SóProvas


ID
2333008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da farmacologia do sistema nervoso central (SNC), julgue o item subsequente.

Barbitúricos são depressores não seletivos do SNC que podem ser empregados como anestésicos gerais e anticonvulsivantes.

Alternativas
Comentários
  • Ex's de Barbitúricos usados para:

    - anestesia geral: tiopental

    - anticonvulsivante: fenobarbital

  • Nao seletivos??

  • O barbitúrico tiopental possui ação ultracurta, por isso era usado IV para induzir anestesia geral

    O barbitúrico fenobarbital possui ação longa, age por potenciação GABA (e consequente depressão do SNC) e é utilizado para crises convulsivas por longos períodos

  • Os barbitúricos atuam por vários mecanismos, atuam em todo o cérebro, não tem seletividade por determinados centros nervosos. Em doses altas ele deprime tudo, podendo levar ao coma e à morte. Ao contrario dos BDZ que só atua em GABA.

  • BARBITÚRICOS; USOS TERAPEUTICOS

  • Os BDZ se diferenciam do s Barbitúricos por que são seletivos. Atuam somente em GABA.

    Os barbitúricos atuam por vários mecanismos, atuam em todo o cérebro, não tem seletividade

    por deter minados centros nervosos. E m dose s altas ele deprime tudo, podendo levar ao coma e à morte.

    Os barbitúricos são usados na anestesia.

  • CERTO

    Os barbitúricos (ou derivados do ácido barbitúrico) foram por muito tempo, a droga de escolha para o tratamento da insônia. O declínio de seu uso deu-se por vários motivos como: mortes por ingestão acidental, o uso em homicídios e suicídios, e principalmente pelo aparecimento de novas drogas como os benzodiazepínicos. Hoje em dia, os barbitúricos ainda são utilizados no tratamento de distúrbios convulsivos e na indução da anestesia geral.

    Os barbitúricos são produzidos através da condensação de derivados do ácido malônico e da uréia. A principal ação do barbitúrico é sobre o Sistema Nervoso Central. Eles podem causar depressão profunda, mesmo em doses que não têm efeito sobre outros órgãos. A depressão pode variar sendo desde um efeito sedativo, anestésico cirúrgico, ou até a morte. Outro efeito dos barbitúricos é o de causar sono, podendo induzir apenas o relaxamento (efeito sedativo) ou o sono (efeito hipnótico), dependendo da dose utilizada.

     

    FONTE: https://www2.unifesp.br/dpsicobio/drogas/barbi.htm