-
Se a ação é predefinida significa que a decisão é programada.
Gab A
Força, foco e fé que dá certo!
-
GABARITO: LETRA A
Diz-se que a mesma é programada quando faz parte de um acervo de soluções da organização, ou seja, quando se resolvem problemas que já ocorreram na organização e aparecem sempre de maneira similar.
As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas (tomadas automaticamente). São as decisões automatizadas, sequenciais que não necessitam da intervenção do decisor. Geralmente, são bastante previsíveis, apresentando soluções para problemas rotineiro, sendo ainda possíveis de serem incorporados em um sistema de informação. Dentre os principais exemplos, nós podemos citar o hábito, a rotina, os manuais de instruções e operações padronizadas como formas de tomar decisões programadas.
-
DICA:
Ação predefinida = Decisão Programada
-
Decisões programadas = Quando o gestor toma uma decisão programada, isso quer dizer que ele já passou pela mesma situação antes e agora sabe como resolvê-la, ou seja, coloca-se em prática um curso de ação pré-estabelecido e que tenha funcionado em situações anteriores. Por isso, essas decisões possuem caráter repetitivo e rotineiro.
Decisões não-programadas = Em uma empresa, com frequência, o gestor deve lidar com problemas que ainda não sabe resolver, porque nunca os vivenciou antes. Não existe, portanto, uma solução predefinida. É preciso analisar a situação e chegar a uma conclusão.
Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/tomada-de-decisao/
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de decisões. No caso desta questão, devemos marcar a alternativa que apresenta o tipo de decisão aplicada quando um algoritmo é aplicado em um curso de ação predefinido.
Bem, de modo bem objetivo, as decisões podem ser de dois tipos:
- Decisões programadas: são as decisões que fazem parte do acervo de soluções da organização (MAXIMIANO, 2020, p. 194). Como formas de decisões programadas, temos os hábitos, rotinas, manuais de instrução e operações padronizadas. Logo, é uma decisão voltada para problemas rotineiros. Se a situação ocorrer, a decisão para ela já está pronta.
- Decisões não programadas: são usadas para resolver aqueles problemas que as decisões programadas (padronizadas) não conseguem. As decisões não programadas voltadas para situações marcadas pelo ineditismo, e por estarem acontecendo pela primeira vez, exigem formas diferentes para que sejam resolvidas, demandando maior análise para que a decisão mais adequada seja tomada.
Certo, sabendo disso, podemos que a alternativa "A" se encaixa no que o enunciado propõe.
GABARITO: A
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.