SóProvas


ID
2333101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, julgue o item que se segue.

Os esteroides ergocalciferol e colecalciferol obtidos na dieta são provitaminas que originam a vitamina D pela ação da radiação ultravioleta.

Alternativas
Comentários
  • somente o colecalciferol é ativados por raios UVB

  • ergocalciferol – Vitamina D2

    colecalciferol - Vitamina D3.

  • O termo vitamina D engloba um grupo de moléculas secosteroides derivadas do 7-deidrocolesterol (7-DHC) interligadas através de uma cascata de reações fotolíticas e enzimáticas que acontecem em células de diferentes tecidos. Sob essa denominação ampla abrangem-se tanto o metabólito ativo (1α,25-diidroxi-vitamina D ou calcitriol) como seus precursores (entre eles a vitamina D3 ou colecalciferol, vitamina D2 ou ergosterol e a 25-hidroxivitamina D ou calcidiol) e os produtos de degradação, os quais ainda podem manter alguma atividade metabólica. À vitamina D é primariamente atribuído o papel de importante regulador da fisiologia osteomineral, em especial do metabolismo do cálcio. Nos seres humanos, apenas 10% a 20% da vitamina D necessária à adequada função do organismo provém da dieta. As principais fontes dietéticas são a vitamina D3 (colecalciferol, de origem animal, presente nos peixes gordurosos de água fria e profunda, como atum e salmão) e a vitamina D2 (ergosterol, de origem vegetal, presente nos fungos comestíveis). Os restantes 80% a 90% são sintetizados endogenamente. A etapa inicial no processo de síntese endógena das moléculas do grupo vitamina D se inicia nas camadas profundas da epiderme (estratos espinhoso e basal), onde está armazenada a substância precursora, o 7-deidrocolesterol (7-DHC), localizado na camada bilipídica das membranas celulares. Para que esse processo de ativação da vitamina D se inicie, é preciso que o indivíduo receba a luz solar direta, especificamente a radiação ultravioleta B (UVB) nos comprimentos de onda entre 290 e 315 nanômetros.

    A absorção do fóton UVB pelo 7-DHC promove a quebra fotolítica da ligação entre os carbonos 9 e 10 do anel B do ciclo pentanoperidrofenantreno, formando uma molécula secosteroide, que é caracterizada por apresentar um dos anéis rompidos. Essa nova substância, a pré-vitamina D3, é termoinstável e sofre uma reação de isomerização induzida pelo calor, assumindo uma configuração espacial mais estável, a vitamina D3 (ou colecalciferol). A energia estérica dessa nova conformação tridimensional da molécula a faz ser secretada para o espaço extracelular e ganhar a circulação sanguínea. A molécula da vitamina D2 difere da D3 não só pela origem, mas por apresentar um carbono a mais.

     

    Luiz Claudio Gonçalves de Castro

    Laboratório de Pesquisas em Pediatria, Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

    Arq Bras Endocrinol Metab vol.55 no.8 São Paulo Nov. 2011

     

  • A vitamina D2 (ergocalciferol ) é obtida apenas através da alimentação, não pela exposição aos raios UV. Já a vitamina D3 (colecalciferol ) se obtém a partir das 2 fontes.

  • ERRADO

    Existem duas formas de vitamina D: a vitamina D2(ergocalciferol ) e a vitamina D3(colecalciferol ) . A segunda provém de duas fontes: a) síntese cutânea em seres humanos (endógena) e b) ingesta de alimentos de origem animal (exógena) como peixes com alto teor de gordura como salmão, cavala e atum, assim como gema de ovo e óleo de peixe. A vitamina D2 é produzida por plantas, como cogumelos expostos a raios UV.

    Quando proveniente da dieta, é absorvida no intestino delgado, incorporada aos quilomicrons e nestes é levada ao fígado. No fígado, por um processo de hi-droxilação, é convertida em 25-hidroxivitamina D [25(OH)D], a forma circulante de maior quantidade, porém, biologicamente inerte. 

    A síntese endógena das moléculas do grupo vitamina D se inicia nas camadas profundas da epiderme (estratos espinhoso e basal), onde está armazenada a substância precursora, o 7-deidrocolesterol (7-DHC), localizado na camada bilipídica das membranas celulares. Para que esse processo de ativação da vitamina D se inicie, é preciso que o indivíduo receba a luz solar direta, especificamente a radiação ultravioleta B (UVB) nos comprimentos de onda entre 290 e 315 nanômetros.

    Fonte: https://rbm.org.br/details/113/pt-BR/consideracoes-atuais-sobre-a-vitamina-d#:~:text=A%20vitamina%20D2%20%C3%A9%20produzida,cogumelos%20expostos%20a%20raios%20UV.&text=Quando%20proveniente%20da%20dieta%2C%20%C3%A9,vitamina%20D%20sintetizada%20na%20pele.