SóProvas


ID
2330614
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Jean Piaget o desenvolvimento humano pode ser dividido em períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que também interfere em todo o desenvolvimento. Assim, ainda que não seja uma norma rígida, mas sim uma referência, identifique as características de cada fase associando a segunda coluna com a primeira:


I) 1º. período: Sensório-motor

II) 2º. período: Pré-operatório

III) 3º. período: Operações concretas

IV) 4º. período: Operações formais


( ) Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.

( ) Ao longo deste período, irá ocorrer na criança uma diferenciação progressiva entre o seu eu e o mundo exterior.

( ) Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal e abstrato.

( ) No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto. Por exemplo, descobre que, se puxar a toalha, a lata de bolacha ficará mais perto dela. Neste caso, ela utiliza a inteligência prática que envolve as percepções e os movimentos.

( ) A criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. Portanto, mesmo a capacidade de reflexão que se inicia se exerce a partir de situações presentes ou passadas, vivenciadas pela criança.

( ) Do ponto de vista de suas relações sociais, também ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é anti-social.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • a) II, I, IV, I, III, IV

  • Estágios do desenvolvimento:
    • Estágio sensório-motor (0 – 2 anos): Esquemas sensoriais e motores;
    pega, balança e morde. Desenvolvimento da noção de permanência do
    objeto.
    • Estágio pré-operacional (2 – 7 anos): Não depende mais das sensações
    e dos seus movimentos. A criança é egocêntrica, enxerga o mundo a partir da sua própria perspectiva, não imaginando que haja outras perspectivas. Há a presença do animismo, da fase dos porquês e da explosão linguística.
    • Estágio das operações concretas (7 – 12 anos): O concreto conduz a
    construção do conhecimento. Diminuição das atitudes egocêntricas. Noções de conservação, classificação, seriação. O pensamento torna-se reversível.
    • Estágio das operações formais (12 anos): Ocorre a construção do pensamento abstrato. Pensamento lógico, desenvolvimento de teorias e conceitos, e fomento de debates.