SóProvas


ID
2325997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue o item seguinte.

Conforme a teoria da aprendizagem significativa, as ideias são expressas simbolicamente e interagem de maneira substantiva e não arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe. Nesse caso, substantiva quer dizer não literal, e não arbitrária significa que a interação não se dá com qualquer ideia prévia, mas, sim, com algum conhecimento especificamente relevante já existente na estrutura cognitiva do sujeito que aprende.

Alternativas
Comentários
  • Ausubel – aprendizagem significativa – como ocorre:

     

    Processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação “ancora-se” em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva.

     

    Gab.: C

  • Quando sua teoria foi apresentada, em 1963, as ideias behavioristas predominavam. Acreditava-se na influência do meio sobre o sujeito. O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que só aprenderiam se fossem ensinados por alguém.


    A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. "Quanto maior o número de links feitos, mais consolidado estará o conhecimento", diz Evelyse dos Santos Lemos, pesquisadora do ensino de Ciências e Biologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

  • Teoria Cognitivista, de acordo com Ausubel os conhecimentos que o aluno possui devem ser valorizados para que ele possa descobrir e redescobrir outros conhecimentos.

    APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: informação é ancorada a uma estrutura cognitiva já existente.

     

    Questão correta.

  • AUSUBEL David Ausubel (25 de outubro de 1918 – 9 de julho de 2008) foi um psicólogo, educador e pesquisador americano que trabalhou em áreas como a psicologia étnica e o campo da aprendizagem. Teoria baseada na visão cognitivista e segundo esta visão, aprendizagem é a organização e integração de material na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem significativa no processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno. Elaborou a teoria da aprendizagem significativa que definiu como o processo através do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. A Estrutura cognitiva é uma estrutura hierárquica de conceitos que são abstrações da experiência do indivíduo. Novas ideias e informações são aprendidas e retidas na medida em que existem pontos de ancoragem. A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação se ancora em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva de quem aprende. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não só acréscimos. Aprendizagem é significativa quando se ancora em conceitos relevantes preexistentes. A nova informação interage com a estrutura de conhecimento específico, ou seja, com o subsunçor. À medida em que a aprendizagem significativa ocorre, conceitos são desenvolvidos, elaborados e diferenciados em decorrência de sucessivas interações.