"Questão totalmente interpretativa. Em qualquer processo de planejamento estratégico tanto os elementos constituintes do planejamento quanto da estratégia devem ser totalmente interligados entre si, para que tenham coerência." (fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos)
_________________________________________________________________________________________________________________
Segundo:
Chiavenato, Idalberto. Planejamento estratégico. Editora Elsevier. Rio de Janeiro. 2003 (Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações (capítulo 2)
Elementos do Planejamento Estratégico
Declaração de missão: a missão traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o “negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação. Ela é uma definição que antecede o diagnóstico estratégico.
Visão de negócios: mostra uma imagem da organização no momento de realização de seus propósitos no futuro. Cria um “estado de tensão” positivo entre o mundo como ele é e o mundo ideal. Inspira, estimula e motiva pessoas.
Diagnóstico estratégico externo: antecipa oportunidades e ameaças para concretização da visão, da missão e dos objetivos empresariais. Análise de diferentes dimensões setoriais e competitivas. Composto por 5 forças: poder de barganha dos clientes e fornecedores, ameaça de substitutos e novos concorrentes entrantes e a rivalidade dos atuais concorrentes.
Diagnóstico estratégico interno: mostra a situação da organização diante das dinâmicas ambientais, relaciona orças e fraquezas e cria condições de formulação de estratégias para ajustamento da organização no ambiente em que atua.
Fatores-chave de sucesso: Inserido entre o diagnóstico e a formulação das estratégias propriamente ditas, procuram evidenciar questões críticas para organização, emergindo dos elementos apontados na análise realizada com a aplicação do modelo de SWOT.
Sistema de planejamento estratégico: formulação de estratégias e sua implementação pelo processo de construção das ações segundo as quais a organização perseguirá a consecução de sua visão de negócios, missão e objetivos e de sua implantação por meio de planos operacionais.
Definição de objetivos: a organização persegue simultaneamente diferentes objetivos em uma hierarquia de importância, prioridades ou urgência.
Análise dos públicos de interesse: pessoa, grupo ou organização que possa influenciar ou ser influenciado pela organização. A análise identifica seus interesses e poderes de influência com respeito a missão da organização.
Formalização do plano: implementação por meio de programas e projetos específicos. Requer esforço de pessoal e emprego de modelos analíticos para avaliação, locação e controle dos recursos.