SóProvas


ID
2333515
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Sandberg, que mudou totalmente o conceito espectador/obra de arte com o seu trabalho de duas décadas no Museu Stedelijk, de Amsterdã, iniciou sua palestra elogiando a arquitetura do nosso MAM-RJ que, segundo ele, segue a sua teoria de que o público deve ver a obra de arte de frente e não de lado, como acontece até agora com o museu convencional de quatro paredes. O ideal, disse ele, é que as paredes do museu sejam de vidro e que as obras estejam à mostra em painéis no centro do recinto. O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora:

      “A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX. Apenas a maior flexibilidade e simplicidade. A luz de cima é natural ao ar livre, mas artificial ao interior. As telas são pintadas com luz lateral e devem ser mostradas com luz lateral. A luz de cima nos permite encerrar o visitante entre quatro paredes. Certos museólogos querem as quatro paredes para infligir o maior número possível de pinturas aos pobres visitantes.

      É de capital importância que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. Quando os quadros são apresentados nas quatro paredes, o visitante tem de caminhar ao seu lado. Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. Isso é ainda mais verdadeiro em relação aos grandes museus de arte contemporânea. Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho e deseja que entremos em sua obra. Ao organizar o nosso museu, devemos ter consciência da mudança de mentalidade da nova geração. Abolir todas as marcas do establishment: uniformes, cerimoniais, formalismo. Quando eu era jovem, as pessoas entravam nos museus nas pontas dos pés, não ousavam falar ou rir alto, apenas cochichavam.

      Realmente não sabemos se os museus, especialmente os de arte contemporânea, devem existir eternamente. Foram criados numa época em que a sociedade não estava bastante interessada nos trabalhos de artistas vivos. O ideal seria que a arte se integrasse outra vez na vida diária, saísse para as ruas, entrasse nas casas e se tornasse uma necessidade. Esta deveria ser a principal finalidade do museu: tornar-se supérfluo”.

(Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Os Museus na Encruzilhada” [1974], em Arte-Dinamite, Rio de Janeiro, Editora Tamanduá, 2016, p. 73-75) 

...que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. (3°parágrafo)

Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. (3° parágrafo)

...no qual ele possa se reconhecer. (2° parágrafo)

Nos segmentos acima, os pronomes sublinhados referem-se, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil na minha opinião ...

    que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. (3°parágrafo) - e não ao lado de um QUADRO.

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. (3° parágrafo)

     

    ------------------------------------------------------------------

     

    ''A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer.''

     

     

    LETRA B 

  • É um tipo de questão que envolve o conhecimento de anáfora, muito comum nas provas da FCC. 

    Vamos a análise:

     

    É de capital importância que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele.

    Dele está retomando quadro já que não teria como o visitante andar ao lado de si mesmo.

     

     

    Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. 

    O pronome átono "o" está retomando trabalho. Até porque ficaria muito estranho esse pronome retomar efeito e  ele, isto é de acordo com o contexto da frase.

     

     

    Basta saber essas duas alternativas para acertar a questão. 

  • Gabarito B
    Explicação da Professora Aline Aurora.
    A Profª  fez a correção das questões da parte de Português, inclusive com a análise do texto.

    https://www.youtube.com/watch?v=oNkEdZxlf_A
    A Correção da prova AJAA começa em 2h40min.

    Essa questão, no vídeo, ela corrigiu no tempo: 3h 21min 25s

    Bons estudos, pessoal!

  • Gabarito: Letra B

     

    ...que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. -> ao lado do que? do quadro.

     

     

    Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. -> veja o que? o trabalho.

     

     “A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. -> onde ele pode se reconhecer?  no espelho.

     

     

    Espero ter contribuído. Abs :)

     

     

     

  • Gabarito: quadro, trabalho e espelho. 
    Letra "b".

    Boa sorte e bons estudos. 

  • gabarito B, uma questão fácil que me fez errar.

  • GAB: LETRA B

     

    um espelho na frente do espectador (no qual ele possa se reconhecer). 

     

     Ele (SUJ) possa se reconhecer no espelho

    Reconhecer (em): no espelho

  • Cleilton, isso acontece muito comigo !! Devemos levantar a cabeça e partir para próxima ...''Se errou faz de novo , se doeu se acostuma'' !! Esse é nosso lema !! 

  • Todos são pronomes substantivos, pois substituem o nome anteriormente dito. Têm bancas que usam o termo recurso anafórico, mas é a mesma coisa que retomar informação anterior.

    quadro − trabalho − espelho