Acredito que as corretas são: III, IV e V
I - Ferro não heme está presente em produtos animais também.
II - LM tem melhor biodisponibilidade de ferro
III - Os aminoácidos sulfurados como a cisteína melhoram a absorção de ferro. A questão não explica que melhora a absorção de ferro heme, e sim apenas do ferro. ( Os peptídeos liberados durante a digestão no estômago podem aumentar a solubilidade de ferro não heme melhorando sua absorção. Essas propriedades são atribuídas aos aminoácidos, especialmente os sulfurados como a cisteína. Ela se liga ao ferro mantendo-o solúvel e disponível para absorção.) - certa
IV - certa
V - certa
I A biodisponibilidade do ferro não heme, encontrado somente nos alimentos de origem vegetal, é menor quando comparada com a do ferro heme. (CORRETO)
II No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral. (ERRADO) - ( O leite materno é rico em lactoferrina, uma proteína que ajuda na absorção do ferro pelo organismo.)
III As proteínas de origem alimentar de carne bovina e de frango intensificam a absorção do ferro. (ERRADO)
IV Os taninos, presentes, por exemplo, no chá, reduzem a absorção do ferro não heme. (CORRETO) O ácido fítico ou fitato, abundante nos cereais e sementes de leguminosas, constitui um dos principais inibidores da absorção do ferro não heme, na forma de penta e hexafosfato de mioinositol (Figura 1). Estes reagem com o ferro (cátion divalente), formando sais insolúveis que se precipitam na luz intestinal, inibindo assim a absorção do mineral(19,20). Além disso, fatores tais como pH e a presença e concentração de outros minerais influenciam a ligação do ferro ao fitato(21). O ácido fítico pode ser parcialmente desfosforilado pela ação de fitases endógenas, presentes nos cereais e leguminosas, durante processos como estocagem, fermentação, germinação, imersão em água (maceração) e processamento de grãos, resultando em melhoria da biodisponibilidade do ferro presente nesses alimentos(22).
V Certos estados fisiológicos, como a gravidez, estimulam a absorção de ferro. (CORRETO) Durante a gravidez, vários processos fisiológicos fazem com que a demanda desse micronutriente tenha um incremento significativo, o que torna necessárias maiores ingestão e absorção de ferro. Sabe-se que, durante a gestação, a quantidade de ferro absorvida nos intestinos aumenta, mas, mesmo assim, a maioria das gestantes não ingere quantidade satisfatória desse mineral, o que torna explicável a suplementação oral da dieta com ferro.