GABARITO OFICIAL: B
Julguemos as proposições oferecidas pela questão:
I - errado - As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas, são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes deste código (art. 28, §2, CDC);
II- errado - Apenas se verificará a medida excepcional na adoção, forma de colocação em família substituta estrangeira (art. 31, ECA);
III - errado - A tutela e a guarda pressupõem, ao menos, a suspensão do poder familiar (art. 36, parágrafo único), mas apenas a guarda resguarda situação peculiar ou de ausência eventual dos pais (art. 33, §2).
I - As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas são solidariamente responsáveis pelas obrigações previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Sociedades integras de grupos societários e sociedades controladas são subsidiariamente responsáveis pela obrigações previstas no CDC.
Art. 28. (...)
§ 2° As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas, são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes deste código.
II - Excepcionalmente, deferir-se-á a tutela a estrangeiro, quando se mostrar mais favorável aos interesses da criança ou adolescente;
Apenas a adoção pode ser deferida à estrangeiro.
III - A tutela e a guarda pressupõem, ao menos, a suspensão do poder familiar, sobretudo para resguardar situação peculiar ou de ausência eventual dos pais.
A guarda é a regularização de situação de fato, portanto, não pressupõe a perda ou suspensão do poder familiar, podendo coexistir tranquilamente, inclusive, o guardião poderá opor-se aos pais.
Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.
Art. 36. (...)
Parágrafo único. O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda.