SóProvas


ID
232762
Banca
MPE-PB
Órgão
MPE-PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considere as proposições abaixo e, em seguida, indique a alternativa que contenha o julgamento devido sobre elas:

I - A esganadura é classificada como forma de asfixia mecânica-mista uma vez que se confundem e se superpõem, em graus variados, os fenômenos circulatórios, respiratórios e nervosos.

II - A falta de uniformidade nas lesões produzidas no sulco do pescoço da vítima é uma das características do estrangulamento.

III - Nos denominados afogados brancos de Parrot não se encontra fenomenologia imanente às asfixias.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra (C)

    I - A esganadura é classificada como forma de asfixia mecânica-mista uma vez que se confundem e se superpõem, em graus variados, os fenômenos circulatórios, respiratórios e nervosos. CORRETA, a definição também inclui a constrição do pescoço por meio das mãos.

    II - A falta de uniformidade nas lesões produzidas no sulco do pescoço da vítima é uma das características do estrangulamento. ERRADA, constrição violenta do pescoço, por meio de laço, devida a acção independente da do peso do corpo, como ocorre no enforcamento. O sulco normalmente é uniforme, completo, de direcção horizontal, isto é, dispõe-se perpendicularmente ao maior eixo do pescoço, pode eventualmente ser ascendente ou descendente, normalmente está abaixo da cartilagem laríngea.
     
    III - Nos denominados afogados brancos de Parrot não se encontra fenomenologia imanente às asfixias. CORRETA, o afogado branco de Parrot morre dentro da água, mas não apresenta sinais de asfixia, trata-se de morte por causa biodinâmica. 
     


  • Esganadura:
    é classificada como forma de asfixia mecânica-mista : em razão da  morte ser constrição do pescoço pela ação direta das mãos e a etiologia da morte se dar por inibição nervosa  (inibiçao vagal ou choque vagal  do que pela asfixia propriamente dita).
  • sobre  o item III achei um interessante comentário:

    AFOGADO BRANCO: Morreu dentro da água mas não por asfixia. Não apresenta cianose, mas apresenta livores cadavéricos, maceração cutânea e manchas hipostáticas. Não apresenta água nas vias respiratórias ou aéreas.
    Trata-se de morte por causa biodinâmica.
     
    AFOGAMENTO: Modalidade de asfixia provocada por líquidos em geral.
     
    AFOGAMENTO BRANCO DE PARROT: Não apresenta nenhum sinal de asfixia.
     
    AFOGADOS AZUIS: Aqueles que apresentam manchas de PALTALF nos pulmões.
     
    ANEL DE FISH: Em lingagem médico-legal, significa ferimento perfuro-contuso.
     
    ANTÍGENOS: Baseada na identificação de glóbulos vermelhos, são provas de certeza, QUANDO EXCLUEM A PATERNIDADE.
     
    ASFIXIA: Apresenta sinais gerais como cianose e manchas de TARDIEU.
     
    ASFIXIA POR CONFINAMENTO: Ocorre quando o indivíduo se encontra em ambiente com concentração tão baixa de oxigênio que se torna impossível aproveitá-lo pela respiração.

    disponível em : http://roaldodorneles.cineblog.com.br/12515/Prefacio/
  • No afogamento branco de Parrot, o sujeito morre ao TOCAR NA ÁGUA, por INIBIÇÃO.

    Ele morre na ÁGUA, mas não há sinais de ASFIXIA!

    Bons estudos.
  • ASFIXIOLÓGIA FORENSE

    1. Modalidades de Asfixias:
         1.1 - Impedir que o ar chegue aos pulmões:
                   (A) SUFOCAMENTO:
                          (i) Direta : osbtrução dos orifícios respiratórios (boca e nariz) ou das vias aéreas superiores( laringe, traqueia, etc...)
                          (ii) Indireta: Compressão do toráx; crucificação; paralisia mucular respirtória.
         
         1.2 - Modificação do Ambiente respirável:
                  (A) AFOGAMENTOé a dificuldade respiratória causada pela aspiração de líquido não corporal por submersão ou imersão.
                  (B) SOTERRAMENTOÉ o preenchimento das vias respiratórias por material pulverulento, de forma a impedir a circulação de oxigênio. Tem que entrar na árvore respiratória, se não será morte causada pela compressão do tórax.  
               (C) CONFINAMENTO
    Asfixia em que o indivíduo fica preso em um ambiente sem adequada renovação do ar.
       
        1.3 - Constrição do pescoço:
                (A) ENFORCAMENTO: Constrição do pescoço com fio, laço, sem utilização das mãos fazendo força. O próprio corpo aperta o laço. Ex: Suicida que amarra ponta de uma corda em uma árvore alta e a outra faz um laço e amarra ao redor do seu pescoço. Ao pular, o peso do seu próprio corpo o enforcará.
               (B) ESTRANGULAMENTO: Constrição do pescoço com um fio, arame, laço, ou qualquer instrumento apertado pelas mãos do autor da ação. 
               (C) ESGANADURA: Constrição do pescoço com as próprias mãos.

    Espero ter ajudado...

  • Sulco do Enforcamento
    Acima da cartilagem tireoidea
    Em geral, lesão única
    Apergaminhadas
    Oblíquo Ascendente
    Sulco de Estrangulamento
    Abaixo da cartilagem tireoidea
    Múltiplas
    Raramente apergaminhadas
    Horizontal


    Afogamento Verdadeiro


    O afogamento em que se encontra sinais de asfixia é denominado afogamento verdadeiro ou azul.
  • características do sulco no estrangulamento: geralmente constante de acordo com o laço; pode ser único, duplo ou múltiplo; sentido horizontal; profundidade UNIFORME; sem descontinuidade; bordas cianóticas e elevadas; leito deprimido e apergaminhado; geralmente situado por baixo da cartilagem tireóidea.

  • FRANÇA: Asfixias mistas. São as que se confundem e se superpõem, em graus variados, aos fenômenos circulatórios, respiratórios e nervosos (esganadura).

     

    Pela própria dinâmica da esganadura, é difícil precisar exatamente os períodos e o tempo decorrido nestes tipos de morte, que tanto pode ser por asfixia, como por inibição, devido à compressão dos elementos nervosos do pescoço. A esganadura vem sempre acompanhada de outras lesões, principalmente as traumáticas, provenientes de outras agressões como ferimentos na região posterior da cabeça, equimoses em redor da boca, escoriações nas mãos e nos antebraços, todas elas decorrentes da luta e, por isso, chamadas de lesões de defesa.

     

     

  • I- CORRETO-França esclarece que “a classificação de Afrânio Peixoto é a que mais se aproxima do critério médico-legal, dividindo as asfixias mecânicas em três grupos distintos: puras, complexas e mistas. ▶ Asfixias puras. São manifestadas pela anoxemia e hipercapnia: A. Asfixia em ambientes por gases irrespiráveis: confinamento asfixia por monóxido de carbono asfixia por outros vícios de ambientes. B. Obstaculação à penetração do ar nas vias respiratórias: sufocação direta (obstrução da boca e das narinas pelas mãos ou das vias respiratórias mais inferiores) sufocação indireta (compressão do tórax). C. Transformação do meio gasoso em meio líquido (afogamento). D. Transformação do meio gasoso em meio sólido ou pulverulento (soterramento). ▶ Asfixias complexas. Constrição das vias respiratórias com anoxemia e excesso de gás carbônico, interrupção da circulação cerebral e inibição por compressão dos elementos nervosos do pescoço: A. Constrição passiva do pescoço exercida pelo peso do corpo (enforcamento); B. Constrição ativa do pescoço exercida pela força muscular (estrangulamento). ▶ Asfixias mistas. São as que se confundem e se superpõem, em graus variados, aos fenômenos circulatórios, respiratórios e nervosos (esganadura)”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 334 e 335.

    II- INCORRETO- Estrangulamento Horizontal Uniforme em toda a periferia do pescoço Contínuo Frequentemente múltiplo Por baixo da cartilagem tireóidea Excepcionalmente apergaminhado De profundidade uniforme FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 361.

    III-CORRETO- Uma importante distinção é a do afogado branco e do afogado azul: Afogado branco de Parrot ou afogado seco- no exame cadavérico não há qualquer sinal de afogamento. Há doutrina que considera que a morte ocorre por choque térmico/reflexo vagal ou choque anafilático ou reflexo inibitório que ocasiona o fechamento da glote. França estabelece que haveria uma predisposição constitucional, lesões cardiovasculares agravadas ação térmica ou nos estados tímico-linfáticos. Aqui não há sinal de asfixia. No caso, o indivíduo ao tocar na água, morreria por inibição. (FRANÇA, 2015).

    Já com relação ao afogamento azul (afogamento úmido, real ou verdadeiro), este sim é o afogamento propriamente dito, em que o indivíduo passa pela: luta, apneia involuntária, inspiração involuntária, desfalecimento e morte real (fases da asfixias para Ponsold). Ocorre mediante penetração de líquido nas vias respiratórias e consequente asfixia.

    GABARITO PROFESSOR: LETRA C

  • ITEM I - Correto. A asfixia pode ser PURA (subdivide-se em 4: ambiente com gases irrespiráveis, obstáculo a entrada de ar (que pode ser uma sufocação direta ou indireta), afogamento e soterramento), COMPLEXAS (subdivide-se em 2: Enforcamento e Estrangulamento) ou MISTAS (somente a Esganadura, que ocorre quando há a superposição e confusão, em níveis variados, acerca dos fenômenos circulatórios, respiratórios e nervosos)

    ITEM II - Errado. É exatamente o oposto, pois no estrangulamento iremos ver uniformidade nas lesões produzidas no sulco do pescoço da vítima. A falta de uniformidade é característica do enforcamento.

    ITEM III - Correto. É também chamado de afogamento falso, pois não há qualquer sinal de afogamento quando feito o exame cadavérico.

    Fonte: Sinopses de Concursos - vol. 41 - Medicina Legal - Wilson Palermo - Ed. Juspodivm

  • afogado branco de Parrot ou afogado Seco, ocorre quando a vítima ao tocar a água geralmente de baixa temperatura, morre por inibição do sistema nervoso, ocorrendo arritmias cardíacas em indivíduos predispostos.

    fonte: jusbrasil.

    -> morte por inibição nervosa;

    -> não há sinais ''clássicos'' dos afogados azuis/ reais (água dentro do pulmão).