SóProvas


ID
2335681
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 3ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os serviços públicos são de competência privativa do Estado, por meio da Administração Direta ou Indireta, cabendo à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a prestação de serviços públicos, podendo ser prestados na seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "B"

     

    A prestação do serviço público ou de utilidade pública pode ser centralizada, descentralizada e desconcentrada, e sua execução, direta e indireta. 

     

    Serviço centralizado - É o que o Poder Público presta por seus próprios órgãos em seu nome e sob sua exclusiva responsabilidade.

     

    Serviço descentralizado - É todo aquele em que o Poder Público transfere sua titularidade ou, simplesmente, sua execução, por outorga ou delegação, a autarquias, fundações, empresas estatais, empresas privadas ou particulares individualmente e, agora, aos consórcios públicos.

     

    Serviço desconcentrado - É todo aquele que a Administração executa centralizadamente, mas o distribui entre vários órgãos da mesma entidade, para facilitar sua realização e obtenção pelos usuários.

     

    delegação quando o Estado transfere, por contrato (concessão ou consórcio público) ou ato unilateral (permissão ou autorização), unicamente a execução do serviço, para que o delegado o preste ao púbico em seu nome e por sua conta e risco, nas condições regulamentares e sob controle estatal.

  • c) O poder público JAMAIS TRANSFERE A TITULARIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO A PARTICULARES.

  • Nessa questão se lida sem atenção poderia claramente assinalar a alternativa C. Mas como a última frase diz " ...a  entidades da administração PRIVADA"  torna a alternativa errada!

  • c ) Serviços Descentralizados: aqueles que o Poder Público transfere ou repassa sua titularidade ou sua execução, por outorga ou por delegação, a entidades da Administração Privada. ERRADO!

    Ao dizer que 'serviços descentralizados' transferem a titularidade dos serviços a particulares, torna a alternativa errada. Na verdade, ocorre a mera transferência da execução do serviço.

    Outro erro é dizer que a descentralização de serviços a particulares se dá por meio de outorga, quando na verdade é por colaboração.

    A descentralização pode ser realizada de duas formas. São :

    1) por outorga : O Estado cria uma entidade ( pessoa jurídica) e a ela transfere determinado serviço público.

    EX: É o que ocorre na criação das entidades da ADMINISTRAÇÃO INDIRETA: O Estado descentraliza a prestação dos serviços, outorgando-os a outras pessoas jurídicas ( autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas).

    >>Na descentralização por outorga ocorre a TRANSFERÊNCIA DA TITULARIDADE do serviço outorgado 

    >>A adm DIRETA exerce sobre a adm INDIRETA o denominado CONTROLE FINALÍSTICO/ TUTELA ADMINISTRATIVA/ SUPERVISÃO.

    >>Na relação entre a adm direta e indireta há VINCULAÇÃO ( e não subordinação)

    Pressupõe OBRIGATORIAMENTE a edição de uma LEI que institua a entidade ou autorize a sua criação.

    2) por colaboração :

    >>O Estado transfere , por CONTRATO ou ATO UNILATERAL, unicamente a execução do serviço , para que A PESSOA DELEGADA O PRESTE À POPULAÇÃO, em seu próprio nome e por sua conta e risco, SOB FISCALIZAÇÃO DO ESTADO.

    >>Transfere ao delegatário a MERA EXECUÇÃO do serviço público ( e não a titularidade )

    >>NÃO HÁ HIERARQUIA 

    FONTE: Direito administrativo descomplicado/ 26ª edição ( MA & VP )

  • O que torna a assertiva C errada e a transferência de titularidade. O poder público JAMAIS TRANSFERE a TITULARIDADE.