SóProvas


ID
232993
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O termo biodisponibilidade indica a proporção do nutriente ingerido que é absorvido e utilizado pelo organismo. Em relação à biodisponibilidade do ferro, julgue os itens a seguir.

I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme.
II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral.
III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro.
IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme.
V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Acredito estarem corretos os itens: I, III e IV.
  • Creio que o item I está incorreto, uma vez que o ferro não heme também pode ser encontrado em fontes animais. Assim, creio que os itens corretos são III IV e V
  • os alimentos de origem animal, como carnes, frangos e peixes contém o  ferro heme, sendo mais biodisponível do que o ferro não heme, presente nos vegetais.  correta


    a 1, 3 e 4 estão corretas  O ferro do frango e da

  • I, IV e V estão certas!

    "Durante a gestação, a absorção do ferro está alterada, aumentando com a evolução do processo gravídico. Barret e cols."
  • A RESPOSTA CERTA SAO I, IV e V

    I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme. CORRETA

    II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral.  NO LEITE MATERNO A QUANTIDADE DE O FERRO É POUCA, MAS TEM MUITA DISPONIBILIDADE, logo questão falsa.
    III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro.  A ABSORÇÃO DO  FERRO HEME POUCO É AFETADA POR FATORES FACILITADORES OU INIBIDORES. E SUA BIODISPONIBILIDADE INDEPENDE DA COMPOISIÇÃO DA DIETA  FALSO
    IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme. correta
    V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro.correta
  • Concordo com as questões apontadas como corretas pelo auto acima (I, IV e V), porém descordo dos motivos apresentados pelos motivos abaixo:

    II - O leite materno é sim pobre em ferro, porém, o recém nascido possui uma reserva de ferro, formado durante a gestação, com capaidade para manter os níveis adequados, de acordo com suas necessidades diárias, por 6 meses, período de AME. Após os 6 meses, a criança já inicia a alimentação complementar, cuja composição deve ser adequada ao suprimento de suas necessidades nutricionais. A suplementação poortanto, não é uma conduta generalista, e deve ocorrer apenas nos casos de necessidade identificada, sob supervisão de médico e/ ou nutricionista.

    III - As proteínas de origem animal não tem nenhuma intervenção no processo de absorção do Ferro. A Vitamina C que tem fator potencializador na biodisponibilidade do Ferro não heme, enquanto os taninos, fitatos e oxalatos são fatores inibidores de sua absorção. Vale comentar também que o Cálcio diminui a biodispinibilidade do ferro, quando presentes na mesma refeição.
  • I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme. - Ferro não heme, encontrado PREDOMINANTEMENTE nos alimentos de origem vegetal, mas também em alguns alimentos de origem animal, como nas enzimas não heme e ferritina.
    II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral. - apesar do teor de ferro do leite materno ser muito baixo, ele é altamente biodisponível em decorrência da presença de lactoferrina do leite, que intensifica a absorção do ferro.
    III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro. - a absorção do ferro heme é afetada apenas minimamente pela composição das refeições e secreções gastrointestinais. Logo, acho que não podemos dizer que intensifique, né?
    IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme. - os taninos, que sao polifenois, no chá, também reduzem a absorção de ferro não heme.
    V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro. - certos estados fisiológicos, tais como gravidez e crescimento, que acarretam aumento de formação sanguínea, estimulam a absorção de ferro.

    Fonte: ANDERSON, Jonh J. B. Minerais. In: MAHAN, L. Katheleen e ESCOTT-STUMP, Sylvia. ... (Krause, cap. 5)

    Bem... para ter 3 acertivas corretas o certo deveria considerar a 1 (ferro heme encontrado predominantemente em alimentos de arigem vegetal) ou a 3 (afeta minimamente, mas afeta?)????
    Essa questão caberia recurso, então?


  • Acredito que as corretas são: III, IV e V

    I - Ferro não heme está presente em produtos animais também.

    II - LM tem melhor biodisponibilidade de ferro

    III - Os aminoácidos sulfurados como a cisteína melhoram a absorção de ferro. A questão não explica que melhora a absorção de ferro heme, e sim apenas do ferro. ( Os peptídeos liberados durante a digestão no estômago podem aumentar a solubilidade de ferro não heme melhorando sua absorção. Essas propriedades são atribuídas aos aminoácidos, especialmente os sulfurados como a cisteína. Ela se liga ao ferro mantendo-o solúvel e disponível para absorção.) - certa

    IV - certa

    V - certa

  • A I está correta sim, pois a terminologia Ferro HEME vem de Hemácias. Estas são encontradas e provenientes somente de alimentos de origem animal. Não encontramos hemácias em alimentos de origem vegetal, por isso o ferro encontrado neles é chamado de FE Não Heme.

  • I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme. (CORRETO)

     

    II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral. (ERRADO) - ( O leite materno é rico em lactoferrina, uma proteína que ajuda na absorção do ferro pelo organismo.)

     

    III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro. (ERRADO)

     

    IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme. (CORRETO) O ácido fítico ou fitato, abundante nos cereais e sementes de leguminosas, constitui um dos principais inibidores da absorção do ferro não heme, na forma de penta e hexafosfato de mioinositol (Figura 1). Estes reagem com o ferro (cátion divalente), formando sais insolúveis que se precipitam na luz intestinal, inibindo assim a absorção do mineral(19,20). Além disso, fatores tais como pH e a presença e concentração de outros minerais influenciam a ligação do ferro ao fitato(21). O ácido fítico pode ser parcialmente desfosforilado pela ação de fitases endógenas, presentes nos cereais e leguminosas, durante processos como estocagem, fermentação, germinação, imersão em água (maceração) e processamento de grãos, resultando em melhoria da biodisponibilidade do ferro presente nesses alimentos(22).

     

    V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro. (CORRETO) Durante a gravidez, vários processos fisiológicos fazem com que a demanda desse micronutriente tenha um incremento significativo, o que torna necessárias maiores ingestão e absorção de ferro. Sabe-se que, durante a gestação, a quantidade de ferro absorvida nos intestinos aumenta, mas, mesmo assim, a maioria das gestantes não ingere quantidade satisfatória desse mineral, o que torna explicável a suplementação oral da dieta com ferro.

  • Achei que a I estava errada, pois o ovo possui Fe não heme

  • Só completando, não apenas está prevista na Lei nº 7.960/89, mas também na Lei nº 8.072/90 (Crimes Hediondos). A previsão nesta última é de 30d + 30d.

    Abs