SóProvas



Questões de Microrganismos patogênicos e DTA’s


ID
193285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que os microrganismos enterotoxigênicos são
capazes de produzir uma toxina termoestável ou termolábil que
é a causa principal da diarreia infantil em muitos países, julgue os
itens a seguir, referentes a toxinfecções alimentares, higiene e
tecnologia de alimentos.

A Salmonella typhi, transmitida na maioria das vezes por meio de comida contaminada por portadores dessa bactéria durante o processo de preparação e manipulação dos alimentos, constitui microrganismo patógeno emergente que pode causar quadro clínico de infecção microbiana não invasiva no intestino.

Alternativas
Comentários
  • " A transmissao da enfermidade se da pela ingestao de

    agua ou de alimentos contaminados com fezes humanas

    ou, menos frequentemente, com urina contendo a bacteria;

    mais raramente pode ser transmitida pelo contato direto

    (mao/boca) com fezes, urina, secrecao respiratoria, vomito

    ou pus proveniente de individuo infectado. A doenca se

    caracteriza clinicamente por febre, cefaleia, diarreia e/ou

    constipacao, dor abdominal, podendo causar ainda danos

    respiratorios, hepaticos, esplenicos e neurologicos. A emergencia

    da resistencia bacteriana aos antibioticos disponiveis

    pode ainda ser um fator agravante dessa salmonelose, ja

    que o tratamento de individuos com febre tifoide consiste

    basicamente em antibioticos e reidratacao.

    O acido gastrico constitui a primeira barreira natural

    contra Salmonella. Aquela que consegue transpor essa barreira

    chega ao intestino delgado e, apos invadir a parede do

    orgao, alcanca a circulacao sanguinea. Dai a bacteria pode

    atingir qualquer orgao. Porem atinge preferencialmente

    orgaos do sistema fagocitico monocitario, como figado,

    baco, medula ossea e vesicula biliar.

    A forma mais efetiva de impedir a instalacao e a disseminacao

    da doenca em uma localidade e implantando

    saneamento basico e fornecendo agua potavel para toda

    a populacao, alem de campanhas educativas salientando a

    importancia da higiene domiciliar e pessoal. Cabe ainda ressaltar

    que o diagnostico precoce e o tratamento adequado

    ajudam a diminuir o aparecimento de novos casos."


    BASTOS, Flávia Corrêa et al. Variabilidade genética de amostras de Salmonella Typhi isoladas de surto e de casos esporádicos ocorridos em Belém, Brasil. J Bras Patol Med Lab •v. 44 •n. 4 •p. 271-276 •agosto 2008.

     


ID
193288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que os microrganismos enterotoxigênicos são
capazes de produzir uma toxina termoestável ou termolábil que
é a causa principal da diarreia infantil em muitos países, julgue os
itens a seguir, referentes a toxinfecções alimentares, higiene e
tecnologia de alimentos.

Enquanto a Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), um dos tipos de E. coli patogênica transmitida por alimentos, localiza-se especificamente no intestino delgado, a E. coli enteropatogênica (EPEC) habita a totalidade do intestino.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente, existem quatro formas de E. coli que causam doenças gastrointestinais: enteropatogénica, enterotoxigénica, enterohemorrágica e enteroinvasiva. 

    ● E.coli enterotoxigénica: é capaz de se fixar à mucosa do intestino e produzir toxinas, que resulta em uma diarreia aquosa, chamada de diarreia do viajante. Febre baixa, cólicas abdominais, náuseas e fadiga são outros sintomas, que podem durar de três a dezenove dias. 

    ● E. coli enteroinvasiva: quando células dessa estirpe são fagocitadas por um enterócito (célula da mucosa do intestino), elas se multiplicam e invadem outros enterócitos, levando a morte das células. Os sintomas apresentados são: arrepios, febre, fezes com sangue e dores abdominais e de cabeça. O quadro sintomático pode iniciar de 8 a 24 horas após o consumo de alimento contaminado e pode durar alguns dias ou até semanas. 

    ● E. coli enteropatogénica: está associada à diarreia de recémnascidos. Esta bactéria causa lesões nas microvilosidades intestinais, levando à uma diarreia aquosa e dificulta a absorção de nutrientes. Outros sintomas são febre, arrepio, dores abdominais, vômito e náuseas. 

    ● E. coli enterohemorrágica: a toxina verotoxina produzida por essas estirpes causa a morte de células do intestino grosso, produzindo diarreias sanguinolentas. O período de incubação é de 3 a 9 dias e apresenta outros sintomas, como vômito e cólicas. Cerca de 5 a 10% dos indivíduos afetados por essas estirpes desenvolvem o Síndrome Hemolítico-Urémico e a Púrpura Trombocitopénica Trombótica, doenças que causam insuficiência renal aguda e fenômenos de trombose, respectivamente.  

    Texto preparado por Marco Aurélio F. M. de Oliveira, estudante de Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências, UNESP, SP, Brasil. Texto Consultado Alves, A. R. F. Doenças alimentares de origem bacteriana. 87f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012.

  • EPEC ("Enteropathogenic E.coli" ; E.coli Enteropatogênica): causam diarreias não sanguinolentas epidêmicas em crianças, especialmente em países pobres. Têm um fator de adesão aos enterócitos, não produzem nenhuma enterotoxina, mas que causam a lesão histopatológica , resultando em destruição dos vilos do intestino delgado, com má absorção dos nutrientes e consequente diarreia osmótica. Há também febre, náuseas e vômitos. A EPEC foi a primeira categoria de E. Coli diarreiogênica identificada. Os primeiros estudos epidemiológicos relacionando EPEC com diarreia humana foram publicados na Alemanha nas décadas de 1920 e 1930.

    ETEC ("Enterotoxic E.coli" ; E.coli Enterotoxinogênica): são a causa mais comum de diarreia do turista, sendo ingeridas em grandes números em comida mal cozida ou água contaminada com detritos fecais. Resolve com imunidade durante vários meses, logo o turista normalmente só é apanhado uma vez. Infectam principalmente o intestino delgado. Sintomas adicionais são dores violentas abdominais, vômitos, náuseas e febre baixa. Produzem enterotoxinas semelhantes à toxina da cólera, com atividade de adenilato ciclase. O aumento do GMPc (um mediador) dentro do enterócito causa aumento da secreção de electrólitos como cloro e sódio para o lúmen intestinal, seguidos de água por osmose. O resultado é diarreia profusa aquosa, tipo água de arroz, sem sangue. A bactéria tem fímbrias que lhe permite aderir fortemente ao epitélio e não ser completamente arrastada pela diarreia volumosa. A doença é perigosa para crianças pequenas devido à desidratação. Deve lhes ser administrada bastante água (mais é melhor que menos) com um pouco de sal e açúcar.


ID
193291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que os microrganismos enterotoxigênicos são
capazes de produzir uma toxina termoestável ou termolábil que
é a causa principal da diarreia infantil em muitos países, julgue os
itens a seguir, referentes a toxinfecções alimentares, higiene e
tecnologia de alimentos.

Caso os ovos utilizados para o preparo de saladas sejam aquecidos a uma temperatura de 55 ºC por 5 minutos, esse aquecimento será suficiente para a eliminação total dos microrganismos da Salmonella, evitando-se, assim, a infecção alimentar nos indivíduos consumidores.

Alternativas
Comentários
  • O valor D da salmonela é: 1 minuto a 66ºC

  • Existem diversas subespécies de Salmonella, presentes em várias espécies animais, algumas das quais podem causar gastroenterites em humanos. Para evitar a contaminação do ovo por bactérias do gênero Salmonella são necessários alguns cuidados nas etapas de compra, refrigeração, cocção e manipulação do produto alimentar. 

    No momento da compra de ovos, o consumidor deve escolher os que possuem casca limpa e sem rachaduras. A cor da casca não interfere na qualidade sanitária do produto. Além disso, o ovo deve estar refrigerado no ponto de venda. É conveniente não reaproveitar as embalagens de ovos para evitar contaminação de outros alimentos no caso de ovos com Salmonella

    O FDA (Food And Drug Administration) norte-americano recomenda a imediata refrigeração dos ovos no domicílio, em sua embalagem original, a 4 a 5° C (um refrigerador doméstico comum mantém 4° C de temperatura ou menos). Desta forma, o alimento deve ficar na parte mais fria da geladeira (prateleiras) e não na porta. 

    As preparações com ovos são seguras se alcançarem 72° C, temperatura na qual o microrganismo não sobrevive. Indivíduos saudáveis podem ingerir ovos respeitando os seguintes tempos de cocção: 

    ovos pochê: 5 minutos em água fervente 
    ovos fritos: 3 minutos de cada lado ou 4 minutos em panela tampada
    ovos cozidos: 7 minutos em água fervente
    ovos mexidos: devem ser cozidos até ficarem firmes 

    Os ovos crus podem ser usados num prazo de até cinco semanas da compra. Duram até uma semana depois de cozidos (com ou sem a casca). Se retiradas da casca, a gema ou a clara podem durar quatro dias na geladeira. No congelador, o ovo sem a casca, a clara ou a gema isoladas podem ficar até um ano. 

    Deve-se lavar as mãos, utensílios, equipamentos e área de trabalho com água quente (ou vapor), sabão e enxágüe antes e depois da manipulação com o ovo ou com alimentos ricos em ovos. 
    Bibliografia (s)

    Rodrigues KRM, Sala E. Atitudes de granjeiros, atacadistas, varejistas e consumidores em relação à qualidade sanitária do ovo de galinha in natura. Rev Nutr. 2001;14(3):185-93. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732001000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em 27/07/04.

    Food And Drug Administration. Disponível em: . Acesso em 27/07/04.

    Figueiredo RM. DVA: guia prático para evitar DVA – Doenças veiculadas por Alimentos e recomendações para manipulação segura dos alimentos. São Paulo: Manole; 2000. p. 100-5.

  • O valor D da salmonela é: 1 minuto a 66ºC


ID
196456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 2003, a Organização Mundial de Saúde publicou o relatório
técnico Dieta, Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas, cujas
recomendações foram classificadas de acordo com os níveis de
evidência científica, e é considerado uma das mais importantes
referências para direcionamento de pesquisas ou de políticas
públicas em saúde. Em seu 5.º capítulo, o relatório apresenta as
recomendações para prevenção de câncer em três níveis de
evidência: convincente, provável e possível, dos quais os dois
primeiros níveis são considerados suficientes e o último insuficiente
para sustentar as decisões em saúde pública. Considerando os níveis
de evidência científica, julgue os itens que se seguem, acerca do
conhecimento atual da relação entre práticas alimentares e
diferentes tipos de câncer.

A ingestão de alimentos contaminados com aflatoxinas é considerada, de maneira convincente, importante fator de risco de câncer de fígado, o que acontece de forma mais frequente em países em desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • "A Organização Mundial de Saúde já concluiu que a aflatoxina pode desenvolver câncer primário no fígado do homem. Isto não significa que, ingerindo aflatoxina, a pessoa fatalmente contrairá câncer, mas sim, que existe o risco."
    Questão CERTA.
  • Aflavotoxina: substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos, eventualmente encontrada em produtos agrícolas estocado.


ID
223246
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O quadro decorrente da ingestão de microorganismos patogênicos que se multiplicam no trato gastrointestinal, produzindo toxinas ou agredindo o epitélio, é chamado de infecção. Normalmente é causado por:

Alternativas
Comentários
  • salmonella não produz toxina.

  • Infecções alimentares pela Salmonella: Algumas espécies de salmonella podem produzir dois tipos de doenças de origem alimentar. As gastroenterites, caracterizadas por infecção no intestino, e as febres entéricas, que são mais graves e conhecidas como febres tifo, constituindo infecções generalizadas.

    Clostridium perfringens: Produz uma enterotoxina termossensível. A produção da toxina ocorre associada à esporolação. A intoxicação deve-se à esporolação e consequente formação de toxina no intestino delgado após ingestão de alimentos contaminados
  • "A Salmonella spp. é uma bactéria entérica responsável por graves intoxicações alimentares, sendo um dos principais agentes envolvidos em surtos registrados em vários países8-12. A sua presença em alimentos é um relevante problema de saúde pública que não deve ser tolerado nos países desenvolvidos, e principalmente nos países em desenvolvimento, porque os sinais e sintomas podem ser mal diagnosticados, sobrecarregando ainda mais todo o sistema de saúde13. Devemos ressaltar que a maioria dos sorotipos desse gênero são patogênicos ao homem, apresentando diferenças de sintomatologia em decorrência da variação no mecanismo de patogenicidade, além da idade e da resposta imune do hospedeiro14-16."

    "Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados. As espécies desse gênero atravessam a camada epitelial intestinal, alcançam a lâmina própria (camada na qual as células epiteliais estão ancoradas), onde proliferam. São fagocitadas pelos monócitos e macrófagos, resultando em resposta inflamatória, decorrente da hiperatividade do sistema reticuloendotelial. Ao contrário do que ocorre na febre tifóide, nas enterocolites, a penetração de Salmonella spp. fica limitada à lâmina própria. Nestes casos, raramente se observa septicemia ou infecção sistêmica, ficando a infecção restrita à mucosa intestinal. A resposta inflamatória está relacionada também com a liberação de prostaglandinas, que são estimuladoras de adenilciclase, o que resulta em um aumento de secreção de água e eletrólitos, provocando diarréia aquosa22,26,24"



    Shinohara, Neide Kazue Sakugawa. Salmonella spp., importante agente patogênico veiculado em alimentos. Ciênc. saúde coletiva vol.13 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2008

     

     

     




  • " B. cereus é isolado a partir de produtos crus

    e processados, como arroz, condimentos, vegetais,

    preparações cárneas e laticínios. Esse microrganismo

    está associado a duas doenças transmitidas por

    alimentos, denominadas de “síndrome emética” e

    “síndrome diarréica” (KRAMER & GILBERT, 1989).

    A síndrome diarréica é caracterizada por dor

    abdominal, diarréia e náuseas que se estendem por 12

    a 24h (GRANUM, 1994). Essa doença está associada a

    várias enterotoxinas, dentre elas, a enterotoxina

    hemolisina BL (HBL) e a enterotoxina não-hemolítica

    (NHE). Essas enterotoxinas foram estudadas e

    caracterizadas por alguns pesquisadores (BEECHER

    & MACMILLAN, 1991; HEINRICHS et al., 1993; LUND

    & GRANUM, 1996; RYAN et al., 1997; GRANUM et al.,

    1999)."
     

    SOARES et al. Contaminação ambiental e perfil toxigênico de Bacillus cereus isolados em serviços de alimentação.  Ciência Rural, v.38, n.2, mar-abr, 2008.

  • A questão fala de infecção. Bacillus cereus, Fungos (Aspergillus sp., Penicillium sp. e Fusarium sp.) e Clostridium perfringens causam intoxicação (ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas pre-formadas). A Salmonella causa infecção.
    A Giárdia não produz toxina. 
  • Salmonella produz endotoxinas que correspondem a fração lipidica do lipolissacarideo que compoe a membrana cel. externa, essas endotoxinas são liberadas na lise da bactéria. Podem ser causadoras da diarréia.
  • O enunciado da questão se refere à INFECÇÃO,  que pode ocorrer de duas formas:

    1ª o MO ATIVO INGERIDO, se multiplica e agride o epitélio podendo ocorrer ou não invasão dependendo do tipo do MO (e aqui é o mecanismo da Salmonella sp );

    2ª O MO multiplica-se e produz toxina , que é o caso do Clostridium Perfringens.

    Assim, acho que esta questão seria passível de recurso, será?

  • a) Bacillus cereus: INTOXICAÇÃO OU TOXINOSEingestão de toxina pré-formadas no alimento

     b) Fungos: INTOXICAÇÃO OU TOXINOSE - ingestão de toxina pré-formadas no alimento

     c) Salmonella sp: INFECÇÃO - INGESTÃO de M.O >>> Contaminação intestino de animais e homens - AGRESSÃO AO EPITÉLIO

     d) Clostridium Perfringens: TOXINFECÇÃO - liberação de toxina no organismo

     e) Giárdia Lamblia INFESTAÇÃOhelmintos e protozóarios em ação patogênica.

     

    Questão antiga e mal formulada, porém vamos aproveitar as alternativas para revisar em gente?! 

  • Clostridium perfringens, causa intoxicação. Não infecção. 

  • Ou produz toxina (Clostridium B.), ou causa danos ao epitélio (salmonella). Não pode ser os dois. A questão deveria ser anulada. 

  • Questão antiga e mal formulada, pois existem duas possibilidades  de resposta, pois a Infecção alimentar pode ser dividida em mediada por toxina - toxinfecção (Clostridium perfringens), e não mediadas por toxinas (Salmonela sp.), de acordo com as alternativas da questão.


ID
232927
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um grupo de quinze pessoas da seção de recursos humanos de uma empresa foi comemorar o aniversário do chefe em um restaurante self-service. Ao retornarem à empresa, doze pessoas do grupo apresentaram vômitos e náuseas. Todas que adoeceram consumiram bolo recheado confeitado. Após análise da amostra do bolo, verificou-se contaminação microbiológica. Assinale a alternativa que apresenta o microorganismo causador do surto e as razões que podem ter contribuído para a contaminação do alimento.

Alternativas
Comentários
  • "Staphylococcus aureus merece destaque, por ser uma bactéria halotolerante, anaeróbia facultativa  e por produzir uma enterotoxina bastante termoestável que, uma vez presente no alimento, é capaz de resistir às técnicas convencionais de processamento térmico."

    PINTO Marcos Franke.CONTROLE DE Staphylococcus aureus EM CHARQUES (JERKED BEEF) POR CULTURAS INICIADORAS. Ciênc. Tecnol. Aliment. v. 18 n. 2 Campinas Maio/Jul. 1998

  • Staphylococcus aureus esta mais associadas a produtos de confeitaria, como o bolo confeitado, e doença ocorre devido as higiene inadequada dos manipuladores. 



  • Informação importante: Ao retornarem à empresa, doze pessoas do grupo apresentaram vômitos e náuseas.

    Para responder precisa de duas informações: Período de incubação e sintomas.


    a) Bacillus Cereus clássico: incubação 8-22h; sintomas diarreia e náuseas (raros vômitos, sem febre)

    b) Staphylococcus aureus: 1-6h; vômitos e náuseas (rara diarreia, sem febre)

    c) Salmonella: 8-22h; diarreia, com ou sem febre

    d) Shigella: 12-72h; disenteria (fezes com muco e sangue), febre, vômito, cólica. mal estar.

    e) Yersinia enterocolítica: 12-72h; diarreia, náusea, febre, cólica, dor de cabea, calafrios, mal estar.


    Então a única opção que bate com período de incubação (os sintomas apareceram após a refeição quando eles retornaram ao trabalho ou seja menos de 8 horas) e os sintomas (náuseas e vômitos) é a b (Staphylococcus aureus).

    Fonte:Eneo (1995).


ID
232939
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças transmitidas por alimentos são uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Assim, torna-se fundamental o conhecimento dos agentes causadores, a fim de prevenir a ocorrência dessas doenças. Alguns micro-organismos são capazes de formar esporos, quando as condições do meio estão desfavoráveis a sua sobrevivência, ficando assim mais resistentes aos métodos de processamento dos alimentos. Entre os micro-organismos formadores de esporos, é correto citar

Alternativas
Comentários
  • Bacillus cereus é uma bactéria do filo Firmicutes, responsável por doenças de origem alimentar. O Bacillus cereus tem a forma de bastonete espiralado e seu esporo é termo-resistente. B. cereus é uma bactéria Gram-positivo, anaeróbia facultativa, formadora de esporos, produtora de dois tipos de toxina - diarréica (termo-lábil) e emética (termo-estável). 

  •  

    "... Bacillus cereus, uma bactéria Gram-positiva, anaeróbia facultativa, em forma de bastonete, formadora  de esporos, que apresenta motilidade..." "Este microorganismo tem o solo como o seu reservatório natural. Entretanto, devido à resistência de seus esporos, a bactéria pode ser isolada de uma grande variedade de pontos, estando amplamente distribuída na natureza . Por esta razão, contamina facilmente alimentos como vegetais, cereais, condimentos, carne bovina, suína e de frango, laticínios, sorvetes, pudins, carne cozida, sopas, pratos à base de vegetais e arroz cozido. A contaminação de alimentos por  B. cereus constitui não somente uma importante causa de deterioração, mas também está associada com a ocorrência de dois tipos de síndrome, devidos à ingestão de alimentos contaminados com cepas patogênicas produtoras de toxinas, uma emética, outra diarréica . A toxina do tipo emético é pré-formada no alimento, enquanto a do tipo diarréico é, muito possivelmente, produzida no trato intestinal, sendo os fatores de virulência ainda não completamente caracterizados..."

     MENDES, Renata Aparecida et al. Contaminação ambiental por bacillus cereus em unidade de alimentação e nutrição. Rev. Nutr., Campinas, 17(2):255-261, abr./jun., 2004 

     

     

     

  •  A esporulação é um processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos e ocorre em situações críticas para sua sobrevivência. Os esporos apresentam-se sob a forma de corpúsculos esféricos ou ovóides, livres ou no interior da bactéria. Formam-se pela invaginação de uma dupla camada de membrana celular, que se fecha para envolver um cromossoma e uma pequena quantidade de citoplasma, garantindo a sobrevivência da espécie. Esta camada é responsável pela resistência à coloração e ao ataque dos agentes fisicos e químicos da esterilização e desinfecção. Nessa fase esporulada, as bactérias não realizam atividade biossintética e reduzem sua atividade respiratória. Nesta fase também não ocorre a multiplicação e crescimento bacteriano. Desta forma, as bactérias podem permanecer viáveis na forma de esporos durante anos, se mantidos a temperaturas usuais e em estado seco. Exemplos de microorganismos: Clostridium perfringes, Bacillus cereus, Clostridium botullinum.
  • Para decorar, SÃO formadores de esporos - bacillus e clostridium

  • c) Bacillus cereus.


ID
374752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O arroz é uma importante fonte de energia para a maioria dos povos e a preferência do consumidor por esse cereal, geralmente, está associada, por exemplo, a aspectos econômicos e culturais. O consumidor brasileiro gosta do grão longo e translúcido, do tipo agulhinha, que tem valores intermediários (#70 ºC) a baixos ($60 ºC) para a faixa de temperatura de gelatinização e teor de amilose de valor intermediário (20% a 25%) a alto (25% a 33%). Aparência, coesão, maciez, sabor são atributos que determinam a qualidade do arroz cozido. Do ponto de vista sanitário, preparações à base de arroz são potencialmente veículos para os microrganismos responsáveis pelas doenças transmitidas por alimentos, se a manipulação não seguir as recomendações e procedimentos apropriados.

M.L.G.S. Luz e R.O. Treptow. Comportamento de variedades tailandesas de arroz. Rev. Bras. de Agrociência, v. 4, nº. 3, 151-7, set.-dez./1998 e E.A. Silva Jr. Manual de controle higiênico sanitário em alimentos. São Paulo: Livraria Varela, 6.ª ed., 2009 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens.

Bacillus cereus é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e, normalmente, o arroz e as preparações à base de arroz podem ser os alimentos envolvidos em surtos de toxi-infecções e de intoxicação de natureza alimentar. O controle do tempo e da temperatura é fundamental para a eliminação e germinação de esporos.

Alternativas

ID
374755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O arroz é uma importante fonte de energia para a maioria dos povos e a preferência do consumidor por esse cereal, geralmente, está associada, por exemplo, a aspectos econômicos e culturais. O consumidor brasileiro gosta do grão longo e translúcido, do tipo agulhinha, que tem valores intermediários (#70 ºC) a baixos ($60 ºC) para a faixa de temperatura de gelatinização e teor de amilose de valor intermediário (20% a 25%) a alto (25% a 33%). Aparência, coesão, maciez, sabor são atributos que determinam a qualidade do arroz cozido. Do ponto de vista sanitário, preparações à base de arroz são potencialmente veículos para os microrganismos responsáveis pelas doenças transmitidas por alimentos, se a manipulação não seguir as recomendações e procedimentos apropriados.

M.L.G.S. Luz e R.O. Treptow. Comportamento de variedades tailandesas de arroz. Rev. Bras. de Agrociência, v. 4, nº. 3, 151-7, set.-dez./1998 e E.A. Silva Jr. Manual de controle higiênico sanitário em alimentos. São Paulo: Livraria Varela, 6.ª ed., 2009 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens.

A contaminação dos alimentos por B. cereus pode ter origem no solo, na poeira, no trato intestinal do homem e de animais. Ao se consumir um alimento contaminado por essa bactéria, a produção de uma ou mais toxinas pode também ocorrer no trato intestinal em consequência do desenvolvimento microbiano e, nesse caso, tem-se uma situação de toxi-infecção alimentar.

Alternativas
Comentários
  • B. Cereus Clássico = Produz toxina no intestino (Toxinfecção)

    B. Cereus Emético = produz toxina no alimento (Toxinose)


ID
387580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca das legislações relacionadas aos produtos de origem
animal para consumo, julgue os itens subsequentes.

Em amostras representativas de queijo do tipo minas, submetidas a análises microbiológicas, a presença de Salmonella sp/25 g com 10³ e de L. monocytogenes/25 g a 10², estará dentro dos índices tolerados para queijos.

Alternativas
Comentários
  • O critério de salmonela é a ausência.


ID
399271
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A alimentação dentro de padrões higiênicos satisfatórios é essencial para a manutenção da saúde. A deficiência da higienização das mãos de manipuladores de alimentos, do vestuário e do ambiente são fatores de risco, ou seja, podem ocasionar a contaminação do alimento que está sendo manipulado. Sobre a Salmonela sp e o Staphylococus Aureus, escolha a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Na categoria de doenças a  Salmonella provoca a infecção alimentar, ja o Staphylococus Aureus causa a aintoxicação.

  •  a)

    Os efeitos da contaminação por Salmonela sp e pelo Staphylococus Aureus ocorrem, respectivamente, pela multiplicação bacteriana e pela produção de enterotoxina.

  • A - Os efeitos da contaminação por Salmonela sp e pelo Staphylococus Aureus ocorrem, respectivamente, pela multiplicação bacteriana e pela produção de enterotoxina.


ID
481579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, com referência a
parasitologia e microbiologia.

Considere que em uma análise microbiológica de mel detectou-se a presença de microrganismo anaeróbio, na forma de bacilo gram-positivo, formador de esporos e de toxina neurotóxica. Nessa situação, as características do microrganismo são compatíveis com Escherichia coli.

Alternativas
Comentários
  • Microrganismo anaeróbio, na forma de bacilo gram-positivo, formador de esporos e de toxina neurotóxica. Essas são características de Clostridium sp.

    E. coli são bacilos gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos que possuem múltiplos flagelos. Suas endotoxinas são as LPS, provenientes de serem gram-negativos.

ID
481588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, com referência a
parasitologia e microbiologia.

Caso um estudante que tenha almoçado ao meio-dia e às 15 horas comece a sentir náusea, vômitos e dores abdominais, nesse caso, o quadro clínico apresentado é compatível com infecção alimentar pelo microrganismo Bacillus cereus.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da questão está em dizer que é compativel com INFECÇÃO , sendo que Bacillus Cereus causa INTOXICAÇÃO!

     


ID
481591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, com referência a
parasitologia e microbiologia.

Ovos, leite e carnes são alimentos vulneráveis à contaminação por Salmonella, bactéria do tipo mesófila.

Alternativas

ID
543301
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação à toxoplasmose pode-se afirmar que é uma doença decorrente principalmente do consumo de

Alternativas
Comentários
  • Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.

    A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.

  • A) mel não pasteurizado: 

    Mel: não recomendável para crianças até 2 anos de idade. 

    Agente: Clostridium botulinum

     b) água contaminada por fezes humanas.

    Agente: Vibrio clilerae, Vibrio parahaemolyticus - a palavra chave deles é água contaminada.

    c) frutas contaminadas por fezes de insetos infectados. 

    Desconheço

     d) alimentos de origem animal. - Correta já que tanto o animal quanto homem podem ser hospedeiros

     e) cereais contaminados por insetos vetores. 

    Por inseto não sei, mas por solo contaminado temos o Bacillus cereus, principal contaminando são os cereais e grãos. 

     

     

  • A toxoplasmose resulta de infecção com um parasita comum encontrado em fezes de gato e alimentos contaminados. Pode causar graves complicações para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado.

    Os sintomas incluem dor muscular, febre e dor de cabeça, que podem durar semanas.

    Cerca de 90% das pessoas que contraem a toxoplasmose não manifestam nenhum sintoma. Os outros 10% podem apresentar aumento de gânglios, febre, dor muscular e de cabeça (podendo durar semanas).

  • GABARITO LETRA D.

    Modos de contaminação/transmissão:

    1) ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes de gatos contendo oocistos esporulados;

    2) ingestão de carne crua ou mal cozida contendo cistos com bradizoítos em seu interior;

    3) transmissão vertical, de mãe para filho, de taquizoítos através da placenta. Mais raramente por transfusão (taquizoítos)


ID
543319
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) indistintamente, são referidas como envenenamentos alimentares. Com relação aos envenenamentos alimentares de origem biológica pode-se dizer que as intoxicações

Alternativas
Comentários
  • A letra "B" está incorreta por qual motivo?

    Pela palavra "endotoxina"?

  • Isso. 

    Por ex., a intoxicação por S. aureus é causada por endotoxina, enquanto a por C. botulinum é causada por uma exotoxina. 

  • A questão é que a letra "b" não está errada, pois uma das formas de intoxicação alimentar é por causa da ingestão de endotoxina. Não é a única forma de intoxicação alimentar, mas a questão não restringiu, ou seja, não disse que era apenas dessa forma que acontecia a intoxicação. Assim a letra "b" poderia está certa também.

  • "Infecções transmitidas por alimentos são doenças que resultam na ingestão de alimentos contaminados com micro-organismos patogênicos. 

    Exemplos de infecções transmitidas por alimentos: salmonelose (causada pela bactéria Salmonella enteritidis); hepatite viral tipo A (causada pelo vírus da Hepatite A); toxoplasmose (causada pelo protozoário Toxoplasma gondii).

    Diferentemente, as intoxicações alimentares ocorrem quando o indivíduo ingere alimentos que já possuem substâncias tóxicas produzidas por micro-organismos, como bactérias e fungos. 

    Exemplos de doenças causadas por intoxicações alimentares: botulismo (causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum); intoxicação estafilocócica (causada pela toxina produzida pela bactéria Staphylococcus  aureus); aflatoxicose (causada pela toxina produzida por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e  A. parasiticus). 

    As intoxicações alimentares também podem ocorrer pela presença de outras substâncias químicas nos alimentos, como metais e poluentes ambientais, substâncias usadas no tratamento de animais, pesticidas usados inadequadamente e produtos químicos utilizados em limpezas.

    Existe também outra classe de doença transmitida por alimentos, denominada toxinfecção causada por alimentos. São doenças causadas pela ingestão de alimentos contendo micro-organismos patogênicos e que ainda liberam substâncias tóxicas no organismo. 

    Exemplo de toxinfecção alimentar: cólera (doença causada pela enterotoxina produzida pela bactéria Vibrio cholerae).

    Os sintomas dessas doenças podem variar de acordo com o micro-organismo ou toxina presente no alimento e com a quantidade ingerida. De um modo geral, os sintomas mais comuns são vômitos e diarreias, com a presença ou não de dores abdominais, dor de cabeça, febre ou outros sintomas."

    Creio que eles devem ter considerado a liberação de endotoxina apenas no caso de toxinfecção alimentar mas concordo com os colegas quando falam que a B também está correta.

  • A toxina do Staphylococcus aureus é pre-formada no alimento. Não é endotoxina. É exotoxina.

    Endotoxinas são aquelas formadas pelas celulas vegetativas no intestino do hospedeiro, normalmente na fase log (como nos casos de Vibrio, Salmonela typhi, E. coli produtoras de toxinas = ETEC / EHEC) de desenvolvimento ou durante esporulação (mais raro, como em Clostridium Perfringens tipo A).

  • a) resultam da ingestão de células microbianas intactas presentes no alimento.

    Infecção. 

    b) resultam da ingestão de uma endotoxina secretada por células microbianas.

    Endotoxinas não são secretadas. São aglomerações pertencentes à estrutura de algumas bactérias, que apenas são libertadas após a destruição dos microorganismos. As exotoxinas é que são secretadas pelas células microbianas.

    c)  quando são de origem alimentar, os micro-organismos invadem o intestino e outras estruturas do hospedeiro.

    Infecção.

    d) dificilmente diferenciam-se das infecções no início de uma manifestação clínica de um quadro gastroentérico.

    Está correta.

    e) são veiculadas apenas por produtos de origem animal.

    Pode ser veiculados por produtos de origem vegetal, água, entre outros.

  • "dificilmente diferenciam-se das infecções no início de uma manifestação clínica de um quadro gastroentérico"

    O tempo de manifestação, não é uma diferença entre elas? Pq está certo?

  • Matéria que tenho mais dificuldade

  • NÃO É ENDOTOXINA E SIM EXOTOXINA


ID
564526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As bactérias presentes nos alimentos devem ser eliminadas ou reduzidas para evitar o desenvolvimento de doenças transmitidas pelo alimento aos seres humanos.
A bactéria que NÃO pode ser facilmente eliminada pela cocção é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Bactéria que produz esporos!!

  • Salmonella o valor D é 1 minuto 66ºC. Facilmente atingido no cozimento.

  • C. perfringens é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Bacillaceae. As células têm a forma de bastonetes (bacilos) e formam esporos.

    As células viáveis de C. perfringens são facilmente destruídas pelo aquecimento a 60oC, mas os esporos podem sobreviver por bastante tempo a temperaturas mais elevadas.

    Antes de servidos, os pratos preparados com antecedência devem ser reaquecidos a pelo menos 75ºC para garantir a destruição de formas vegetativas eventualmente presentes.


ID
564529
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As toxinas são definidas como substâncias solúveis, usualmente de natureza proteica, que alteram o metabolismo normal da célula ou do tecido hospedeiro com efeitos deletérios nos mesmos. Qual a bactéria capaz de produzir toxina tanto no alimento quanto no intestino humano?

Alternativas
Comentários
  • B. Cereus clássico = Produz toxina no intestino (Toxinfecção)
    B. Cereus Emético = produz toxina no alimento (toxinose)

  • Acredito que a B também esteja correta, uma vez que temos a forma clássica de botulismo (intoxicação) e também o botulismo infantil (toxi-infecção). Alguém discorda/concorda?

  • Essa questão poderia ser questionada, por que temos duas possíveis resposta, como a colega falou abaixo o Clostridium botulinum causa uma intoxicação alimentar (toxina no alimento), porém a forma não tão comum seria o botulismo infantil que causa toxinfecção  (toxina no intestino), e, também o Bacilus cereus cepa emética causa intoxicação alimentar (toxina no alimento), e Bacilus cereus cepa diarreica causa toxinfecção  (toxina no intestino). Desta forma essa questão deveria ter sido anulada. 


ID
584758
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As aflatoxinas são comumente encontradas em amendoim, castanhas e milho e podem ser inativadas com eficiência quando o alimento é submetido a:

Alternativas
Comentários
  • Os métodos físicos de descontaminação de micotoxinas envolvem procedimentos como inativação térmica, luz ultravioleta, radiação ionizante ou extração com solventes, e os métodos químicos utilizam agentes que degradam estruturalmente s micotoxinas, como o uso de cloração (hipoclorito de sódio e cloro gasoso), agentes oxidantes (peróxido de hidrogênio, ozônio e bissulfito de sódio), ou agentes hidrolíticos (ácidos, álcalis e amônia). Os métodos biológicos decorrem da atuação de microorganismos, como por exemplo, leveduras, fungos filamentosos, bactérias, algas, entre outros, sobre as micotoxinas através de mecanismos como competição por nutrientes e espaço, interações e antibiose.

    Então a letra B e E estariam corretas????

  • Resposta certa é por tratamentos de agentes químicos.


ID
584761
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O microrganismo que é capaz de produzir toxina no intestino e em alimento, além de formar esporos em condição adversa do ambiente, é a(o):

Alternativas
Comentários
  • B. Cereus clássico = Produz toxina no intestino (Toxinfecção)

    B. Cereus Emético = produz toxina no alimento (toxinose)

ID
584764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças transmitidas pelo alimento apresentam algumas classificações, sendo que a caracterizada pela ingestão de toxina pré-formada pelo microrganismo em alimento é a:

Alternativas
Comentários
  • letra A, toxinose ou intoxicação alimentar.

    a toxiinfeccção ocorre quando a bactéria em sua forma vegetativa ou esporulada está presente no alimento, e ao ser ingerida, liberada toxinas no sistema digestório.


ID
751471
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Diversas pesquisas têm avaliado os surtos notificados de doenças transmitidas por alimentos. Dentre os alimentos abaixo relacionados, o mais notificado tem sido

Alternativas

ID
818179
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A ocorrência de gastrenterite pela ingestão de peixes, moluscos e crustáceos crus comumente está associada à contaminação por

Alternativas
Comentários
  • Vibrio parahaeemolyticus. esta envolvido a ingestão de ostras e pescados crus ou mal cozidos, fonte é agua do mar.

    Clostridium butulinum. está mais envolvida com enladatos, mel e produtos carneos, e causa botulismo  

    Staphylococus aureus. está mais associada a produtos de confeitaria.

    Clostridium perfringens. está associada a alimentos carneos, principalmente carne bovina.

    Bacillus cereus. está mais associada a cereais, e produtos contaminados com terra, pois o mesmo vive no solo. 


ID
844006
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Algumas vezes os alimentos podem ser contaminados por micróbios que

Alternativas

ID
1174921
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São agentes causadores de Doenças Transmitidas por Alimentos:

Alternativas
Comentários
  • "Doenças transmitidas por alimento (DTAs) são todas ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microorganismos patogênicos (infecciosos, toxinogênicos ou infestantes), toxinas de microrganismos, substâncias químicas, objetos lesivos ou que contenham em sua constituição estruturas naturalmente tóxicas, ou seja, são doenças conseqüentes da ingestão de perigos biológicos, químicos ou físicos presentes nos alimentos." http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/index.php/inspecao-de-produtos-e-servicos-de-saude/alimentos/91-area-de-atuacao/inspecao-de-produtos-e-servicos-de-saude/alimentos/415-doenca-transmitida-por-alimento-dta

    Realmente não entendi o motivo da Alternativa A não estar certa também.

    Segundo material oficial da Anvisa- 2015 " Agentes etiológicos: Bactérias, vírus, parasitas, toxinas, prions, agrotóxicos, produtos químicos e metais pesados." http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2015/novembro/09/Apresenta----o-dados-gerais-DTA-2015.pdf

  • tambem nao entendi porque nao é a alternativa A

  •  a) metais pesados, bactérias patogênicas, leveduras, pesticidas

     b) bactérias patogênicas, toxinas naturais de animais, vírus, leveduras

     c) vírus, fungos toxigênicos, bactérias deteriorantes, pesticidas

     d) toxinas naturais de plantas, metais pesados, ameba, bactérias patogênicas

  • Questão passivel de ser anulada. Ruim demais

  • Banca lixo!!!!!


ID
1174927
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Salmonella é um dos micro-organismos mais envolvidos em casos e surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil.
Marque a alternativa FALSA.

Alternativas
Comentários
  • letra A. As principais fontes de contaminação de Salmonella são ovos, leite, galinha e carnes em geral, especialmente mal cozidas ou mal passadas. Em geral, são fontes de origem animal e não de origem vegetal.


ID
1245733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um surto de infecção alimentar por Salmonella sp. foi detectado em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Após análise dos alimentos ingeridos, do ambiente e dos manipuladores de alimentos, foi constatado que a transmissão do microrganismo ocorreu através da mão contaminada de um manipulador.

Essa via de transmissão de microrganismo é denominada

Alternativas
Comentários
  • A transmissão ocorre geralmente por via oral ou fecal-oral, de forma direta ou indireta. A transmissão direta ocorre de pessoa para pessoa (ex.: mãos contaminadas), ou de animal para pessoa. A transmissão indireta ocorre a partir da ingestão de água e alimentos contaminados, como por exemplo, utensílios de cozinha e acessórios de banheiro.



ID
1245736
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Staphylococcus aureus é o segundo agente mais frequente relacionado a surtos de doenças transmitidas por alimentos no Brasil, sendo que o seu reservatório é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O homem e os animais são os principais reservatórios de s.aureus.

    B.Cereus é largamente destribuido na natureza , sendo o solo seu reservatorio natural.

     


ID
1245742
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A toxinose alimentar é uma doença transmitida por alimentos decorrente da ingestão de toxina pré-formada nos alimentos.

O Clostridium botulinum é um microrganismo causador de toxinose alimentar e tem como característica

Alternativas
Comentários
  • A toxina botulínica é termolábil, sendo inativada pelo calor em uma temperatura de 80ºC por, 

    no mínimo, 10 minutos.

    fonte: Anvisa

  • Os tipos do C. botulinum distinguem-se pelo tipo antigênico de toxina que produzem. Os esporos dos microrganismos são altamente resistentes ao calor, suportando temperaturas de lOOºC por várias horas. A resistência ao calor diminui em pH ácido ou em altas concentrações de sal. ou seja, resistem a cocção (100ºC), por isso a letra A está incorreta.

  • Período de incubação

    Botulismo alimentar

    Pode variar de 2 horas a 10 dias, com média de 12 a 36 horas. Quanto maior a concentração de toxina no alimento ingerido, menor o período de incubação.

    https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/botulismo/11179-descricao-da-doenca

  • Vi que algumas pessoas marcaram letra b. O erro está em aerobiose-> Clostridium é apenas ANAEROBIOSE.


ID
1362829
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Controlar doenças veiculadas por alimentos é o principal motivo da importância das boas práticas de fabricação de alimentos. Que micro-organismo pode causar febre, cefaleia, vômitos, meningite, encefalite e sepsie, se estiver presente em alimentos inadequadamente processados?

Alternativas
Comentários
  • Principais sintomas de infecção por L. monocytogenes: Nos adultos e nos recém-nascidos, as manifestações clínicas de listeriose descritas com maior frequência são septicémia e/ou infecções meníngeas. Nas grávidas, a infecção ocorre geralmente no terceiro trimestre de gestação e os sintomas confundem-se com os de uma síndroma gripal. Estas infecções resultam frequentemente em aborto ou parto prematuro.

     

    MACETE: se nos sintomas de DTA tiver meningite na questão já marca a alternativa que tiver Listeria monocytogenes.


ID
1364677
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um surto de DTA (Doença Transmitida por Alimentos) é definido como um incidente em que duas ou mais pessoas apresentam uma enfermidade semelhante após a ingestão de um mesmo alimento ou água e as análises epidemiológicas os apontam como a origem da enfermidade. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b) O aquecimento ou a cocção insuficiente e o reaquecimento insuficiente são fatores que influenciam na sobrevivência dos agentes patógenos.

  • Alimentos deixados à temperatura ambiente NÃO é sinônimo de contaminação com agentes patogênicos, vai depender das características tanto intrínsecas quanto extrínsecas do alimento.

    Ex: O mel é um produto que pode ser estocado e armazenado em temperatura ambiente.


ID
1367068
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É correto afirmar que as infecções por Salmonella spp são decorrentes da ingestão de

Alternativas

ID
1408984
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Uma família almoçou peixe e todos tiveram intoxicação alimentar grave. Assinale, entre as alternativas relacionadas a seguir, aquela que corresponde ao pescado próprio para o consumo.

Alternativas

ID
1473058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Diarreia, febre e cólicas gastrointestinais são manifestações comuns de diferentes enfermidades transmitidas por alimentos. No que tange a esse assunto, julgue o item seguinte.

Diferentemente da infecção por Salmonella, que se manifesta de uma a seis horas após a exposição ao agente e está relacionada ao consumo de carnes e ovos mal cozidos, a infecção por Shigella produz sintomas em período entre doze e setenta e duas horas após a exposição ao agente e está relacionada ao consumo de laticínios e saladas mistas frias.

Alternativas
Comentários
  • Shigella tem período de incubação de 1 a 7 dias, está relacionada ao consumo de carnes, leite cru e pasteurizado, produtos lácteos e verduras.

  • Salmonelose: Diarreia, febre, dores abdominais e vômitos. Incubação de 12 a 36 horas com duração de 1 a 4 dias. Os surtos ocorrem com carnes, ovos, saladas e sorvetes.


ID
1487566
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São considerados microrganismos indicadores de má condição sanitária de alimentos ou água:

I. Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.
II. Pseudomonas aeruginosa e clostridium perfringens.
III. Coliformes fecais e leveduras.
IV. Bolores e salmonella SP.

Estão corretas as seguintes opções:

Alternativas
Comentários
  •  a) I e II, apenas. 

  • Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.

    II. Pseudomonas aeruginosa e clostridium perfringens.

    MÁ CONDIÇÃO SANITÁRIA E DE ÁGUA


ID
1499419
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Doenças de origem alimentar são as ocorrências clínicas decorrentes da ingestão de alimentos que podem estar contaminados com microorganismos patogênicos, substâncias químicas ou que contenham em sua constituição estruturas naturalmente tóxicas.

Dentre as medidas preventivas citam-se as apresentadas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • 4.4.4 O reservatório de água deve ser edificado e ou revestido de materiais que não comprometam a qualidade da água, conforme legislação específica. Deve estar livre de rachaduras, vazamentos, infiltrações, descascamentos dentre outros defeitos e em adequado estado de higiene e conservação, devendo estar devidamente tampado. O reservatório de água deve ser higienizado, em um intervalo máximo de seis meses, devendo ser mantidos registros da operação.

  • Os alimentos podem permanecer em temperatura ambiente por até 2h durante a distribuição*


ID
1511434
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A infecção por Campylobacter jejuni pode manifestar-se de várias formas, sendo a _______________ a mais comum. A sintomatologia da campilobacteriose é clinicamente semelhante à causada por diversos outros patógenos entéricos. O período de incubação varia normalmente de dois a cinco dias, podendo se estender até _____. A doença caracteriza-se por causar diarreia acompanhada de febre baixa e dores abdominais. Em alguns casos, a febre pode ser alta e as fezes podem conter sangue, leucócitos e ________. Vômitos são raros. A fase aguda da diarreia dura de dois a três dias, mas as dores abdominais podem persistir por até ____________.

Alternativas

ID
1512034
Banca
AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A maior parte dos microrganismos patogênicos é mesófila, que constitui o grupo maior, sendo formado pela maioria das bactérias e dos mofos. Os mesófilos, coliformes e Streptococcus lactis, são capazes de se multiplicar à temperatura ambiente. Deve-se destacar que todos os microrganismos que constituem risco para segurança dos alimentos multiplicam-se idealmente na faixa de temperatura dos mesófilos, intervalo médio de

Alternativas
Comentários
  •  termófilos de 55 a 75 °C

    mesófilos de 30 a 45 (letra b)

    psicotrófilos de 25 a 30

    psicrófilos de 12 a 15


ID
1513693
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Paranavaí - PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Em alimentos vegetais frescos, o único indicador válido de contaminação fecal é a ____________________________, uma vez que os demais indicadores de contaminação fecal são encontrados naturalmente nesse tipo de alimento. Em alimentos frescos de origem animal, a ocorrência de números elevados de _____________________ pode indicar manipulação sem cuidados de higiene e/ou armazenamento inadequado.

Alternativas
Comentários
  • A E. coli é o principal microrganismo indicador detectado em água, já em relação aos alimentos de origem animais, além da E. coli todas as bactérias da família Enterobacteriaceae, por isso a letra A é a correta.


ID
1513696
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Paranavaí - PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos vários agentes causadores de doenças no homem que podem ser transmitidos pelos alimentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e)

    Bactérias gênero Rhizobium (raízes de leguminosas como: o feijão, a soja e a lentilha)


ID
1519708
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam Fatores contribuintes e Alimentos incrimináveis para contaminação de alimentos com o agente Salmonella typhi, EXCETO

Alternativas

ID
1519711
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Toxinfecções são causadas por micro-organismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/ absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarréica) são exemplos clássicos. Normalmente,

Alternativas
Comentários
  •  c) a diarreia nestes casos é intensa, sem sangue ou leucócitos, febre discreta ou ausente, sendo comum a desidratação

  • Vibrio cholerae, E. coli (ETEC), Aeromonas, S. aureus e Clostridium perfringes estão de fato, asssociados a quadro diarreicos sem sangue, mas o Vibrio parahaemolyticus está associado a um quadro diarreico sanguinolento, não deveria ter sido citado na questão.


ID
1520473
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

Coliformes Totais – Este grupo é composto por bactérias da família Enterobacteriaceae, capazes de fermentar a lactose com produção de gás, quando encubados a 35-37ºC, por _______. São bacilos gram-negativos e não formadores de esporos. Fazem parte deste grupo predominante bactérias pertencentes aos gêneros Escherichia, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella. Destes, apenas ________________ tem como hábitat primário o trato intestinal do homem e animais. Os demais - ___________,_____________, ___________ -, além de serem encontrados nas fezes, também estão presentes em outros ambientes como vegetais e solo, onde persistem por tempo superior ao de bactérias patogênicas de origem intestinal como Salmonella e Shigella. Consequentemente, a presença de coliformes totais no alimento não indica, necessariamente, contaminação fecal recente ou ocorrência de enteropatógenos.

Alternativas
Comentários
  • Este grupo é composto por bactérias da família Enterobacteriaceae, capazes de fermentar a lactose com produção de gás, quando incubados a 35-37ºC, por 48 horas. São bacilos gram-negativos e não formadores de esporos. (Franco, 2003). Fazem partes desse grupo predominantemente bactérias pertencentes aos gêneros Escherichia, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella. Destes, apenas a Escherichia coli tem como hábitat primário o trato intestinal do homem e animais homeotérmicos. Os demais - Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella -, além de serem encontrados nas fezes, também estão presentes em outros ambientes como na vegetação e no solo, onde persistem por tempo superior ao de bactérias patogênicas de origem intestinal como Samonella e Shigella. Conseqüentemente, a presença de coliformes totais no alimento não indica, necessariamente, contaminação fecal recente ou ocorrência de enteropatógenos. (Franco, 2003).


ID
1520476
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual dessas contagens é usada como indicadora da eficiência de sanificação de certos vegetais?

Alternativas
Comentários
  • A contagem de esporos de termófilos, por exemplo, é utilizada como indicadora da eficiência da sanificação de certos vegetais (OMS, 1976).

ID
1520518
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os alimentos podem ser contaminados por contato com superfícies de equipamentos que não estão suficientemente limpos. Microorganismos patogênicos podem multiplicar-se em partículas de alimentos de utensílios que não estão adequadamente lavados. È necessário a limpeza adequada dos equipamentos, utensílios e do ambiente, pois o alimento durante a manipulação entra sempre em contato com a mão do homem. É necessário também ter cuidado em relação à água utilizada. Água da rede de abastecimento é uma água segura para o consumo, mas é necessário lavar a caixa d’água a cada 6 meses, mantendo-a tampada. Se não for de rede de abastecimento deve-se ferver a água por 2 minutos, ou filtrar e adicionar hipoclorito de sódio próprio para a água na concentração entre

Alternativas
Comentários
  • 1,5 a 2,5mg/L de cloro ativo.

ID
1521826
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação às recomendações dietéticas e nutricionais para doenças de origem alimentar, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Obrigado, estava queimando os neurônios com isso!

  • Obrigado, estava queimando os neurônios com isso!

  • Não precisa manter em repouso, só precisa ter cuidado no que irá ofertar para evitar a piora do quadro


ID
1521829
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quais são os sintomas causados pelas bactérias Vibrio vulnificus e V. parahaemolyticus, encontrados em frutos do mar crus ou mal lavados?

Alternativas

ID
1521832
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde às causas de doenças de origem alimentar originadas pelo agente Streptococcus pyogenes.

Alternativas

ID
1582927
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Cada vez mais se ouvem notícias, nos meios de comunicação, sobre problemas de saúde relacionados com a contaminação de alimentos.


Com base nessa informação, é correto afirmar:


A produção de aflatoxinas, usualmente presente em amendoim sem controle do processo produtivo, é um exemplo de contaminante químico.


Alternativas

ID
1582930
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Cada vez mais se ouvem notícias, nos meios de comunicação, sobre problemas de saúde relacionados com a contaminação de alimentos.


Com base nessa informação, é correto afirmar:


A contaminação por Staphylococcus aureus está, geralmente, associada ao manipulador de alimentos.


Alternativas

ID
1582933
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Cada vez mais se ouvem notícias, nos meios de comunicação, sobre problemas de saúde relacionados com a contaminação de alimentos.


Com base nessa informação, é correto afirmar:


A presença de coliformes em alimentos prontos para consumo evidencia práticas inadequadas de higiene.


Alternativas

ID
1582936
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Cada vez mais se ouvem notícias, nos meios de comunicação, sobre problemas de saúde relacionados com a contaminação de alimentos.


Com base nessa informação, é correto afirmar:


Algumas bactérias, como a salmonela, podem habitar o intestino humano, razão da importância da higiene das mãos sempre após a utilização de sanitários.


Alternativas

ID
1582939
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Cada vez mais se ouvem notícias, nos meios de comunicação, sobre problemas de saúde relacionados com a contaminação de alimentos.


Com base nessa informação, é correto afirmar:


Os micro-organismos são seres microscópicos como bactérias, vírus, protozoários e fungos, que se multiplicam rapidamente e que sempre causam doenças ao homem.


Alternativas

ID
1582945
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


As bactérias patogênicas, quando presentes nos alimentos, causam alterações sensoriais e, geralmente, preferem as temperaturas mais frias para o seu desenvolvimento, sendo, por isso, classificadas como bactérias mesófilas.


Alternativas
Comentários
  • Acho que a complementariedade é sim uma característica dos direitos humanos uma vez que esses direitos não devem ser interpretados isoladamente, mas sim de forma conjunta.

    Ilimitabilidade que não é uma característica.


ID
1582957
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde — MS — ratificam que, entre os anos 2000 e 2011, houve, aproximadamente, 8900 surtos e 167000 casos de Doença Transmitida por Alimentos (DTA). Os alimentos mais envolvidos em surtos foram alimentos mistos (1502), ovos e produtos a base de ovos (909) e alimento ignorado (3421). Os agentes etiológicos identificados com maior incidência foram Salmonella SSP (1660), S. aureus (799), E. coli (411). Os locais de maior ocorrência foram residência (3746), restaurante, padarias (1296), local ignorado (1226). (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011).


Com base na análise do texto, é correto afirmar:


De todos os agentes biológicos envolvidos em casos de Doença Transmitida por Alimento (DTA), as bactérias são as principais causadoras de surtos.


Alternativas

ID
1582960
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde — MS — ratificam que, entre os anos 2000 e 2011, houve, aproximadamente, 8900 surtos e 167000 casos de Doença Transmitida por Alimentos (DTA). Os alimentos mais envolvidos em surtos foram alimentos mistos (1502), ovos e produtos a base de ovos (909) e alimento ignorado (3421). Os agentes etiológicos identificados com maior incidência foram Salmonella SSP (1660), S. aureus (799), E. coli (411). Os locais de maior ocorrência foram residência (3746), restaurante, padarias (1296), local ignorado (1226). (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011).


Com base na análise do texto, é correto afirmar:


As Doenças Transmitidas por Alimentos são manifestações clínicas, com sinais e sintomas específicos, sempre associados à febre e a vômitos.


Alternativas

ID
1582963
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde — MS — ratificam que, entre os anos 2000 e 2011, houve, aproximadamente, 8900 surtos e 167000 casos de Doença Transmitida por Alimentos (DTA). Os alimentos mais envolvidos em surtos foram alimentos mistos (1502), ovos e produtos a base de ovos (909) e alimento ignorado (3421). Os agentes etiológicos identificados com maior incidência foram Salmonella SSP (1660), S. aureus (799), E. coli (411). Os locais de maior ocorrência foram residência (3746), restaurante, padarias (1296), local ignorado (1226). (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011).


Com base na análise do texto, é correto afirmar:


A dose infectante é o número de micro-organismos necessários para causar a doença.


Alternativas
Comentários
  • Querer dizer certo não é dizer certo.

    Quem fala "Ah!", não pode esperar que outro entenda "Ha!"

    Uma coisa ´é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  • Querer dizer certo não é dizer certo.

    Quem fala "Ah!", não pode esperar que outro entenda "Ha!"

    Uma coisa ´é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  • Querer dizer certo não é dizer certo.

    Quem fala "Ah!", não pode esperar que outro entenda "Ha!"

    Uma coisa ´é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  • Querer dizer certo não é dizer certo.

    Quem fala "Ah!", não pode esperar que outro entenda "Ha!"

    Uma coisa ´é uma coisa, outra coisa é outra coisa.


ID
1587538
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As aflatoxinas são compostos tóxicos estruturalmente relacionados que são produzidos por certas cepas dos fungos Asp. flavus e Asp. parasiticus sob condições favoráveis de temperatura e umidade. A mais pronunciada contaminação tem sido encontrada em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

    Habitat e ecologia [ editar ]

    Aspergillus parasiticus pode ser encontrado ao ar livre geralmente dentro de um ambiente agrícola de solo em campos e através do manuseio inadequado, secagem, transporte e armazenamento de grãos e produtos frescos. [2] [17] Este fungo também é comumente encontrado nos caules e raízes de amendoim e outras plantas. [18] (fonte: wikipédia) - 


ID
1620409
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São considerados exemplos de contaminantes de alimentos, EXCETO:

Alternativas

ID
1653418
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Foi investigado um surto de intoxicação alimentar ocorrido em um restaurante institucional. Cinquenta e seis pessoas, de um total de 88, foram acometidas de vômitos, diarreia, dores abdominais, prostração, febre e cefaleia após ingerirem uma refeição composta de sanduíche de galinha, refresco de laranja e pudim de leite. Os sintomas apareceram entre uma hora e meia e 12 horas após a ingestão da refeição e duraram 24 a 36 horas. As taxas de ataque específico foram de 64% para o sanduíche de galinha, de 61% para o refresco de laranja e de 60% para o pudim. A contagem de Staphylococcus aureus secretores de enterotoxina A no sanduíche de galinha foi de 2 x 108UFC.g-1. Esses resultados, juntamente com os obtidos nos questionários aplicados às pessoas que ficaram doentes, forneceram provas circunstanciais que permitiram concluir que ocorreu uma intoxicação alimentar provocada pelo sanduíche de galinha contaminado com enterotoxina A de Staphylococcus aureus.

(RODRIGUES, K. L.; MOREIRA, A. N.; ALMEIDA, A. T. S. et al.Intoxicação Estafilocócica em Restaurante Institucional Ciência Rural, Santa Maria, v.34, n.1, p.297-299, jan-fev, 2004)

Com relação ao microorganismo isolado e a intoxicação alimentar é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
1653421
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia atentamente as assertivas com relação à investigação do surto de Doença Transmitida por Alimentos (DTA) e assinale a alternativa correta.

I. A investigação do surto de DTA visa identificar o alimento responsável, o agente etiológico envolvido, os fatores determinantes e o quadro clinico predominante.

II. Identificar as causas que favoreceram a ocorrência do surto de DTA é extremamente importante, pois fornecerá subsídios para o tratamento dos doentes.

III. A análise dos dados reproduzidos das DTAs permite monitorar tendências ao longo do tempo, no que concerne à prevalência de surtos causados por agentes etiológicos específicos e os alimentos envolvidos com maior frequência.

Alternativas

ID
1653424
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São microrganismos indicadores das condições higiênica e sanitária, respectivamente

Alternativas

ID
1791481
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Avalie se são considerados microrganismos indicadores de má condição sanitária de alimentos ou água:

I. Staphylococcus aureus e Bacillus cereus

II. Pseudomonas aeruginosa e clostridium perfringens

III. Coliformes fecais e leveduras

IV. Bolores e salmonella SP

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Bolores e Leveduras nao sao microorganismos contaminantes, ocasionados por más condições sanitárias.


ID
1804099
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) está vinculada a condições higiênicosanitárias. Relacione os microorganismos causadores de toxinfecção alimentar às medidas de controle higiênico-sanitárias específicas para cada caso.

(1) Bacilus cereus

(2) Salmonella

(3) Staphylococcus aureus

(4) Vibrio

(5) Clostridium botulinum

( ) Treinamento dos manipuladores.

( ) Cocção prolongada de conservas.

( ) Tratamento térmico rigoroso no preparo, na manutenção e no armazenamento.

( ) Tratamento e controle da água.

( ) Tratamento de efluentes e higiene no abate.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • (3 ) Treinamento dos manipuladores.

    ( 5) Cocção prolongada de conservas.

    (1 ) Tratamento térmico rigoroso no preparo, na manutenção e no armazenamento.

    (4 ) Tratamento e controle da água.

    (2 ) Tratamento de efluentes e higiene no abate.


ID
1942561
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um microrganismo indicador de contaminação fecal em alimentos e que apresenta patogenicidade para o homem.

Alternativas

ID
1945300
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Altas contagens de bolores e leveduras em alimentos indicam

Alternativas

ID
1948798
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta três micro-organismos indicadores de condições higiênicas.

Alternativas

ID
1948813
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação aos micro-organismos patogênicos de importância na contaminação dos alimentos, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1948831
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A relação ideal de tempo/temperatura para a eliminação de micro-organismos patogênicos não esporulados é de:

Alternativas

ID
1948855
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Atualmente, a Salmonella é um dos micro-organismos mais frequentemente envolvidos em casos e surtos de doenças de origem alimentar. Com relação à Salmonella, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1957117
Banca
SCHNORR
Órgão
Prefeitura de Canudos do Vale - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os alimentos são importantes para a saúde, mas quando estão estragados ou contaminados por microorganismos podem transmitir doenças como intoxicações ou infecções alimentares, causando diarréia, vômito, febre e mal estar e, até mesmo causar a morte. Quanto à contaminação, podemos afirmar:

Alternativas

ID
1976881
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Existem vários mecanismos patogênicos envolvidos com a determinação das Doenças Transmitidas pelos Alimentos (DTA). Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) As toxinfecções são causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal.

  •  a)  As *Intoxicações ou toxinoses* são causadas quando o indivíduo ingere alimentos que já possuem substâncias tóxicas produzidas por microrganismos.

    Ex: Botulismo, aflatoxinose, E. Aureus

    .

     b)  A salmonelose (causada pela bactéria Salmonella enteritidis) é um exemplo de *infecção* alimentar.

    Ex: Salmonela, toxoplasmose, Hepatite A

    c) A toxoplasmose (causada pelo protozoário Toxoplasma gondii) é um exemplo de *infecção* alimentar. 

    Ex: Salmonela, toxoplasmose, Hepatite A

    .

    d) As toxinfecções são causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal.

    Ex: Cólera, E. Coli, C. perfringens

    e) As *infecções* alimentares ocorrem quando o indivíduo ingere alimentos contaminados com microrganismos patogênicos.

    Ex: Salmonela, toxoplasmose, Hepatite A


ID
2029117
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA. Em relação às Boas práticas, para prevenção das DTAs (doenças transmitidas por alimentos), devemos

Alternativas

ID
2029186
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito do controle de higiene e qualidade dos alimentos, existem algumas condições que favorecem a multiplicação de bactérias, quais as afirmações abaixo estão corretas.

I. O Clostridium Welchii e botulinum só se multiplicam na presença de oxigênio.

II. A maioria das bactérias sobrevive a cocção, pois se multiplicam com temperaturas acima de 60º C.

III. Nariz, a garganta, as mãos e as lesões de pele são redutos de bactérias, agem quando colocados em contato com os alimentos.

IV. Lesões de pele com cortes infectados que entram em contato com os alimentos, transmitem estafilococus.

Alternativas

ID
2039515
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As bactérias patogênicas são frequentemente encontradas em alimentos contaminados consumidos pela população. Às vezes, estão em número que podem provocar doenças de gravidade variável em razão ao patógeno, mas sempre indesejáveis no sentido de saúde pública. As doenças de origem alimentar são classificadas como intoxicações ou toxinfecções, dependendo de sua etiologia. As infecções disentéricas apresentam sintomas como diarreia sanguinolenta com pus e febre e, ainda, podendo ser causada por diferentes agentes etiológicos. NÃO representa um agente etiológico das infecções disentéricas:

Alternativas
Comentários
  • As DTA'S são classificadas como intoxicações, INFECÇÕES e toxinfecções. 

  •  d) Staphylococcus aureus. - produz toxina após infecção, sendo esse seu fator de virulencia e causar danos à saude. Portando seria uma toxinose ou toxiinfecção alimentar

  •  

    a) Escherichia coli. (Infecção alimentar)

     b) Salmonella typhi. (Infecção alimentar)

     c) Salmonella paratyphi. (Infecção alimentar)

     d) Staphylococcus aureus. (Intoxicação alimentar)

  • Uma bactéria que causa Síndrome Disenteriforme não produz enterotoxinas, seu mecanismo é invadir enterócitos, podendo depois disso produzir ou não citotoxinas. As bactérias com essa característica são: Shigella spp., E.coli (EIEC), Salmonella spp, Campylobacter, Yersinia enterocolitica e Vibrio parahaemolyticus. O mecanismo de destruição celular que se dá pela produção e entrada de enterotoxinas dentro da célula é classificado como Síndrome Coleriforme, e típico de E.coli (ETC), Aeromonas, S.aureus, Vibrio cholerae 01 e não 01 e Clostridium perfringens.


ID
2040421
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o microrganismo patogênico que possui período de incubação de 12 a 72 horas, ocasiona sintomas como diarreia, náuseas, dor de cabeça, possível ocorrência de linfadenite aguda e multiplica-se em temperatura de refrigeração.

Alternativas
Comentários
  • Yersinia enterocolitica.


ID
2040475
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que contenha, respectivamente, um fator significativo que influencia a sobrevivência e um que influencia a multiplicação dos microrganismos nos alimentos.

Alternativas

ID
2042710
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“Doença contagiosa causada por ingestão de água ou alimentos contaminados. Os sintomas são: cefaléia, insônia, vertigem, problemas intestinais, febre alta e diarréia.”

O texto acima refere-se a(ao)

Alternativas

ID
2042938
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Ao receber mercadorias em um restaurante devemos ficar atentos a vários fatores e, principalmente, observar a existência de latas amassadas, enferrujadas ou estufadas.

Existe uma doença transmitida por alimentos enlatados que pode até levar a morte. Que doença é essa?

Alternativas

ID
2042968
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação às doenças mais comuns por contaminação e os alimentos mais sujeitos à contaminação, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A falta de saneamento básico nas cidades, o descuido com a higiene pessoal, frutas ou verduras mal lavadas e carnes mal cozidas podem causar verminoses.

( ) A febre tifoide é uma doença causada por ingestão de água ou alimentos contaminados. Os sintomas são: cefaleia, insônia, vertigem, problemas intestinais, febre alta e diarreia.

( ) A carne de boi leva à cisticercose e a carne de porco à parasitose.

( ) O leite é um alimento sujeito à contaminação e pode fazer com que o indivíduo desenvolva brucelose e febre aftosa.

Alternativas

ID
2043499
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Informe se é certo (C) ou errado (E) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Botulismo é um tipo de intoxicação transmitida pelos ratos.

( ) A hepatite é uma doença infecciosa transmitida principalmente por alimentos enlatados.

( ) A conservação inadequada de alimentos pode levar a contaminação.

Alternativas

ID
2043715
Banca
Aeronáutica
Órgão
FAB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Marque Certo (C) ou Errado (E) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Botulismo é um tipo de intoxicação transmitida pelos ratos.

( ) Penugem aveludada sobre os alimentos indica presença de fungos.

( ) As bactérias morrem a 49 ºC e se multiplicam entre 10º C e 37º C.

Alternativas

ID
2049790
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Ao final de um almoço de confraternização entre colegas de trabalho, cerca de 1h30min após a refeição, 21 dos 35 participantes apresentaram náuseas e vômitos. Os resultados da investigação epidemiológica revelaram que a panqueca de frango foi o alimento consumido em comum por aqueles que apresentaram os sintomas. Assinale a alternativa que aponta o provável agente causador do problema.

Alternativas
Comentários
  • Staphylococcus aureus = incubação 30 min a 8 horas.


ID
2084149
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual é o alimento totalmente contra-indicado no primeiro ano de vida pelo risco de contaminação com Clostridium botulínum?

Alternativas

ID
2113699
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Agentes causadores de Doenças Transmitidas por Alimentos e a produção de toxinas. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA de cima para baixo.
1- Toxina produzida no alimento
2- Toxina produzida no intestino
( ) Bacillus cereus clássico
( ) Clostridium perfringens
( ) Salmonella sp.
( ) Staphylococcus aureus 

Alternativas
Comentários
  • Bacillus cereus (cepa diarreica) = Toxinfecção (produção de toxina no intestino) 

    Bacillus cereus (cepa emética) = Toxinose (produção de toxina no alimento) 

    Clostridium perfringens = Toxinfecção (produção de toxina no intestino)

    S. aureus = Toxinose (produção de toxina no alimento)

  • foda é saber que clássico é cepa diarreica

  • Salmonella produz toxina???


ID
2114806
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Correlacione os microrganismos patogênicos causadores de toxinfecções alimentares aos alimentos mais envolvidos como veículos, e assinale a opção correta.

MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS

I - Salmonella sp

II - Vibrio cholerae

III- Taenia solium

IV - Clostridium botulinum


ALIMENTOS ENVOLVIDOS

( ) Leite, queijo, cremes e tortas.

( ) Embutidos, carnes e verduras em conservas.

( ) Hortaliças cruas, água e carne de porco mal cozida.

( ) Aves, mousse e produtos de ovos.

( ) Peixe desidratado, leite de coco congelado e frutos do mar crus.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E


ID
2134633
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em uma análise microbiológica de alimentos, foram preparadas as diluições 10-1, 10-2 e 10-3. De cada uma dessas três diluições, foi retirada uma alíquota de 0,1 mL, e cada alíquota foi semeada em uma placa de Petri contendo meio de cultura. Após incubação, o resultado na placa 10-1 foi incontável, na placa 10-2 foi de 325 colônias, e na placa 10-3 foi de 32 colônias.
A quantidade de unidades formadoras de colônias por mililitro na amostra é de

Alternativas

ID
2134648
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças de origem microbiana causadas por alimentos são transmitidas por alimentos e água contaminados por microrganismos patogênicos como bactérias.

Tendo como base a situação exposta, considere as seguintes afirmativas:


I - A síndrome emética causada por Bacillus cereus é caracterizada por um período de incubação longo, sendo os principais sintomas diarreia intensa e dores abdominais.

II - Staphylococcus aureus causa uma intoxicação alimentar pela ingestão do alimento que contém a toxina pré-formada.

III- Shigella causa uma intoxicação alimentar pela ingestão do alimento que contém a toxina pré-formada.

IV- Muitos surtos envolvendo Clostridium perfringens são causados pelo consumo de alimentos preparados em grandes quantidades e com muita antecedência.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I (FALSO)  - síndrome emética causada por Bacillus cereus é caracterizada por um período de incubação CURTO

    III (Falso) - Shigella causa infecção (patogenicidade: adesão às células da mucosa do intestino grosso - invasão)

  • I - A síndrome emética causada por Bacillus cereus é caracterizada por um período de incubação longo, sendo os principais sintomas diarreia intensa e dores abdominais.- ERRADO (PI curto 30 min. à 5 horas, principais sintomas náusea e vômito)

    II - Staphylococcus aureus causa uma intoxicação alimentar pela ingestão do alimento que contém a toxina pré-formada. - CERTO

    III- Shigella causa uma intoxicação alimentar pela ingestão do alimento que contém a toxina pré-formada. - ERRADO (Infecção alimentar pela ingestão de células bacterianas viáveis)

    IV- Muitos surtos envolvendo Clostridium perfringens são causados pelo consumo de alimentos preparados em grandes quantidades e com muita antecedência. - CERTO


ID
2134651
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As micotoxinas são metabólitos tóxicos elaborados por determinados fungos durante o seu crescimento sobre os alimentos.

Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:


I - Fumonisina é uma micotoxina produzida pelo fungo do gênero Claviceps.

II - Ciguatoxina é uma micotoxina produzida por fungos do gênero Penicillium.

III - Algumas micotoxinas possuem capacidade mutagênica e carcinogênica.

IV - A aflatoxina M1, produzida por Aspergillus pode ser encontrada no leite.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I ERRADA

    Uma fumonisina é uma micotoxina derivada de fungos do género Fusarium. 

    Claviceps é um género de fungos, vulgarmente chamados cravagens, que inclui cerca de 50 espécies quase todas elas tropicais. O membro mais proeminente deste grupo é Claviceps purpurea. Este fungo infecta o centeio e outros cereais, produzindo alcaloides que causam o ergotismo em humanos e outros animais que consumam grãos contaminados com o corpo frutífero (esclerócio) do fungo

     

    II ERRADA

    ciguatoxina é produzida por várias espécies de dinoflagelados, pequenos organismos do plâncton marinho, presentes nos recifes de coral do Caribe e dos Oceanos Índico e Pacífico. A fonte mais comum de ciguatoxina é a espécie Gambierdiscus toxicus. Estas algas são consumidas por muitas espécies de peixes e, ao longo da cadeia alimentar, a ciguatoxina vai se acumulando nos tecidos dos animais marinhos. Os animais mais próximos do topo da cadeia, como as garoupas e os chamados peixes de coral, tendem a acumular maiores quantidades da toxina, em razão dos processos de bioacumulação e biomagnificação 


    PENICILLUM  Produz micotoxinas tais como OCRATOXINA, CITRININA e PATULINA

     

    III E IV CORRETAS
     


ID
2143951
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças microbianas de origem alimentar podem ser causadas por diversos tipos de microrganismos. Qual dos microrganismos abaixo é pertencente à família Enterobacteriaceae, com bacilos Gram-negativos não produtores de esporos causador de infecções alimentares?

Alternativas
Comentários
  • Listeria Monocytogenes bactéria gran positiva, porém causa infecção!

  • Salmonella, Yersinia, Escherichia coli, Proteus, Enterobacter, Salmonella, Escherichia coli e Shigella, pertencem à família Enterobacteriaceae.


ID
2207494
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Nos cereais, a proliferação dos mofos se perpetuará onde encontrar suficiente provimento de:

Alternativas

ID
2223217
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Para a análise de coliformes totais, utiliza-se um meio com surfactante (detergente) para impedir o crescimento de micro-organismos Gram positivos que possam competir com a espécie procurada.
( ) Em todas as etapas da análise de coliformes, é utilizado o aerômetro de Durhan para impedir o crescimento de micro- -organismos aeróbicos.
( ) Na pesquisa de Salmonella, o pré-enriquecimento não deve ser tamponado, pois o meio ácido, produzido pelas bactérias lácticas, estimula o crescimento da Salmonella e inibe os micro-organismos concorrentes.
A sequência correta é

Alternativas

ID
2223223
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O grupo de micro-organismos indicadores “Coliformes totais” é composto por bactérias da família Enterobacteriaceae, capazes de fermentar a lactose com produção de gás, quando incubados a 35-37ºC, por 48 horas. Os coliformes (totais) são bacilos gram-negativos e não formadores de esporos. Fazem parte desse grupo predominantemente bactérias pertencentes aos gêneros Escherichia, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella. Destes, apenas a Escherichia coli tem como hábitat primário o trato intestinal do homem e de animais homeotérmicos. Os demais - Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella, além de serem encontrados nas fezes, também estão presentes em outros ambientes como na vegetação e no solo, onde persistem por tempo superior ao de bactérias patogênicas de origem intestinal como Samonella e Shigella.
Os Coliformes fecais e Escherichia coli correspondem aos coliformes totais que apresentam a capacidade de continuar fermentando lactose com produção de gás, quando incubadas a temperaturas de 44-45ºC (FRANCO, 2008).
Com base na informações acima, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • d-Os critérios microbiológicos que envolvem E.coli são úteis quando é desejável determinar se houve contaminação fecal em um alimento ou superfície.


ID
2224111
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São doenças causadas por enterobactérias, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Giardia lamblia é um protozoário


ID
2224138
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos durante um período mais ou menos longo, que é conhecido como o tempo de prateleira. O objetivo principal destes processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por microrganismos, que podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores. Tendo ciência da importância do processo de conservação dos alimentos, assinale a alternativa que informa doença causada pela presença de uma toxina bacteriana formada no alimento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

    O C. botulinum é uma bactéria anaeróbia estrita, Gram + e formadora de esporo, capaz de produzir toxinas que desencadearão uma intoxicação denominada Botulismo. Tal enfermidade se caracteriza por paralisia flácida descendente e progressiva que pode levar a pessoa acometida à morte.


ID
2231401
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na Salmonelose são sintomas comuns após a pessoa consumir o alimento contaminado:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Salmonella spp (S. enteritidis, S.tiphymurium)

     

    Fatores contribuintes e alimentos incrimináveis: Refrigeração insuficiente, armazenamento de alimentos a temperaturas elevadas (incubação bacteriana), cocção e reaquecimento inapropriados, preparo de alimentos várias horas antes de servi-los. Contaminação cruzada, falta de limpeza da equipe, trabalhadores infectados que manipulam alimentos cozidos, alimentos de fontes contaminadas. Carne bovina, suína, aves e seus produtos, produtos a base de ovos crus, outros alimentos contaminados.

     

    Período de incubação ou latência: 6 a 72 horas (em geral 18 a 36h).

    Sinais e Sintomas: Dores abdominais, diarreia, calafrios, febre, náuseas, vômitos, mal-estar.


ID
2238727
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A contaminação de alimentos por microrganismos pode causar danos ao homem. Por isso, a indústria alimentícia busca métodos de monitoramento que possam auxiliar no controle dos processos. O microrganismo indicador, por exemplo, é frequentemente utilizado para avaliar a segurança e a higiene alimentar. Com relação aos microrganismos indicadores, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Os coliformes são SENSÍVEIS ao calor e por isso sua contagem pode ser útil em testes de contaminação pós-processamento. (FORSYTHE, 2013)

    B) Coliformes: Escherichia, Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter  (FORSYTHE, 2013)

    C)  Gram negativas

    D) Para identificar o microrganismo indicador tem-se como critério a produção de gás e a fermentação da LACTOSE, em um período de 48 horas a 35º C.


     

  • a) Coliformes são facilmente destruídos pelo calor, ou seja, são sensíveis ao calor.

    b) Escherichia coli, Citrobacter, Enterobacter, Klebsiella, Enterococcus (com restrição), Staphylococcus aureus, Clostridium perfringens e Clostridium botulinum, etc..

    c) Coliformes são Gram-negativas.

    d) Fermentação da lactose.

    e) Os critérios a seguir definem o microrganismo ou o grupo de microrganismos como indicadores: rápida e fácil detecção, facilmente distinguível de outros microrganismos da microbiota do alimento, não estar presente como contaminante natural do alimento, estar sempre presente quando o patógeno associado estiver, seu número deve correlacionar-se com o do patógeno, apresentar necessidades de crescimento e velocidade de crescimento semelhante às do patógeno, ter velocidade de morte que seja semelhante à do patógeno e, se possível, sobrevivência levemente superior à do patógeno, estar ausente nos alimentos que estão livres do patógeno, ou estar presente em quantidades mínimas.


     

    Alternativa: E


ID
2255308
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças transmitidas por alimentos e água (DTA) constituem um grande problema de saúde pública, tanto no Brasil como nos demais países, sendo responsáveis por elevados custos econômicos e sociais, e que impactam diretamente na qualidade de vida e saúde da população. Em relação à ocorrência de DTA, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • e) Ocorre quando não há um adequado controle do binômio tempo-temperatura.


ID
2288239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à microbiologia do leite e de seus produtos derivados, julgue o próximo item.

A bactéria Lysteria monocytogenes, causadora da listeriose, é um patógeno resistente à pasteurização rápida do leite, mas não à refrigeração, por isso o leite pasteurizado deve ser refrigerado.

Alternativas
Comentários
  • A bactéria causadora da listeriose pode ser encontrada no solo, na água e em alguns animais, incluindo aves e bovinos. Ao contrário de muitos micro-organismos, a Listeria monocytogenes, pode crescer em temperaturas muito frias, mesmo no refrigerador. Mas ela não sobrevive a altas temperaturas, como cozimento ou pasteurização.

    Os principais focos de listeriose são:

    Leite e produtos lácteos não pasteurizados Carnes contaminadasAlimentos processados, como queijos e outros frios, Frutos do mar defumados e congelados Vegetais crus que podem estar contaminados.

  • REFRIGERAÇÃO E CONGELAMENTO APENAS INIBEM OU RETARDAM A PROLIFERAÇÃO

    LISTERIA ESTÁ PRESENTE EM LEITES CRUS E PASTEURIZADOS, QUEIJOS E CARNES

  • ELA É SENSÍVEL A PASTEURIZAÇÃO.


ID
2302363
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Clostridium perfringens é um bacilo gram-positivo responsável por casos significativos de toxinfecções alimentares. É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Clostridium perfringens é responsável por dois tipos de toxinfecções alimentares:

    a) Forma clássica, sintomas causados pela cepa A como dores abdominais agudas, diarreia com náuseas e febre (vômitos raros). Os sintomas aparecem entre 8 e 12 horas após a ingestão. Esta intoxicação é branda e raramente causa morte no indivíduo afetado;

    b) Forma grave, sintomas causados pela cepa C, enterite necrótica caracterizada por dores abdominais agudas muito intensas, diarreia sanguinolenta, vômitos e inflamação necrótica do intestino delgado. É raro acontecer, mas é fatal quando acomete um indivíduo.

    Isso é causado por uma enterotoxina que aparece quando se forma o esporo do Clostridium perfringens. Esta toxina pode ser processada no alimento mas, comumente sua produção ocorre principalmente no intestino.