-
Gabarito dado como certo.
Portaria n 448 de 13 de setembro de 2002 da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.(https://www.convenios.gov.br/portal/arquivos/Port_448_2002.pdf)
I - Material de Consumo, aquele que, em razão de seu uso corrente e da definição da Lei n. 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos;
II - Material Permanente, aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos.
Art. 3º - Na classificação da despesa serão adotados os seguintes parâmetros excludentes, tomados em conjunto, para a identificação do material permanente:
I - Durabilidade, quando o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de
funcionamento, no prazo máximo de dois anos;
II - Fragilidade, cuja estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizando-se pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade;
III - Perecibilidade, quando sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso;
IV - Incorporabilidade, quando destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal; e
V - Transformabilidade, quando adquirido para fim de transformação.
-
Essa eu não entendi
-
Questão "espirita" nível CESPE. Só baixando um espirito para poder saber o que a banca quer dizer com esses enunciados IMBECIS.
-
Imaginemos, por exemplo, que vc é um servidor que recebeu um celular corporativo (bem móvel). Antes de chegar em suas mãos ele foi tombado e incorporado ao acervo do órgão/entidade. É através desse tombamento que os agentes responsáveis (servidores da área de patrimônio) vão controlar para quem foi distribuído aquele celular e consequentemente o responsável pela sua guarda.
-
Redação confusa da questão. Sugiro que todos assim como eu notifiquem o professor para comentário dessa questão.
-
GABARITO: "CERTO"
Tombamento é o procedimento de atribuir um número de registro patrimonial, que deve ser aposto em cada bem móvel individualizado, mediante gravação, fixação de plaqueta ou etiqueta apropriada. Essa identificação é fundamental para o controle dos agentes responsáveis pela distribuição e guarda do material, efetuada mediante termo de responsabilidade, que deve ser assinado pelo responsável pela guarda e conservação.
-
Aí você perde tempo lendo os comentários gigantes de Vanessa ☕, e se pergunta o que porra isso tem a ver com a questão? E, mais impressionante, tem muita gente que dá like!!!
O QConcursos tá dando dinheiro pra quem comenta, é? Não tô sabendo...
-
CERTO
A redação é bem confusa, mas depois de muito analisar, percebe-se que a questão é simples. Consegui acertar fazendo relações entre os termos....
Vamos lá!
1º O tombamento é só para materiais permanentes, logo, são bens controlados.
2º Se são bens controlados, existem pessoas responsáveis por esse controle, correto ? Então essas pessoas têm a atribuição de acompanhar toda distribuição e guarda desses materiais.
-
kkkk banca fuleira
Tem nada a ver uma coisa com outra
-
Vanessa IPD, foi muito bom seu comentário sobre a questão em foco, foi abrangente, explicou termos associados e tudo mais. Continue assim, agradeço à sua colaboração.
ps. Espero concorrer com candidatos como o, ilustre, Leandro Rios
-
A palavra tombamento, tem origem portuguesa e significa fazer um registro do patrimônio de alguém em livros específicos num órgão de Estado que cumpre tal função. Ou seja, utilizamos a palavra no sentido de registrar algo que é de valor para uma comunidade protegendo-o por meio de legislação específica.
Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
Ter em mente: o tombamento visa preservar referenciais, marcas e marcos da vida de uma sociedade e de cada uma de suas dimensões interativas.
Quem pode executar um tombamento? O Tombamento pode ser feito pela União, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Cultura - CPC, ou pelas administrações municipais que dispuserem de leis específicas. O tombamento também pode ocorrer em escala mundial, reconhecendo algo como Patrimônio da Humanidade.
A redação tá confusa, mas fui por partes e ..
Gab CERTO!
-
Um dos aspectos primordiais do tombamento dos bens móveis consiste no controle dos agentes responsáveis pela distribuição e guarda do material permanente.
CERTO.
O tombamento tem caráter permanente.
Podem ter bens patrimoniais tangiveis ou intangiveis .
os bens tangiveis são (concretos ) podem ser os moveis = mesas, cadeiras ,automoveis etc. é o caso da questão que cita moveis que são bens tangiveis. ou imoveis = predios, terrenos etc.
os bens intangiveis ( abstratos) podem ser tuoo aquilo que não se pode tocar = titulos a receber , açoes ,marcas, patentes etc.
-
Tombamento é um controle administrativo com o objetivo de preservar as características do bem por intermédio de legislação específica.
Tombamento é o processo de inclusão (entrada) de um bem permanente no sistema de controle patrimonial na unidade gestora.
Segundo a lei 4.320/64, Art. 94:
Haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração.
-
CORRETA..
Tombamento nada mais é que um procedimento administrativo que identifica um bem permanente e o registra no patrimônio da organização.
______________________________________________________________
Um dos aspectos principais do tombamento consiste no controle de quem ficará responsável pela distribuição e guarda do material permanente.
FONTE;GRAN CURSOS