SóProvas


ID
2333518
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correto o livre comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • A- GABARITO

    B-  Por mais que o Masp tinha (tenha) sido concebido como espaço aberto à (a, pois há não crase antes de verbo) compor um só ambiente com a cidade, foi incumbido convencionalmente.

    D- Semelhante ao MAM do Rio de Janeiro, o Masp, projetado por Lina Bo Bardi, tiveram (teve) suas datas de fundação muito próximas, açambarcando obras de outros museus brasileiros. 

    E - Museus como o Masp, sem dúvida, tem (têm) um papel decisivo na formação do olhar de pessoas que, durante sua vida, passa (passam) a frequentá-lo e a conhecer sua coleção de obras de arte universais.

     

    A letra C ficou um pouco confusa... alguém sabe?

  • Gabarito: A

    Apenas complementando o comentário da colega Frida B.

    C - Agora pode-se ver os cavaletes de Lina Bo Bardi, plano original de exposição das obras de arte no Masp, em que foram expostos por muito tempo junto as (às, crase obrigatória. Só é facultativo com pronome adjetivo possessivo feminino SINGULAR. "Suas" é Pronome adjetivo possessivo femino PLURAL)  suas paredes. 

  • Erro da C

    Agora pode-se ver os cavaletes de Lina Bo Bardi...

     

    Tá em dúvida se é sujeito oracional por causa do "ver"? Bota na voz passiva analítica. 

     

    os cavaletespodem ser visto..

     

    obs: pra mim essa crase que faltou colocar é devido a regência que pede preposição A e nem tanto o artigo definido AS. Se tivesse" a suas paredes", estaria certo. Mas como tem só o artigo sinal que falto a preposição. 

    Pode ter outro erros mas esse da concordância é gritante, por isso nem analisei o resto.

     

  • C não seria caso de próclise?
    Agora pode-se ver
    - Agora se pode ver

  •  GABARITO '' A ''

     

    a) O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional. GABARITO. separei em diversas cores para facilitar na leitura e na compreensão.

     

     b) Por mais que o Masp – tinha sido concebido como espaço aberto à compor um só ambiente com a cidade, foi incumbido convencionalmente. ( aqui temos um erro evidente do emprego da ''CRASE'', uma vez que antes de VERBO NO INFINITIVO NÃO SE USA CRASE.)

     

     c) Agora pode-se ( Agora se pode ) ver os cavaletes de Lina Bo Bardi, plano original de exposição das obras de arte no Masp, em que foram expostos por muito tempo junto as suas paredes. ( o certo seria a PRÓCLISE com a partícula SE, uma vez que um o termo ''AGORA'' é advérbio de tempo, no qual é ATRATIVO )

     

     d) Semelhante ao MAM do Rio de Janeiro, o Masp, projetado por Lina Bo Bardi, tiveram suas datas de fundação muito próximas, açambarcando obras de outros museus brasileiros. ( o certo seria o verbo no singular '' TEVE '' para concordar com o núcleo do SUJEITO. )

     

     e) Museus como o Masp, sem dúvida, tem um papel decisivo na formação do olhar de pessoas que, durante sua vida, passa a frequentá-lo e a conhecer sua coleção de obras de arte universais. ( o certo seria o verbo no plural ''TÊM'' para concordar com o núcleo o SUJEITO.) 

  • E aquele travessão na B? Começa com um tipo de pontuação e termina com outro... Alguém me explique por favor...

  • Gabarito A
    Explicação da Professora Aline Aurora.
    A Profª  fez a correção das questões da parte de Português, inclusive com a análise do texto.

    https://www.youtube.com/watch?v=oNkEdZxlf_A
    A Correção da prova AJAA começa em 2h40min.

    Essa questão, no vídeo, ela corrigiu no tempo: 3h 24min 10s

    Bons estudos, pessoal!

  • Está correto o livre comentário que se encontra em: 

    Se a pergunta da questão foi pedido a respeito do comentário vejo que a anlise de vocês para a resposta está sendo através da gramática,por quê?Ficaria muito grata pela resposta!

     

  • Não deveria ter uma vírgura após a locução adverbial "até o ano de 2015" ? Entendo que é uma locução adverbial deslocada na oração, devendo, portanto, estar entre vírgulas. Alguém pode me explicar o porquê desse item estar certo?

     

    "O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015, era ocupado de maneira tradicional"

  • Estou com a mesma dúvida do colega Vinícius Nunes... qual a explicação da vírgula em vermelho? Não marquei essa pq pensei : Quem era ocupado de maneira tradicional? : O masp , logo não pode ter vírgula separando o sujeito do verbo. Alguém sabe??? 

     

    O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt (,) até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

     

     

  • O FCC, custa deixar mais claro o que quer que respondamos?

    Quanto ao erro da C, que muitos ficaram em dúvida, eu a considerei errada por 2 coisas, pela utilização de ênclise, visto que há um adverbio (palavra atrativa) antecedendo o verbo, e a outra falha (ao meu ver) da preposição "EM" (que traz a ideia de lugar), pois nessa construção eles foram expostos em algo e não neles foram expostos algo, sendo assim o correto seria assim: Agora pode-se ver os cavaletes de Lina Bo Bardi, plano original de exposição das obras de arte no Masp, (os quais ou que) foram expostos por muito tempo junto as suas paredes. 

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • Quando você acredita que a questão se trata de interpretação, ela vem e cobra gramática!!!!!!

  • Correto em relação a que? Custa dizer?

  • Rafael Lima e Renata Nates, toda vez que a FCC pede um "livre comentário sobre o texto", ela se refere à gramática.

     

    ---

    "A realização de um sonho depende de dedicação."

  • a) CERTO. O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

     

    b) ERRADO. Por mais que o Masp – tenha sido concebido como espaço aberto a compor um só ambiente com a cidade, foi incumbido convencionalmente.

     

    c) ERRADO. Agora pode-se ver os cavaletes de Lina Bo Bardi, plano original de exposição das obras de arte no Masp, em que foram expostas por muito tempo junto às suas paredes.

     

    d) ERRADO. Semelhante ao MAM do Rio de Janeiro, o Masp, projetado por Lina Bo Bardi, teve sua data de fundação muito próxima a do primeiro, açambarcando obras de outros museus brasileiros.

     

    e) ERRADO. Museus como o Masp, sem dúvida, têm um papel decisivo na formação do olhar de pessoas que, durante sua vida, passam a frequentá-los e a conhecer suas coleções de obras de arte universais.

  • resposta bem subjetiva quem diz que "até o ano de 2015" é curtinho e por isso não precisa estar isolado entre vírgulas... esqueçam o comentário de quem diz isso, só serve para confundir! a rigor, o termo "até o ano de 2015" está deslocado na frase e, portanto, precisa ser separado por vírgulas. Acontece que as demais alternativas apresentam erros muito mais graves!

  • Boa Daiane, esse é proposito dos comentarios agregar conhecimento e informação das resoluções das questões.

  • Nossa! Questão confusa! Particularmente, eu estava tentando interpretar a questão e não via regras gramaticais. Acho que essa questão vale uma correção do professor.

  • Gabarito A

    Para entender melhor, reescrevi a sentença dessa forma:

    O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

    O Masp, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional embora desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt.

     

  • "...ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional."

    E essa crase antes do "às DO texto"? 

    Não entendi foi nada... de (preposição) + o (artigo masculino)

    se alguém souber me explicar, agradeço!

  • Item a)

    O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

     

    Colocando na ordem:

    Embora o Masp levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt desde sua concepção, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

     

    Minha contribuição sobre a dúvida do (às):

    Quando é semelhante, é semelhante (A) alguma coisa  +  (AS) do texto ...

    ...semelhantes ÀS do texto...

  •  

    a) O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.(é um pronome demonstrativo precedido de preposição)

  • Aos colegas que estão falando sobre uma possível vírgula no final do trecho "até o ano de 2015", penso o seguinte:

     

    Caso fosse colocada a vírgula, a redação ficaria, no mínimo, ambígua. Não saberíamos se era o MASP que era ocupado de maneira tradicional até 2015 ou "(...) às do texto de Francisco Bittencourt". Vejam:

     

    O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015, era ocupado de maneira tradicional.

     

    Bem, essa foi a minha interpretação.

  •  "toda vez que a FCC pede um "livre comentário sobre o texto", ela se refere à gramática."

    Se eu soubesse disso acertaria a qts. Valeu!

  • Ordem direta: O Masp desde sua concepção até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional, embora levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt.

    até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional = está deslocado, portanto separado por vírgula;

    as do texto = aquelas do texto, portanto semelhante A + Aquelas (àquelas do texto = às do texto);

     

  • b. separou sujeito de verbo com travessão;

    c. concordância verbal;

    d. concordância verbal;

    e. concordância verbal.

  • É verdade Alvo Tribunais, esse perfil do Celso Jr. só pode ser fake da professora! São os mesmos comentários nas questões. 

  • Uma dúvida em relação à alternativa A.

    O verbo levasse é transito direito e indireto? Por isso o uso da crase em: "levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt". ???

     

  • O uso da crase faz-se necessário por concordância nominal.
    O que é semelhante é semelhante a alguma coisa.
    Eu queria uma prova assim : Conhecimentos gerais da FCC e Conhecimentos específicos da CESPE.

  • O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

    ...semelhantes às do texto...

    O " ÀS' é preposição ( exigida por SEMELHANTES (A) ) + pronome demostrativo ( aquelas do texto).

    A + AQUELAS = ÀQUELAS ou ÀS

  • Na minha opinião a questão deveria ser anulada, pois todas estão incorretas.

    ERRO da A:

    A oração principal é:    O Masp até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

    Temos aqui um adjunto adverbial deslocado de longa extensão, portanto deveria estar entre vírgulas.

  •  a) O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

     

     b) Por mais que o Masp tinha sido concebido como espaço aberto à compor um só ambiente com a cidade, foi incumbido convencionalmente. [Separando sujeito de verbo]

     

     c) Agora pode-se ver os cavaletes de Lina Bo Bardi, plano original de exposição das obras de arte no Masp, em que foram expostos por muito tempo junto as suas paredes. 

     

     d) Semelhante ao MAM do Rio de Janeiro, o Masp, projetado por Lina Bo Bardi, tiveram suas datas de fundação muito próximas, açambarcando obras de outros museus brasileiros. 

     

    e) Museus como o Masp, sem dúvida, tem um papel decisivo na formação do olhar de pessoas que, durante sua vida, passa a frequentá-lo e a conhecer sua coleção de obras de arte universais. 

  • Gente do céu, analise duas vezes a questão e em todas as alternativas encontrei erros. 

    Qual o entendimento da FCC quanto a Adjunto Adverbial Deslocado, na alternativa A. Alguem poderia explicar-me pq o Adjunto Adverbial de Tempo na letra A não está entre Virgulas ou não Adjunto? 

    Iria entrar com recursos nessa questão, nao concordei com o gabarito. A

    Exausta com a FCC. 

  • Pensei que a alternativa A estivesse errada por conta do sinal indicativo de crase, porém, depois de um tempo percebi que se trata de crase obrigatória pois ocorre a fusão da preposição "a" exigida pelo termo "semelhantes" e o pronome demonstrativo "as".

  • Gente,

    Oração 01: O Masp até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional;

    Oração 02: embora, desde sua concepção (advérbio deslocado), levasse em conta ideias semelhantes às (fusão de ´´a´´ preposição com ´´as´´ pronome que substitui ´´ideias´´) do texto de Franciso Bittencourt.

    Nesse sentido, há duas orações intercaladas (por isso o uso da vírgula após ´´O Masp´´) e um advérbio intercalado na 2ª oração (por isso o uso da vírgula em ´´desde sua concepção´´)

    Eu acertei a questão, mas agora me pergunto se não é obrigatória o uso da vírgula após ´´até o ano de 2015´´, uma vez que é um advérbio deslocado. Se puderem me ajudar nessa questão...

     

  • GAB '''A''

     

    ''...semelhantes às do texto...     ------>    ...SEMELHANTE A AQUELAS DO TEXTO...

     

     

     CRASE: - TERMO REGENTE --> SEMELHANTE --> REGE PREPOSIÇÃO A 

                 - TERMO REGIDO  -> AS --> PRON DEMOSNTRATIVO 

  • Dica: palavras implícitas também são craseadas!

    ".... levasse em conta ideias semelhantes às IDEIAS do texto de Francisco Bittencourt..., "

  • Sobre a C: ''AGORA'' por ser um advérbio , ele ''puxa'' o pronome ''-se'', de acordo com a regra de colocação pronominal!

    Deveria ficar: ''Agora se podem...

    Corrijam-me se eu estiver errado!