SóProvas


ID
2333098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, julgue o item que se segue.

A vitamina E se distribui pelo organismo na fração lipídica do plasma, acumulando-se em locais como fígado, músculos esqueléticos, tecido subcutâneo, suprarrenais e baço, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • C

    A falta de vitamina E é rara (exceto em recém-nascidos) e, quando acontece, geralmente é associada aos problemas de má absorção por distúrbios no fígado ou na vesícula biliar, pancreatite, fibrose cística ou ausência das quantidades adequadas do nutriente no consumo diário, interferindo diretamente na absorção do nutriente e desenvolvendo carência de vitamina E.

    A escassez da vitamina no organismo relaciona-se aos problemas neurológicos, ocasionando até dificuldade para andar. Além disso, a deficiência também pode estar relacionada com a infertilidade, dificuldade de engravidar ou até com casos de aborto.

  • CERTO

    A questão quer saber se a vitamina E é hidrossolúvel ou lipossolúvel. Abaixo um breve resumo:

    Costuma-se dividir as vitaminas em dois grupos principais: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis dissolvem-se em água e devem ser ingeridas diariamente, uma vez que não são armazenadas pelo organismo. As lipossolúveis, por sua vez, são aquelas que se dissolvem em lipídios e outros solventes orgânicos e são armazenadas pelo organismo, não sendo necessária, portanto, a sua frequente ingestão.

    Normalmente as vitaminas são utilizadas em pequenas quantidades pelo corpo e atuam como coenzimas, ajudando em reações enzimáticas.

    A deficiência dessas substâncias, problema conhecido como avitaminose, pode causar danos à saúde, portanto, é importante ficar atento às recomendações. Veja a seguir as principais vitaminas existentes e sintomas provocados por sua deficiência:

    → Vitaminas hidrossolúveis

    Vitaminas do Complexo B:

    Vitamina B2: A falta dessa vitamina provoca inflamação nos lábios e fissuras na região da boca. Dose diária recomendada: 1,7 mg.

    Vitamina B6: A deficiência dessa vitamina provoca irritabilidade, convulsão, doenças de pele, apatia e distúrbios nervosos. Dose diária recomendada: 2,0 mg.

    Vitamina B12: Sua falta desencadeia distúrbios nervosos e anemia perniciosa, que gera a redução do número de glóbulos vermelhos. Dose diária recomendada: 2,0 µg.

    Vitamina C: Sua deficiência relaciona-se com uma doença conhecida como escorbuto, que provoca sangramento nas gengivas, fraqueza e lesões na mucosa do intestino. Dose diária recomendada: 60 mg.

    → Vitaminas lipossolúveis

    Vitamina A: Sua deficiência está relacionada com a incapacidade de enxergar em ambientes pouco iluminados (cegueira noturna) e com o surgimento de pele áspera e enrugada. Dose diária recomendada: 1,0 mg.

    Vitamina D: A falta dessa vitamina relaciona-se com o enfraquecimento e o surgimento de deformidades nos ossos, um problema conhecido como raquitismo. Dose diária recomendada: 5,0 µg.

    Vitamina E: A deficiência de vitamina E provoca irritabilidade, esterilidade, abortos e anemia. Dose diária recomendada: 10,0 mg.

    Vitamina K: A falta de vitamina K está relacionada com uma diminuição da capacidade de coagulação sanguínea, o que pode levar a hemorragias. Dose diária recomendada: 45 µg.

    FONTE: https://www.biologianet.com/biologia-celular/vitaminas.htm