SóProvas



Questões de Psicologia Genética (Piaget)


ID
65407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação.

Alternativas
Comentários
  • Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo sequencial”.A obra de Jean Piaget não oferece aos educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança. Piaget nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo.
  • Olá, pessoal!   O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da banca:  alterado de C para E, porque os três processos apresentados estão incorretos.
      Bons estudos!
  • Oi gente, por favor alguém sabe dizer qual o erro dessa questão?

    Já vi aulas e questões que consideram correto.
  • O erro da questão está na afirmativa de que "estruturas cognitivas mudam" quando na verdade os processos de adaptação, assimilação e acomodação são os processos que se realizam nas estruturas cognitivas gerando assim o processo de equilibração, quando os conhecimentos se consolidam.
    Nesse sentido, não mudam as estruturas cognitivas que são cerebrais, mudam-se os conceitos, em suma se resignificam os saberes e se configura a aprendizagem.
  • As estruturas mentais (cognitivas) mudam, uma vez que o esquema é uma estrutura cognitiva e ela é alterada com a inclusão de uma nova informação, mas os processos (acredito) que a questão deveria se referir seriam o de assimilação, acomodação e equilibração no ato biológico de organização e adaptação do indivíduo. 
  • Segundo Piaget a aprendizagem ocorre por meio de um processo que conta com etapas, as quais correspondem à Assimilação, Acomodação e Equilibração (PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Rio de Janeiro: Wak, 2009, pág 41).

    O erro da questão está em adaptação que não existe, além da ordem que está errada.

  • Na epistemologia genética de Piaget os indivíduos passam por um processo de ADAPTAÇÃO que envolvem dois mecanismos: ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO!!


    ASSIMILAÇÃO: INCORPORAR OBJETOS DO MUNDO EXTERIOR A ESQUEMAS MENTAIS PREXISTENTES

    ACOMODAÇÃO:  Modificação dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo, ou seja, à mudança da estrutura para compreensão do meio.


    Ao equilíbrio entre a acomodação dá-se o nome de ADAPTAÇÃO!!!


    Portanto, errada a assertiva pois o processo é um só que envolve dois mecanismos!!!


    focoforçafé#@

  • WADSWORTH diz que (1996, p. 7) "A acomodação explica o desenvolvimento (uma mudança qualitativa), e a assimilação explica o crescimento (uma mudança quantitativa); juntos eles explicam a adaptação intelectual e o desenvolvimento das estruturas cognitivas."

    Essa mesma opinião é compartilhada por Nitzke et alli (1997a), que escreve que os processos responsáveis por mudanças nas estruturas cognitivas são a assimilação e a acomodação.

    Logo... as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de assimilação e acomodação, apenas.

    Assimilação + acomodação = adaptação, que resulta na equilibração.

  • A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de assimilação e acomodação.

     

    A Adaptação é o equilíbrio entre essas duas.

  • Todas vez que uma banca fala de mudança nas estruturas cognitivas e remete a assimilação, vai tá sempre errada. Na assimilação não é preciso modificar os esquemas e nem reajustá-los significativamente. Já na acomodação há sim mudança/ajuste nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar.

    Assimilação: não há mudança.

    Acomodação: há mudança.

  • A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. (Errado)

    A questão está errada porque o as estruturas cognitivas mudam pela ''acomodação'' e não por assimilação.

    Como assim?

    A estudante Greyce viu uma boneca linda pela primeira vez e achou que ela era um bebê porque já viu outros. Isso se chama ''assimilação'', aprendeu algo com base em suas experiências. Mas quando ela começa a brinca com a boneca, percebe que ela não respira, não fala e logo vai perceber que não é um bebê e sim um objeto que ela nunca tinha visto, isso se chama ''acomodação''.

  • Assimilação: não há mudança.

    Acomodação: há mudança.

    A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. (Errado)

    A questão está errada porque o as estruturas cognitivas mudam pela ''acomodação'' e não por assimilação.

    Como assim?

    A estudante Greyce viu uma boneca linda pela primeira vez e achou que ela era um bebê porque já viu outros. Isso se chama ''assimilação'', aprendeu algo com base em suas experiências. Mas quando ela começa a brinca com a boneca, percebe que ela não respira, não fala e logo vai perceber que não é um bebê e sim um objeto que ela nunca tinha visto, isso se chama ''acomodação''.


ID
65410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

No estágio operatório-concreto, ocorre a construção do pensamento conceitual, de hipóteses possíveis e de diferentes pontos de vista pelo indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Estágio sensório-motor: vai até os 2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.Pré-operacional: vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. Operações concretas: dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número. Operações formais: começa por volta dos 12 anos. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
  • QUESTÃO ERRADA

    Estágio sensório-motor
    : 0 a 2 anos. capacidade de administrar reflexos básicos buscando ações prazerosas ou vantajosas.
    Pré-operacional: 2 aos 7 anos. Dominio da linguagem e da representação do mundo por meio de símbolos.

    Operações concretas(ou operatório-concreto): 7 aos 11 ou 12 anos.Aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.

    Operações formais: começa por volta dos 12 anos. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
  • Erro da questão: o conceito dado é do período operacional formal.

  • Operatório Formal, e não Concreto.


ID
213808
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando uma criança de quatro anos diz "eu odio comer verdura", ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A Na teoria psicogenética de Piaget (lembrando que ele não a formulou voltada para a educação, e sim para o campo da epistemologia), a ênfase é a descoberta, a invenção, a interação física e mental com o meio, com os objetos, e não propriamente o certo e o errado. Daí ele conceber o chamado “erro construtivo”, aquele que tem grande significação enquanto sinal de progresso cognitivo e que evidencia uma evolução no processo de aprendizagem. Vale dizer, não são os erros de toda e qualquer natureza que podem ser arrolados como “erros construtivos”, o que muitas vezes é ignorado por docentes que dizem estar seguindo a escola construtivista, cometendo equívocos banais na interpretação de Piaget. 

    Notemos a posição de duas conceituadas pesquisadoras: O erro construtivo piagetiano implica em “aceitar soluções ‘erradas’ como pertinentes, desde que indicadoras de progressos na atividade cognitiva; fazer com que os alunos tomem consciência dos erros cometidos, percebendo-os como problemas a serem enfrentados, sem que se lhes imponham caminhos previamente traçados. Ora, se esta parece ser a proposta de ensino-aprendizagem derivada da teoria psicogenética, fica de imediato claro que, na avaliação do aproveitamento escolar, é tarefa docente a de discernir entre os erros construtivos - isto é, aqueles que evidenciam progressos na atividade mental - e aqueles que não o são - isto é, aqueles que não sinalizam avanços na forma da criança pensar”.

ID
213811
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

Alternativas
Comentários
  •  

    Correto o gabarito!

     Segundo Piaget, a criança quando vivencia o estágio chamado heterônomo, isto é, onde as regras são estabelecidas e provindas de uma ordem exterior de maneira determinada e imposta, acaba concebendo a regra como algo correto que deve ser seguido e obedecido, caso contrário há uma conseqüência (punição) que não é agradável. Piaget expõe que a criança amadurecerá moralmente ao passo que for desenvolvendo sua capacidade cognitiva. Esse desenvolvimento cognitivo, no intuito de desenvolver a maturidade moral, implica um processo de construção do sujeito na interação.

  • Alternativa B

    Desenvolvimento Moral Piaget

    Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.


    ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
    A: negação
    NOMIA: regra, lei
    A lei, a regra vem do exterior, do outro Capacidade de governar a si mesmo

    Desenvolvimento Moral - Anomia

    Geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas. Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.


    Desenvolvimento Moral - Heteronomia

    Há apenas o respeito à autoridade. Não há consciência, nem reflexão, apenas obediência.

    O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta.


    Desenvolvimento Moral - Autonomia

    Legitimação das regras. Aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui princípios éticos e morais. Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsável, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato.


    ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
    Bagunça
    Devassidão
    Libertinagem
    Dissolução
    Medo
    Autoritarismo
    Imposição
    Castigo
    Prêmio
    Respeito unilateral
    Autocracia
    Tirania
    Cooperação
    Amor
    Respeito mútuo
    Afetividade
    Livre-arbítrio
    Democracia
    Reciprocidade
    Lei Causa e Efeito


ID
312421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

Alternativas
Comentários
  • A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.
  • A questao fez menção as teorias da escola russa de desenvolvimento (vygotsky, luria, Lev leontiev) e tambem ressaltou aspectos levantados pelo PIAGET.
  • Piaget não diz que o conhecimento precede à experiência.  Acho que é esse o erro da questão.

    Piaget formula o conceito de epigênese, argumentando que "o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas" (Piaget, 1976 apud Freitas 2000:64). Quer dizer, o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social - que o rodeia (Coll, 1992; La Taille, 1992, 2003; Freitas,  2000; etc.), significando entender com isso que as formas primitivas da mente, biologicamente constituídas, são reorganizadas pela psique socializada, ou seja, existe uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.

    http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
  • ERRADO

    A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, é uma síntese do empirismo e do racionalismo. O autor põe em xeque as idéias de que o conhecimento nasce com o indivíduo ou é dado pelo meio social. Afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e essa construção vai depender tanto das condições do indivíduo como das condições do meio (DARSIE, 1999).
  • A palavra "interacionismo" remete às teorias de Vygotsky, pois, a teoria de Piaget é "a epistemologia genética" e  ,também, é relacionada ao termo "construtivismo". Se pensarmos no termo construtivismo pode-se notar uma ideia ativa em relação ao conhecimento, ou seja, é interiorizado algum objeto do ambiente (assimilição), logo, é somado a conhecimentos já existentes na cognição, dessa forma, a estrutura cognitiva é modificada (acomodação).

    1- Assimilação

    2- Acomodação

    keep on... 

  • Pelo que tenho estudado, interacionismo remete tanto à teoria de Vygotsky, quanto à teoria de Piaget. Eles divergem em outros aspectos, mas ambos acreditam que o conhecimento e desenvolvimento ocorre na interação do sujeito com o objeto.


ID
393085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

    fonte: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
  • Segundo Piaget o desenvolvimento mental se dá progressivamente de maneira similar ao crescimento orgânico, que começa no nascimento e encerra na fase adulta. Assim a vida mental é como se evoluísse até chegar ao equilíbrio final, que seria a mentalidade adulta. Esse equilíbrio vai ficando mais estabilizado com a elevação da idade. 

     

    O desenvolvimento é uma equilibração crescente que oscila entre um estado de menor equilíbrio para um equilíbrio superior. Então é uma construção contínua, que passa de um estágio inferior para um superior. A equilibração é um processo de desequilíbrio e equilíbrio que acontece entre os estágios para haver uma mudança de estágio. O desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais da pessoa.


ID
503299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

De acordo com a teoria piagetiana, a assimilação e a acomodação são dois aspectos complementares do processo de construção do conhecimento. A criança assimila um objeto e acomoda um esquema. Assimila um objeto dentro de um esquema já dominado e acomoda um esquema para que ele dê origem a outro.

Alternativas
Comentários
  • Psicologia do desenvolvimento

    Assimilação:
     Processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vê/ouve coisas novas), ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.


    Acomodação: Acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, isto é, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Diante deste impasse, restam apenas duas saídas - ou criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam  numa mudança na estrutura cognitiva. 

    Equilibração: Trata, de uma maneira geral, de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e, assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
  • O objeto não é alterado por ser assimilado; apenas integrado no campo das estruturas. Na acomodação você já conseguiu o conhecimento.

  • Pelo que a lu leal postou, a resposta seria a Errado, uma vez que não necessariamente precisa haver a criação de um novo esquema. Outra coisa que estaria errada é assimilar um objeto que já está no esquema, não! Se já está no esquema, então não precisa ser assimilado.

  • CERTA. DE ACORDO COM O MATERIAL DE APOIO DA PROFESSORA FABIANA, DO PEDAGOGIA PARA CONCURSOS: “Para Piaget, o processo de conhecer promove um desequilíbrio com aquilo que já possuímos/sabemos, e já está estabelecido entre sujeito e objeto, desencadeando primeiramente um processo de assimilação e posteriormente acomodação, ou seja, as modificações sofridas pelo sujeito em função da assimilação desencadeada. Resultando em um equilíbrio, ou conhecimento novamente, sendo esse processo vivenciado por toda a vida da pessoa”. (SILVA, 2017, p.6)


ID
503302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Piaget apresenta quatro estágios de desenvolvimento da inteligência: pré-operacional, de 0 a 2 anos de idade; operacional concreto, de 2 a 7 anos; operacional formal, de 7 a 11 anos; e sensório motor, de 11 anos em diante.

Alternativas
Comentários
  • Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição essas 4 fases são o Sensório-motor (0 – 2 anos), o Pré-operatória (2 – 7 anos), o Operatório concreto  (7 – 11 anos) e o Opratório formal (12 anos em diante).
  • Segundo Piaget

    Depois de observar muitas crianças, Piaget concluiu que o progresso delas passa por quatro estágios e que todas passam por eles na mesma ordem.

    Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.

    Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa - mas egocêntrica -, porque o pensamento delas está centrado nelas mesmas.

    Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos) - Nessa fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Têm capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.

    Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta) - É a fase de transição para o modo adulto de pensar. É durante essa fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e idéias abstratas. Nesse momento, a linguagem tem um papel fundamental, porque serve de suporte conceitual.

    (Pesquisa e texto de Guila Eitelberg Azevedo)

  • A ordem  está incorreta. São elas:

    1. Sensório-motor: 0 a 2 anos

    2. Pré-operatório: 2 a 7 anos

    3. Operatório concreto: 7 a 11 anos

    4. Operatório Formal: 12 anos para frente

  • Piaget apresenta quatro estágios de desenvolvimento da inteligência: Sensório-motor, de 0 a 2 anos ; pré-operacional, de 2 a 7 anos de idade; operacional concreto, de 7 a 10 anos; operacional formal, 11 anos;


ID
555187
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Piaget, na etapa do desenvolvimento cognitivo que corresponde à faixa etária dos 7 aos 11/12 anos, a criança tem, dentre outras, as seguintes capacidades:

Alternativas
Comentários
  • OPERATÓRIO CONCRETO 7-12 ANOS: diminuição do egocentrismo, realiza operações matemáticas, compreende o ponto de vista dos outros e os próprios erros. Capaz de ordenar elementos por seu tamanho e consolida as conservações de número, substância, volume e peso.


ID
594250
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão da relação entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é central no pensamento de Vygotsky. Sua posição é essencialmente genética: procura compreender a gênese. Isto é, a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Sua abordagem genética desdobra- se nos ní vei s f i logenét i co, sociogenético, ontogenético, e microgenético, os quais interagem na construção dos processos psicológicos. Sua preocupação com o desenvolvimento é constante (...) marcando claramente sua abordagem sobre os fenômenos psicológicos (Castorina, 2005 ). Para o pedagogo empresarial, tais conhecimentos são de fundamental importância por que:

Alternativas

ID
713551
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Piaget, uma característica própria do período operatório, importante para compreender as transformações sucessivas da realidade em vez de um único ponto de vista, é :

Alternativas
Comentários
  • A descentração é o inverso da centração, ou seja, contrário a rigidez do pensamento.


ID
774508
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numere os autores listados na segunda coluna, relacionando-os às diferentes teorias de desenvolvimento humano da primeira coluna.


( 1 ) Teoria sócio-histórica
( 2 ) Teoria inatista
( 3 ) Teoria Psicanalítica
( 4 ) Epistemologia Genética
( 5 ) Teoria Behaviorista

( ) Skinner
( ) Vygotsky
( ) Jean Piaget
( ) Freud
( ) Gessell

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 5 – 1 – 4 – 3 – 2.

  • 1 ) Teoria sócio-histórica

    ( 2 ) Teoria inatista

    ( 3 ) Teoria Psicanalítica

    ( 4 ) Epistemologia Genética

    ( 5 ) Teoria Behaviorista

    (5 ) Skinner, Pavlov, behaviorismo, estímulo-resposta, ação e reação, sistema mecânico de ações.

    (1 ) Vygotsky progressão histórica sobre os fatos sociais e que mudam a vida das pessoas em seus grupos sociais.

    ( 4) Jean Piaget o mesmo que Vigostky + e epistemologia genética, ou seja, raciocínio genético evolucionista.

    ( 3) Freud era psicanalista, o que concerne sobre problemas de comportamento com base em problemas psicológicos.

    ( 2) Gessell, é a teoria de que uma pessoa nasce com um talento inato e genético e que a relação epigenética disso molda para promovê-lo ou reprimí-lo.

    Fonte

    http://www.mat.uc.pt/~guy/psiedu2/behaviorismo

    https://www.ufrgs.br/psicoeduc/gilvieira/2011/02/02/teoria-historico-cultural-e-aprendizagem-contextualizada/

    http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74473316/A%20EPISTEMOLOGIA%20GENETICA.pdf

    http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/fundamentos-psicologicos-da-educacao-livro/livro/livro.chunked/ch02s01.html

    http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20141/SLC0630-1/Freud_psicanalise&educacao.pdf


ID
774514
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o epistemólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento humano passa por quatro grandes períodos:

Alternativas
Comentários
  • Período sensório-motor, período do pensamento pré-operatório, período das operações concretas e período das operações formais ou abstratas.


ID
805372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Quem afirma isto é Wallon, e não o Piaget.

    A afetividade, por sua vez, seria a primeira forma de interação com o meio ambiente e a motivação primeira do movimento.

    À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções, diferenciando-se, para si mesma, do ambiente. A afetividade é o elemento mediador das relações sociais primordial, portanto, dado que separa a criança do ambiente.

    As emoções são, também, a base do desenvolvimento do terceiro campo funcional, a inteligência.

  • O correto seria o esquemas sensoriais e Motores e inteligência Prática.

  • Piaget (2007) descreve como extraordinário o desenvolvimento mental do bebê, do nascimento até a aquisição da linguagem. Tal período é decisivo para todo o curso da evolução psíquica: é nele que o bebê conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo prático que cerca a criança. No inicio desse desenvolvimento, o recém-nascido traz tudo para seu corpo e ao final dele, inicia-se a linguagem e o pensamento, começando então a interação com o mundo exterior. FONTE:

  • Afetividade é palavra chave do pensador Wallon.

  • Pensamento anterior a linguagem função simbólica para o formalizar os conceitos.

  • Pensamento anterior a linguagem função simbólica para o formalizar os conceitos.


ID
805378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.

Alternativas
Comentários
  • O examinador trocou os conceitos...

    Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky. ERRADO

    "Os processos mentais elementares correspondem ao estágio de inteligência sensório-motora de Piaget e são resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico O CORRETO"


    FONTE:
    http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/cap2.html
  • nao acredito que errei só por não prestar atenção na palavra Vygotsky no final da questão --´


ID
819850
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA!Alternativa : A

    Segundo Piaget:

    Período sensório - motor (0 a 2 anos):inicia-se com o nascimento e vai até o período da aquisição de linguagem. A criança recém nascida resume sua conduta a coordenações sensoriais e motoras (reflexos), mecanismos hereditários, instintos e primeiras emoções. É o período de assimilação motora e surge a inteligência sensório - motora ou inteligência prática.


ID
926710
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SESI-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR 0-2 ANOS: a exploração do meio através de movimentos. Utiliza um instrumento como meio de atingir um objeto. É a primeira inteligência, que é relativa ao movimento e à sencibilidade.

  • A No período pré-operatório, o adolescente domina progressivamente a capacidade de abstração e generalização, elaborando teorias a respeito do mundo. Pré operatório é de 2 a 7 anos, portanto seria criança e não adolescente.

    B No período das operações formais, a criança alcança a capacidade de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes. Operações formais ocorre a partir de 12 anos, portanto não seria criança e sim adolescente

    C No período das operações concretas, acontece o aparecimento da linguagem, interferindo no desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança. Operações concretas ocorre de 7 a 11 anos, portanto o aparecimento da linguagem já ocorreu.

    D No período operatório, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal. O período operatório se divide em concreto e formal, porém não encontrei o erro dessa assertiva.

    E No período sensório-motor, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto. Gabarito


    "Sempre não é todo dia.

    Constância é mais importante do que perfeição"

    Seguindo...


ID
1002841
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o pensamento do adolescente, segundo Piaget, NÃO podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra a

    O pensamento do adolescente se difere do pensamento da criança, ou seja, a criança consegue chegar a utilizar as operações concretas de classes, relações e números, mas não as utiliza num sistema fundido único e total que é caracterizado pela lógica do adolescente. O pensamento liberta-se da experiência direta e as estruturas cognitivas da criança adquirem maturidade. Isso significa que a qualidade potencial do seu pensamento ou raciocínio atinge o máximo quando as operações formais encontram-se plenamente desenvolvidas.
    Fonte: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/concepcoes-de-adolescencia-em-jean-piaget © Psicologado.com.br


ID
1002853
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Piaget, o período Operatório- formal, que vai dos 8 aos 14 anos, aproximadamente, tem como características

Alternativas

ID
1186030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do homem.


Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

No behaviorismo, a aprendizagem ocorre pela reflexão acerca do comportamento resultante do treino ou da experiência.

Alternativas
Comentários
  • não há reflexão

  • O Behaviorismo tem como base o comportamento observável.
  • D

  • Não há reflexão , mas sim repetição.


ID
1186033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do homem.


Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A gestalt defende que o conhecimento é adquirido nas relações sociais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado.


    O que é a Gestalt:

    Gestalt, Gestaltismo ou Psicologia da Forma é uma doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes. Gestalt é uma palavra de origem germânica, com uma tradução aproximada de “forma” ou “figura”.

    teoria da Gestalt, também conhecida como Psicologia da Gestalt ouPsicologia da Boa Forma, faz parte dos estudos da percepção humana, que começaram a se desenvolver entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. Os pioneiros desta doutrina e formuladores das Leis da Gestalt foram os psicólogos Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer.

    A Gestalt surgiu como uma doutrina de oposição ao Atomismo, uma filosofia que acreditava ser possível a percepção do todo apenas após a compreensão das diferentes partes.

    De acordo com o psicólogo austríaco Christian von Ehrenfels, a percepção humana é formada a partir da junção de duas características das formas: as sensíveis (relativo ao objeto em si) e as formais (os ideais e visões de mundo particulares de cada indivíduo). (Fonte: https://www.significados.com.br/gestalt/)


ID
1186036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do homem.


Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A psicologia genética leva a uma concepção de aprendizagem a partir do confronto e da colaboração entre os conhecimentos do empirismo, do behaviorismo e da gestalt.

Alternativas
Comentários
  • RACIONALISMO(INATISMO) + IMPIRISMO (AMBIENTALISMO) =TEORIA SOCIOCONSTRUTIVISTAS.


ID
1246603
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como:

I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos.

II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente.

III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta.

IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • d)

    I, II e IV.

  • III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta. 

    Essa hipótese está errada, pois se remete ao BEHAVIORISMO, estímulo e resposta.

  • Gabarito D

    Analisando as alternativas:

    I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos. (V)

    Tanto Piaget quanto Vygostky são interacionistas e configuram a importância da relação do indivíduo com o ambiente e outras pessoas para construir os processos psicológicos de inteligência, os processos psicológicos superiores.

    II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente. (V)

    • Piaget: defende estágios de desenvolvimento, os processos maturacionais que impulsionam a aprendizagem.
    • Vygotsky: defende as relações sociais que permitem o aprendizado e impulsionam o desenvolvimento.

    Mas não é radical. Piaget não vai contra as interações sociais e Vygostky também não vai contra aos processos maturacionais, que também são importantes.  

    III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta. (F)

    Modelagem: estímulo-resposta. Skiner (modela o comportamento através de processos de reforço)

    IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano. (V)

            Estude com dedicação e nada no mundo poderá afastar você dos seus sonhos! ♥☺☻


ID
1246606
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na concepção piagetiana de aprendizagem, conclui-se que cabe ao professor

Alternativas
Comentários
  • para Piaget a escola tem que adequar sua pratica pedagógica ao modo de ser dos seus alunos, seguindo os instintos de curiosidade, ou seja deve-se criar situações que estimulem o aluno a pensar, pesquisar, estudar, e analisar a questão apresentada

    correta letra b

  • De acordo com Jean Piaget a escola deve criar situações que estimulem o aluno a pensar, pesquisar, estudar, e analisar a questão apresentada. visando desta maneira a construção do conhecimento.

  • Para Piaget, o professor serve como um facilitador, o qual deve estimular o aluno a criar, analisar, desenvolver habilidade e competências, de acordo com a capacidade individual. Não deve dar as respostas, porém não deve deixar o aluno sem recursos para desenvolver suas capacidades mentais. A escola e o professor devem auxiliar a criança no seu desenvolvimento através de atividades dinâmicas, no qual ela interaja com seus colegas e busque formular raciocínio por contra própria.


ID
1249423
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a teoria de Piaget, no momento em que o equilíbrio cognitivo é rompido por um uma nova experiência, é necessária uma adaptação, ou seja, uma reestruturação dessa estrutura cognitiva. Essa reestruturação é chamada:

Alternativas
Comentários
  • acomodação

  • • Organização e adaptação– Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos.– Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.• Assimilação e acomodação– Assimilação: moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes.– Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.• Processo desenvolvimental– Equilibração: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio

     

    Letra E

  • Acomodação: Reorganização e modificação das esquemas para ajustar a uma nova experiência.


ID
1249426
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria de aprendizagem de Jerome Bruner, tanto quanto a de Piaget e Vygotsky, é reconhecida como cognitivista. Bruner salienta que a mais adequada organização curricular seria a de “currículo em espiral”. Isso significa um currículo que:

Alternativas
Comentários
  • O que há de errado na B?

  • o conteúdo é visto em diferentes níveis de profundidade e representações.

  • Letra C Jerome Bruner é um cognitivista que prega que qualquer assunto é possível de ser ensinado em qualquer estágio de desenvolvimento, diferente do Behaviorismo o reforço na aprendizagem depende do local e do momento e a instrução aumenta a oportunidade de conhecimento corretivo.

  • Na verdade a alínea B parece sugestiva, mas cai por terra por trazer a ideia de fixação. Olhe que os problemas no desenvolvimento não se repetem de forma homogénea (não tem as mesmas características), então fixando (memorizando), teria que aplicar em um problema com as mesmas característica. Desta for, em situações similares com alteração de variáveis, não teria sucesso. Ele prevê segundo Mwamwenda (2009) um currículo em aspiral onde o mesmo conteúdo é representando de forma repetitiva e hierárquica, tendo como base a complexidade nas abordagens desse conteúdo e o estádio de desenvolvimento cognitivo que se encontra. Olhando nesse prisma, fica evidente que ao abordar os conteudos, vai se iniciair do menos ao mais complexo, tendo como base os conhecimentos previos (embora essa questão não tenha sido muito aprofundada por este) e as suas conquistas,


ID
1249447
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das diferenças conceituais entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que para o segundo, o desenvolvimento cognitivo:

Alternativas
Comentários
  • Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.

  • Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

    Portanto, não depende de uma sequência universal de estágios de desenvolvimento biológico.

    Fonte:https://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/

     

     


ID
1300732
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1. Teoria epistemologia genética de Piaget.

2. Teoria construtivista de Bruner.

3. Teoria sociocultural de Vygotsky.

4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( )
O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • a)1, 4, 3, 2, 5.

    (Teoria epistemologia genética de Piaget) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

    (Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem. 

    (Teoria sociocultural de Vygotsky) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. 

    (Teoria construtivista de Bruner) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais. 

    (Teoria das inteligências múltiplas de Gardner) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

  • Teoria sociocultural de Vygotsky

    ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.


ID
1379968
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva de uma prática pedagógica referenciada na teoria piagetiana, professor e aluno não devem temer o esquecimento, pois o importante é a capacidade para restituir o conteúdo esquecido. Em consonância com essa compreensão e considerando a hipótese de um aluno ter esquecido quanto é 8 x 8, o caminho é o aluno restituir este conhecimento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • Aprender a aprender


ID
1393666
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O estudo do desenvolvimento humano visa compreender o homem em todos os seus aspectos, do nascimento à maturidade. Jean Piaget, em sua teoria interacionista, considera os por ele denominados estágios evolutivos, incluindo as diferentes faixas etárias do desenvolvimento humano, numa ordem evolutiva, que são:

Alternativas
Comentários
  • Não confundir as Fases do Desenvolvimento (Sensório-Motor, Pré-Operatório, Operatório-Concreto e Operatório-Formal) com o Desenvolvimento da Moralidade (Anomia, Heteronomia e Autonomia).


ID
1393669
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Lev Vygotsky, com sua teoria sócio-interacionista, o desenvolvimento humano é impulsionado pela linguagem, sofrendo as influências do meio. Nesse sentido:

1. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, Vygotsky afirma que o próprio processo de aprender gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
2. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) constitui o ponto central para Vygotsky, correspondendo à distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender.
3. Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho e o potencial que é aquilo que ele consegue fazer com a ajuda de outro sujeito.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1396063
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar os agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta:

Alternativas
Comentários
  • de forma heterogênea.


ID
1405159
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Jean Piaget (1994), o estágio de desenvolvimento moral autônomo é caracterizado por:

Alternativas
Comentários
  • Piaget, diz que o desenvolvimento da moral abrange três fases, denominadas:

    anomia (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase.

    heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico.

    autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.


    http://www.brasilescola.com/biografia/piaget-desenvolvimento-moral-na-crianca.htm

  •  b)

    legitimação das regras.


ID
1405162
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a teoria piagetiana, a aprendizagem é um processo que visa:

Alternativas
Comentários
  • O processo psicogenético do desenvolvimento cognitivo, pois, seguirá seu caminho de adaptação através do processo da assimilação e da acomodação; construindo estruturas cada vez melhores e mais estáveis. A esse processo Piaget chama de equilibração majorante, que passaremos a estudar.

    Equilibração

    Quando Piaget fala que a inteligência é uma forma de adaptação equilibradora em relação ao meio onde o organismo se encontra, ele na verdade está se referindo não só ao tema do conhecimento, mas à própria Vida como um processo contínuo de equilibração majorante. A palavra majorante nada mais é do que um galicismo que traduz os diferentes níveis de equilíbrio que a inteligência alcança através de seus processos adaptativos com o meio, na evolução da vida.

  • equilibração majorante

  • Equilibração majorante: mecanismo de evolução ou desenvolvimento do organismo. É fundamental para a estruturação da inteligência. Refere-se às mudanças sucessivas no sujeito resultantes dos processos de assimilação e acomodação, portanto ao aumento do conhecimento.

    Fonte:http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf


ID
1405192
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Montessori (1989), os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria propensa ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados:

Alternativas
Comentários
  • Período crítico ou períodos sensíveis: são momentos em que determinado tipo de aprendizagem está mais propenso a acontecer como a fala por volta dos 2 anos.

     

    Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo/2015/09/09/montessori-e-as-neurociencias/

  • período crítico - fase absorvente

  • Para Maria Montessori, os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria suscetível ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados de períodos críticos.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Para Maria Montessori, os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria suscetível ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados de períodos críticos.

    GABARITO: alternativa “B”

  • A

    estágio de desenvolvimento - PIAGET

    B

    períodos críticos. MONTESSORI

    C

    zona de aprendizado real VYGOTSKY

    D

    zona de aprendizado potencial VYGOTSKY


ID
1405237
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Jean Piaget (1941), um adulto que completou seu processo de aprendizagem deveria encontrar-se no estágio de:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    operações formais

  • FASES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SEGUNDO PIAGET:

    Sensório Motor >>> Pré - Operatório >>> Operatório Concreto >>> Operatório Formal

    Letra B


ID
1409227
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento moral de um indivíduo, para Jean Piaget (1984), está ligado diretamente a seu desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • Ligado diretamente ao seu desenvolvimento COGNITIVO.


ID
1409230
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Piaget (1984), o indivíduo que respeita as regras sociais, fundamentalmente pelo medo que possui das possíveis consequências punitivas dos seus atos, encontra-se em um estado de:

Alternativas
Comentários
  • b)

    heteronomia.

  • Se nao fosse pelo comentario, eu nunca aprenderia...é cada um

  • Piaget, diz que o desenvolvimento da moral abrange três fases, denominadas:

    anomia (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase.

    heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico.

    autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.


ID
1413430
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale as alternativas que expressam aspectos da teoria piagetiana sobre a aprendizagem.

I. Na teoria piagetiana, a inteligência, a aprendizagem e o processo de construção do conhecimento aparecem inter-relacionados e interdependentes.

II. A aprendizagem é a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio quer pela assimilação, quer pela acomodação.

III. Assimilação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência.

IV. Acomodação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo a uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores.

São verdadeiras as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão houve uma alteração nas respostas entre assimilação e acomodação.

    Assimilação - consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que possui naquele momento específico de sua existência.

    Acomodação - por sua vez, consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. Quer dizer, a acomodação representa " o momento da ação do objeto sobre o sujeito" emergindo, portanto, como elemento complementar das interações sujeito-objeto.

  • Nesta questão houve uma alteração nas respostas entre assimilação e acomodação.

    Assimilação - consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que possui naquele momento específico de sua existência.

    Acomodação - por sua vez, consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. Quer dizer, a acomodação representa " o momento da ação do objeto sobre o sujeito" emergindo, portanto, como elemento complementar das interações sujeito-objeto.


ID
1421938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue o item que se segue.

Conforme a teoria da epistemologia genética de Piaget, a apresentação da informação em um material instrucional deve ser feita em formato textual, fragmentada em unidades ou tarefas pequenas, que devem ser dispostas sequencialmente, devendo-se dar ênfase às respostas corretas e aos objetivos alcançados pelos alunos.

Alternativas
Comentários
  • Essa é a instrução programada defendida pelo Behavorismo de Skinner.

  • Seria o tecnicismo, não?


ID
1440244
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A invenção de novos meios pelas combinações mentais é um estágio sobreposto que compõe a fase do desenvolvimento denominada por Piaget de:

Alternativas
Comentários
  •  e)

    sensório-motora.

  • não entendi a questão. alguém pode explicar?

  • questão horrivel 

  • Não da para intender nem a pergunta ?! :(

  • Ridícula a questão, até porque tudo isto perpassa todos os estágios, e justamente neste primeiro estágio é que combinações mentais ocorrem de maneira mais incipiente, nesta fase tudo é muito mais direto, importa praticamente apenas as sensações e o que está ocorrendo diretamente na frente da criança.

  • Provavelmente quem elaborou a questão não é da área.

  • Vamos pedir comentário do(a) professor (a)

  • Para Piaget, os seres humanos se desenvolvem passando por uma série de mudanças

    ordenadas e previsíveis, as quais denominaram estágios e períodos do desenvolvimento. Sendo assim o

    desenvolvimento cognitivo de uma criança é visto como uma evolução gradativa na qual o grau de

    complexidade aumenta simultaneamente ao nível de aprendizado que vai sendo adquirido.

    O desenvolvimento cognitivo de Piaget é dividido em 4 estágios:

    1. Estágio Sensório-Motor (nascimento até 2 anos):

    Durante esse estágio, os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante

    suas atividades sensoriais e motoras. Os bebês passam de seres que respondem basicamente por meio de reflexos e comportamento aleatório a crianças orientadas para uma meta.

    Esse estágio apresenta 6 subestágios:

    O estágio sensório-motor consiste em seis subestágios que fluem de um para o outro à

    medida que os esquemas do bebê, os padrões de pensamento e comportamento, tornam-se mais elaborados.

    a) Uso de Reflexos (até 1 mês):

    ex: bebê suga quando o peito da mãe está em sua boca.

    s

    b) Reações Circulares Primárias (1 a 4 meses): os bebês repetem comportamentos

    agradáveis, propositalmente.

    Ex: o bebê, que só mamava no peito, quando lhe dão a mamadeira, consegue ajustar a

    sua sucção.

    c) Reações Circulares Secundárias (4 a 8 meses): interesse maior pelo ambiente,

    bebês repetem ações que produzem resultados interessantes e prolongam essas experiências.

    Ex: o bebê empurra pedaços de comida até a borda da mesa e observam cada pedaço

    caindo no chão.

    Ex2: beber vai agitar o chocalho repetidamente para ouvir o barulho

    d) Coordenação de Esquemas Secundários (8 a 12 meses):

    o comportamento é mais intencional, pois os bebês coordenam esquemas previamente aprendidos e usam esses

    comportamentos já aprendidos para atingirem seus objetivos. Assim, podem antecipar

    eventos.

    e) Reações Circulares Terciárias (12 a 18 meses):

    as crianças demonstram curiosidade e experimentação; variam suas ações para ver os resultados que podem obter.

    Ex: a criança está em seu berço com um livro e quer passa-lo para a outro lado por entre

    as grades.

    Ela não consegue pois é muito largo; ela vira de lado e obtém sucesso.

    f) Combinações Mentais (18 a 24 meses):a criança tem a capacidade de classificar

    ou agrupar as coisas em categorias. Ela também consegue pensar sobre determinado evento e prever

    sua consequência sem precisar agir. Sabe usar símbolos, gestos, palavras e fingir.

    Ex: uma criança está montando um quebra-cabeça simples; ela não tenta encaixar várias

    peças em um espaço, ela procura a peça certa antes de tentar – e conseguir encaixar.


ID
1483426
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Jean Piaget estruturou um sistema explicativo da cognição humana a partir da utilização das contribuições da Biologia e da Lógica. A Epistemologia Genética é uma das grandes teorias do desenvolvimento humano. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A teoria piagetina é uma teoria condutista-interacionista.
II. O desenvolvimento da cognição depende da maturidade do Sistema Nervoso Central – SNC, das interações com os objetos físicos e da interação social.
III. Piaget resgatou da Biologia as categorias de: homeostase (equilibração) e adaptação (assimilação e acomodação).
IV. Na teoria piagetiana, o motor da ação é a busca do equilíbrio, sempre realizando novas equilibrações em patamares superiores (reequilibração majorante).
V. No seu entendimento acerca da relação desenvolvimento-aprendizagem, acredita que a aprendizagem é o motor do desenvolvimento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1500733
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

J. Piaget e sua teoria construtivista são referências para se pensar a aprendizagem dos estudantes no contexto escolar. Nos itens a seguir, estão explicitadas quatro ideias sobre a aprendizagem.

I As ideias prévias devem ser objeto de ampliação pelo mecanismo de diferenciação progressiva.
II Os conflitos cognitivos são essenciais para os desequilíbrios cognitivos que podem levar à aprendizagem.
III A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva, ou seja, um processo de autorregulação.
IV A motivação é o fator mais importante nos desequilíbrios cognitivos.

As ideias coerentes com a teoria de Piaget sobre a aprendizagem estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    II Os conflitos cognitivos são essenciais para os desequilíbrios cognitivos que podem levar à aprendizagem.
    III A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva, ou seja, um processo de autorregulação. 

ID
1513273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue o item subsequente.

Para Piaget, a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento da criança, enfatizando a ideia de que só é possível aprender quando há um nível de amadurecimento das fünções cognitivas compatível com o nível da aprendizagem requerido.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Para Piaget primeiro vem o desenvolvimento e depois a aprendizagem.


ID
1513276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue o item subsequente.

Na abordagem de Vygotsky, como em Piaget, as curvas do aprendizado coincidem com as do desenvolvimento, o que corresponde ao conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).

Alternativas
Comentários
  • Nessa teoria há uma complexa relação entre o aprendizado e o desenvolvimento, ao contrário do que se tem em Piaget, onde a curva do desenvolvimento antecede em grande escala para que ocorra o aprendizado. Em Vygotsky, as curvas do aprendizado não coincidem com as do desenvolvimento, sendo que quando a criança aprende algum conceito, por exemplo: aritmética, o desenvolvimento dessa operação ou conceito apenas começou. Não há paralelismo entre aprendizagem e o desenvolvimento das funções psicológicas correspondentes. Tal relação é um processo extremamente complexo, dialético, não linear se dá aos saltos, mediante o surgimento de caos.

    A aprendizagem dos alunos vai sendo assim construída mediante processo de relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural e com o suporte de outros indivíduos mais experientes. É na zona de desenvolvimento proximal (ZDP) que a interferência desses outros indivíduos é mais transformador. O conceito de ZDP é relativamente complexo, ele compreende a região de potencialidade para o aprendizado. No caso da criança, representa uma situação cognitiva em que ela só consegue resolver determinada tarefa psicointelectual com auxílio de alguém mais experiente.

  •      À grosso modo, Vygotsky dava ênfase na apredizagem da interação social e cultural, enquanto Piaget focava nos processos biológicos/cognitivos do ato de aprender. Resumindo, Vygotsky citava a aprendizagem como antes do desenvolimento (aspectos biológico) e Piaget, ao contrário, os aspectos orgânicos antes da aprendizagem.

    Keep on...


ID
1569862
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie a frase abaixo:


A adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. A outra tendência é a organização. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes. A adaptação acontece através da organização, e assim, o organismo discrimina entre a miríade de estímulos e sensações com os quais é bombardeado e as organiza em alguma forma de estrutura. Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação"

Os conceitos de assimilação e acomodação evidenciados acima foram contribuições do teórico:  


Alternativas
Comentários
  • Jean Piajet

  • Assimilação (interioriza a ação, sem contudo modificar as estrutas, utiliza-se de esquemas mentais já pré-estabelecidos)

    Acomodar (forma novas estruturas)

    Adaptação (é o resultado da ASSIMILAÇÃO + ACOMODAÇÃO) = Equilibração.


ID
1573624
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão" (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).


I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."

II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."

III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental."


Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito A -  Vygotsky, Piaget, Wallon

  • Vygostsky - A linguagem muda radicalmente os nossos modos de pensar e agir.

    Wallon - Motor afetivo e motor cognitivo.

  • I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.


ID
1582348
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo  ou E  errado, na questão abaixo.

Jean Piaget e Lev Vygotsky são os dois grandes representantes das correntes construtivista e socioconstrutivista que mais influenciaram a educação nas últimas décadas.

Alternativas

ID
1585471
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Jean Piaget preocupou-se com vários aspectos do conhecimento, dando ênfase ao estudo do desenvolvimento. Sendo sua maior preocupação o sujeito epistêmico, ou seja, o estudo dos processos do pensamento presentes desde a infância até a idade adulta, Piaget interessou-se pela visão interacionista do homem. Sobre esse assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(   ) O Método de Piaget não consiste em medir a inteligência com testes e provas, mas entender como o indivíduo compreende o mundo que o cerca, como formula suas hipóteses e resolve problemas.

(   ) A proposta de Piaget é uma estratégia de trabalho pedagógico, o que faz com que esse método verifique as singularidades de cada sujeito, sendo que cada aluno deve ser tratado de uma forma massificada, em que todos devem seguir o mesmo ritmo.

(   ) A preocupação central de Piaget foi a elaboração de uma teoria do conhecimento que pudesse explicar como o organismo conhece o mundo, pois para ele só o conhecimento possibilita um estado de equilíbrio interno, que o capacita a adaptar-se ao meio ambiente.

(   ) A concepção epistemológica adotada por Piaget aproxima suas ideias de todas as correntes pedagógicas que enfatizam a atividade do educando e a estruturação de um ambiente escolar que corresponda às características pessoais do aluno, seus interesses, sua personalidade, seu conhecimento cotidiano.


Alternativas
Comentários
  • Assimilação + acomodação = Adaptação (equilíbrição)


ID
1585480
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Piaget mostrou a criança e o homem num processo ativo de contínua interação, procurando entender quais os mecanismos mentais que o sujeito usa nas diferentes etapas da vida para poder entender o mundo. Desse modo, ele coloca o sujeito como elemento central da aprendizagem e do desenvolvimento. Assim, a aprendizagem, segundo esse autor, ocorre conforme estágios do desenvolvimento que ele dividiu um quatro:

Alternativas
Comentários
  • Letra: B

    Período sensório motor, período pré operacional, período das operações concretas e período das operações formais.

  • Estágio sensório motor ( 0 a 2 anos de idade)

    O desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e os objetos, no estágio sensório-motor o campo da inteligência aplica-se a situações e ações concretas.

    Estágio do Pensamento Pré-Operatório (  2 aos 6 anos de idade)

     A criança interioriza o meio, sendo capaz agora de representá-lo mentalmente. O desenvolvimento da representação cria as condições para a aquisição da linguagem, pois a capacidade de construir símbolos possibilita a aquisição dos significados sociais existentes no contexto em que a criança vive.

    Nesse estágio, há um desenvolvimento marcante da linguagem, há o desenvolvimento da função semiótica, onde as crianças utilizam símbolos para representar a realidade. O egocentrismo está bastante presente nas crianças, elas possuem uma incapacidade de pensar através das conseqüências de uma ação e de entender noções de lógica; desenvolvem o conceito de conservação, e ainda não desenvolveram a capacidade de manipular informações mentalmente.

    Surgem também outras características, como o animismo, a linguagem em nível de monólogo coletivo, não há liderança em seus grupos e os pares e colegas são constantemente trocados.

    Estágio Operatório Concreto ( 6 aos 12 anos de idade)

    Após equilibrações sucessivas, há um desenvolvimento cognitivo das operações mentais das crianças, que vai pensando logicamente sobre eventos concretos, mas ainda possui dificuldades de lidar com conceitos hipotéticos e abstratos. Isso implica, dentre outros, na capacidade de combinar, separar, ordenar e transformar objetos e ações, bem como da noção de reversibilidade e o raciocínio silogístico.

    A criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança. Compreendem regras e estabelecem compromissos. Possuem uma linguagem socializada, mas ainda têm uma inabilidade em entender pontos de vista diferentes.

    Assim, por meio das operações, os conhecimentos construídos anteriormente pela criança vão se transformando em conceitos.

    Estágio Operatório Formal ( 12 anos em diante)

     Nele, são desenvolvidas capacidades de se pensar em conceitos abstratos e no próprio processo de pensamento. Há a presença de pensamento hipotético dedutivo, raciocínio lógico, raciocínio dedutivo, capacidade de resolução de problemas e de pensamento sistemático; a linguagem está desenvolvida, permitindo discussões lógicas e que cheguem a conclusões. É o período em que há a maturação da inteligência do indivíduo, em que há a capacidade de pensar sobre o seu próprio pensamento, ficando cada vez mais consciente das operações mentais que realiza ou que pode realizar diante do meio que o cerca.


    Fonte: https://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/introducao-aos-estagios-de-desenvolvimento-de-jean-piaget © Psicologado.com


ID
1585501
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a importância da linguagem na formação do sujeito, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA "A"

    A - Reconhecer a importância de criar um ambiente de escuta e recepção de conteúdos dentro da sala de aula é condição básica para o desenvolvimento saudável da linguagem. (ENTÃO TEMOS UMA EDUCAÇÃO TRADICIONAL, NA QUAL O ALUNO É UM MERO RECEBEDOR DO CONTEÚDO, LOGO NÉM LINGUAGEM ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA. MUITO MENOS UMA LINGUAGEM SAUDÁVEL)

    B - A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças. (CERTO)

    C - O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. (CERTO)

    D - A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. (CERTO)


ID
1645492
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo para responder à questão relativa à base psicológica do ensino-aprendizagem.
De suas pesquisas, [...] elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental. Para o autor, todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente [...]. Este ambiente possibilita situações novas, desafiadoras e conflitantes ao indivíduo causando-lhe desequilíbrios, que são necessários para o avanço do seu desenvolvimento. Diante de um conflito (nova tarefa, novo objeto a ser conhecido ou nova palavra a ser aprendida), o indivíduo se desequilibra e, para reequilibrar-se, lança mão de alguns mecanismos fundamentais [...]. Dentre esses mecanismos, encontra-se a assimilação que se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado, a partir de experiências anteriores, para compreender um novo conflito. [...] um segundo mecanismo natural do indivíduo é o da acomodação, no qual o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação [...]. Vale frisar que os processos de assimilação e acomodação, embora diferentes, ocorrem simultaneamente na resolução dos conflitos apresentados pelo ambiente em decorrência da interação do indivíduo com o mundo dos objetos. 

(VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e 
Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da
    Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)


Depreende-se da leitura que a teoria em questão foi formulada por


Alternativas
Comentários
  • Muito embora a questão abordasse conceitos tipicamente piagetianos, como assimilação e acomodação, a resposta estava nas referências:

    (VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e 

    Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da

       Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)


  • Por que não caem questões assim em minhas provas?

  • Por mais questoes assim. eu voto sim. kkkk

  • Acho que dificultaria mais se as alternativas fossem:

    a) Skinner
    b) Piaget
    c) Vygotsky
    d) Wallon

    kkkk

  • letra A 

    Piaget

  • Questão dada de presente kkkkkk

  • A resposta estava na fonte de onde foi retirado o fragmento.

  • Equilibração, assimilação, acomodação - Conceitos de Piaget

  • Equilibração, assimilação, acomodação - Conceitos de Piaget

     

  • Inacreditável esse tipo de questão; a resposta estava na própria fonte!!! rs.

ID
1651531
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Piaget o desenvolvimento cognitivo divide-se nos estágios:

Alternativas

ID
1661347
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A aprendizagem da alfabetização inicial constitui-se um grande desafio. A perspectiva construtivista psicogenética estuda a escrita do ponto de vista da criança e estabelece uma série de fatos que ocorrem com a maioria das crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Sobre isto, é INCORRETO afirmar.

Alternativas
Comentários
  • A criança só aprende a escrever depois que apreende certas habilidades como falar e codificar sons em letras e isto independe da construção de hipóteses e de uma leitura prévia de mundo.

  • alternativa C

    afinal, os desenhos e os rabiscos da criança, são as primeiras formas de expressões da escrita...


ID
1687069
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Piaget, a trajetória do desenvolvimento intelectual, do pensamento sensório-motor às operações formais, é acompanhada pelo desenvolvimento do indivíduo quanto

Alternativas
Comentários
  • b)

    à sociabilidade.

  • O CNJ promoveu campanhas importantes...

    Quando ? Em 2012. (TEMPO)

    De que maneira/modo? Em parcerias com órgãos do Executivo e do Judiciário. (MODO)

  • O CNJ promoveu campanhas importantes...

    Quando ? Em 2012. (TEMPO)

    De que maneira/modo? Em parcerias com órgãos do Executivo e do Judiciário. (MODO)


ID
1710037
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a pesquisadora piagetiana Constance Kamii (1984:19), “número é uma síntese de dois tipos de relação que a criança elabora entre os objetos". Os dois tipos de relação a que ela se refere são:

Alternativas
Comentários
  • A idéia de número que ocorre através da abstração reflexiva (conhecimento lógico-matemático) é aplicável a todos os povos.

    Sendo assim, número “... é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva). A primeira relação é a ordem, a outra é a inclusão hierárquica.” Kamii

    Letra A


ID
1711876
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que

Alternativas
Comentários
  • para piaget ele constitui q o processo de construção do conhecimento se origina dentro do individuo , maturando se e apos passa a exteriorizar esse conhecimento com outros individuos para vigotsky o processo de contrução ja se da desde o nascimento quando a criança chora para ser amamentada ou quando esta com sono,

  • Caro Rodrigo! O seu comentario é pertinente mas as ordens estão erradas, Piaget esta ligado a maturação biológica e Vigotsky ao ambiente.

  •  b)

    se constitui uma construção tanto individual quanto coletiva.


ID
1714957
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico".

Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento

Alternativas
Comentários
  • c falta empatia nas crianças
  • Crianças na fase pré-operatória ainda possuem dificuldade em se colocar o lugar do outro, possuem uma visão voltada para si, para suas próprias necessidade. O que irá começar a mudar no fim da quarta fase, também conhecida como operacional ou operatório concreta, em que a criança começar a ficar menos egocêntrica.


ID
1720465
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Alguns pensadores e educadores importantes do século 20 têm forte influência na consolidação das atividades educacionais no âmbito formal e não-formal, em particular nos museus de ciência.

Com relação às concepções educacionais de importantes pensadores e educadores do século XX, que influenciaram atividades educacionais no âmbito formal e não-formal, analise as afirmativas a seguir. 

I. Paulo Freire, ao analisar o comportamento das crianças, propôs a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: Sensório-motor, Pré-operacional (Pré-Operatório), Operatório concreto e Operatório formal. O desenvolvimento se dá através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.

II. A teoria de Lev Vigotski postula a origem predominantemente sócio-histórica na estrutura cognitiva do ser humano: o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

III. A pedagogia de Jean Piaget tem como um de seus pilares básicos a inserção do educando como sujeito da ação educativa e não como mero objeto passivo desta. Um elemento essencial e norteador das relações educador-educando é o “diálogo" e seu objetivo maior é a “conscientização".

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • a questão trocou Piaget e Paulo Freire

    gabarito letra B


ID
1725988
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na hora da história, de uma turma de crianças na faixa etária de 5 anos, a professora estava lendo, animadamente, enquanto um aluno, a todo momento, procurava desconcentrar o grupo com brincadeiras e intervenções inadequadas. Diante do comportamento do menino e da irritação que estava causando nas outras crianças, a professora interrompeu a história, aproximou-se da criança e falou: Você pode ficar aqui, sem nos aborrecer, ou terei que lhe pedir que vá para o canto dos livros, ler sozinho.

Conforme Piaget, (in Kamii) a professora aplicou

Alternativas
Comentários
  • c)

    uma sanção por reciprocidade, dando à criança a possibilidade de decidir quando ela poderá comportar-se bastante bem para poder voltar ao grupo.


ID
1725991
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O número, de acordo com Piaget (in Kamii), é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos.Essas relações são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D (ordenação e inclusão hierarquica

  • D-

    Sendo assim, número “... é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva). A primeira relação é a ordem, a outra é a inclusão hierárquica.” Kamii

    A relação de ordem é construída mentalmente pela criança. Ela ordena os objetos para garantir que não se esqueça de contar nenhum dos objetos, que não conte objetos inexistentes e nem conte mais de uma vez determinado objeto. A característica mais comum em crianças que não ordenam mentalmente os objetos no ato de contar, faz com que as mesmas esqueçam de contar algum objeto, ou contem mais de uma vez um determinado objeto.

    A relação de inclusão hierárquica compreende a inclusão mental do 1 no número 2, do 2 no número 3 e etc...


ID
1729327
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione os teóricos às respectivas ideias.

1. Piaget

2. Vygostsky

( ) O desenvolvimento cognitivo é interpretado a partir da experiência com o meio físico.

( ) A aprendizagem interage com o desenvolvimento, produzindo as zonas de desenvolvimento proximal.

( ) O sujeito social não é apenas ativo mas, sobretudo, interativo.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • https://pedagogiaaopedaletra.com/piaget-e-vigotsky-diferencas-e-semelhancas/

ID
1732561
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma criança demonstra inteligência capaz de empregar símbolos e signos mas, ainda, falta-lhe a reversibilidade.
Segundo Piaget, citado por De La Taille (1992), tal esquema de ação caracteriza o período por ele denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B.

    No 2° estágio denominado pré-operatório ( 2 - 6 anos):

    As crianças começam a representar a realidade para si mesmas, pelo uso de símbolos, incluindo imagens mentais, palavras e gestos.

    O pensamento ainda é irreversível, só se tornará reversível no operatório concreto.

     

  • Gabarito: b

    Fases de desenvolvimento da teoria piagetiana apontadas por Rappaport (1981) e Ries (2007). 
    período Sensório-motor (0 a 2 anos):inexistência de representações e ou imagens mentais dos objetos que entornam a criança. Nesse período o conhecimento se processa a partir de impressões que chegam ao organismo, via órgãos dos sentidos (por isso a denominação de Sensório – da sensação e Motora – do movimento motor).
    período Pré-operatório (2 a 7 anos):capacidade de representação – ou a transformação de esquemas de ações em esquemas representativos. 
    período das Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos):o processo de pensar da criança alcança a capacidade de operar mentalmente visto que não possuía em função de operar por representações. 
    • período das Operações formais (11 ou 12 anos em diante):. A característica focal desta fase é a transformação dos esquemas cognitivos, operados concretamente em esquemas baseados na realidade imaginada.
     

    Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/fases/42689

  • Para Piaget, o homem não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos. A
    socialização da inteligência só começa a partir da aquisição da linguagem. Assim, no estágio sensóriomotor
    a inteligência é essencialmente individual, não há socialização. No estágio pré-operatório, as trocas
    intelectuais equilibradas ainda são limitadas pelo pensamento egocêntrico (centrado no eu): as crianças
    não conseguem seguir uma referência única (falam uma coisa agora e o contrário daí a pouco), colocarse
    no ponto de vista do outro e não são autônomas no agir e no pensar. No estágio operatório-concreto,
    começam a se efetuar as trocas intelectuais e a criança alcança o que Piaget chama de personalidade –
    o indivíduo se submetendo voluntariamente às normas de reciprocidade e universalidade. A
    personalidade é o ponto mais refinado da socialização: o eu renuncia a si mesmo para inserir seu ponto
    de vista entre os outros, em oposição ao egocentrismo, em que a criança elege o próprio pensamento
    como absoluto. O ser social de mais alto nível é aquele que consegue relacionar-se com seus
    semelhantes realizando trocas em cooperação, o que só é possível quando atingido o estágio das
    operações formais (adolescência).

  • Pré-operatório 2-7 anos : Falta reversibilidade. Egocentrismo, tudo dever uma explicação. Os movimentos fundamentais ficam MADURO aos 7 anos (manipulativos, equilíbrio, locomoção). Certas características limitam a possibilidade de trocas intelectuais equilibradas.


ID
1752871
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave para acertar a questão:

    I - Linguagem - (teoria de Vygotsky)

    II- Nível Operatório - (teoria de Piaget)

    III- Motricidade - (teoria de Wallon)

  •  

    I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.

  • I - Vygotsky: “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”


    II- Piaget: “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”


    III- Wallon:  “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”


    A I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.

  • A

  • É um tipo de questão que se resolve procurando as palavras chaves dos autores.


ID
1762933
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Piaget, a garatuja faz parte da fase sensório-motora de desenho da criança (zero a dois anos de idade) e também da fase pré-operacional (dois a sete anos de idade), indo, aproximadamente, até três ou quatro anos de idade. Assinale a alternativa que apresenta o desenho que representa a fase da garatuja desordenada.

Alternativas
Comentários
  • Não consegui visualizar a "e"

  • GABARITO: D

    1 - Garatuja: Faz parte da fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer nesta fase. A figura humana é inexistente ou pode aparecer da maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção consciente. Pode ser dividida em:

    Desordenada: movimentos amplos e desordenados. Com relação a expressão, vemos a imitação "eu imito, porém não represento". Ainda é um exercício.

    Ordenada: movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, pois aqui existe a exploração do traçado; interesse pelas formas (Diagrama).

     

    FONTE: http://www.profala.com/arteducesp62.htm


ID
1775257
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a teoria de Piaget no que se refere às fases do desenvolvimento humano, no período pré-operatório,

Alternativas
Comentários
  • A criança deste estágio:

    É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

     

    Exemplos:

    Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

     

    Fonte:http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

     

  • Tá incorreta essa questão, o aparecimento da linguagem se dá ainda no período sensório motor (0-2 anos);

    A questão pede o pré-Operatório (2-7 anos).

    Vejamos: De acordo com Zorzi (2002), o desenvolvimento da linguagem conforme afirma Piaget, tem sua origem relacionada ao desenvolvimento sensório-motor. A função simbólica irá aparecer num conjunto de atividades essencialmente sensório-motoras. O mesmo considera ainda que as condutas de transição ou pré-simbólicas correspondem ao uso convencional dos objetos, aos esquemas simbólicos e ao esboço de aplicação de ações em outros objetos.
    Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/o-desenvolvimento-da-linguagem-segundo-piaget-fase-inicial-do-processo-de-enino-e-aprendizagem/149499#ixzz50aAFLPFd

     


ID
1783075
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No período sensório-motor, de acordo com Piaget,

Alternativas
Comentários
  • universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos.

  • Estágio sensório motor ( 0 a 2 anos de idade)

    O desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e os objetos, no estágio sensório-motor o campo da inteligência aplica-se a situações e ações concretas.

     

    Letra D

  • O próprio nome sensório-motor remete as duas formas presentes em que a criança conhece o mundo nessa fase.

  • O estágio sensório motor é das idades de 0 até 2 anos de idade. Nesse estágio a criança desenvolve sua inteligência. Utiliza-se de movimentos reflexos, que são aqueles movimentos "automáticos", resposta a um estímulo. Além do mais, há uma relação com o próprio corpo, através de colocar dedos na boca e etc. Essa fase se caracteriza pela anomia, ou seja, ausência de regras, a criança não tem consciência de que existem regras. Há aqui o jogo do exercício. Mostra-se como uma fase mais individual.


ID
1783078
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Piaget, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A criança é percebida como um ser dinâmico que a todo momento interage com a realidade operando com objetos e pessoas.

II. Por intermédio das interações com o ambiente, a criança passa a construir suas estruturas mentais e adquirir formas de fazê-las funcionar.

III. A interação do organismo com o meio passa por dois processos: a organização interna e a adaptação ao meio.

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem segundo Piaget se processa por assimilação, acomodação e equilibração.

    A expressão "organização interna e a adaptação ao meio." pode até parecer guardar uma relação de sinonímia com os termos "assimilação, acomodação e equilibração" porém gera um pouco de dúvida.

  • Piaget possui uma visão construtivista sobre a aprendizagem. Isto é, entende-se que o aprendizado ocorre através da interação, da construção, e não de forma passiva ou anterior a experiência. Dessa forma, o processo ocorre de forma dinâmica, de forma que a criança interage com o meio e aquilo com o qual tem contato passa a ser assimilado por ela. As informações passam, sendo assim, pelos processo de assimilação, adaptação e equilibração.

  • I, II E III


ID
1783081
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a autonomia de acordo com Piaget, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Desenvolve-se junto com o processo de desenvolvimento da autoconsciência.

( ) É a capacidade de pensar por si mesmo e decidir entre o certo e o errado, na esfera moral, e entre o verdadeiro e o falso, na área intelectual.

( ) A moral baseia-se na coação da autoridade e no treinamento.

Alternativas
Comentários
  • CPP

    Art. 156. A prova da alegação incumbirá a quem a fizer, sendo, porém, facultado ao juiz de ofício:

     I – ordenar, mesmo antes de iniciada a ação penal, a produção antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, observando a necessidade, adequação e proporcionalidade da medida;


ID
1795066
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão" (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992). 

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."

II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."

III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental."

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.

Alternativas
Comentários
  • Palavras chave.

    Vygotsky: Linguagem

    Piaget: Nível operatório

    Walon: Motricidade

  • Muito útil o comentário da jovem senhora Laura Correia. Palavras chaves são interessantes para identificar  teorias que muitas vezes se conectam. 

  •  

    I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.

  • É isso aí, estudar pra concurso é aprendizado mecânico mesmo. Pq entender esses caras aí é osso

     

  • A


ID
1800256
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podemos afirmar que os estágios evolutivos de desenvolvimento segundo Jean Piaget são:

Alternativas
Comentários
  • Sensório Motor (0 a 02 anos)

    Pré-Operatório (02 a 07 anos)

    Operatório Concreto (07 a 11 anos)

    Operatório Formal (12 anos em diante).

  • SENSORIO MOTOR 0-2ANOS, EXPLORA COM OS MOVIMENTOS

    PRÉ-OPERATÓRIO 2-7ANOS, EGOCENTRISMO, FASE DOS PORQUÊS

    OPERATÓRIO CONCRETO 7-12ANOS, MENOR EGO

    OPERATÓRIO FORMAL 12+++++, RACIOCÍNIO DEDUTIVO, EU E O OBJETO

     

  • As vezes erramos essa questão porque eles mudam a palavra dos estágios dos desenvolvimento.


ID
1800277
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A criança aprende a respeitar as regras ou normas morais vivendo em sociedade. Considerando a hipótese de que existem tantos tipos de moral como de relações sociais, Piaget a distingue em duas formas, são elas:

Alternativas
Comentários
  • Para Piaget a moralidade é construída e se aperfeiçoa em três grandes fases de desenvolvimento sociomoral:

     

    -HETERONOMIA: baseada na obediência, é a moral do dever, pois a criança obedece às regras consoante os modelos dos adultos;

    -AUTONOMIA: baseado na igualdade, a criança percebe-se como legisladora e entede que as regras derivam de um acordo mútuo entre as pessoas, que há regras para se viver em sociedade, decartam-se ideias egocentricas e triufam as leis universais.

    -ANOMIA: peda da identidade.

  • Anomia - Até 5 anos

    Heteronomia - de 5 até 9 ou 10 anos

    Autonomia - Após 10 anos, com a legitimação das regras.


ID
1801795
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou processos de acomodação, assimilação e equilibração como inerentes à dinâmica do aprender como experiência vital. Esse pesquisador foi:

Alternativas
Comentários
  • b)Jean Piaget.

  • Assimilação + Acomodação = ADAPTAÇÂO(EQUILIBRAÇÃO)

  • Letra B, Jean Piaget.


ID
1802092
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estágios, que ele próprio chama de fases de transição (Piaget, 1975). Relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna:

1ª COLUNA:

1 - Período Sensório-Motor.

2 - Período pré-operatório.

3 - Período Operatório Concreto.

4 - Período Operatório Lógico Formal.

2ª COLUNA:

( ) A linguagem está em nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Duas crianças “conversando” dizem frases que não têm relação com a frase que o outro está dizendo.

( ) A criança é capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções, sem depender mais só da observação da realidade. As estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

( ) Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase("água" para dizer que quer beber água) já que não representa mentalmente o objeto e as ações. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferenciação.

( ) Neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Sensório Motor:  0 a 2 anos - Há o contato com o meio imediato sem a representação ou pensamento. A criança ouve e imita sons. Exploração do meio através dos movimentos.

    Pré-operatório: 2 a 7 anos- É marcado pelo egocentrismo.Possui percepção global sem discriminar detalhes. Não possui a capacidade de reversibilidade. Não aceita o acaso, tudo deve ter uma explicação - fase dos porquês.

    Operatório Concreto:  7 a 12 anos- O pensamento é concreto. Adquire o conceito de reversibilidade. Diminuição do egocentrismo.

    Operatório formal: 12 à idade adulta -  Diferenciação nítida entre Eu e o objeto. Raciocínio dedutivo, lógico.

  • Letra A

     


ID
1802095
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a teoria psicogenética de Piaget:

Alternativas
Comentários
  • A) Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da idéia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. 


    B e C) Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.


    D) Partindo da idéia de que não existe acomodação sem assimilação, podemos dizer que esses esquemas cognitivos não admitem o começo absoluto (PIAGET, 1996), pois derivam sempre, por diferenciações sucessivas, de esquemas anteriores. E é dessa maneira que os esquemas se desenvolvem por crescentes equilibrações e auto-regulações. Segundo WAZLAVICK (1993), pode-se dizer que a adaptação é um equilíbrio constante entre a assimilação e a acomodação.

     

    Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

  • LETRA: A

    O método clínico de Piaget combinava observações com indagação flexível. Ele estudou o desenvolviento cognitivo das crianças observando-as e conversando com elas em muitas situações, e fazendo perguntas para descobrir como suas mentes funcionam.


ID
1809181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue o item a seguir.

Jean Piaget, que estudou o desenvolvimento da mente relacionando-o à adaptação biológica, dividiu em fases ou estágios o desenvolvimento cognitivo da criança e denominou como estágio pré-conceitual o momento em que a criança reconhece um objeto sem, contudo, o diferenciar dos demais da mesma categoria.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO. Justificativa da banca:O momento em que a criança reconhece um objeto sem, contudo, diferenciá‐lo dos demais da mesma categoria foi denominado por Jean Piaget de estágio pré‐operatório.


    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPU_15_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPU_15_ADMINISTRATIVO_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • ERRADO

    Estágio Pré-operatório (de 2 a 6 anos de idade)

    Observa-se na criança a capacidade de produzir imagens mentais, de realizar agrupamentos rudimentares de objetos e de fazer, já, a denominação de objetivos e situações. Neste estágio, a criança ainda não é capaz de utilizar a lógica na construção do pensamento, usando-o, amiúde, de forma intuitiva, ou seja, raciocinando a partir de intuições (Piaget, 1976 a).

  • Sensório-motor: vai desde o nascimento até os 2 anos, a criança conhece o mundo por meio dos esquemas de ações que trabalham sensações e movimentos;

    Pré-operatório: de 2 a 7 anos com o aparecimento dos primeiros esquemas de ações mentais como a fala. Neste período, ela desenvolve o intelecto simbólico, o pensar centrado em si mesmo e guiado pela intuição, a incapacidade de distinguir o mundo das aparências do universo real, (fase egocêntica/ fase dos porquês/perguntadeira). O pensar é centrado em si mesmo.

    Operatório concreto: de 7 a 11 anos, a criança amplia a capacidade de agir sobre o real. Já é capaz de relacionar, classificar objetos seguindo critérios lógicos e realizar as primeiras operações aritméticas e geométricas, comecam a pensar logicamente. A criança é capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo, e, ao mesmo tempo, de ter autonomia pessoal e esta cooperação é uma capacidade que se desenvolve ao longo do período.

    Operatório formal: dos 11 anos em diante, o ser compreende o racíocinio lógico o qual é capaz de sistematizar os dados; (perdas/sentimentos/saudades)

  • Pré-operatório: de 2 a 7 anos.

  • Estágios

    De 0 a 2 anos: Estágio Sensório motor, há apenas o desenvolvimento da inteligência individual, sem socialização.

    De 2 a 7 anos: Estágio Pré-Operatório: Prevalece o egocentrismo, uma contradição na fala, sem um raciocínio lógico apurado, sem autonomia.

    De 07 a 12 anos: Estágio Operatório concreto: Personalidade sendo formada, Trocas de conversas, diálogo.

    Pós 12 anos: Estágio Operatório formal, Consolidação da Personalidade

  • Está errado porque falou pré conceitual e é pré operatório e nessa fase a criança conhece o objeto está construindo com seu imaginário e trazendo suas próprias regras.

    Questão para confundir ... além de operações pré conceitual a conjunção contudo.


ID
1815589
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Piaget, no período das operações formais (12 anos em diante), podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  c)

    a criança já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.

  • OPERATÓRIO FORMAL 12-16 ANOS: raciocínio dedutivo, eu e o objeto. Descentração é marcante. 

  • sensório motor: 0 - 2 anos; pré operatório: 2 - 7 anos; concreto 7 - 11 ou 12 anos; formal 11 ou 12 em diante.

ID
1821289
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Significativo avanço nas tendências pedagógicas e, consequentemente, na ação docente foi, sem dúvida, o surgimento das teorias construtivistas e interacionistas fundamentadas no pensamento de Piaget. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando a concepção de aprendizagem está vinculada ao processo de conhecimento, também denominado de processo cognitivo, e não mais no processo de condicionamento, ou seja, através da inteligência, o ser humano age, aprende e constrói conhecimentos que lhe possibilitam uma interação cada vez melhor com o meio, por mais adverso que este lhe seja. 

II. Uma maneira adequada de ampliar e/ou modificar as estruturas do aluno consiste em provocar discordâncias ou conflitos cognitivos que representem desequilíbrios a partir dos quais, mediante atividades, o aluno consiga reequilibrar‐se, superando a discordância reconstruindo o conhecimento.

III. A contribuição desses fundamentos teóricos na aprendizagem escolar tem como objetivo principal alcançar comportamentos apropriados por parte dos alunos, basicamente entendidos como apropriação e modificação de respostas. Assim, se a resposta emitida for desejada haverá reforço, cuja natureza dependerá, necessariamente, do nível etário e do esforço dos alunos.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Item III - Refere-se a Skinner

  • iten 3 refere-se a teoria behaviorista...estimulo-resposta e reforço


ID
1822201
Banca
UFCG
Órgão
Prefeitura de Cabaceiras - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à prática da leitura na educação infantil, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda:

I. A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura provocou mudanças significativas nos objetivos e nas estratégias metodológicas utilizadas na educação infantil.

II. A perspectiva histórico cultural contribuiu para novas formas de conceber e trabalhar a oralidade na educação infantil.

III. Na perspectiva behaviorista o desenvolvimento da oralidade da criança está diretamente relacionado às trocas discursivas entre o adulto e a criança.

A alternativa correta é: 

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva behaviorista não está relacionada a troca de ideias entre adulto e crianças, mas prevalece o modelo do tecnicismo.


ID
1822219
Banca
UFCG
Órgão
Prefeitura de Cabaceiras - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo:

I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.

II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento.

III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.

Está(ão) correta(s) apenas: 

Alternativas
Comentários
  • a)

    II e III;

  •  Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica. 
     (PELO CONTRÁRIO, O Piaget era bíologo, para ele a adaptção era um processo biológico, o desequilíbrio que é do meio externo)


ID
1822222
Banca
UFCG
Órgão
Prefeitura de Cabaceiras - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todas as alternativas abaixo se referem aos fatores básicos do desenvolvimento humano, de acordo com a perspectiva piagetiana, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • e)

    aculturação

  • Aculturação é a interpenetração de culturas. É um termo que foi criado inicialmente por antropólogos norte-americanos para designar as mudanças que podem acontecer em uma sociedade diante de sua junção com elementos culturais externos.


ID
1831573
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, às suas respectivas características.

1. Período Simbólico

2. Período Intuitivo

3. Período Operatório Concreto

( ) A criança é capaz de ordenar elementos por seu tamanho e consolida as conservações de número, substância, volume e peso.

( ) A criança desenha, imita, dramatiza. Capacidade de formar imagens mentais, transformando objetos em uma satisfação da vontade.

( ) A criança explica os fenômenos e tem capacidade de distinguir a fantasia do real.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • OPERATÓRIO CONCRETO 7-12 ANOS: Diminuição do egocentrismo, realiza operações matemáticas, compreende o ponto de vista dos outros e os prórpios erros capaz de ordenar elementos por seu tamanho e consolida as conservações de némero, substância, volume e peso. Capacidade de Cooperar.

  • 3 – 1 – 2


ID
1853641
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Piaget

  • Piaget estudou a Epistemologia genética, como descreve a questão.

  • PIAGET ERA BIÓLOGO PSICANALISTA....

  • Gab. E

     

  • E


ID
1857895
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao uso da linguagem no desenvolvimento, segundo Piaget, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.

  • A mobilidade e complexidade da coordenação de esquemas sensório -motores alcançados até então abrem novas possibilidades para uma coordenação de esquemas já não mais sucessivos e atuantes diretamente sobre os objetos externos, mas, ao contrário daqueles, interiorizados e combinados mentalmente. Assim, na sexta fase da inteligência sensório-motora, perante obstáculos infranqueáveis pelos procedimentos anteriormente conhecidos, a criança inventa soluções através de manobras ou operações simplesmente mentais. Desse modo, os esquemas anteriores são evocados para agir sobre os objetos, e essa evocação (ação interior de esquemas) se produz tendo como apoio símbolos ainda materiais Pensamento e linguagem 123 Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006 (gestos imitativos) que se reportam a ações e objetos particulares


ID
1866364
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os alunos de seis anos do 1º ano de uma escola que atende do 1º ao 5º ano de escolaridade demonstraram muita dificuldade em internalizar as regras de um jogo proposto pela professora de alfabetização. Sabendo da dificuldade da colega, Carol, a professora de Educação Física, foi ajudá-la e percebeu que a dificuldade poderia estar não no método usado pela professora, mas na etapa de desenvolvimento humano dos alunos. Carol baseou suas conclusões nos estudos piagetianos que afirmam que:

Alternativas
Comentários
  • 1º Período: Sensório - Motor ( 0 a 2 anos ): A inteligência é prática, as noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

     

    2º Período: Pré - Operatório ( 2 a 7 anos ): Inteligência Simbólica. 

    A criança desse estágio:

    É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro;

    Não aceita a idéia do acaso, e tudo deve ter uma explicação ( fase dos "por quês" );

    Já pode agir por simulação, "como se";

    Possui percepção global sem discriminar detalhes;

    Deixa se levar pela aparência, sem relacionar fatos.

     

    3º Período: Operações Concretas ( 7 a 11 ou 12 anos): A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados de realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar a abstração

     

    4º Período: Operações Formais ( 11 ou 12 anos em diante ): as estruturas cognitivas das crianças alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar  raciocínio lógico a todas as classes de problemas, ou seja, elas são capazes de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade

  • letra A .... comentem com o gabarito... aff

  • Nesta questão fui por eliminação...

    "Os alunos de seis anos do 1º ano de uma escola" , os alunos nesta fase está no Período Pré- Operatório


ID
1871662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das bases psicológicas da aprendizagem, julgue o item que se segue.

De acordo com os pressupostos da psicologia genética, o desenvolvimento cognitivo humano se apoia em dois grandes eixos: a adaptação biológica e o intercâmbio entre sujeito e objeto.

Alternativas
Comentários
  • Piaget trabalha o desenvolvimento em níveis e em que se apóia em TRÊS grandes eixos: no primeiro princípio, a inteligência humana representa uma determinada forma de adaptação biológica, onde por meio da inteligência, o organismo humano alcança um equilíbrio nas suas relações com o meio; no segundo princípio o conhecimento se manifesta como fruto de um autêntico processo de construção. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas que estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento e no terceiro princípio de Piaget, o conhecimento é elaborado e nasce nos intercâmbios entre o sujeito e o objeto.

  • DESENVOLVIMENTO COGNITIVO HUMANO E OS SEUS TRÊS GRANDES EIXOS:

    1- Adaptação biológica

    2-Processo de construção

    3-Intercâmbios entre o sujeito e o objeto

  • O que torna a questão errada é o fato de ter citado apenas duas dos três grandes eixos.


ID
1871671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das bases psicológicas da aprendizagem, julgue o item que se segue.

De acordo com os princípios psicogenéticos, o ambiente social é determinante para a formação da personalidade, interferindo, inclusive, nas fases de desenvolvimento cognitivo.

Alternativas
Comentários
  •     De acordo com os princípios psicogenéticos (Epistemologia genética de Piaget), o ambiente social é determinante para a formação da personalidade (errado, pois nessa teoria, o sujeito constrói o conhecimento, é o sujeito epistêmico), interferindo, inclusive, nas fases de desenvolvimento cognitivo (errado, porque, segundo Piaget, as fases de desenvolvimento vem antes da aprendizagem).

    Keep on...


ID
1885429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue o item seguinte.

De acordo com Piaget, a importância do diálogo na formação do homem enquanto ser social pressupõe a existência de um sistema de signos comuns e de definições. Nesse sentido, a maneira de ser social de uma criança de cinco anos é diferente da de um adolescente. Logo, o docente que atua nos anos iniciais da educação básica deve adequar seu discurso à clientela, o que é desnecessário para o que atua com adolescentes, pois estes já dominam o pensamento operatório.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Quem menciona Signos e Linguagem é o Vygotsky.

  • De acordo com Piaget, a importância do diálogo na formação do homem enquanto ser social pressupõe a existência de um sistema de signos comuns e de definições. Nesse sentido, a maneira de ser social de uma criança de cinco anos é diferente da de um adolescente. Logo, o docente que atua nos anos iniciais da educação básica deve adequar seu discurso à clientela, o que é desnecessário para o que atua com adolescentes, pois estes já dominam o pensamento operatório.

    Errado

  • QUESTÃO ERRADA.

    A ADEQUAÇÃO DO DISCURSO do professor DEVE ser feito em qualquer nível ou modalidade de ensino. A fim de que o professor "fale a mesma língua" que os alunos e consequentemente, estabeleça uma relação dialógica de sucesso.

  • De acordo com Piaget, a importância do diálogo na formação do homem enquanto ser social pressupõe a existência de um sistema de signos 

     

    errrado , isso é vigotsky

  • Gente, Piaget também fala sobre linguagem, não é só Vygotsky, a diferença entre eles está em que Piaget afirma que antes da linguagem, há o pensamento, a ideia de linguagem, e depois ela se desenvolve E AI o indivíduo pode se inserir nas relações de sociabilidade. Vygotsky afirma que as relações sociais MEDIADAS pela linguagem, são importantes para o sujeito aprender E AI desenvolver. Ambos tratam a linguagem como importante para a socialização, o que diferencia ai é a importância para a sociabilidade, já que para Piaget não adianta socializar apenas, tem que estar dentro da idade e desenvolvimento adequado para depois aprender, já Vygotsky afirma que socializar é importante EM TODO processo, e que assim que o individuo aprende para desenvolver.


ID
1891798
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na citação a seguir, de Bock, Furtado e Teixeira (1995, p. 81), sobre desenvolvimento humano, responda à questão:

“Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.” 

O período em que a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, chama-se:

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Piaget - Estágios de Desenvolvimento da Criança:

    Sensório Motor (0 a 2 anos): há o contato com o meio imediato sem a representação ou pensamento. A criança ouve e imita sons. Exploração do meio através dos movimentos.

     

    Pré-operatório (2 a 7 anos): é marcado pelo egocentrismo. Possui percepção global sem discriminar detalhes. Não possui a capacidade de reversibilidade. Não aceita o acaso, tudo deve ter uma explicação (fase dos porquês).

     

    Operatório Concreto (7 a 12 anos): o pensamento é concreto. Adquire o conceito de reversibilidade. Diminuição do egocentrismo.

     

    Operatório Formal (12 anos à idade adulta): diferenciação nítida entre EU e o objeto. Raciocínio dedutivo.

  • aparelhos reflexos : coordenações sensoriais e motoras

    fundo hereditário: tendência institiva, exemplo sucção

    Palavras chaves: sensório - motor 


ID
1891801
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na citação a seguir, de Bock, Furtado e Teixeira (1995, p. 81), sobre desenvolvimento humano, responda à questão:

“Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.” 

No plano afetivo, a criança é capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo, e, ao mesmo tempo, de ter autonomia pessoal. A cooperação é uma capacidade que se desenvolve ao longo de qual período?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Piaget os estágios são organizados em sequência física e universal:

    1º - Sensório motor - 0 a 2 anos ( exploração do meio através de movimentos)

    2º - Pré-operatório 2 a 7 anos ( egocentrismo, tudo deve te uma explicação, fase dos porquês)

    3º - Operatório-concreto 7 a 12 anos ( diminuição do egocentrismo)

    4º - Operatório-formal 12 anos idade adulta (raciocínio dedutivo, eu e o objeto)


ID
1908139
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Jean Piaget (1896-1980) afirma que, ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas – sensoriais e neurológicas – que permanecem constantes ao longo da sua vida. Ao mesmo tempo, os esquemas, unidades básicas de pensamento, se transformam através do processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo ao real que o circunda.

Assinale a alternativa que indica corretamente os dois elementos básicos do desenvolvimento humano descritos acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Para aprofundar no conhecimento indico esta leitura http://blog.maxieduca.com.br/teorias-jean-piaget/

  • O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget, pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido. Nessa linha de raciocínio, o trabalho de Piaget leva em conta a atuação de 2 elementos básicos ao desenvolvimento humano: os fatores invariantes e os fatores variantes.

    (a) Os fatores invariantes: Piaget postula que, ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas - sensoriais e neurológicas - que permanecem constantes ao longo da sua vida. São essas estruturas biológicas que irão predispor o surgimento de certas estruturas mentais. Em vista disso, na linha piagetiana, considera-se que o indivíduo carrega consigo duas marcas inatas que são a tendência natural à organização e à adaptação, significando entender, portanto, que, em última instância, o 'motor' do comportamento do homem é inerente ao ser.

    (b) Os fatores variantes: são representados pelo conceito de esquema que constitui a unidade básica de pensamento e ação estrutural do modelo piagetiano, sendo um elemento que se tranforma no processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo ao real que o circunda. Com isso, a teoria psicogenética deixa à mostra que a inteligência não é herdada, mas sim que ela é construída no processo interativo entre o homem e o meio ambiente (físico e social) em que ele estiver inserido.


    https://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm



ID
1931485
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a concepção piagetiana, o desenvolvimento cognitivo compreende quatro estágios ou períodos: o sensório-motor (do nascimento aos 2 anos); o pré-operacional (2 a 7 anos); o estágio das operações concretas (7 a 12 anos) e, por último, o estágio:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva Correta: "B".

    I. Sensório-Motor;

    II. Pré-Operacional;

    III. Operações Concretas;

    IV. Operações Formais;


ID
1934401
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marca a opção correta. A proposta pedagógica ancorada na epistemologia genética de Piaget tem sua fundamentação baseada na tendência.

Alternativas
Comentários
  • Progressivista.

    Escola Nova

    Habilidades Cognitivas

  • Letra "C"

    Grandes mudanças, se comparada com a Tendência Tradicional (TT), podem ser percebidas na Tendência Liberal Renovada Progressivista (TLRP). Por exemplo, se antes o professor era o núcleo do processo de ensino-aprendizagem, a peça mais importante de todo esse processo, o protagonista, na TLRP esses papéis foram ofertados ao aluno. É ele agora quem ganha o enfoque principal. A educação é pensada para ele, mas também por ele.

    Percebe-se na Tendência Liberal Renovada Progressivista o enfoque no aluno, a possibilidade natural no seu aprendizado, mas também no seu momento de ensinar, de testar, de tentar, de experimentar, de aprender fazendo inferências, modificando o meio, transformando-o. Essas ofertas ao aluno surgem como necessidade que ele apresentava quando ainda sem voz. Com toda certeza não se impõe o aprendizado, constrói-se ele. E essa construção deverá ser feita por todos, professores, alunos e comunidade escolar, através da prática alicerçada na teoria.

    “Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget”

  • Letra "C"

    Grandes mudanças, se comparada com a Tendência Tradicional (TT), podem ser percebidas na Tendência Liberal Renovada Progressivista (TLRP). Por exemplo, se antes o professor era o núcleo do processo de ensino-aprendizagem, a peça mais importante de todo esse processo, o protagonista, na TLRP esses papéis foram ofertados ao aluno. É ele agora quem ganha o enfoque principal. A educação é pensada para ele, mas também por ele.

    Percebe-se na Tendência Liberal Renovada Progressivista o enfoque no aluno, a possibilidade natural no seu aprendizado, mas também no seu momento de ensinar, de testar, de tentar, de experimentar, de aprender fazendo inferências, modificando o meio, transformando-o. Essas ofertas ao aluno surgem como necessidade que ele apresentava quando ainda sem voz. Com toda certeza não se impõe o aprendizado, constrói-se ele. E essa construção deverá ser feita por todos, professores, alunos e comunidade escolar, através da prática alicerçada na teoria.

    “Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget”


ID
1934959
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.

I.Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.

II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.

IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente.

V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos seus sentidos e movimentos (período sensório-motor).

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  •  c) II, IV e V.

  • Alguém poderia explicar as alternativas?


ID
1958308
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon estudaram o desenvolvimento das funções psicológicas à luz da gênese e da evolução dessas funções. Tal abordagem é comumente conhecida como:

Alternativas
Comentários
  •  

    Psicogenética

    Significado de Psicogenética Por Dicionário inFormal (SP) em 27-09-2016

    Relativo a psicogênese (estudo de processos mentais ou psicológicos). Psicogenésico.

    psicogenética é muito importante para diagnósticos mais rápidos.

  • Psicogenética= Psicologia Genética estuda as origens, isto é, a gênese dos processos psíquicos. 

  • psicogenética.


ID
1958311
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Jean Piaget (1896-1980) estudou o desenvolvimento intelectual das crianças, descrevendo como a inteligência infantil se adapta ao mundo através da interação. Assinale a alternativa que contém uma citação desse teórico.

Alternativas
Comentários
  • “Nada está no intelecto que não tenha antes passado pelos sentidos”. Aristoteles

    “Dá-me uma criança e farei dela um príncipe ou um ladrão”. Watson

    “O ensino tem de vir na hora certa da evolução dos interesses da criança”. Piaget

    “Brincando se pode dizer de tudo, até a verdade” Freud


ID
1974076
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Lefrançois (2009), assinale a opção que apresenta as quatro forças que moldam o desenvolvimento humano descritas por Piaget.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Equilibração, maturação, experiência ativa e interação social.


ID
1996252
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tanto Piaget quanto Vygotsky sugerem, de maneira firme em seus estudos, a intervenção pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que o único bom ensino é o que acompanha o desenvolvimento dos alunos, salientando a importância da confiança mútua e da reciprocidade do pensamento educador/educando. Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o papel insubstituível do educador na construção do conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • Os dois autores são interacionistas, defendem que o conhecimento não está nem no sujeito, nem no objeto a ser conhecido e sim na interação entre ambos.

    "A paciência é uma segunda coragem" Kafka


  • defendendo a importância da interação como desencadeadora dos processos de aprendizagem e desenvolvimento.


ID
2036026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue.

Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.

Alternativas
Comentários
  • Piaget não enfatiza as questões sociais, culturais, econômicas ou políticas , como Vygotsky faz em sua teoria. Temos a teoria Construtivista, na qual se entende que o ser humano constrói ativamente seu conhecimento sobre a realidade externa e as interações são fundamentais nesse processo.

  •  A criança se desenvolverá de acordo com as etapas de sua vida. Piaget afirma que o desenvolvimento passa por quatro estágios e são organizados em uma sequencia fixa e universal

  • Piaget  = desenvolve para aparender

    Estágios fixos. 

    1-  sensório motor

    2- pré- operatório

    3- operatório concreto

    4 - operatório formal.

    Já vygotsky = Aprende para desenvolver 

    Os estágios não são fixos, sem idade.

    1- primitivo

    2- psicologia ingenua

    3- signos exteriores

    4 crescimento interior 

  • A teoria piagetana incentiva a Escola Renovada Progressisvista, vez que a educação dá ênfase na motivação e estimulação de problemas a partir do meio. O educando é ativo, pois interrage-se com os objetos desenvolvendo o seu cognitivo. A importância, portanto, no processo cognitivo da aprendizagem. Piaget é psicólogo e biólogo, fundamenta a sua teoria da biopsicologização do ensino.

  • Piaget DA- Desenvolvimento e Aprendizegem

    Vygotsky- AD- Aprendizagem de Desenvolvimento


ID
2062699
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Piaget identificou diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual com suas respectivas características. Sobre o estágio lógico‐formal, analise as afirmativas a seguir.
I. O pensamento lógico-formal, característico da criança a partir dos doze anos, afasta-se do nível concreto.
II. As operações formais recaem sobre hipóteses e não mais somente sobre os objetos.
III. A presença do pensamento combinatório é própria do período das operações formais.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Todas verdadeiras