SóProvas


ID
2330245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente aos elementos do comportamento organizacional.

Conforme a teoria da expectativa, a motivação depende da percepção de que a organização adota mecanismos de equidade e paridade de remuneração como forma de reconhecimento do desempenho dos indivíduos que nela trabalham.

Alternativas
Comentários
  • A teoria das expectativas baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros

     

    Ela apresenta que a expectativa de um resultado positivo orienta a motivação. Em termos mais práticos, se uma pessoa apresentar determinado comportamento e achar que receberá uma boa recompensa por isso, a espera ou probabilidade de recompensa esta associada ao comportamento. Essas recompensas organizacionais tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender a suas metas pessoais.

  • A questão trata da

    Teoria da Equidade (ou Teoria do Equilíbrio ou Comparação Social)

    Tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. A contribuição desta teoria no ambiente organizacional reside na possibilidade de se aferir o clima no trabalho, por permitir a compreensão quanto à reação das pessoas diante de recompensas oferecidas ao grupo.  

  • Essa questão estaria certa se falasse na teoria da equidade. Teoria da expectancia de Victor Vroon diz que para que uma pessoa esteja motivada a fazer alguma coisa é preciso que ela simultaneamente:

    - atribua valor ao resultado advindo de fazer essa coisa;

    - acredite que essa coisa ela receberá a compensação esperada;

    - acredite na probabilidade que tem condições de fazer aquela coisa.

    M = expectativa x instrumentalidade x valência

  • GAB: ERRADO

     

    RESUMIDAMENTE: 

    Teoria da Equidade (Stacy Adams): A motivação depende do equilíbro entre o que se dá e o que se recebe.

     

    Teoria da Expectativa ou Expectância (Vroom): A motivação do indivíduo acontece quando ele crê na recompensa decorrente de seu esforço.

    Valência: grau de atração (valor)

    Instrumentalidade: ação e resultado

    Expectativa: Antecipação dos resultados

  • 3.6 Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom
    Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.
    Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.
    Valência
    É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.
    Instrumentalidade
    Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
    Expectativa
    Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
    Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
    • atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;
    • acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;
    • acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.

  • Conforme a teoria da expectativa (equidade de Stacy Adams), a motivação depende da percepção de que a organização adota mecanismos de equidade e paridade de remuneração como forma de reconhecimento do desempenho dos indivíduos que nela trabalham.– Errado, a questão aborda a Teoria da Equidade de Adams e não a Teoria da expectativa/expectância de Victor Vroom

  • ERRADO

    A QUESTÃO DESCREVE A TEORIA DA EQUIDADE DE STACY ADAMS !

    " Essa teoria afirma que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas

    relações com outras pessoas e com as organizações. De acordo com Adams, os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam insatisfação e tensão emocional que eles procurarão reduzir. Acredita-se que, quando uma pessoa avalia o resultado do próprio trabalho, qualquer diferença percebida em relação ao dos outros é um estado de consciência motivador. "

    -Andreia Ribas e Cassiano Salim (2013).

  • Sempre q a questao relacionar motivacao com remuneracao, 100% de chance de ser errada!

  • Associe a FAMÍLIA ADAMS ela gosta de justiça

  • Essa teoria afirma que a equidade, ou seja, a percepção de que o que ganhamos está em linha com o que oferecemos em troca (e em relação aos outros), é um aspecto motivador. Assim, a noção de que essa relação é justa teria um impacto significativo na motivação. De acordo com Stacy Adams, todos nós fazemos uma comparação entre o que “entregamos” e o que “recebemos” em troca da empresa.

    Rodrigo Renno

  • Gab: ERRADO

    A questão erra ao falar da expectativa, deveria ser equidade!

    A principal diferença entre elas é que na Equidade você exige justiça, na Expectância, você tem mera expectativa/ crença/ age visando a recompensa.

    Equidade: A recompensa deve ser igual ao esforço, se o cara é "nó cego" ele não deve ser recompensado igual ao que é "produtivo".

    Por outro lado, a teoria da Expectativa diz que a motivação do indivíduo acontece quando ele acredita, tem expectativa de que receberá uma recompensa.

  • O CONTEXTO DA QUESTÃO TEM A TÔNICA DA T. DA EQUIVALÊNCIA ...

    ABC

  • Gabarito: errada.

    De acordo com a Teoria da Expectativa, a motivação é resultado das expectativas que a pessoa tem de que seu esforço gerará os resultados esperados pela organização, e que esses resultados lhe trarão recompensas que serão capazes de satisfazer suas metas individuais.

    A assertiva se refere à Teoria da Equidade, segundo a qual as pessoas estão sempre fazendo comparações, no intuito de verificar se as retribuições (recompensas/benefícios/remuneração) oferecidas pela empresa estão sendo compatíveis com os seus esforços (contribuições/resultados/entregas).

    Isto é, o funcionário busca entender o que ele recebe da empresa em troca do que ele oferece à empresa (relação retribuições-esforços), para poder comparar com a relação retribuições-esforços de outras pessoas.

    Fonte: Estratégia Concursos - Stefan Fantini

  • Errado. Segundo a própria CESPE sobre a teoria da expectância: A motivação depende do esforço despendido pelo empregado para atingir um resultado e do valor atribuído por ele a esse resultado. CESPE - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Área Administrativa– 2017).

    De acordo com a teoria da expectância a motivação seria o resultado de uma espécie de equação composta por três variáveis básicas: Expectância, Instrumentalidade e Valência.

    Expectância: corresponde à crença de que o esforço levará ao desempenho desejado.

    Instrumentalidade: corresponde à crença de que o desempenho está relacionado com as recompensas desejadas.

    Valência: valor/importância atribuída a uma recompensa específica.

    O enunciado traz, na verdade, características da teoria da equidade, por isso está errada.

    Gabarito: ERRADO

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!