SóProvas


ID
2336350
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    Destacam-se, entre as características da Administração Pública Gerencial, a descentralização administrativa e o controle baseado nos resultados, a posteriori, ao contrário do modelo burocrático, onde é controle era sobre os procedimentos.

  • Administração patrimonialista

    - nepotismo e corrupção

    - Racionalidade subjetiva;

    - Falta de profissionalização;

    - Não separa o patrimônio público do privado;

     

    Administração Burocrática

    - Formalidade, impessoalidade e profissionalização;

    - Objetivo: Combater a corrupção e o nepotismo;

    - Hierarquia funcional;

    - Meritrocracia;

     

    Administração Gerencial

    - controle finalístico ou "a posteriori"

    - orientada para os cidadãos e para a geração de resultados.

    - descentralização administrativa

  • Não entendi o erro da D, acertei porque a E está perfeita. Se alguém puder ajudar, TKS!

  • Douglas, creio que o erro da letra D) está em afirmar que o foco da adm. burocrática está na eficiência da adm. dos bens; quando, na verdade, o foco é em combater o patrimonialismo inserindo para isso diversos procedimentos burocráticos. Nesse sentido, a eficiência sai prejudicada; e para falar a verdade esse conceito só se tornou importante no Brasil com a Gespública e com a sua inserção como princípio na CF/88, em 1998 - ou seja, no contexto de superação do paradigma burocrático;

  • O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.

    Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram  seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

    As críticas à administração pública burocrática são muitas; dentre elas a separação do Estado e sociedade, pelo fato de os funcionários se concentrarem no controle e na garantia do poder do Estado.

    Em resumo, os atributos da administração pública burocrática poderiam ser representados pelo controle efetivo dos abusos. Os defeitos, por sua vez, seriam a ineficiência e a incapacidade de se voltarem para o serviço dos cidadãos como clientes.

     

    Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.

    A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países

    A administração gerencial repousa em  descentralizações política e administrativa, a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invés de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoção de confiança limitada, no lugar de desconfiança total, em relação aos funcionários e dirigentes e, por último, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social

     

  • Que banca escrota cara. Uma naja na vida dos concurseiros.  Nunca tive tanta dificuldade em resolver questoes de outras banca quanto eu to tendo nessa.

  • Letra E.

     

    Se não tivesse a alternativa "E", eu ficaria com a "D". Por outro lado, a letra "E" usou os termos descentralização e controle de resultados que são características da Administração gerencial.

     

  • DOUGLAS ALGAYER: a alternativa D mostra claramente as características do modelo gerencial. O foco na redução de custos é algo herdado da administração de empresas privadas, e a eficiência é um princípio que apareceu mais tarde (antes era LIMP) justamente por causa do novo modelo de administração.

  • Administração Pública Gerencial 

     

    - Foco em resultados

     

    - Ideias de Margaret Thatcher trazidas pelo Ministro Bresser Pereira ao Brasil

     

    - Eficiência e Eficácia

     

    - Redução de custos

     

    - Autonomia dos Administradores

     

    - Descentralização

  • GAB E

     

     A administração pública gerencial é aquela onde suponhamos que houve uma radical descentralização da administração pública brasileira.

     

    Esse novo modelo de gestão pública se baseia em conceitos modernos da administração pública e numa eficiência descentraliada, para que assim consiga alcançar o cidadão de forma eficaz.

     

    http://www.portal-administracao.com/2014/05/administracao-publica-gerencial.html

     

    Fernando Henrique Cardoso, como se sabe, foi reeleito em 1998, ficando na presidência até o ano de 2002, quando foi eleito o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu governo, princípios da proposta gerencial foram aproveitados como: os pressupostos da gestão da qualidade, os contratos de gestão e a manutenção e ampliação das agências reguladoras. Cria ainda o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA) com o objetivo de avaliar e melhorar continuamente os serviços públicos prestados à população. Por outro lado, deixa de lado a ideia de fomentar a ida de certas atividades classificadas como não exclusivas ao Estado à iniciativa privada, o que fica evidenciado com a expansão das universidades públicas, por exemplo.

     

    https://www.politize.com.br/gerencialismo-administracao-publica/

  • São processos típicos da administração pública GERENCIAL a delegação de autoridade e o rígido controle sobre o desempenho.

    A administração pública BUROCRÁTICA é voltada para os processos e procedimentos internos vinculados aos serviços públicos.

    A autorreferência e a promoção dos próprios interesses são consequências da administração pública BUROCRÁTICA.

    A administração pública GERENCIAL tem foco na redução dos custos e na eficiência da administração dos bens e serviços inerentes ao Estado.

    São processos típicos da administração pública gerencial a descentralização e o controle de resultados definidos por contrato.

  • d) A administração pública burocrática tem foco na redução dos custos e na eficiência da administração dos bens e serviços inerentes ao Estado.

    Essas características são próprias do gerenciamento puro (managerialism) (aumento da eficiência e redução de custo). Depois vieram o gerenciamento Consumerism, que buscava a satisfação do cliente. E por fim o Gerenciamento Public Service Orientation- pso, entrando a nocao não somente de cliente, mas tambem de cidadão