SóProvas


ID
2333029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um estudante do ensino técnico queixa-se de, há algumas semanas, vir apresentando dificuldades para enxergar em ambientes de pouca iluminação. O jovem relata, ainda, um acentuado incômodo para adaptar sua visão em situações de mudança de luminosidade como, por exemplo, quando sai da sala escura do cinema para a rua durante o dia, caso em que só consegue voltar a enxergar bem após alguns minutos.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O estudante apresenta um quadro de cegueira noturna que pode ser causado por deficiência de vitamina A.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A deficiência de Vitamina A tem repercussões que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos. A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua também na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas), mantém saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que também atuam como barreiras de proteção contra infecções.

    Um dos epitélios severamente afetados é o do revestimento ocular, levando à xeroftalmia (nome dado aos diversos sinais e sintomas oculares da hipovitaminose A). A forma clínica mais precoce da xeroftalmia é a cegueira noturna onde a criança não consegue boa adaptação visual em ambientes pouco iluminados; nos estágios mais avançados a córnea também está afetada constituindo a xerose corneal, caracterizada pela perda do brilho, assumindo aspecto granular, e ulceração da córnea; a ulceração progressiva pode levar à necrose e destruição do globo ocular provocando a cegueira irreversível, o que é chamado de ceratomalácia.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/70vitamina_a.html