SóProvas


ID
2328211
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para a questão. 


Meninas negras ‘vão se sentir representadas’, diz nova Miss Brasil

A nova Miss Brasil disse acreditar que sua vitória, ocorrida no sábado (1º), em São Paulo, vai contribuir para aceitação de outras jovens. Segunda negra a vencer o concurso (a primeira foi a gaúcha Deise Nunes, em 1986), Raissa Santana afirmou, em entrevista ao G1, que não se achava bonita na escola.

“Eu acredito que outras meninas vão se sentir representadas. Você olhava para concursos, para a TV, e não encontrava mulheres negras”, disse a paranaense de 21 anos. “Agora você pode ver uma Miss negra, achar que ela é linda. Estamos mobilizando e incentivando as meninas a se aceitarem.” Nascida na Bahia, Raissa se mudou bem nova para o Paraná. Durante a adolescência, ela garante que passou por “uma fase de aceitação”. “Eu não me achava bonita na escola.” A jovem participou do primeiro concurso de beleza aos 16 anos. Na sequência, entrou em disputas de miss municipais, estaduais até chegar ao nacional e vencer.

“Eu me achei bonita independente do que as pessoas falavam, eu me aceitei. E eu quero ajudar as outras meninas que passam por isso nas escolas, no bairro, de não se achar bonita por causa do cabelo, do nariz, da boca. A gente é negro e tem o traço negro. Precisamos ensinar essas meninas a se aceitarem. Eu passei por isso e sei que não é fácil”, comentou a paranaense.

Embora honrada com a conquista, Raissa diz representar mais que a beleza negra. “Eu estou representando a beleza em si. Eu acredito que a beleza é a beleza. Ser a segunda negra depois de um jejum de 30 anos, um jejum muito grande, me deixa honrada. Estou muito contente com o apoio que eu estou tendo”.

Com a mudança do perfil de Miss, Raissa define o papel que ela exerce. “Eu acredito que a Miss é um exemplo. Ela está ali para formar opinião, divulgar seu país, sua cultura, o seu povo da melhor forma possível”.


Fonte: GONÇALVES, Gabriela. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/meninas-negras-vao-se-sentir-representadas-diz-nova-miss-brasil.html>.

Qual excerto a seguir NÃO se trata de oração subordinada substantiva objetiva direta?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ''E''

     

    Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que (ISSO) sua vida seja boa. 

    DICA: Sempre que você puder substituir o ''que'' pelo o pronome ''isso'' ela será Oração Subordinada SUBSTANTIVA. Agora para saber a sua classificação analise a função que ela exerce: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.​

     

    a)  Raissa Santana afirmou, em entrevista ao G1, que (ISSO) não se achava bonita na escola.

     

    b) Agora você pode ver uma Miss negra, achar que (ISSO) ela é linda.

     

    c)  Durante a adolescência, ela garante que (ISSO) passou por “uma fase de aceitação”.

     

    d) Eu passei por isso e sei que (ISSO) não é fácil.

     

    e) Raissa define o papel que (o qual) ela exerce.   GABARITO, POIS O ''QUE'' É UM PRONOME RELATIVO.

  • Para ser subordinada objetiva direta o antecedente do QUE deve ser um verbo, na alternativa E ele é um substantivo, portanto, é uma subordinada adjetiva e o QUE é um pronome relativo

  • ESSE NEGÓCIO DE CONTAR LINHA....

  • Na oração subordinada substantiva objetiva direta o  "que" introduz ou tem a função de um Objeto Direto. Como eu faço para diferenciar :

    Que = isso --> Conjunção integrante. Oração subordinada substantiva.

    Que = A qual/ O qual --> Pronome relativo. Oração subordinada adjetiva.

  • perdi quase dez minutos por causa dessa contagem de linha errada.

  • O macete do "isso" funciona sempre, mas também é só olharmos que a única oração seguinte que não vem precedida de verbo é a letra "e", vem precedida de um nome (papel). Não te como um objeto direto vir depois de um nome.

  • Com os períodos completos, fica mais facil:

    a) Raissa Santana afirmou, em entrevista ao G1, que não se achava bonita na escola.  afirmar é verbo transitivo direto, o qual exige objeto direto

    b) “Agora você pode ver uma Miss negra, achar que ela é linda. "ver" também é transitivo direto.

    c) Durante a adolescência, ela garante que passou por “uma fase de aceitação”.quem garante, garante alguma coisa. 

    d)  Eu passei por isso e sei que não é fácil” saber é transitivo direto

    e) Com a mudança do perfil de Miss, Raissa define o papel que ela exerce. Embora definir seja transitivo direto, a oração esta restringindo o sentido do objeto, sendo oração subordinada adjetiva restritiva

  •  

    Q223162      Q812617

     

    1-    Há ocorrência de exemplo de oração subordinada substantiva OBJETIVA DIRETA.

     

        LEVANDO EM CONTA ISSO. QUEM LEVA, LEVA ALGUMA COISA.

     

    Q768166

     

    "[...] pensei que as consequências seriam bem piores!"   OBS. Pensei ISSO, logo  Oração subordinada substantiva.

                           Oração Subordinada substantiva Objetiva Direta.

     

     O QUAL = ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

     

    ISSO = ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA 

     

  • Na letra  E, o ''que'' é pronome relativo.

     

  • Gabarito: E

    Raissa define o papel(o qualque ela exerce. Oração subord. adjetiva restritiva.

     

  • ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA UTILIZA A CONJUNÇÃO INTEGRANDE QUE E ACEITA O PRONOME SUBSTANTIVO (ISSO) EM SUBSTITUIÇÃO DO TERMO POSTERIOR. ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA UTILIZA O PRONOME RELATIVO QUE E RETOMA O TERMO ANTERIOR, PODENDO SUSTITUIR O PRONOME RELATIVO QUE POR QUAL.

    a)  Raissa Santana afirmou (ISSO), em entrevista ao G1, que não se achava bonita na escola.

    b) Agora você pode ver uma Miss negra, achar (ISSO) que ela é linda.

    c)  Durante a adolescência, ela garante (ISSO) que passou por “uma fase de aceitação”.

    d) Eu passei por isso e sei (ISSO) que não é fácil.

    e) Raissa define o papel que (O QUAL) ela exerce. Veja que aqui o que não é uma conjunção integrante, mas um pronome relativo, pois ele retoma o termo anterior, quando isso for possível estaremos diante de uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva(sem vírgulas) ou explicativa (com vírgulas).

  • Gabarito Letra E. Trata-se de oração subordinada adjetiva restritiva desenvolvida.