Colostro: é muito rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lactose, que promove a multiplicação de lactobacillus bifidus que favorece o crescimento da microbiota intestinal. A proporção de gorduras é menor no colostro do que no leite maduro. (King, 1991; Levy, 1994; OMS, 1994; Aguilar Cor-dero, Moyano Díez e García Aguilar, 2005).
Essa variação que ocorre com o leite materno é comum e se divide em três fases principais:
Primeira fase: o leite materno é chamado de colostro, este é secretado nos dois ou três primeiros dias após o parto. Tem aparência ligeiramente transparente e consistência mais líquida, o que leva muitas mães a pensarem que o seu leite está “fraco”, quando na verdade não há nada de errado com ele. Este leite contém os mesmos nutrientes que o leite maduro, porém com mais proteínas e menos gordura, sem deixar de atender às necessidades nutricionais do bebe neste período.
Segunda fase: o leite é chamado de leite de transição, ele apresenta maior volume por mamada quando comparado ao colostro. Nessa fase o leite sofre alterações nutricionais graduais entre as características do colostro para o leite maduro, como a diminuição dos índices de proteína e aumento de gorduras e carboidratos.
Terceira fase: o leite é chamado de leite maduro, se inicia por volta do 25° dia, tem aparência mais esbranquiçada e é mais consistente que o colostro. O leite materno contém nutrientes em proporções que acompanham a maturidade do sistema digestivo e as necessidades nutricionais do bebê para que ele possa crescer e se desenvolver.
fonte: http://www.danonebaby.com.br/sem-categoria/fases-do-leite-materno/