SóProvas


ID
2327590
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A candidíase vulvovaginal é uma doença recorrente que afeta cerca de 75% das mulheres no mundo durante toda sua vida. Julgue o item subsequente em relação ao tratamento desse tipo de infecção.

O fluconazol de uso oral, nas doses comumente administradas para tratamento da candidíase, é mais seguro que o cetoconazol, pois não atua inibindo o metabolismo hepático de outras drogas.

Alternativas
Comentários
  • DISCORDO DO GABARITO:

     O efeito de fluconazol sobre outros fármacos: 


    O fluconazol é um potente inibidor do da isoenzima 2C9 do citocromo P450 (CYP) e um inibidor moderado da CYP3A4. Além das interações observadas/documentadas mencionadas abaixo, existe um risco de aumento das concentrações plasmáticas de outros compostos metabolizados pela CYP2C9 ou a CYP3A4 que sejam coadministrados com o fluconazol. Por isto deve-se ter cautela ao usar estas combinações e o paciente deve ser monitorado com cuidado. O efeito inibidor enzimático do fluconazol persiste por 4-5 dias após a descontinuação do tratamento de fluconazol por causa da meia-vida longa do fluconazol.

  • Gabarito está errado ou a questão deve ter sido anulada.

    O fluconazol de fato é mais seguro que o cetoconazol, uma vez que o mesmo faz parte do grupo triazólicos, enquanto o cetoconazol é constituinte do grupo imidazólicos.

    Segundo a literatura, os triazólicos são mais seguros por serem mais seletivos pela enzima fúngica e dessa forma provocam menos efeitos adversos, especialmente sobre hormônios sexuais e esteroidais. 

    Porém, na questão de atuação sobre as enzimas hepáticas, os triazólicos ATUAM SIM, INIBEM ENZIMAS DO CITOCROMO P450. Diante disso, irá inibir o metabolismo de outras drogas.