SóProvas


ID
232768
Banca
MPE-PB
Órgão
MPE-PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Não é considerado como fenômeno transformativo conservador do cadáver a:

Alternativas
Comentários
  • OBS: Maceferação constitui um fenômeno  transformativo destrutivo.

    FENÔMENOS CADAVÉRICOS
     
    Para se constatar a certeza da morte, é necessária a observação cuidadosa dos Fenômenos Cadavéricos, que são aqueles que comprovam a falta de vida. Estes fenômenos se classificam em:
     
     

    * Abióticos: Demonstram os sinais vitais negativos. Que Se dividem em Imediatos (Aparecem imediatamente após instalado o processo de morte. Imobilidade, perda da consciência, perda da sensibilidade, abolição da motilidade e tono muscular, cessação permanente da respiração, circulação e atividade encefálica) e Consecutivos ou Tardios (Se instalam com o passar do tempo de morte. Desidratação cadavérica, decréscimo do peso, pergaminhamento da pele, dessecamento das mucosas do lábio, modificações do globo ocular, esfriamento do corpo, manchas de hipóstases, rigidez cadavérica, espasmo cadavérico).

     * Transformativos: Denotam a transformação do corpo após a morte. Que Divide-se em Destrutivos (Se caracterizam pelo processo destrutivo do corpo. Autólise, Putrefação e Maceração) e Conservativos (Se instalam conservando as estruturas do corpo. Saponificação e Mumificação).
  • Maceração - Toda vez que o cadáver permanece algum tempo em ambiente líquido, fica com aspecto macerado (pele enrugada, esbranquiçada, amolecida, branco pardacenta, se destacando). Isto pode acontecer também com os fetos que morrem mas não são expulsos (e, com isto, pode-se detectar quando ocorreu a morte).
  • ATENÇÃO: diferentemente do que afirma a colega acima, a maceração é processo transformativo destrutivo e não conservativo.
  • Transformativos Destrutivos : MAP

    Maceração

    Autólise

    Putrefação

    Os restantes da "família ão" são fenômenos transformativos conservadores.

  • Pessoal, pra ajudar: macerar é triturar frutas, esmagar as frutas pra fazer sucos. Destrói portanto :) 

  • Fenômenos cadavéricos: 

    1. Abióticos 

    1.1 Imediatos (imobilidade, ausência de pulso..)

    1.2 Consecutivos (resfriamento do corpo, rigidez cadavérica..)

    2. Transformativos

    2.1 Destrutivos :  Autólise, Putrefação e Maceração

    2.2 Conservadores:Mumificação, saponificação, calcificação e corificação

  • Os fenômenos transformativos podem ser de duas ordens: destrutivos (autólise, putrefação e maceração) e conservadores (mumificação, saponificação, calcificação, corificação, congelação e fossilização).

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

  • Para os que não são assinantes, segue a resposta do QC:

    Os fenômenos transformativos podem ser de duas ordens: destrutivos (autólise, putrefação e maceração) e conservadores (mumificação, saponificação, calcificação, corificação, congelação e fossilização).

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

  • A) ERRADA. MUMIFICAÇÃO É PROCESSO TRANSFORMATIVO CONSERVADOR. PODE SER DE FORMA NATURAL, ARTIFICIAL OU MISTA. O PROCESSO NATURAL EXIGE CONDIÇÕES AMBIENTAIS FAVORÁVEIS: REGIÕES QUENTES E SECAS E BEM AREJADAS.

    B) ERRADA . SAPONIFICAÇÃO: PROCESSO TRANSFORMATIVO CONSERVADOR. SOLOS ARGILOSOS E ÚMIDOS, POUCA VENTILAÇÃO. CADÁVER CONSISTÊNCIA MOLE, PARECIDO COM SABÃO. ADIPOCERA FORMADA PELAS GORDURAS EXISTENTES NO CORPO.

    C) ERRADA. CALCIFICAÇÃO: MUITO RARO. É CONSERVADOR. GERALMENTE OCORRE EM FETOS, DE FORMA INTRAUTERINA;"CRIANÇA DE PEDRA". PODE OCORRER DE FORMA EXTRAUTERINA. PUTREFAÇÃO MUITO RÁPIDA + ASSIMILAÇÃO DE SAIS CALCÁRIOS PELO ESQUELETO. APARÊNCIA PÉTRA E GRANDE PESO.

    D) ERRADA. CORIFICAÇÃO: OCORRE COM CADÁVERES EM URNAS METÁLICAS HERMÉTICAS (GERALMENTE DE ZINCO). É PROCESSO CONSERVADOR. PELE EM ASPECTO DE "COURO CURTIDO"; ABDOME ACHATADO; MUSCULATURA E TECIDO SUBCUTÂNEO PRESERVADOS; ÓRGÃOS AMOLECIDOS E CONSERVADOS.

    E) CERTA (QUESTÃO PEDIA A QUE NÃO ERA PROCESSO CONSERVADOR); MACERAÇÃO É PROCESSO DESTRUTIVO. AMOLECIMENTO DOS TECIDOS E ÓRGÃOS QUANDO SUBMERSOS EM MEIO LÍQUIDO; PELE ESBRANQUIÇADA, FRIÁVEL. EPIDERME SE SOLTA DA DERME. MAIS COMUNS EM AFOGADOS E FETOS.

    FONTE: SITE MALTHUS.