-
a contaminação e feitas por alimentos.
-
Somos hospedeiros naturais do S. aureus, sendo a cavidade nasal seu principal habitat, porém com a correta higiene e manipulação dos alimentos é possível evitar a contaminação.
-
As infecções estafilocócicas da pele são geralmente diagnosticadas com base em seu aspecto. Outras infecções requerem amostras de sangue ou líquidos infectados, que são enviados a um laboratório para fazer cultura das bactérias. Os resultados do laboratório confirmam o diagnóstico e determinam quais antibióticos podem destruir os estafilococos (chamado teste de suscetibilidade).
Se um médico suspeitar de osteomielite, também são realizadas radiografias, tomografia computadorizada (TC), imagem por ressonância magnética (IRM), cintilografia óssea com radionuclídeos ou uma combinação. Esses testes podem mostrar onde o dano se encontra e ajudam a determinar a seriedade dele.
Creio que o erro da questão está no fato de a comprovação do microorganismo ser feito através de exame coprológico (estudo das fezes)
-
A questão avalia do candidato conhecimentos acerca de contaminação de alimentos por Staphylococcus aureus.
A bactéria S. aureus é responsável por um amplo espectro de doenças sistêmicas, incluindo infecções na pele, tecidos moles, ossos, trato urinário e intoxicações alimentares. A intoxicação alimentar por S. aureus é causada pela ingestão de alimentos contendo a toxina bacteriana.
Em humanos, a cavidade nasal é o principal habitat dessa bactéria e, a partir desse foco, podem atingir outras superfícies, como a pele. Cerca de 15 a 20% dos adultos saudáveis são portadores persistentes de S. aureusnas narinas. A maioria dos portadores são assintomáticos, mas podem contaminar os alimentos em caso de manipulação.
As amostras para detecção do S. aureus devem ser coletadas nas narinas e nas mãos dos manipuladores de alimentos. Portanto, o item contido no enunciado está ERRADO.
Gabarito do Professor: ERRADO.