SóProvas


ID
2330242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente aos elementos do comportamento organizacional.

O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento afetivo que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização.

Alternativas
Comentários
  • "Comprometimento afetivo" refere-se a uma relação de namoro ou algo do tipo... hehehe

    Sobre a questão, não achei uma bibiliografia relacionada... Provavelmente foi de experiências anteriores do examinador... 

  • "Em relação à Teoria da Reciprocidade, Gouldner (1960 apud Siqueira,2005, p. 84) defende “serem as relações sociais regidas por um princípio moral, aceito universalmente e não padronizado, que define como obrigação o ato de retribuir um favor recebido”. Baseada na regra da reciprocidade, a percepção de suporte organizacional (POS) extrairia dos empregados o senso de obrigação de cuidar do bem-estar da organização e ajudá-la a atingir seus objetivos (EISENBERGER et al., 2001). Assim, a percepção de suporte organizacional está diretamente relacionada às expectativas de reciprocidade nas interações entre indivíduo e organização (ANDRADE et al. 2013)."

    "A Teoria de Suporte Organizacional (TSO) sustenta que a formação da percepção de suporte organizacional é encorajada pela tendência dos empregados de destacar as características humanas da organização (EISENBERGER et al., 1986 apud RHOADES e EISENBERGER, 2002). A partir dessa personificação, os empregados veriam tratamento favorável ou desfavorável recebido da organização como um indicador da extensão na qual ela valoriza suas contribuições e se importa com o seu bem-estar. A mesma teoria sustenta que a percepção de suporte organizacional produz uma sensação de obrigação generalizada de ajudar a organização a atingir seus objetivos, um comprometimento afetivo com a organização, e uma expectativa crescente de que um desempenho superior será observado e recompensado (EISENBERGER et al., 1986 apud ASELAJE e EISENBERGER, 2003)."

    fonte: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2664/1/Rela%C3%A7%C3%B5es%20correlacionais%20entre%20percep%C3%A7%C3%A3o%20de%20suporte%20organizacional%20e%20comprometimento%20afetivo%20dos%20servidores%20do%20Minist%C3%A9rio%20do%20Trabalho%20e%20Emprego.pdf

  • sublinha a importância da maturidade' dos indivíduos. Pa ra este autor, há um processo
    contínuo que leva os indivíduos do estado da imaturidade para o estado maduro, embora
    poucos consigam tornar-se plenamente maduros.
    Essa abordagem também apontou a relação de equilíbrio organizacional entre os
    incentivos que os participantes recebem e as contribuições que fazem, demonstrando
    que a organização existe enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar
    incentivos que levem a participação. Tratou da int eração psicológica e do processo de
    reciprocidade ou contrato psicológico.

    A liderança também foi tema de discussão pelos autores comportamentais, distinguindo-
    se poder e autoridade e trazendo contribuições relacionadas à aceitação da autoridade.
    Além disso, várias teorias foram lançadas, a exemplo da teoria que definia a
    liderança a partir dos traços de personalidade, da teoria comportamental e situacional

  • a cada pergunta sem nexo com a realidade  que só por Deus ...

  • Gabarito: E

    Nunca estudei sobre teoria da reciprocidade, respondi essa questão com base na teoria do equilíbrio organizacional:

    *  As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos estímulos que oferece aos participantes;
    * A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições.

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/herbert-simon-e-a-teoria-do-equilibrio-organizacional-interacao-motivacao-dinamica-e-eficacia/81334/

  • Clima Organizacional:

    - COGNITIVO (Racional)
    - Descritivo
    - Abrange a organização/ grupo/coletivo

    Clima Psicológico:

    - AFETIVO (Emocional)
    - Avaliativo
    - Abrange o indivíduo

    Satisfação no trabalho:

    - COGNITIVO e AFETIVO
    - Descritivo e Avaliativo
    - Abrange o indivíduo e a organização.

  • Acertei a questão ma me enveredei pelo lado do equilíbrio organizacional que é a situação de reciprocidade (troca) entre o funcionário e a empresa;

     

    Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.

     

    Mas eu também não afirmaria que esse seria o pressuposto central, quem puder indicar o elemento central e com fontes eu ficaria grato.

     

    BOns estudos

  • ERRADO O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento afetivo que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização.




  • Comentando para guardar a questão, desculpem-me os demais colegas. Foco, Força e Fé na Luz pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
  • Hermes, você pode fazer uma anotação na questão e depois conferir só as questões anotadas. Eu faço assim e fica mais fácil de revisar. Abraços.

  • Fundamentos para Resolver a questão  Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - 4ª edição, pág. 8; 59 a 61

    ENUNCIADO: Julgue o item a seguir, referente aos elementos do comportamento organizacional.

    ASSERTIVA (ERRADA): O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento afetivo que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização.

    O gabarito está ERRADO ao frisar as palavras:  "O elemento central"  e  "comprometimento afetivo", já que no enunciado faz alusão ao Comportamento Organizacional... (E NÃO NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - DO) que realmente possuiu uma abordagem moderna, democrática, participativa dos funcionários)

     

    A Teoria COMPORTAMENTAL  ou  Teoria Behaviorista, estuda o COMPORTAMENTO das PESSOAS dentro do contexto organizacional mais amplo e em seus PROCESSOS DECISÓRIOS

     

    Não se trata de sentimentos, comprometimento afetivo!!! Lembrem-se também do Homo Economicus, o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida e pelo salário que o trabalho proporciona. O homem é motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver (pág. 8) 


    McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar (Teoria X e Teoria Y) e analisa o comportamento das pessoas na organização, dentre as conclusões, percebe-se que as teorias administrativas anteriores davam muita importância para as AÇÕES e que nenhuma às DECISÕES. (e é dentro desta abordagem que surge a TEORIA DO PROCESSO DECISÓRIO)

     

    Segundo o escritor Chris Argyris há um inevitável CONFLITO na realização simultânea dos objetivos do indivíduo e da organização. Explica que a organização tradicional faz exigências incongruentes ao indivíduo e que então surge o a frustação e os conflitos. O empregado ao ficar confinado em tarefas medíocres, com pouca oportunidade, responsabilidade, autoconfiança, independência, sem poder decisório, executando atividades que exigem o mínimo de capacitação, este PERDE o seu SENTIDO SOCIAL e PSICOLÓGICO, passando a considerar o trabalho um DESPRAZER e torna-se INDIFERENTE à qualidade do seu trabalho, já que não pode tomar suas próprias decisões.

     

    Os indivíduos buscam suas satisfações pessoais, como salário, lazer, conforto, horário favorável, oportunidades de crescimento, etc., já as organizações têm necessidades, como capital, edifícios, equipamentos, potencial humano, lucratividade e buscam oportunidades de se ajustar a um ambiente em mudanças.

     

    É a partir da Teoria Comportamental, que surge a TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO), com foco principal em MUDAR AS PESSOAS, A NATUREZA e A QUALIDADE de suas relações de trabalho

     

    É AQUI QUE REALMENTE AS EMPRESAS PASSAM A SE IMPORTAR COM OS SUBORDINADOS e OS GERENTES DÃO AOS FUNCIONÁRIOS UM PAPEL IMPORTANTE NA TOMADA DE DECISÕES...

    HÁ TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO e FORTALECIMENTO (EMPOWERMENT) de EQUIPES. 

     

    #estudaqueavidamuda

     

  • penso que a questão aborda a reciprocidade entre as pessoas, interpessoal, e não entre pessoas e organização que é mais condizente com a teoria do equilíbrio organizacional.

  • Existe a Tipologia Afetiva! Talvez a questão buscou confundir.

  • O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento afetivo que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização. Resposta: Errado.

    Comentário: reciprocidade está ligado a equilíbrio.

    De acordo com Bastos (1993) o vínculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens:

    Afetivo (Atitudinal): o indivíduo se identifica com a organização e seus objetivos, desejando nela manter-se.

  • De acordo com a resposta do professor, o erro está em COMPROMETIMENTO AFETIVO em vez de COMPROMETIMENTO VOLITIVO (trabalhar eficazmente e ser reconhecido por isso). Bjs

  • TIPOS DE COMPROMETIMENTO

    Afetivo: Também conhecido como atitudinal, este tipo de comprometimento organizacional diz respeito aos colaboradores que mantém um vínculo sentimental e emocional com a empresa em que atuam. Estes profissionais sentem-se valorizados e têm orgulho em estar na organização, se colocando sempre à disposição para contribuir em prol da empresa. 

    Neste tipo de comprometimento, os objetivos do funcionário estão alinhados aos da empresa, sem interferência de suas ambições ou projeções pessoais. Este tipo de comprometimento é estabelecido pela sensação de identificação e pertencimento do colaborador com a empresa. Sua ligação é extremamente relacionada a fatores profissionais e ao seu crescimento na mesma.

    Instrumental: Colaboradores que permanecem na empresa pela importância que dão ao salário e ao benefício

    Normativo = Colaboradores que se sentem obrigados a permanecer na empresa seja por causa de um "débito" ou retribuir algum favor.

    Sociológico: Colaboradores que aceitam a dominação imposta pela empresa como algo normal e natural.Relação chefe x subordinado.

    Comportamental = Verdadeiramente comprometido a partir de suas atitudes no dia a dia.

  • O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento afetivo que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização. O erro é o comprometimento afetivo, pois caracteriza a subjetividade.

    Estaria correto desta forma:

    O elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento volitivo (objetivo) que as pessoas demonstram em relação às organizações que estabelecem relações baseadas no reconhecimento e valorização.

  • Na prova eu deixaria em branco. Certeza absoluta!

  • Retirado do TEC Concursos - Comentário do Professor Mizael Monteiro

    Allen e Meyer (1997) conceitualizam três componentes na definição do comprometimento organizacional:

     

    Comprometimento como um apego AFETIVO com a organização: os funcionários permanecem na organização porque eles querem, ou seja, estão dispostos a exercerem um esforço considerável em benefício da organização; creem e aceitam os valores e objetivos organizacionais; possuem um forte desejo de se manter como membro da organização.

    Comprometimento percebido como custos associados a deixar a organização, tratado como INSTRUMENTAL ou CALCULATIVO: os funcionários com comprometimento instrumental permanecem na organização porque eles precisam. Este componente pode ser relacionado com a conformidade – as atitudes e comportamentos são adotados com o objetivo de recebimento de recompensas; e

    Comprometimento como uma obrigação em permanecer na organização, denominado NORMATIVO: é o elemento central na definição do comprometimento, de aceitar os valores e os objetivos organizacionais, representa uma forma de controle sobre as ações das pessoas. Os indivíduos comprometidos exibem certos comportamentos porque acreditam que é certo e moral fazê-lo.

     

    Sendo assim, segundo o autor, o elemento central da relação de reciprocidade entre pessoas e organizações é o comprometimento normativo, e não afetivo.

     

    Gabarito: Errado.

     

     

    MEYER, J. P. e ALLEN, N. J.. Commitment in the workplace: theory, research and application. Thousand Oaks: Sage Publications. 1997.