Muitos estudos têm demonstrado que estudantes eficientes na execução de tarefas acadêmicas apresentam na mesma proporção, maior capacidade de controlar o que e como aprendem. A essa capacidade chamamos metacognição, que é uma condição essencial para que um estudante potencialize seu processo de aprendizagem e seja bem sucedido.
O termo estratégia metacognitiva refere-se ao conhecimento do próprio conhecimento. Utilizá-la implica desenvolver capacidade de avaliação, organização e regulação do conhecimento adquirido. Supõe ainda a capacidade de entender que competências são necessárias para se resolver um problema, seja ele relacionado a números ou palavras.
As estratégias metacognitivas deveriam ser desenvolvidas desde que o início do processo de educação formal do estudante, mas nem sempre isso é observado. Os docentes do ensino fundamental e médio são pouco preparados para desenvolver essa competência em seus estudantes. E isso não é diferente quando tratamos do ensino superior.
Os processos metacognitivos podem ser chamados de processos de autocontrole e devem incluir exercícios que possibilitem organizar uma tarefa, ajustá-la durante seu desenvolvimento, e rever seus resultados. Em outras palavras é a capacidade de identificar as melhores estratégias capazes de promover uma aprendizagem mais duradoura e que leva a resultados mais eficazes.
https://blog.abmes.org.br/?p=3735