SóProvas


ID
2333512
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Sandberg, que mudou totalmente o conceito espectador/obra de arte com o seu trabalho de duas décadas no Museu Stedelijk, de Amsterdã, iniciou sua palestra elogiando a arquitetura do nosso MAM-RJ que, segundo ele, segue a sua teoria de que o público deve ver a obra de arte de frente e não de lado, como acontece até agora com o museu convencional de quatro paredes. O ideal, disse ele, é que as paredes do museu sejam de vidro e que as obras estejam à mostra em painéis no centro do recinto. O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora:

      “A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX. Apenas a maior flexibilidade e simplicidade. A luz de cima é natural ao ar livre, mas artificial ao interior. As telas são pintadas com luz lateral e devem ser mostradas com luz lateral. A luz de cima nos permite encerrar o visitante entre quatro paredes. Certos museólogos querem as quatro paredes para infligir o maior número possível de pinturas aos pobres visitantes.

      É de capital importância que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. Quando os quadros são apresentados nas quatro paredes, o visitante tem de caminhar ao seu lado. Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. Isso é ainda mais verdadeiro em relação aos grandes museus de arte contemporânea. Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho e deseja que entremos em sua obra. Ao organizar o nosso museu, devemos ter consciência da mudança de mentalidade da nova geração. Abolir todas as marcas do establishment: uniformes, cerimoniais, formalismo. Quando eu era jovem, as pessoas entravam nos museus nas pontas dos pés, não ousavam falar ou rir alto, apenas cochichavam.

      Realmente não sabemos se os museus, especialmente os de arte contemporânea, devem existir eternamente. Foram criados numa época em que a sociedade não estava bastante interessada nos trabalhos de artistas vivos. O ideal seria que a arte se integrasse outra vez na vida diária, saísse para as ruas, entrasse nas casas e se tornasse uma necessidade. Esta deveria ser a principal finalidade do museu: tornar-se supérfluo”.

(Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Os Museus na Encruzilhada” [1974], em Arte-Dinamite, Rio de Janeiro, Editora Tamanduá, 2016, p. 73-75) 

Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho... (3° parágrafo)

Com as devidas alterações, caso se invertam as relações de subordinação da frase acima, mantém-se o sentido original fazendo-se uso da conjunção:

Alternativas
Comentários
  • Conjunções subordinativas consecutivas > tanto que, tal que,  de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que

    Iniciam uma oração na qual se indica a consequência.

     

    Eles são grandes porque(DE MANEIRA QUE ) o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho...

     

  •  a)a despeito de (CONCESSIVA)

     b)conquanto (CONCESSIVA)

     c)em conformidade com (CONFORMATIVA)

     d)de maneira que (CONSECUTIVA)

     e) uma vez que  (CAUSAL)

  • O gabarito foi letra (D), mas nesse caso altera-se o sentido original, não?

     

    "De maneira que" é consecutivo, já o  "porque" é causal (correspondendo ao "uma vez que").

     

    Darei uma olhada na gramática posteriormente e atualizarei o comentário.

     

    --------------------------------

    Editado: Agradeço aos colegas, sanei minha dúvida maior com o comentário de [Bia A.].

     

    At.te, CW.

  • Eu também marquei "uma vez que". Não concordo que seja "de maneira que".

    __

     

    Atualizado 16/02/17

     

    Rodrigo inacio,

     

    Ninguém está jurando nada de pé junto que está errado, muito menos fazendo só a substituição, afirmando como certo sem prestar atenção no enunciado. Não vejo isso como engraçado também.

     

    Realmente, o x da questão é a inversão das relações de subordinação, como você colocou.

     

    Só melhore sua abordagem nas próximas vezes.

  • Gabarito: D

     

    engraçado o povo jurando de pé junto que está errado e outros fazendo só a substituição afirmando como certo presta atenção no ENUNCIADO. 

     

    a questão não pede pra substituir e sim pra que se invertam as relações de subordinação isso significa quem era oração principalmente vire subordinada e quem era subordinada vire principal. 

    Logo, 

    OP: oração principalmente 

    OS: oração subordinada 

     

    (OP) Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho (OS causal)

     

    (OP causa) artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho de maneira que eles são grandes (OS)

     

     

    Nesse caso você teria de saber que nas O.S. CONSECUTIVAS a causa vem primeiro. 

     

    Fonte: meus conhecimentos nessa vida de concurseiro hehe

  • Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho...

    Eles sao grandes - consequencia.

    Artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho - causa.

    Caso se invertam as relações de subordinação:

    O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho CONSEQUENTEMENTE (DE MANEIRA QUE) os museus sao grandes.

    O "porque" pode ser substituído por "uma vez que". Porém, nesse caso nao se inverteria a oracao. Mas a questao pede pra inverter, por isso comeca com o causa e termina com a consequencia. Para ligar ambas as oracoes deve-se usar uma conjuncao consecutiva e nao causal.

     

  • Gabarito D
    Explicação da Professora Aline Aurora.
    A Profª  fez a correção das questões da parte de Português, inclusive com a análise do texto.

    https://www.youtube.com/watch?v=oNkEdZxlf_A
    A Correção da prova AJAA começa em 2h40min.

    Essa questão, no vídeo, ela corrigiu no tempo: 3h 16min 40s

    Bons estudos, pessoal!

  • Temos que ter cuidado ao ler o comando da questão. Invertendo a subordinação temos: "O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho........... eles são grandes"

    Se fossemos trocar por "uma vez que" haveria incoerência, pois essa é uma conjunção causal e não é esse o sentido que a frase traz.  

    O conectivo "de maneira que" pode ser final ou consecutivo.

  • Basta trocar uma conjunção causal por uma consecutiva, mesmo achando a construção estranha respondi corretamente por usar essa lógica, mas para isso o ideal é decorar as cojunções, como o prof. Pestana sempre alerta.....

     

    Conjunções adv. causal: porque, que , como, já que, visto que, pois que, porquanto, desde que, uma vez que...

    Conjunções adv. consecutiva: de sorte que, de forma que, de modo que, de jeito que, de maneira que, sem que, tal que, tanto que... 

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • Questão interessante, na medida em que testa mais a nossa capacidade de interpretação do que a memorização das conjunções (que, claro, não deixa de ser importante).

     

    Eles são grandes (or. principal) porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho (oração subordinada adverbial introduzida pela conjunção causal "porque").

     

    ---

     

    Eles são grandes (efeito; consequência)... 

    ... porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho (causa, razão de).

     

    ---

     

    Inverter a relação de subordinação entre as orações implica substituir suas posições no período. Mas o que é causa tem de continuar sendo causa e o que é consequência tem de continuar sendo consequência. Desse modo:

     

    De maneira que eles são grandes (oração subordinada adverbial consecutiva), o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho (or. principal).
     

  • o correto nao seria "de maneira que os museus sejam grandes"?

    a construcao que os colegas estao indicando como a certa nao ta clara para mim. digo por causa da concordanciaverbal mesmo.

     

    se alguem souber esclarecer, fico grato.

  • Se ligue!!! 

    CAUSA

    Na medida em que

    CONQUÊNCIA

    De maneira que

    Prefiro gravar as conjunções seguindo o conselho do Prof. Pestana.

  • Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho...

    O "porque" na frase trata-se de uma conjunção causal, então temos na frase que a causa de eles serem grandes é: "O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho"

     

    Atente-se, a questão pede para si inverter, ou seja, o que era a causa deverá passar a ser CONSEQUÊNCIA, ou seja será necessário que tenhamos uma conjunção CONSECUTIVA NA NOVA FRASE (Sem que, de maneira que, que, tal que, de modo que), sabendo esse princípio já mataria a questão. A nova frase será:

     

    O artista moderno quer nos envolver com seu trabalho, de maneira que os museus (eles) são grandes.

     

    Bons estudos

  • Meu entendimento foi mais ou menos parecido com os dos colegas abaixo.

    "Eles são grandes (oração principal) porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho (oração subordinada)". Nesta frase é dito que o artista quer nos envolver com o seu trabalho, por isso os museus são grandes. Ou seja, a primeira oração é a consequência e a segunda é a causa, o que caracteriza esta última como Oração Subordinada Adverbial Causal, justificando o uso da conjunção "porque".

    Invertendo-se as relações de subordinação, o fato dos museus serem grandes passaria a ser a razão do trabalho do artista nos envolver. A primeira oração seria então a causa e a segunda seria a consequência, o que definiria esta como uma Oração Subordinada Adverbial Consecutiva (que obviamente exige uma conjunção correspondente, apresentada na alternativa "d"). Eu só não consegui reescrever a frase de forma a ficar mais parecida com a original, achei até que ficou meio sem sentido, mas acredito que poderia ser algo como "Os museus são grandes (oração principal) de maneira que (de modo que, de forma que) o artista moderno nos envolve com o seu trabalho (oração subordinada)"

  • Dúvida (visando próximas questões):

     

    Quando se pede para inverter as relações de subordinação, é também para se inverter a ordem da frase?

     

    Falo isso, pois percebo pelos comentários que uns inverteram e outros, não; e isso acaba por mudar o sentido da frase.

  • NAS ORAÇÕES COORDENATIVAS, O ISOLAMENTO DOS TERMOS QUE SÃO LIGADOS PELA CONJUNÇÃO NÃO ACARRETA PERDA DA UNIDADE DE SENTIDO. AO CONTRÁRIO DO QUE ACONTECE COM AS ORAÇÕES SUBORDINATIVAS: CADA UM DOS ELEMENTOS LIGADOS PELA CONJUNÇÃO DEPENDE DA EXISTÊNCIA DO OUTRO.

     

    Pra início, é preciso saber que o vocábulo PORQUE é uma conjunção que possui três valores:

    - CONJUNÇÃO COORDENATIVA EXPLICATIVA: liga duas orações em que a segunda esclarece a idéia contida na primeira. 

    - CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA CAUSAL: inicia uma oração subordinada denotadora de causa.

    CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA FINAL: inicia uma oração que indica a finalidade da oração principal.

     

    ESSA QUESTÃO SE TRATA DA RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA.

     

    A CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA CAUSAL INTRODUZ UMA ORAÇÃO QUE É CAUSA DA OCORRÊNCIA DA ORAÇÃO PRINCIPAL.

     

    OS GRANDES MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA SÃO GRANDES (CONSEQUÊNCIA) PORQUE O ARTISTA MODERNO QUER NOS ENVOLVER COM O SEU TRABALHO (CAUSA).

     

    As CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CONSECUTIVAS introduzem uma oração QUE EXPRESSA A CONSEQUÊNCIA DA PRINCIPAL.

     

    O ARTISTA MODERNO QUER NOS ENVOLVER COM SEU TRABALHO (CAUSA)  DE MANEIRA QUE OS GRANDES MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA SÃO GRANDES(CONSEQUÊNCIA).

     

    EM QUESTÕES ASSIM, O IDEAL É INVERTER AS ORAÇÕES E  TROCAR A CONJUNÇÃO CAUSAL POR CONSECUTIVA OU VICE E VERSA.

     

    Para complementar:

    CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS:

     

    -PORQUE

    -QUE

    -COMO = PORQUE NO INÍCIO DA FRASE

    -POIS QUE

    -VISTO QUE

    -UMA VEZ QUE

    -PORQUANTO

    -JÁ QUE

    -DESDE QUE

     

    CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CONSECUTIVAS:

     

    -DE SORTE QUE

    -DE MODO QUE

    -DE MANEIRA QUE

    -SEM QUE (= QUE NÃO)

    -DE FORMA QUE

    -DE JEITO QUE

    -QUE (TENDO COMO ANTECEDENTE NA ORAÇÃO PRINCIPAL UMA PALAVRA COMO TAL, TÃO, CADA, TANTO, TAMANHO)

     

    Qualquer erro, avisem! ;) Ainda faço parte  do grupo que acho que Português não é de Deus!

     

    Bons estudos.

     

  • d) de maneira que 

  • Ainda tentando entender essa questão !! 

  • Decorem as conjunções =)

  • Uma vez que, seria errado ?

  • Gab. D. 

     

    Qconcursos.com, contratem SÓ este professor para português, Alexandre Soares. O cara é fera e didático!

     

    Para quem errou como eu é o seguinte:

    Temos que INVERTER a frase, conforme enunciado. Se não invertesse, ok, seria UMA VEZ QUE (conjunção causal, tal qual "porque". Só substituiríamos por outra causal). Mas como invertemos temos que trocar por outra de consequência DE MANEIRA QUE. Visualizando a frase dá para entender:

     

    OK - O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho DE MANEIRA QUE eles são grandes. 

    NÃO - O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho UMA VEZ QUE eles são grandes, não cola!

  • Alexandre Soares é o cara!!!! Obrigada Professor.

  • Se eu usasse "uma vez que" no início do período e colocar vírgula antes das segunda oração não estaria correto? Afinal, eu inverti a ordem e mantive o sentido e correção gramatical.
  • Não está saindo o áudio dos vídeos no app
  • Farei o meu santinho do Alexandre Soares pro dia da prova.

  • Invertendo-se as relações de SUBORDINAÇÃO:   Causal - Consecutiva / Consecutiva - Causal.

    Invertendo-se as relações de COORDENAÇÃO :  Explicativa - Conclusiva / Conclusiva  - Explicativa.

    Invertendo-se as relações entre as ORAÇÕES : Adversativa -Concessiva / Concessiva - Adversativa.

     

    Manaus - AM . 

    - aluno do PROFESSOR PEDROSA ! 

  • Observei que a FCC está mudando o modo de pedir as questões, cada vez mais ficícil. 

    Eu não inverti a frase, por isso errei. 

     

  • A conjunção sempre INICIA uma oração denotadora de alguma coisa ( nesse caso iniciará de consequência )

    Era: Eles são grandes "porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho" (causa)

    Fica: O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho "de maneira que eles são grandes" (consequência)

  • SÓ REOLVENDO MILHÕES DE QUESTÕES PRA ENTENDER O MECANISMO DA LINGUA PORTUGUESA.

  • Eles são grandes                                           porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho... (3° parágrafo)

    CONSEQUÊNCIA (oração principal) ====> CAUSA (oração subordinada)

     

    A questão pede para que invertamos as relações de subordinação, ou seja, tornar a consequência a oração subordinada e a causa a oração principal. Para mantermos o mesmo sentido, deveremos trocar a conjunção causal pela consecutiva:

    O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho de maneira que eles são grandes. 

    CAUSA (oração principal)    =====================>    CONSEQUÊNCIA (oração subordinada)

  • Gab. D

     

    Eu aprendi a buscar a relação de CAUSA e EFEITO fazendo o seguinte raciocínio : "O fato de (é a causa)... fez/faz com que (é o efeito)..."

    Exemplo: O FATO DE os Artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho (causa)... 

    Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho...

    Eles sao grandes - consequencia.

    .

  • HELP! DÚVIDA!!

    Entendi que "uma vez que "deixa a oração consecutiva com sentido causal e estaria errado se :

    O  artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho UMA VEZ QUE eles são grandes

    OK! Mas se eu colocasse o uma vez que no início da frase QUAL SERIA o erro??

    UMA VEZ QUE O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho , eles são grandes

    Mantive a relação de causa e consequencia e inverti as oraçoes. 

    Já vi n videos de correção e nao entendi , por favor me mandem inbox THANKS 

  • A) concessivo

    B) concessivo

    C) conformativo

    D) causa x consequência- consecutiva (consequência) 

    E) causal

  • Pense da seguinte forma:

    [Oração Principal] [Oração Subordinada]

    A frase da assertiva é:

    [1º-Consequência (Or. Princ.)] [2º-Causa (Or. Sub.)] > no comando da assertiva pede a INVERSÃO

    -

    Para a resposta devemos inverter, então fica:

    .

    [1º-Causa (Or. Princ.)] [ 2º-Consequência(Or. Sub.)]

    [O artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho=CAUSA] [de maneira que eles são grandes=CONSEQUÊNCIA]

     

    O CONECTIVO “uma vez que” É CAUSAL, MESMO QUE VOCÊ O MUDE DE LUGAR ELE SEMPRE SERÁ CAUSAL, NO CASO DA ASSERTIVA ELE NECESSITA SER INVERTIDO, OU SEJA, COLOQUE NO INICIO DA ORAÇÃO SUBORDINADA UM CONECTIVO CONSECUTIVO E NÃO CAUSAL.

    .

    OBS.: A RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO SÓ EXISTE NAS  SUBORDINADAS.

     

    Bons estudos!

  • da mesma forma forma a CAUSAL que tem PORQUE, COMO conjunção principal DE MANEIRA QUE não vamos esquecer do VISTO COMO e do VISTO QUE e do POIS QUE e UMA VEZ QUE, A FIM DE QUE e PARA QUE..

  • Na alternativa e: "uma vez que" é conjunção causal (da mesma família do "porque"...nessa oração)

     

    Ora, se temos que inverter as orações, tbm temos que mudar a conjunção:

    o que era causa passa a ser "consequência" (consecutiva)

    "de maneira que" Gab. D

  • Para inverter a subordinação, temos que transformar a oração principal em subordinada; Como?
    A oração subordinada é aquela que possui verbo e conjunção.

    Na frase original, temos a consequência primeiro... ao fazer a alteração da subordinação, teremos que inserir nela uma conjunção Consecutiva, preservando o sentido original e alterando apenas a subordinação.

  • Em 21/12/18 às 12:06, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 11/11/18 às 13:13, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 13/04/18 às 12:24, você respondeu a opção E.Você errou !

  • GABARITO: D

    Bom, primeiramente, o enunciado diz: caso se INVERTAM as relações de subordinação..., então o correto é inverter a frase, ficando assim: "o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho porque eles são grandes.

    Veja, "ser grande" é uma CONSEQUÊNCIA, e que a informação posterior é uma CAUSA. Isso faz com que ocorra a conjunção consecutiva que é usada para expressar consequência. Pronto, já dá para "matar" a questão, a única CONSECUTIVA é a "de maneira que".

    Abraços. :)

  • questão nível hard

  • Troquei o conectivo "porque" por "de maneira que ". Fechou certinho.
  • Letra d.

    Primeiramente, perceba que ser grande é uma consequência, e que a informação posterior é uma causa. Inverter a relação de subordinação significa transformar a oração principal em subordinada. Mas, para que isso ocorra com a manutenção do sentido, a oração subordinada deve ser consecutiva. Por isso, emprega-se “de maneira que”, que é uma conjunção com esse valor semântico.

     

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana

     


     

  • LETRA D.

    d) Certo. Têm-se uma P1 e uma P2. O examinador quer, inverter e não trocar, uma conjunção. A P1 é consequência em relação a P2.

    Questão comentada pela Profª. Tereza Cavalcanti