SóProvas


ID
2333023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um estudante do ensino técnico queixa-se de, há algumas semanas, vir apresentando dificuldades para enxergar em ambientes de pouca iluminação. O jovem relata, ainda, um acentuado incômodo para adaptar sua visão em situações de mudança de luminosidade como, por exemplo, quando sai da sala escura do cinema para a rua durante o dia, caso em que só consegue voltar a enxergar bem após alguns minutos.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O uso de óleos minerais como laxante em processos de emagrecimento pode ser a causa do quadro descrito pelo jovem.

Alternativas
Comentários
  • O uso de óleo mineral como laxante pode estar relacionado com deficiência de vitamina A que por sua vez está relacionada com a cegueira noturna também conhecida como nictalopia, que é um tipo de comprometimento da visão durante a noite ou em ambientes com pouca iluminação. O termo “cegueira noturna” não significa que a pessoa perca totalmente a visão, o que ocorre é umadificuldade maior enxergar ou dirigir a noite.

  • certo

    Interações na absorção de vitamina A

    Colestiramina pode induzir deficiência de vitamina A.

    Kanamicina, Neomicina – pode alterar a absorção das gorduras e acarretar má-absorção das vitaminas A e K, reduzindo objetivamente a biodisponibilidade em 14% (70).

    Óleos minerais – possíveis deficiências de vitaminas A, D e K. Diminuem a absorção de vitamina A.

    Pectina cítrica diminui a biodisponibilidade de síntese do β-caroteno(71).

    Óleo de soja e vitamina D – melhoram a biodisponibilidade e a conversão do β-caroteno a retinol, propriedade essa que persiste inalterada ao calor, mesmo em temperaturas de 100º C (72).

    Ferro - A suplementação de ferro aumenta os níveis plasmáticos de retinol, RBP e transtiretina. Adicionalmente, a vitamina A é necessária para a absorção e utilização de ferro inorgânico não-heme conservando a solubilidade do ferro na luz intestinal, reduzindo a má-absorção induzida por fitatos e polifenóis repercutindo em acréscimo dos níveis hematimétricos.

    FONTE: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222003000400004