SóProvas


ID
2334838
Banca
IBFC
Órgão
AGERBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta nos termos da Lei federal nº 8.987, de 13/02/1995 que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previstos no art. 175 da Constituição Federal e dá outras providências.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E!

     

     LEI 8987 -   Art. 23-A. O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa, nos termos da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996. 

  • Lei 8.987/95

    Art. 23-A. O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa, nos termos da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996.

    Letra E - Correta

  • A ARBITRAGEM (COMPROMISSO ARBITRAL), mecanismo de solução de controvérsias sem a necessidade de ir ao Poder Judiciário, foi prevista TANTO PARA AS CONCESSÕES COMUNS (SIMPLES E PRECEDIDA DE OBRA) QUANTO NO CASO DAS CHAMADAS PPP´s ( QUE SÃO MODALIDADES ESPECIAIS DE CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO => CONCESSÃO PATROCIDADA e a CONCESSÃO ADMINISTRATIVA)!!!

     

    #rumoooaoTJPE

  • Igor Nunes, entendo que seria o caso de uma cláusula arbitral, porque já vem estipulado no contrato de concessão. 

  • Essa banca é um lixo mesmo né..putz

  • Questões desse tipo consegue ser resolvida por eliminações, evitar palavras com exceções e negações.

     

    a) O contrato de concessão não poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato

    b) O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, exclusivamente por arbitragem, a ser realizada no Brasil ou no estrangeiro e em língua portuguesa

    c) O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, exclusivamente por arbitragem, a ser realizada no Brasil ou no estrangeiro e em língua portuguesa ou não

    d) O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa ou não

    e) O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa 

  • QUESTÃO IRONMAN !!! TE VENCE NO CANSAÇO !!!

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 23-A. O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa, nos termos da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996.  

    FONTE:  LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995.

  • A presente questão deve ser solucionada com apoio na norma do art. 23-A da Lei 8.987/95

    "Art. 23-A. O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa, nos termos da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996."   

    Com base nesse preceito legal, vejamos cada opção, sucintamente:

    a) Errado:

    Ao contrário do aqui sustentado, o contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato.

    b) Errado:

    A arbitragem é uma das possibilidades abertas pela lei, mas não a única, de modo que o uso da palavra "exclusivamente" resulta no desacerto deste item.

    c) Errado:

    Além do equívoco acima apontado, que se repete neste item, a alternativa também equivoca-se ao aduzir, em sua parte final, ser possível que a língua portuguesa não seja utilizada ("ou não").

    d) Errado:

    O erro deste item repousa na parte final, ao sustentar a desnecessidade de uso da língua portuguesa, o que contraria a norma de regência da matéria, acima transcrita.

    e) Certo:

    Por fim, este item reflete, com fidelidade, o teor da regra legal anteriormente exposta, de modo que não apresenta incorreções.


    Gabarito do professor: E