SóProvas


ID
2327698
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Uma alimentação adequada durante os primeiros anos de vida é fundamental para o pleno desenvolvimento e crescimento infantil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a criança seja exclusivamente amamentada nos primeiros seis meses de vida e, após este período, sejam introduzidos de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. Em relação à esta população, julgue o seguinte item. 


Devido à prevalência ainda elevada de hipovitaminose A no Brasil, a gestante deve receber pelo menos uma suplementação com megadose de vitamina A durante o último trimestre de gestação, garantindo assim o aporte necessário desse nutriente ao feto durante a amamentação. 

Alternativas
Comentários
  • Não é indicado suplementação de vit A na gestação - Apenas no pós parto imediato. 200.00 UI dose unica oral.

  • Suplementação materna durante a gestação (Seja durante os 60 dias que se seguem à concepção, quando existe um risco de teratogenicidade, seja depois de uni período de 60 dias após a concepção para as mulheres que consomem habitualmente doses de vitamina A superiores ou interiores aos aportes recomendados).

    Para as gestantes, independentemente de seu status vitamínico A, a dose diária máxima recomendada na suplementação, durante toda a duração da gestação, é de 10.000 UI (3000 14 de ER).

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vitaminaa_gestacao_lactacao_relatorio_consultoria.pdf

  • *Devido à prevalência ainda elevada de hipovitaminose A no Brasil, a *Mãe/PUERPERAS* deve receber uma suplementação com megadose de vitamina A no pós parto IMEDIATO (200.000 UI), garantindo assim o aporte necessário desse nutriente ao *bebê* durante a amamentação. 

    *Aos 6 meses, com a introdução alimentar.... de 06 - 11 meses = 100.000 UI

    * A partir dos 12 meses até 59 meses, 200.000 UI, , a cada 6 meses.

     

  • A vitamina A administrada em megadoses durante a gestação pode ter efeito teratogênico

  • NOTA IMPORTANTE:

    Destaca-se que em julho de 2016 a suplementação de puérperas foi suspensa em todo o país após extenso debate com especialistas que consideraram que, apesar de a suplementação aumentar a disponibilidade de vitamina A no leite materno, não havia evidências contundentes quanto aos benefícios em relação à saúde materna e infantil

    http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/oficio_17-2016_enccerramento_suplement_vit_a.pdf