência especifica em seu dia a dia em sala de aula...
foco, força e fé...
-
questão correta
-
Não existe educação neutra ou afilosófica, portanto mesmo que o professor não utilize uma tendência pedagógica específica o seu fazer pedagógico vai ser norteado por alguma concepção pedagógica.
-
É fundamental entender como as questões propostas por Luckesi, continuam atuais e têm influenciados diversos novos pedagogos.
-
Pois é. Ás vezes alguns professores fogem do debate sobre as Tendências Pedagógicas e buscam uma ilusória neutralidade para fingir que não seguem nenhuma tendência, mas na verdade sempre ( mesmo que não queiram ou não percebam) possuem uma opção epistemológica inconsciente ou não.
-
Mesmo buscando uma postura neutra às tendências pedagógicas, a intencionalidade em relação ao sujeito da aprendizagem permeia qualquer prática educativa.