SóProvas


ID
2333506
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Sandberg, que mudou totalmente o conceito espectador/obra de arte com o seu trabalho de duas décadas no Museu Stedelijk, de Amsterdã, iniciou sua palestra elogiando a arquitetura do nosso MAM-RJ que, segundo ele, segue a sua teoria de que o público deve ver a obra de arte de frente e não de lado, como acontece até agora com o museu convencional de quatro paredes. O ideal, disse ele, é que as paredes do museu sejam de vidro e que as obras estejam à mostra em painéis no centro do recinto. O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora:

      “A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX. Apenas a maior flexibilidade e simplicidade. A luz de cima é natural ao ar livre, mas artificial ao interior. As telas são pintadas com luz lateral e devem ser mostradas com luz lateral. A luz de cima nos permite encerrar o visitante entre quatro paredes. Certos museólogos querem as quatro paredes para infligir o maior número possível de pinturas aos pobres visitantes.

      É de capital importância que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. Quando os quadros são apresentados nas quatro paredes, o visitante tem de caminhar ao seu lado. Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. Isso é ainda mais verdadeiro em relação aos grandes museus de arte contemporânea. Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho e deseja que entremos em sua obra. Ao organizar o nosso museu, devemos ter consciência da mudança de mentalidade da nova geração. Abolir todas as marcas do establishment: uniformes, cerimoniais, formalismo. Quando eu era jovem, as pessoas entravam nos museus nas pontas dos pés, não ousavam falar ou rir alto, apenas cochichavam.

      Realmente não sabemos se os museus, especialmente os de arte contemporânea, devem existir eternamente. Foram criados numa época em que a sociedade não estava bastante interessada nos trabalhos de artistas vivos. O ideal seria que a arte se integrasse outra vez na vida diária, saísse para as ruas, entrasse nas casas e se tornasse uma necessidade. Esta deveria ser a principal finalidade do museu: tornar-se supérfluo”.

(Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Os Museus na Encruzilhada” [1974], em Arte-Dinamite, Rio de Janeiro, Editora Tamanduá, 2016, p. 73-75) 

O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

Quanto à pontuação do período acima, pode-se

I. acrescentar uma vírgula imediatamente antes da conjunção “e”, uma vez que separaria orações com sujeitos diferentes.

II. substituir a conjunção “e” por dois-pontos, pois o que se segue pode ser entendido como uma explicação da primeira parte da frase.

III. isolar com vírgulas a expressão “em contato”, uma vez que se trata de locução adverbial, sem alteração do sentido original.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o item III esteja errado por tratar-se de um Operador Argumentativo, que nas palavras do Pestana: "estabelecem determinadas relações de sentido e concatenam as ideias dentro do texto. Servem para introduzir diversos tipos de argumentos, que, dentre outras funções, apontam para determinadas inferências. Sem eles, a clareza ou a inteligibilidade de um texto ficaria comprometida."

     

    Portanto, ocorre alteração de sentido ao ser isolado.

     

    Resposta: Letra (E)

    At.te, CW.

  • eu já acho que o erro da lll seja 

     

    Separar o NOME do seu COMPLEMENTO NOMINAL

     

    ..permanecer em contato com a natureza do lado (CN)... já que é CONTATO que pede a regência COM A NATUREZA..

     

    e isolando com vírgula ficaria  

     

    ..permanecer, 1 em contato, 2 com a natureza do lado de fora teria dois ADJUNTOS ADVERBIAIS 

    mudando o sentido. 

     

  • Letra E

    Quanto à pontuação do período acima, pode-se

     

    I. acrescentar uma vírgula imediatamente antes da conjunção “e”, uma vez que separaria orações com sujeitos diferentes.

    museu não é uma estrutura sagrada, e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

    sujeitos diferentes

    II. substituir a conjunção “e” por dois-pontos, pois o que se segue pode ser entendido como uma explicação da primeira parte da frase.

    O museu não é uma estrutura sagrada: quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

    De fato, temos a ideia de explicação na expressão após os dois pontos.

     

    III. isolar com vírgulas a expressão “em contato”, uma vez que se trata de locução adverbial, sem alteração do sentido original.

    O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer,em contato, com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

    Ateraria o sentido

  • Vírgula antes da conjunção coordenativa E emprega-se nos seguintes casos:

    - quando não possui valor aditivo. Ex. Chorou tanto, e conseguiu a sonhada viagem.

    - orações apresentarem sujeitos diferentes.

    - quando o E aparece repetido. Ex. Ama, e treme, e delira, e voa, e foge.

    Fonte: Nilson Teixeira de Almeida. Gramática Completa para Concursos e Vestibulares

  • Gabarito E
    Explicação da Professora Aline Aurora.
    A Profª Aline Aurora fez a correção das questões da parte de Português, inclusive com a análise do texto.

    https://www.youtube.com/watch?v=oNkEdZxlf_A
    A Correção da prova AJAA começa em 2h40min.

    Essa questão, no vídeo, ela corrigiu no tempo: 3h 02min 05s

    Bons estudos, pessoal!

  • Muito bom o link da professora Aline.

  • Tudo que pode ser isolado, pode ser retirado. Se retirarmos a palavra "em contato" a frase ficaria sem sentido, se acontecesse mesmo o isolamento.

  • Resposta: letra E

     

    I. acrescentar uma vírgula imediatamente antes da conjunção “e”, uma vez que separaria orações com sujeitos diferentes. [CORRETO]

    museu [SUJEITO] não é uma estrutura sagrada, e quem [SUJEITO] o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

    ► Embora a conjunção "e" seja aditiva, há três casos em que se usa a vírgula antes de sua ocorrência:

    1) Quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes.

    2) Quando a conjunção "e" vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto). (Ex: E chora, e ri, e grita, e pula de alegria.)

    3) Quando a conjunção "e" assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, consequência, por exemplo). (Ex: Coitada! Estudou muito, e ainda assim não foi aprovada.

    ► O pronome quem funcionando como sujeito ocorrerá quando possuir o mesmo valor de o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que, ou seja, quando puder ser substituído por pronome demonstrativo (o, a, os, as, aquele, aquela, aqueles, aquelas) mais o pronome relativo que.

     

    II. substituir a conjunção “e” por dois-pontos, pois o que se segue pode ser entendido como uma explicação da primeira parte da frase. [CORRETO]

    museu não é uma estrutura sagrada: quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

    ► O uso de dois-pontos marca uma sensível suspensão da voz numa frase não concluída. Emprega-se, geralmente:

    - Para anunciar a fala de personagens nas histórias de ficção.

    - Para anunciar uma citação.

    - Para anunciar uma enumeração.

    - Antes de orações apositivas.

    - Para indicar um esclarecimento, resultado ou resumo do que se disse.

    - Na invocação das correspondências.

     

    III. isolar com vírgulas a expressão “em contato”, uma vez que se trata de locução adverbial, sem alteração do sentido original. [ERRADO]

    museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer EM CONTATO com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

    ► A expressão “com a natureza” completa o sentido de “em contato”, então não podemos colocar as vírgulas e isolar a expressão “em contato”. Além disso altera o sentido original: "permanecer EM CONTATO com a natureza" é diferente de "permanecer COM A NATUREZA".

  • III -  está errada, pois o verbo permanecer, pode ser:

     

    1predicativo intransitivo

    continuar sendo; prosseguir existindo; conservar-se, ficar.

    "chovia, mas a terra permanecia dura"

    2transitivo indireto

    insistir com pertinácia; persistir.

    "permaneceu na sua crença para sempre"

     

    Nesse caso ele é transitivo indireto, então não se pode separar verbo do seu objeto !!!!

     

     

     

    bons estudos família nerd!!

  • Obrigado pela explicação, Sheila Souza.

  • PONTO E VIRGULA= SUBSTITUI CONJUNÇÃO (EX: COMEU MUITO NA FESTA; NÃO CONSEGUIU IR A AULA)

     

  • GAB E

     

    O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

     

    Quem permanece em contato, permanece em contato COM = Existe dependência sintática, por isso não pode isolar o termo.

  • Se colocasse o ponto e vírgula, ficariam 2 no mesmo período. Pode isso?! Eu errei porque voltei no texto e vi isso. AFF!

  • LETRA E.

    O museu ( SUJEITO) não é uma estrutura sagrada,(:) e quem o frequenta (SUJEITO) deve permanecer, em contato (VÍRGULA ERRADA), com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

     II – Os dois-pontos têm valor explicativo.

    Questão comentada pelo Prof Elias Santana