-
Gabarito CERTO
As variações patrimonais seguem o regime da competência, ou seja, reconhece-se a receita/despesa na data da ocorrência do fato gerador do direito/ obrigação, independentemente de recebimento/pagamento.
No regime orçamentário é que reconheceríamos a receita no ato da arrecadação.
bons estudos
-
questão maldosa
Para resolver essa questão é necessário INFERIR que a análise é feita do ponto de vista do sujeito ativo da relação tributária.
-
Complementando..
"84. Alguns estados disponibilizam o IPVA a recolher em dezembro do exercício anterior ao do fato gerador. Quando o contribuinte paga o IPVA no exercício anterior ao da competência da VPA, a Contabilidade deve reconhecer este pagamento como uma VPA antecipada (Resultado Diferido) e não haverá o lançamento de créditos a receber no ativo circulante. No momento da ocorrência do fato gerador, o resultado diferido é baixado em contrapartida da VPA."
"85. Caso o IPVA devido seja relativo a veículos novos comercializados ao longo do exercício, não haverá reconhecimento do crédito a receber, e a VPA será reconhecida pelo regime de Caixa."
Fonte: IPC 02- Reconhecimento dos créditos tributários pelo Regime de Competência (Ministério da Fazenda, 2013)
-
VPA e VPD que são confrontadas na DVP (art.104, Lei 4320/64) seguem INTEGRALMENTE o regime de COMPETÊNCIA, portanto, são reconhecidas na Contabilidade quando da ocorrência do FATO GERADOR, independentemente de recebimento ou pagamento.
No tocante à assertiva acima (IPVA) que é um tributo direto ou "ex.officio", a ocorrência do FG ocorre, na Contabilidade, no 1o. dia do ano, pelo LANÇAMENTO (diferentemente do Setor Público - art.35, Lei 4320/64 - Receita pela arrecadação)
Bons estudos.