SóProvas


ID
2334772
Banca
IBFC
Órgão
AGERBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
Entre palavras
Entre coisas e palavras – principalmente palavras – circulamos. A maioria delas não figura nos dicionários de há trinta anos, ou figura com outras acepções. A todo momento impõe-se tornar conhecimento de novas palavras e combinações de.
Você que me lê, preste atenção. Não deixe passar nenhuma palavra ou locução atual, pelo seu ouvido, sem registrá-la. Amanhã, pode precisar dela. E cuidado ao conversar com seu avô; talvez ele não entenda o que você diz. O malote, o cassete, o spray, o fuscão, o copião, a Vemaguet, a chacrete, o linóleo, o nylon, o nycron, o diafone, a informática, a dublagem, o sinteco, o telex... Existiam em 1940?
Ponha aí o computador, os anticoncepcionais, os mísseis, a motoneta, a Velosolex, o biquíni, o módulo lunar, o antibiótico, o enfarte, a acupuntura, a biônica, o acrílico, o tá legal, o apartheid, o som pop, a arte pop, as estruturas e a infraestrutura. Não esqueça também (seria imperdoável) o Terceiro Mundo, a descapitalização, o desenvolvimento, o unissex, o bandeirinha, o mass media, o Ibope, a renda per capita, a mixagem.
Só? Não. Tem seu lugar ao sol a metalinguagem, o servomecanismo, as algias, a coca-cola, o superego, a Futurologia, a homeostasia, a Adecif, a Transamazônica, a Sudene, o Incra, a Unesco, o Isop, a OEA, e a ONU. Estão reclamando, porque não citei a conotação, o conglomerado, a diagramação, o ideologema, idioleto, o ICM, a IBM, o falou, as operações triangulares, o zoom, e a guitarra elétrica.
Olhe aí na fila – quem? Embreagem, defasagem, barra tensora, vela de ignição, engarrafamento, Detran, poliéster, filhotes de bonificação, letra imobiliária, conservacionismo, carnet da girafa, poluição. Fundos de investimento, e daí? Também os incentivos fiscais. Know-how. Barbeador elétrico de noventa microrranhuras. FenoliteBaquelite, LP e compacto. Alimentos super congelados. Viagens pelo crediário, Circuito fechado de TV Rodoviária. Argh! Pow! Click!
Não havia nada disso no Jornal do tempo do Venceslau Brás, ou mesmo, de Washington Luís. Algumas coisas começam a aparecer sob Getúlio Vargas. Hoje estão ali na esquina, para consumo geral A enumeração caótica não é uma invenção crítica de Leo Spitzer. Está aí, na vida de todos os dias. Entre palavras circulamos, vivemos, morremos, e palavras somos, finalmente, mas com que significado?
(Carlos Drummond de Andrade, Poesia e prosa, Rio de Janeiro, Nova Aguiar, 1988)

Em “Entre palavras circulamos, vivemos, morremos,” (6º§), ocorre uma enumeração de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    A enumeração está formada por verbos intransitivos(não necessita de complemento), e

    as orações coordenadas têm sentido completo.

  • As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta ou por intermédio de uma conjunção. A referida ordenação tem por finalidade a composição de um período composto. Sob esse aspecto, cada sentença mantém a sua independência sintática, uma vez que uma não funciona como termo integrante da outra.

     

    http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-coordenadas/

  • As orações coordenadas são independentes. 

    E podem ser:

    1) assindéticas: quando ligadas apenas por sinais de pontuação, exemplo da questão.

    2) sindéticas: quando são ligadas com auxílio de conjunção coordenativa.

  • E por que não "períodos"?

  • Os períodos possuem sentido completo e verbo. No caso, viver é um VDI, no sentido de "conviver", logo, não pode ser considerado como um período uma vez que não possui sentido completo, reclamando complemento - "entre palavras". De outro modo, correto seria também dizer que temos 3 orações (3 verbos + sentido incompleto). 

  • Encadeamento de orações coordenadas assindéticas.

  • Palavra-chave para orações coordenadas: independência.

  • Alguns devem estar se perguntando, qual a diferença entre frase, oração e período?

    Frase: palavra ou conjunto de palavras que expressam um sentido completo. podem ou não apresentar verbo.

    Ex.: Nossa!

    Meu Deus do céu!

    Chega de bagunça por aqui!

    Eu quero ir embora                                              Perceba que o verbo pode ou não estar presente. 

    Oração uma oração é caracterizada pela presença de um verbo.

    Ex.: Corra!

    Esses chocolates parecem cheirosos.

    Não quero mais abacate.

    dúvida de alguns Quando uma oração ligada a outra der o mesmo sentido na frase dizemos que ela é coordenada ou subordinada.Se tiver mais de um verbo teremos "orações". apesar de...termos duas orações podemos ter 1 (um) período. 

    Se eu digo:  Eu viajei, cantei e descansei. Aqui eu tenho mais de uma oração, porém eu tenho um periodo e não períodos. Geralmente em uma redação em um parágrafo temos vários períodos pelo fato de termos a junção de palavras, orações e períodos. Desta forma eu excluo a letra B do meu gabarito. 

    OBS: Exemplo final: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. 

    Aqui, eu tenho um período composto (mais de um verbo) porém não deixa de ser só (um) periodo e não PERÌODOS. 

  • oração n precisa de sentido completo.

    período: enunciado com sentido completo

  • Oracão pode não ter o sentido completo EX: os verbos transitivos, eles exigem sempre um complemento,não tem sentido completo exigem complemento direto ou indireto: bandonar, abençoar, aborrecer, abraçar, acompanhar, acusar, admirar, adorar, alegrar. 

    ja os que estão na perguntas são independentes, ou INTRANSITIVOS, formando orações COORDENADAS (independentes). Lembre-se disso.

    #PMSE

  • Frase: Bom dia!     (tem sentido)

    Oração: Carlos comprou um carro      ( tem verbo)

    Período: Maria leu um poema / e sorriu      ( conjunto de orações)

    **Por esse motivo não é um período** ->para ser um período é necessário ter pelo menos duas orações na frase.

    ** Para ser uma oração é necessário pelo menos ter um verbo** -> no caso da questão podemos perceber q são VI , eles são independentes por isso são orações coordenadas. Temos pelo menos 3 na frase

     

  • GAB: D   PM SE!!!

  • ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS, POIS ESTÃO LIGADAS APENAS POR SSINAIS DE PONTUAÇÃO.

    DEVEMOS APENAS TER UM POUCO DE CUIDADO QUANTO A DEFINIÇÃO DE PERÍODO, POIS ESSE PODE SER UM PERÍODO SIMPLES(UMA ÚNICA ORAÇÃO),COMO TAMBÉM UM PERÍODO COMPOSTO (MAIS DE UMA ORAÇÃO). OBS: DEVE EXISTIR O SENTIDO COMPLETO! 

  • Para alguns que ficaram na dúvida sobre a letra B.


    Período é aquele intervalo que inicia com letra Maiúscula e termina com pontuação "!, ?, ." a alternativa B fala em períodos no plural e analisando a frase, não há mais do que uma frase com as pontuações ou com letras maiúsculas, portanto trata-se de UM PERÍODO e não PERÍODOS no plural.


    Exemplo de PERÍODOS. Eu vou passar num concurso. Você também irá.


    GAB: D