A questão quer a alternativa que traga apenas doenças relacionadas ao trabalho.
Vamos responder a questão por partes:
LER/DORT: A denominação LER/DORT corresponde a um termo muito abrangente que envolve diversas doenças e distúrbios musculares/ortopédicos geralmente desencadeadas por esforços e/ou movimentos repetitivos na execução do trabalho
- LER- LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS
- DORT- DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO.
Logo, são relacionadas ao trabalho.
Dermatose/dermatite ocupacional: Apesar se serem consideradas doenças diferentes, no contexto desta questão traremos a explicação das duas em conjunto. Ambas serão consideradas relacionadas ao trabalho pelo simples fato de terem acrescentado o termo "ocupacional" na descrição da doença. Logo, são relacionadas ao trabalho, pois a sua origem já foi previamente detectada e tem a ver com a atividade desempenhada pelo trabalhador.
Pneumonia: não necessariamente é relacionada ao trabalho. Se o termo usado fosse "pneumonia ocupacional" seria uma doença relacionada.
Pneumoconiose: a asbestose e a silicone são exemplos de pneumoconioses, doenças pulmonares ocupacionais relacionadas com a inalação de agentes nocivos no ambiente de trabalho. Logo, quando a doença é citada, não precisa acrescentar o termo "ocupacional", pois pressupõe- se que essa doença foi adquirida por causa do trabalho.
Perda auditiva: no primeiro caso, não há especificação se a perda foi decorrente de ruídos no ambiente de trabalho, logo não pressupõe-se à relação com trabalho.
Perda auditiva induzida por ruído: Mas no caso da perda ser relacionada aos ruídos (contínuos, intermitentes ou de impacto) no ambiente de trabalho, fora dos limites de tolerância dispostos nos anexos 1 e 2 da NR-15, a doença será relacionada ao trabalho.
Câncer: não especifica se foi causado por uma condição no ambiente do trabalho ou em decorrência das atividades desempenhadas. Logo, não podemos associá-la à uma doença ocupacional.
Câncer ocupacional: o termo "ocupacional" deixa clara a origem da doença. Exemplo: neoplasia maligna de brônquios por exposição ao arsênio.
Marcamos as doenças relacionadas ao trabalho na cor azul. São elas: LER, DORT, dermatose ocupacional, pneumoconiose, perda auditiva induzida por ruído e câncer ocupacional.
GABARITO DA MONITORA: LETRA E