-
letra b
-
Gabarito B
Com base nos seus estudos, Fidler concluiu que o líder apresentaria um destes dois estilos: liderança orientada para as tarefas ou liderança orientada para as relações.
"Como você está iniciando o trabalho de direção do grupo, é de se supor que o poder de posição, por ora, seja fraco." .. Logo, não pode ser orientada pelas relações.
-
A expressão chave é que "força-tarefa que está ATRASADA". Não há tempo a perder pois a meta precisa ser cumprida e está atrasada!
Letra B: orientado para as tarefas
-
O modelo de Fiedler
Resumo: É contingencial / situacional. A noção básica é que se deve identificar o estilo do líder encaixando-o com a situação de trabalho que mais favoreça o seu estilo de liderança. Nesse modelo basicamente há dois estilos de liderança:
1 - Liderança com Foco na Tarefa; e
2) - Liderança com Foco no Relacionamento.
Para responder a questão o entendimento que se deve ter é: Qual a situação do trabalho? R: Trabalho atrasado. Qual tipo de liderança seria mais eficiente para a situação? R: Nesse caso se trata de ênfase na tarefa, logo o melhor estilo é aquele com foco na tarefa (ou, como está na questão, estilo orientado para tarefa).
Resposta, portanto, letra B.
-
"(...) força-tarefa que está atrasada na apresentação das recomendações solicitadas para obtenção de certificação. O grupo está incerto quanto à meta, o que sugere certa desestruturação da tarefa a ser realizada."
A conclusão de Fiedler foi que líderes orientados para a tarefa tendem a ter desempenho melhor em situações extremas.
-
Toda a situação apresentada no comando da questão demonstra um baixo controle da situação, nos termos da Teoria de Fiedler. Para aquela teoria, nesse caso, o desempenho será melhor quando o líder adotar uma postura orientada para as tarefas, e não para o relacionamento.
Relembrando: para a Teoria de Fiedler apenas situações com grau moderado de controle apresentarão melhor desempenho com liderança orientada para relacionamento. Nas demais (alto ou baixo controle) a liderança será mais eficaz quando orientada para tarefas.
GABARITO: B.
Fonte : Carlos Xavier - Estratégia
-
Letra B
A teoria contingencial de Fred Fiedler propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona.
Três dimensões contingenciais que determinam a eficácia da liderança:
Relações entre líder e liderado;
Estrutura da tarefa; e
Poder da posição.
Fidler conclui que:
Situações altamente favoráveis e altamente desfavoráveis (dois extremos), pedem líderes orientados para tarefas.
Situações moderadamente favoráveis (meios), pedem líderes orientados para as pessoas.
Analise da questão:
"O grupo está incerto quanto à meta, o que sugere certa desestruturação da tarefa a ser realizada." (Estrutura da tarefa Baixa)
"A relação entre o grupo e o líder anterior era boa, mas nada garante a você que tal relacionamento irá se manter – ao menos no curto prazo." (Relações entre líder e liderado Fracas)
"Como você está iniciando o trabalho de direção do grupo, é de se supor que o poder de posição, por ora, seja fraco." (Poder da posição Fraco)
Portanto, as 3 dimensões estão desfavoráveis para o líder, sendo necessário que o estilo de liderança seja orientado por tarefas.
-
No modelo de Fielder é afirmado que em situações favoráveis ou desfavoráveis - de alto e baixo grau de controle, respectivamente - é recomendado que o líder seja orientado para tarefas.
Alternativa B
-
O enunciado apresenta as seguintes informações:
Relação líder-liderado: Boa
Estrutura da tarefa: Baixa
Poder da posição: Fraco
Ao verificarmos essas circunstâncias na tabela proposta no modelo de Fiedler, verificamos que a liderança mais eficaz nesse contexto é a orientação para o relacionamento.
A banca, infelizmente, considerou como correta a alternativa B (Orientação para tarefa).
Gabarito da Banca: B
Gabarito correto: C