SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2017 - EBSERH - Assistente Administrativo (HUJB – UFCG)


ID
2336452
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Em relação ao texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "evidencia a intensa rotina de atividades com as quais as pessoas têm que lidar diariamente"
    As pessoas não tem que lidar diariamente, é obviamente uma crítica ao que nos impõe....

    Para mim é mais que claro que é uma crítica ao que a mídia nos impõe:
    "    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos "
    " escovar a língua e bochechar com Plax."

    Alguém?

  • Creio que o erro da C está no segmento "Nesse sentido, o autor expõe que devemos seguir a nossa rotina sem nos preocupar com as atividades diárias que nos são impostas."

     

    Em momento algum o autor nos dá conselhos de como devemos seguir nossa rotina, muito pelo contrário, ele termina o texto com mais ironia:

     

    "Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio. "

  • No texto o trecho "    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia." Além desse, os últimos parágrafos texto são praticamente todos irônicos.

    letra D

     

  • tambem concordo que e uma critica velada.. existe uma ironia sim,mas quando o texto fala  a letra C " evidencia uma rotina que nós temos que ter no diariamente" nao vejo a letra C como a correta.

  • Típica questão de Compreensão de texto e não interpretação. 

  • Também fiquei com dúvidas entre a letra C e a D, no entanto,  não vi nenhuma  evidência direta entre a mídia e o texto, como a Adriana disse, no trecho " Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia." se oberva claramente a irônia.  

  • "O autor, de forma irônica, evidencia a intensa rotina de atividades com as quais as pessoas têm que lidar diariamente. Isso se denota, por exemplo, nas seguintes recomendações: comer determinadas frutas todos os dias; ingerir uma xícara de chá verde sem açúcar; beber ao menos dois litros de água, etc."

    Realmente, o autor atua de forma irônica.O Pronome Demonstrativo Isso retoma a ideia mais próxima, que é de "evidencia a intensa rotina de atividades com as quais as pessoas têm que lidar diariamente" e não de dizer que "comer determinadas frutas todos os dias; ingerir uma xícara de chá verde sem açúcar; beber ao menos dois litros de água, etc." é a maneira irônica enfatizada no texto, mas sim com que elas lidam diariamente.

    Letra D

  • A alternativa "C" está errada pela sua segunda sentença, Algum Concurseiro : "...Nesse sentido, o autor expõe que devemos seguir a nossa rotina sem nos preocupar com as atividades diárias que nos são impostas."

    O texto não nos traz essa acertiva.

  • Gabarito Letra C

     

    É o tipo de questão que você precisar ir na menos errada, pois só o que foi explicito apenas naquele parágrafo não era suficiente para responder, mas a menos errada é a letra C

     

    Em relação ao texto, assinale a alternativa correta.

    a) O texto permite ao leitor refletir sobre a forma como as pessoas se comportam diante dos afazeres do dia a dia e o que elas priorizam. Assim, o objetivo do autor é transmitir ensinamentos para que possamos selecionar táticas e cronometrar o tempo, a fim de cumprir todas as nossas atividades.ERRADA

      Em momento algum o texto ensina você a organizar o seu tempo e sim detalhar os a fazeres do dia a dia que se for levar ao pé da letra não sobra tempo para nada e ainda por cima extrapola um dia chegando até 29 horas por dia coisa que não existe

    Entre as linhas 26 e 27. Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

     

    b) Na construção do texto, o autor não dialoga com o interlocutor. Desse modo, esse autor expõe suas experiências diárias como se elas fossem comuns a todas as pessoas.ERRADA

    1° parágrafo Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    c) O texto expressa uma crítica velada à mídia, a qual nos impõe necessidades como se elas fossem imprescindíveis para o desenvolvimento da nossa rotina. Nesse sentido, o autor expõe que devemos seguir a nossa rotina sem nos preocupar com as atividades diárias que nos são impostas.ERRADA.

    Não, pois, o texto é injuntivo e nos dar ordens e detalha como se deve fazer durante o dia todo e como conseguir alcançar êxito.

     

    d) O autor, de forma irônica, evidencia a intensa rotina de atividades com as quais as pessoas têm que lidar diariamente. Isso se denota, por exemplo, nas seguintes recomendações: comer determinadas frutas todos os dias; ingerir uma xícara de chá verde sem açúcar; beber ao menos dois litros de água, etc.GABARITO,

    É a assertiva menos errada, pelo seguinte fato quase todos os parágrafos eles detalha o que deve ser feito, ele extrapola ao momento que diz que a única parte que é feita de forma irônica é o começo sendo que tem vários momentos que se tem ironia exemplo mesmo quando diz que se for fazer tudo que é para ser feito dará mais de 29 horas. Mas como é a menos errada, portanto é o gabarito.

     

    e) O principal objetivo do texto é mostrar como, na vida moderna, as pessoas estão criando atividades para completar o tempo livre. Assim, os indivíduos preocupam-se mais com a alimentação, por exemplo, organizando uma rotina diária, a fim de praticar todas as atividades necessárias a uma vida saudável.ERRADA.

    Não!!!! Pelo contrário, atualmente, na vida mordena são tantos afazeres que não sobra mais tempo para nada.

  • Tbm fiquei em dúvida em relação à alternativa C e D, mas o que me fez excluir a C, foi a parte que diz: "..crítica velada..". Particularmente, não percebi essa crítica pesada em relação ao que foi dito ao longo do texto. Se pensei certo ou se tive sorte, não sei, mas acertei! kk

  • Não concordo que em algum momento é exposto atividades que as pessoas  " tem que " seguir no seu dia a dia.  Ninguém tem de seguir isso , as atividades mostradas nada mais são do que as diversas recomendações que são feitas pela mídia. 

     

    SEM FALAR DO ERRO CRASSO DO EXAMINADOR " TEM QUE" , ao redigir a assertiva.

  • Creio eu que o problema com a alternativa "C" não seria a "crítica velada" e sim o fato de a alternativa fazer uma relação entre a crítica e a mídia. Em nenhum momento o autor cita a mídia como responsável por nossas vidas atarefadas.

  • já estudo essa banca por um tempo, percebi que toda prova tem questões sem pé nem cabeça feito essa.

  • O problema da C é que ele em momento algum nos "expôs" o que deveríamos fazer.

    O problema da D é que em momento algum ele disse que temos de lidar com essas tarefas, é só algo que é exigido/imposto a nós. Tanto é que o nome do texto é "Exigências da vida moderna" e ele usa a palavra "deve"

    No final de tudo, acertar é questão de sorte.

  • Ao observar a fonte do texto, vemos que a D realmente atende ao gênero (crônica).

  • Texto gostoso de ler. Leve!

    Compreensão do texto tranquila, sem dores de cabeça!

  • A D também está errada, as atividades consideradas saudáveis não são uma obrigação como a alternativa afirma. Questão nula.


ID
2336455
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta uma figura de estilo presente em “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”.

Alternativas
Comentários
  • Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”.

    IRONIA: forma intencional de dizer o contrario da ideia que se deseja apresentar

  • a) EUFEMISMO: usa-se de uma liguagem mais suave, menos agressiva.

    Ex: O jovem ancião (velho) é deficiente visual.

     

    ERRADA

    *******

     

    b) IRONIA: dizer o contrário do que se pretende. Intenção sarcástica.

     

    "As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora ..."

     

    CORRETA

    *******

     

    c) SINESTESIA: caracteriza-se pela combinação de termos que remetem a diferentes sentidos do corpo humano. Desse modo, uma expressão que misture sensações visuais e auditivas é um exemplo de sinestesia, assim como outra que, ao mesmo tempo, remeta à audição e ao tato.

    Ex: Esse perfume é muito doce.

     

    O perfume é percebido pelo olfato, mas a característica de “doçura” que se atribui a ele está relacionada ao paladar.

     

    ERRADA

    *******

     

    d) PROSOPOPEIA:  também é conhecida pelos nomes personificaçãoanimização e antropomorfismo. Toda vez que atribuímos atitudes e sentimentos a seres inanimados, pessoas já falecidas, animais, fenômenos da natureza ou figuras imaginárias, estamos criando uma prosopopeia.

    Ex: Hoje até o sol está mais feliz.

     

    ERRADA

    *******

     

    e) SILEPSE: também é conhecida como concordância ideológica. Ela acontece toda vez que uma palavra deixa de concordar gramaticalmente com outras palavras ou expressões presentes na frase e passa a concordar com o sentido ideológico delas. A silepse pode ser de três tipos: de gênero, de número ou de pessoa.

     

    Silepse de gênero

    Ex: São Paulo é cheia de surpresas.

     

    Esse é um exemplo de silepse de gênero. “São Paulo” é um substantivo masculino, portanto o natural seria que o adjetivo que se refere a ele também estivesse no masculino, “cheio”. Entretanto, a concordância é feita com a idéia de “a cidade de São Paulo”, e por concordar com o substantivo “cidade”, a palavra “cheia” aparece no feminino.

     

    Silepse de número

    Ex: A população chegou agitada ao comício, levavam cartazes e apitos.

     

    Nesse período, temos um exemplo de silepse de número. Observe que na primeira oração temos o substantivo feminino singular “população” e um adjetivo que concorda gramaticalmente com ele, “agitada”. Por enquanto não há silepse. Já na segunda oração, temos o verbo “levavam”. O verbo está conjugado na terceira pessoa do plural porque não concorda com o substantivo “população”, mas com a idéia de “muitas pessoas” que essa palavra contém.

     

    Silepse de pessoa

    Ex: O problema é que os três queremos comemorar aniversário no mesmo dia.

     

    Aqui, encontramos um exemplo de silepse de pessoa. O verbo querer deveria estar conjugado na terceira pessoa do plural, para concordar com “os três”. Se isso acontecesse, teríamos “os três querem”. Mas o autor da frase se inclui entre essas três pessoas de quem ele fala, e com isso “os três” passa a corresponder à ideia de “nós”. Para concordar com essa ideia, o verbo querer assume a forma da primeira pessoa do plural, “queremos”.

     

    ERRADA

     

     

  • Ironia- Figura de linguagem na qual aquilo que se diz não corresponde exatamente ao que se quer dizer, com intuito jocoso, cômico ou crítico.

     

    Chegou cedo, hem! (para alguém atrasado)

  • Foi muito feliz em seu comentário, Caline Teixeira.

  • Breve resumo das figuras de linguagem

    Metáfora - comparação entre seres distintos. Ex.: Ele tem uma força de leão.

    Metonímia - substituição de um termo por outro com mesma afinidade. Ex.: Eu uso sempre bombril. (lã de aço)

    Comparação ou símile - comparação com uso do conectivo. Ex.: Ela é tão magra quanto um palito.

    Catacrese - expressão que cristalizou no vocabulário. Ex.: Estou com uma coceira na batata da perna.

    Perífrase - refere-se a um ser ou coisa através de suas características. Ex.: A veneza brasileira (Recife) amanhaceu linda.

    Sinestesia - confusão de sentidos. Ex.: Já sentia o cheiro doce da liberdade.

    Hipérbato - inversão grosseira da ordem da frase. Ex.: Ouviram o brado retumbante de um povo heroico, às margens plácidas do Ipiranga.     

    Pleonasmo - repetição. Ex.: Chovia uma chuva.

    Anacoluto - frase quebrada. Ex.: Quem ama ao feio, bonito lhe parece.

    Elipse - omissão. Ex.: (nós) Viajamos logo cedo.

    Zeugma - espécie de elipse, logo se a banca tratar por elipse, também está correto. Ex.: Passei em 4 concursos, Ronaldo nenhum. (concurso)

    Assíndeto - omissão do conectivo de coordenação. Ex.: Comi, dormi, acordei, estudei.

    Polissíndeto - oposto do assíndeto, repetição dos conectivos corrdenativos. Ex.: Comi, e dormi, e acordei, e estudei.

    Anáfora - repetição no começo da frase. Ex.: Quando não tinha nada eu quis. Quando tudo era ausência esperei.

    Antítese - expressões antônomas. Ex.: Na saúdena doença, até que a morte os separe. 

    Oxímoro ou paradoxo - aproximação de palavras contrárias sem lógica. Ex.: Amor é fogo que arde sem ver.

    Hipérbole - exagero. Ex.: Ela chorou até desidratar.

    Gradação - enumeração. Ex.: Isso é igual em todo lugar: aqui, ali, na esquina, em outro país, do outro lado do mundo.

    Eufemismo - suavização de coisa negativa. Ex.: O homem ficou rico por “meios ilícitos. (roubar)

    Ironia -  Aquilo que se diz não corresponde exatamente ao que se quer dizer Ex.: Ela é tão boazinha que só vive doente.

    Prosopopeia ou personificação - atribuir características humanas a seres inanimados. Ex.: O sol encantado com sua beleza.

    Aliteração - repetição de determinada consoante. Ex.: O rato roeu a roupa do rei de Roma.

    Assonância - repetição de vogal tônica ou encontro vocálico. Ex.: Essa desmesura de paixão, é loucura do coração.

    Paronomásia - aproximação de palavras pela sonoridade. Ex.: Você está confundindo espinafre de caçarolinha com espingarda de caçar rolinha.

    Onomatopeia - imitam sons. Ex.: tic tac. (relógio)

    Paralelismo - repetição da construção da frase. Ex.: Começou a circular o expresso 2-2-2-2 que parte direto do Bonsucesso pra depois

  • Gabarito Letra B

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

     

    Ao desmembrarmos a frase completa. olha a ironia que o texto faz quando diz que de acordo com as pesquisas, a maioria das pessoas assiste em torno de 3 horas por dia, mas você caro leito que quase não precisa fazer nada srsrs. Irá é caminha e nada de assistir TV, pois você é um robô e caso  se você complete o seu circuito como sua caminhada era de 30 minutos irá se torna 1 horas quase não usando do seu tempo hahaha..

  • Não conseguir ver ironia neste pedaço do texto e sim um conselho

  • Quem já leu Veríssimo , sabe que os textos dele (ou uma parte dele) puxa o senso irônico. Matei a questão com o trecho do texto e por conhecer o autor. 

  • https://www.significados.com.br/

    O eufemismo consiste na troca de termos ou expressões que possam ofender alguém por outras mais suaves, seja por serem indelicadas ou grosseiras.

    Você faltou com a verdade.

    Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa.

    Passei a minha juventude querendo ser mais velho. Hoje sou mais velho e passo o tempo todo querendo ser mais jovem.

    Sinestesia é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo.

    Eu me lembro daquela noite de Verão, e do aroma doce dos seus cabelos.

    Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais.

    As árvores são imbecis: se despem justamente quando começa o inverno.

    A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. As silepses podem ser divididas em três tipos, dependendo da concordância:

    A silepse de pessoa ocorre quando o verbo da frase não faz a concordância esperada com o sujeito expresso, e sim com um sujeito oculto na sentença.

    Nos anos 80, os brasileiros tínhamos receio de investir no mercado.

    A silepse de gênero ocorre quando há diferença entre o emprego do feminino e do masculino nos adjetivos relacionados ao sujeito. 

    Ele contava os dias para chegar à sua amada Belo Horizonte.

    A silepse de número acontece quando o verbo concorda com o sujeito oculto no singular ou plural, mas que é diferente do sujeito que consta na frase.

    A fome chegou ao grupo e atacaram logo o buffet.

  • Autor: Arenildo Santos

     

    Algumas das figuras de linguagem mais presentes em provas de concursos públicos.

    1) Símile ou comparação- Consiste numa comparação explícita, com a presença do elemento comparativo: como, tal qual, igual a, feito, que nem (coloquial), etc., entre duas palavras ou expressões.

    Ela é bela como uma flor.

    Você é forte como um touro. 

     

     

    2) Metáfora- Consiste numa comparação implícita, numa relação de similaridade, entre duas palavras ou expressões. Ela é uma flor.  Você é um touro.

     

     

     

    3) Antítese- Quando uma ideia se opõe a outra, sem impedi-la nem torná-la absurda. As ideias em si podem ser diametralmente opostas e até excludentes.

     

    Você me foi infiel; mas eu não, fui sempre fiel.

     

     

    4) Paradoxo- É a antítese extremada, em que duas ideias que se excluem são apresentadas como ocorrendo ao mesmo tempo e no mesmo contexto, o que gera uma contradição (não  necessariamente real).

     

    Amor é ferida que dói e não se sente. 

     

     

    5) Eufemismo- Volteio semântico que visa a suavizar uma expressão indelicada, forte ou inadequada em determinada situação. 

     

    Ele não está mais entre nós. (= morreu)

    Obs.: Não confunda o eufemismo com o disfemismo, expressão grosseira ou desagradavelmente direta, em vez de outra, indireta ou neutra.

    Ele bateu as botas. (= morreu)

     

     

    6) Hipérbole-  Consiste no exagero ao se afirmar alguma coisa, com intuito emocional(ou mera ênfase).

     

    Subi mais de mil e oitocentas colinas.

     

     

    7) Ironia- Figura de linguagem na qual aquilo que se diz não corresponde exatamente ao que se quer dizer, com intuito jocoso, cômico ou crítico.

     

    Chegou cedo, hem! (para alguém atrasado)

     

     

    8) Gradação- As ideias se apresentam segundo uma ordem crescente ou decrescente.

     

    Estava pobre, quebrado, miserável.

     

     

    9) Prosopopeia- Quando um ser inanimado é representado como um animal ou quando um ser inanimado ou um animal é representado como um ser humano (prosopopeia). Também pode ser chamada de animismo ou antropomorfização.

     

    O vento rugia.

     

     

     

    10) Sinestesia- Consiste na associação de palavras referentes a dois sentidos distintos: audição e visão, visão e tato, tato e paladar, paladar e olfato, etc. 

     

    Sentiu um toque doce.

     

     

    11) Metonímia- Consiste no emprego de uma palavra no lugar de outra, havendo entre ambas uma relação de contiguidade.  Há vários tipos de metonímia; eis os principais:

     

    . parte no lugar do todo (Ele tem duzentas cabeças de gado na fazenda.);

    . o conteúdo no lugar do continente e vice-versa (Passe-me a farofa. Aceito um copo.);

    . o autor no lugar da obra (Devolva o Neruda que você me tomou.);

    . causa no lugar do efeito e vice-versa (O Sol faz mal.);

    . o sinal no lugar da coisa significada (balança no lugar de Justiça);

    . o concreto no lugar do abstrato (Jorge é um bom garfo.); etc.

    . o lugar de origem no lugar do produto (Quero degustar um porto.); etc.

     

     

    12) Catacrese - Metáfora desgastada pelo uso frequente. 

     

    O céu da boca.

  • 16. Ironia:

    Consiste em usar termo atribuindo a ele em sentido contrário.

    Pode haver aspas, não é obrigatório.

    Ela era ótima pessoa, tanto que vivia sendo presa.

    O rapaz tinha um hábito agradável de atrapalhar as conversas alheias.

  • GABARITO B

    Ironia- Figura de linguagem na qual aquilo que se diz não corresponde exatamente ao que se quer dizer, com intuito jocoso, cômico ou crítico.

     

    EXEMPLO: Chegou cedo, hem! (para alguém atrasado)


ID
2336458
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

A respeito da pontuação empregada nos excertos do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em “Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que [...]”, as reticências foram empregadas para realçar o que foi exposto anteriormente. ERRADA, IDEIA INCOMPLETA

    b) Em “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar uma oração subordinada adverbial final. ERRADA, SEPARA ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO

    c) Em “[...] você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições [...]”, a vírgula foi empregada para separar elementos de mesma função sintática. CORRETA, SEPARA ENUMERAÇÃO

    d) Em “[...] porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente [...]”, os dois-pontos foram utilizados para anunciar uma enumeração. ERRADA, APOSTO EXPLICATIVO

    e) Em “Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar o adjunto adverbial. ERRADA, SEPARA EXPRESSÃ EXPLICATIVA

  • Completando a explicação da (o) Rafa A, as reticências na letra A dão um tom de irônia porque fez relação direta ao esquecimento relacionado à ressaca.

  • Gabarito Letra C

     

    A respeito da pontuação empregada nos excertos do texto, assinale a alternativa correta.

     

    a) Em “Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que [...]”, as reticências foram empregadas para realçar o que foi exposto anteriormente.ERRADA.

    Reticência: É usado para indicar a suspensão da fala ou interrupção de ideias. Emprega-se para

    I) indicar hesitação e dúvida

    II) permitir que o leitor, com sua imaginação, prossigam imaginando o texto

    III) indicar que algumas partes do texto foram suprimidas.

    No caso da assertiva é usada para você caro leitor usar a sua imaginação que pode trazer qualquer tipo de benefícios.

     

    b) Em “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar uma oração subordinada adverbial final.ERRADA.

    Aposto  Explicativo:  É usado para explicar ou esclarecer um termo da oração anterior. O aposto explicativo sempre vem isolado na frase, podendo aparecer entre sinais de pontuação como vírgulas, parênteses ou travessões.

     

    c) Em “[...] você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições [...]”, a vírgula foi empregada para separar elementos de mesma função sintática.GABARITO.

    termos mesma função sintática. Palavras de mesma função sintática são separadas por vírgula se não vierem unidos por “e, ou e “nem.” Estas palavras podem ser sujeito, predicado, adjunto adverbial e adnominal, substantivo, vocativo, aposto, etc

    exemplo

    A) Comprei livros, revistas, jornais, discos e brinquedos

     

    d) Em “[...] porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente [...]”, os dois-pontos foram utilizados para anunciar uma enumeração.ERRADA.

    Uso dos dois pontos.

    1° Usado em citações e explicações em frases não concluídas.

    I) disse Sócrates: “Só sei que nada sei”.

    2°Para anunciar uma enumeração.

    I) fui à feira e comprei: abacate, laranja e morango.

    Para anunciar a fala do personagem

    I) e Maria disse:

    - quando iremos para casa?

    4° introduzir explicações ou enumerações após as expressões: ou seja, como, Isto é, a saber, etc

    I) estudamos várias matérias, a saber: matemática, português

    Observa-se que No caso do excerto não é usado para fazer uma enumeração é uma explicação do termo anterior.

     

    e) Em “Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar o adjunto adverbial.ERRADA.

    Mesmo comentário lebra B

  • Questão fácil. Gab. C

  •  a)FORAM EMPREGADAS POR SE TRATAREM DE UMA INTERRUPÇÃO DE IDEIAS

    Em “Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que [...]”, as reticências foram empregadas para realçar o que foi exposto anteriormente.

     b)ERRADO, FOI USADA PARA ISOLAR UMA ORAÇ SUB CAUSAL.

    Em “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar uma oração subordinada adverbial final.

     c)CORRETO, TERMOS ENUMERADOS SEMPRE POSSUEM MESMA FUNÇAO SINTÁTICA

    Em “[...] você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições [...]”, a vírgula foi empregada para separar elementos de mesma função sintática.

     d)ERRADO. FORAM UTILIZADOS PARA UMA EXPLICAÇÃO.

    Em “[...] porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente [...]”, os dois-pontos foram utilizados para anunciar uma enumeração.

     e)ERRADO FOI UTILIZADA POR SE TRATAR DE UMA EXPLICAÇÃO

    Em “Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar o adjunto adverbial.

  • GABARITO: LETRA C

    USO DA VÍRGULA

     Vírgula – indica uma pequena pausa na sentença.

    Não se emprega vírgula entre:

    • Sujeito e verbo.

    • Verbo e objeto (na ordem direta da sentença).

    Para facilitar a memorização dos casos de emprego da vírgula, lembre-se de que:

    A vírgula é:

    Desloca

    Enumera

    Explica

    Enfatiza

    Isola

    Separa

    Emprego da vírgula

    a) separar termos que possuem mesma função sintática no período:

    - João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

    - Li Goethe, Nietzsche, Montesquieu, Rousseau e Merleau-Ponty.

    b) isolar o vocativo:

    - Força, guerreiro!

    c) isolar o aposto explicativo:

    - José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

    d) mobilidade sintática:

    - Temeroso, Amadeu não ficou no salão.

    - Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

    - Por amar, ele cometeu crimes.

    e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos:

    - Isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

    f) separar os nomes dos locais de datas:

    - Cascavel, 10 de março de 2012.

    g) isolar orações adjetivas explicativas:

    - O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) separar termos enumerativos:

    - O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) omitir um termo:

    - Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

    j) separar algumas orações coordenadas

    - Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    Vírgula + E

    1)Para separar orações coordenadas com sujeitos distintos:

    Minha professora entrou na sala, e os colegas começaram a rir.

    2) Polissíndeto:

    Luta, e luta, e luta, e luta, e luta: é um filho da pátria.

    3) Conectivo “e” com o valor semântico de “mas”:

    Os alunos não estudaram, e passaram na prova.

    4) Para enfatizar o elemento posterior:

    A menina lhe deu um fora, e ainda o ofendeu.

    RESUMO TIRADO AULAS DO PROFº PABLO JAMILK.


ID
2336461
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Referente ao excerto “Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista que a palavra "muitíssima" é um pronome indefinido com função adjetiva, e não um adjetivo. Ademais, ressalta-se que não se trata de um advérbio, visto que as palavras pertencentes a essa classe gramatical não variam (a palavra "muitíssima" encontra-se flexionada no feminino e no grau superlativo). Portanto recurso deferido.

    http://www.institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/par_def_adm_t.pdf?


ID
2336464
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa correta em relação à classificação das orações.

Alternativas
Comentários
  • Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal.

     

    São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc.

  • Alessandra Araújo, deixe-me tentar explicar a alternativa D.

     

    Em “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.”, o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva subjetiva.

     

    1 - Nota-se a conjunção integrante QUE, portanto OSS (Oração subordinada substantiva);

    2 - Nota-se que o verbo em questão possui sujeito, o qual é "As estatísticas", portanto o termo em destaque não pode ser OSS Subjetiva.

    3 - Mas então o que ele é? o Verbo comprovar, no caso, é VTD (quem comprova, comprova alguma coisa). Portanto trata-se de OSSOD (Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta).

     

     

  • Aaaaah tá. Agora entendi ;)
    Muito obrigada Jorge Win!

  • a altenativa E é a resposta certa

  • A)OBJETIVA DIRETA

    B)ADVERBIAL CONDICIONAL

    C)ADVERBIAL FINAL

    D)OBJETIVA DIRETA

    E)CORRETA - QUANDO, ENQUANTO,SEMPRE,LOGO QUE, DEPOIS QUE.... - ADV. TEMPORAL

  • A) ORAÇÃO ABSOLUTA

    B)ADVERBIAL CONDICIONAL

    C)ADVERBIAL FINAL

    D)OBJETIVA DIRETA

    E)CORRETA

  • Regra infalível do Pestana: decore as conjunções!

    CONJUNÇÕES SUBORDINADAS TEMPORAIS!
    QUANDO

    ENQUANDO

    MAL (= LOGO QUE)

    APENAS (= LOGO QUE, NÃO USUAL)

    DEPOIS QUE

    ANTES QUE

    SEMPRE QUE

    LOGO QUE/ ASSIM QUE/ AGORA QUE

    TODAS AS VEZES QUE

    CADA VEZ QUE

    AO MESMO TEMPO QUE

    PRIMEIRO QUE (= ANTES QUE, Ñ USUAL)

    ATÉ QUE

    DESDE QUE (VERBO NO INDICATIVO)

  • "enquanto tiver dentes" não dá ideia de tempo e sim de modo assemelhando-se a "possuindo dentes".

  • LETRA E)

     

    Conjunções subordinativas temporais

    quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc.

  • Senão não seria uma conjunção alternativa?
  •  

    -    HÁ PONTUAÇÃO = ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA

     

    Ex.      O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.


                    Oração Subordinada Adjetiva Explicativa

     

     

     

    -   NÃO HÁ PONTUAÇÃO = ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA

     

    Ex.     Jamais teria chegado aqui, não fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento. 
                                         

  • “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.”, o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva subjetiva.

     

    Quem comprovam ? "As estatististicas.

    Comprovam o quê?  Isso =  que assistimos três horas...

    Na verdade essa oração é uma oração subordinada adverbial substantiva objetiva direta.

  • essa foi estranha

  • só podia ser da oacp,difícil,pois misturou vários tipos de orações diferentes.

  • Em “[...] enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.”, o excerto em destaque evidencia uma oração subordinada adverbial temporal.

    A PALARA DESTACADA INDICA ''MOMENTO'', OU SEJA, EXPRIME IDEIA DE ''TEMPO''.

  • e) Em “[...] enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.”, o excerto em destaque evidencia uma oração subordinada adverbial temporal.

  • Senão - Adversativa

  • LETRA E

     

    A) O verbo estabalizar é transitivo direto

    B) Conjunção adversativa ( senão)

    C) Conjunção de finalidade ( para)

    D) Quem comprova, comprova algo. Comprovam o que, que assistimos três horas de TV por dia ( Objetiva direta)

    E) Gabarito 

     

    Conjunções de tempo

     

    Temporais: quando, enquanto, logo que, mal (= logo que), sempre que, assim que, desde que, antes que, depois que, até que, agora que, ao mesmo tempo que, toda vez que.

  • COMPROVAM E VTD É UMA OSSOD INT O GAB É LETRA E

  • A) Período simples.

    B) Senão = período composto por coordenação ( ideia Adversativa)

    C) Para = conj. FINAL

    D) Oração subordinada substantiva OBJETIVA DIRETA

    E) CORRETA

  • Para quem erra muitas questões em português..

    Normal português é com o tempo mesmo.

    É dá uma olhada mesmo nos comentários, conhecer a banca...

    E chegará o dia que irá acertar mais e mais!!!


    Vamo q vamo!!!

    Chegaremos lá

  • Conjunções subordinativas temporais

    quando, antes que, depois que, até que, , sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que

  • GABARITO: E

  • essa banca não é de Deus

  • Essa foi uma das poucas questões de português desta banca que eu acertei... Estou desesperada!

    Que venha dia 24 pces

  • Comentando o raciocínio da amiga Dayane. Português é leitura, quem lê conhece a língua e sabe fazer as questões, mesmo sem saber o conteúdo.

    Quem tem o hábito de ler responde qualquer coisa na base do "num sei, só sei que é assim".

  • Não acredito que errei kkkk, se acontece isso na prova eu ia chorar muito!

    Fui todo confiante na letra D

    Oração subordinadas substantiva subjetiva é aquela que tem função sujeito pra oração principal...A questão o sujeito está bem claro na oração principal, logo não poderia em hipótese alguma ser O.S.Subjetiva

  • Em “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.”, o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva subjetiva.

    QUAL O ERRO DA OPÇÃO D ?


ID
2336467
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa em que o termo em destaque NÃO pertence à mesma classe gramatical que o termo destacado em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]”.

Alternativas
Comentários
  • acertei, mas foi por eliminação, alguém explica essa?

  • Está querendo saber em qual opcção a palavra sublinhada é de classe diferente das demais, no caso a letra "b" é diferente, pois aquele "se" é uma conjunção, as outras palavras são pronomes

  • Só pra constar,na letra A o "-lo" entra num contexto referencial,apesar de ser um pronome enclítico no grupo da Morfologia.

  •  

    A questão pede a que NÃO pertence à mesma classe gramatical.

    Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida.

    TODOS ---> Pronome Indefinido.

    A) No caso o ''los'' está retomando algo anterior no contexto. Valor (anafórico);

    B) ''Se'' nexo condicional. (Gabarito da questão);

    C) ''Você'' pronome de tratamento;

    D) ''Se'' pronome oblíquo átono.

    E) "Isso" pronome demonstrativo;

  • Perdi um tempo danado para responder por não prestar atenção que o enuciado pede o termo que NÃO pertence à mesma classe gramatical.

  • Não sei se vai auxiliar vocês, mas ao verificar que a questão pedia a alternativa em que o termo destacado não era da mesma classe gramatical, verifiquei de qual clase tratava, no caso de pronomes, após isso,  localizei os termos que podem pertencer a mais de uma classe gramatical, como sempre o SE e o QUE,  por fim, nos locais que tinham o "SE" eu troquei por "ISSO" para verificar que se tratava de um pronome ou uma conjunção integrante.

  • Respondi da mesma forma que você Lázaro. 

  • "SE" da letra B é uma conjunção subordinativa CONDICIONAL que pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por "CASO". "E caso sobrem 5 minutos(...)"

  • Gabarito: B

    Todos = Pronome Indefinido

    A) Los = Pronome Oblíquo

    B) Se = Conjunção Condicional

    C) Você Pronome de Tratamento

    D) Se Pronome Oblíquo 

    E) Isso = Pronome Demonstrativo

  • FOCO!

    PARA OS MORTAIS AQUI PRESENTE DIGO; ESSA EXIGE ATENÇÃO E RETOMADA AO TEXTO. KKKKK

    PASSO A PASSO:

    1° CLASSIFIQUE A CLASSE GRAMATICAL DA PALAVRA '''TODOS'' DENTRO DO CONTEXTO: PRONOME( indefinido substantivo masculino plural)

    2° FAÇA O MESMO NAS OPÇÕES ABAIXO:

    A) ''-los''(verbo terminado em r, s e z, subtraimos essas consoantes e no lugar colocamos ''L'' mais(+) o(os) pronome(s) o(os, a, as) = pronome (obliquo atono)

    C) ''você'' é um pronome(de tratamento)

    D) ''se'' é pronome (obliquo nesse caso) antecede o verbo obrigatóriamente(posição proclitica(próclise) atraido por palavra negativa(ex: nunca)

    E) ''Isso'' pronome (demonstrativo) que demonstra termo(os) aterior(es)(anafórico)

    3° observe que a banca quer a classe gramatical e não se é pronome disso ou daquilo. facilitando para vc.

    4° mesmo assim se ''pintar'' duvidas sobre o '''se'''' da letra B(nosso gabarito da questão), aplique essa dica:

    TROQUE o ''se'' PELA PALAVRA ''caso'' que tem sentido de condição, logo vai saber que o ''se'' é uma conjunção condicional.

  • B) Oração subordinada adverbial condicional( conjunção condicional )

    D) Se tem o nunca tem que haver próclise obrigatória, se houve próclise obrigatória é pq é pronome , rs (se aqui é pronome oblíquo )

    Os demais ta claro!

    Logo, gabarito letra B, pois a classe gramática diverge com o enunciado.

  • Não entendi crlh nenhum!


ID
2336470
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. [Errado]

    ► Na primeira oração, o sujeito não é elíptico (determinado). O correto é sujeito indeterminado.

    Sujeito Indeterminado: é aquele que, embora existindo, não se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo. Uma das três maneiras diferentes de indeterminar o sujeito de uma oração é:

    Com verbo na 3ª pessoa do plural:

    O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração).

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]”→ o verbo “dizem” está na terceira pessoa do plural e não se refere a termo anterior ou posterior na oração.

     

    b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. [Errado]

    ► “(...) que NÓS somos crescidinhos”. Nessa oração, o sujeito é implícito e determinado, pois está indicado pela desinência verbal -mos. Além disso, o verbo ser é um verbo de ligação, e não, transitivo direto.

    A palavra “crescidinhos” é predicativo do sujeito. No predicado nominal, o núcleo é sempre um nome, que desempenha a função de predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito é um termo que caracteriza o sujeito, tendo como intermediário um verbo de ligação. SUJEITO = Nós; VERBO DE LIGAÇÃO = somos; PREDICATIVO DO SUJEITO = crescidinhos.

     

    c) No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. [Errado]

    ► Os dois verbos possuem a mesma função sintática: VERBO TRANSITIVO DIRETO

     

    d) Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. [GABARITO]

     

    e) No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo. [Errado]

    ► As orações não possuem o mesmo sujeito.

    “E você deve cuidar das amizades” → sujeito = VOCÊ

    “porque são como uma planta” → sujeito = AMIZADES

     

  •  

    a) Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. Errada, 2ª oração sjujeito é você, na 1ª há indice de indeterminação do sujeito {macete: quando quiser saber se o sujeito é indeterminado coloque um substantivo próprio antes do verbo, se a frase não fizer sentido há IIS}

     

    b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. Errada, predicativo do sujeito (caracteristica do sujeito)

     

    c) No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. Errada, há uma conjunção aditiva (e), mesma função sintatica objeto direto (quem toma, toma algo)

     

    d) Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. Correta, quem chama chama alguém, que você chame!)

     

    e) No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo. Errada, há relação de subordinação, porém os sujeitos são diferentes (1ª você, 2ª amizades)

  • Não vejo subordinação na letra E e sim uma explicação. Lembrando que o conectivo PORQUE tanto pode ser  subordinado como coordenado.

  • ótima

  • Correta a letra C

    Mas a é o certo não seria período composto e uma oração coordenação explicativa. 

  • Regência  -  O verbo chamar admite duas regências:
    1. Chamar = xingar, apelidar  -  Admite qualquer construção. Pode ser transitivo direto ou indireto, indiferentemente. Vem sempre acompanhado de predicativo do objeto, formando o predicado verbo-nominal.
    2. Chamar = convocar, fazer vir  -  É verbo transitivo direto (pede complemento sem preposição).
     

  • LETRA D.

     a)

    Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. - ERRADO, dizem(verbo na 3° plural sem referência) não é possivel saber quem disse, logo é SUJEITO INDETERMINADO.

     b)

    Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. - ERRADO, o verbo "ser" é VL

     c)

    No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. - ERRADO, há um ASSINDÉTICA e outra SINDÉTICA.

     d)

    Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. - CERTO, "chamar" é VTD, o sujeito é ELIPTICO/OCULTO expresso pela desinência verbal.

     e)

    No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo.- ERRADO, sujeitos diferentes, na 1° oração o sujeito é "VOCÊ", na 2° oração o sujeito é "AMIZADES".

  • d)

    Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. 

    O verbo "chamar", está na terceira pessoa do singular, do imperativo Afirmativo, que nesse caso é conjugado como "CHAME (VOCÊ)".

    "Você" é sujeito elíptico da oração.

  • Estou tão nervosa com esta banca, gente! Esta questão foi umas das poucas que acertei e que fizerem sentido. Só Jesus!!! 

    Dia 10 será punk!!!

  • Sobre o IMPERATIVO, galera:


    O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1.ª pessoa do singular (eu).


    No imperativo afirmativo, a 2.ª pessoa do singular (tu) e a 2.ª pessoa do plural (vós) derivam do presente do indicativo, sendo retirado o -s final das formas conjugadas no presente.

    Presente do indicativo:

    Tu estudas

    Vós estudais

    Imperativo afirmativo:

    Estuda tu

    Estudai vós

    A 3.ª pessoa do singular (ele), a 1.ª pessoa do plural (nós) e a 3.ª pessoa do plural (eles) derivam do presente do subjuntivo, sendo conjugadas da mesma forma.

    Presente do subjuntivo:

    Que ele estude

    Que nós estudemos

    Que eles estudem

    Imperativo afirmativo:

    Estude ele

    Estudemos nós

    Estudem eles


    O imperativo negativo é conjugado conforme o presente do subjuntivo.

    Presente do subjuntivo:

    Que tu estudes

    Que ele estude

    Que nós estudemos

    Que vós estudeis

    Que eles estudem

    Imperativo negativo:

    Não estudes tu

    Não estude ele

    Não estudemos nós

    Não estudeis vós

    Não estudem eles

    =======================


  • Rumo a PC ES!

  • RUMO À PMES!


ID
2336473
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Em relação à classificação dos verbos destacados no excerto “Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A

    Verbos Anômalos: são verbos irregularres que apresentam mais de um radical. 

  • Para quem ficou na duvida entre os verbos defectivos e anômalos:

    Verbos Defectivos são aqueles que não têm conjugação completa, ou seja, em determinadas pessoas, tempos ou modos não são conjugados

    Ex.

    Verbo FALIR no presente do indicativo:
    Eu -
    Tu -
    Ele -
    Nós falimos
    Vós falis
    Eles -

    Verbos Anômalos  são verbos que sofrem alterações profundas em seu radical.

    Ex.

    Verbo SER no modo indicativo:

    Eu sou    ;    Eu fui   ;   Eu era

     

    @anyneri_

  • SOMOS:

     

    Presente do modo indicativo (o modo presente do indicativo exprime ações acontecidas no momento da fala, como é o caso de SOMOS):

     

    1ª pessoa do singular - Eu sou

    2ª pessoa do singular - Tú és 

    3ª pessoa do singular - Ele é

    1ª pessoa do plural - Nós Somos

    2ª pessoa do plural - Vós sois

    3ª pessoa do plural - Eles São

     

    Verbos anômalos não seguem as regras das terminações dos verbos regulares que pertencem à sua conjugação, e apresentam mais de um radical ao serem conjugados, dependendo do tempo ou da pessoa verbal.

     

    SOBRAREM:

     

    Futuro do presente do modo subjuntivo: O modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto. Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer. 

    Formação dos tempos do modo subjuntivo - Existem tempos verbais primitivos e tempos verbais derivados. Os tempos verbais primitivos se referem a tempos verbais já existentes no latim: presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo e infinitivo impessoal. Os tempos verbais derivados são todos os outros que se foram a partir dos três tempos verbais primitivos.

    Presente do subjuntivo: tempo verbal derivado do presente do indicativo.
    Pretérito imperfeito do subjuntivo: tempo verbal derivado do pretérito perfeito do indicativo.
    Futuro do subjuntivo: tempo verbal derivado do pretérito perfeito do indicativo.

     

    1ª pessoa do singular - quando eu sobrar

    2ª pessoa do singular - quando tu sobrares

    3ª pessoa do singular - quando ele sobrar

    1ª pessoa do plural - quando nós sobrarmos

    2ª pessoa do plural - quando vós sobrardes

    3ª pessoa do plural - quando eles sobrarem

     

    Verbos terminados em "ar", 1ª conjugação

    Verbos terminados em "er", 2ª conjugação

    Verbos terminados em "ir", 3ª conjugação

  • Aprendi 

  • anômalos = anormais, não possuem radical fixo.

  • Verbos anômalos são aqueles que, na sua conjugação, apresentam no radical alterações mais profundas do que os verbos irregulares. São verbos anômalos, por exemplo, os verbos "ser" e "ir", que apresentam variações profundas no radical.

  • a- Verbos regulares são aqueles que obedecem a um paradigma referente a uma dada conjugação, sem que haja mudança no radical.

    b- Verbos irregulares são aqueles que apresentam alteração no radical ou não aceitam algumas das terminações do seu paradigma correspondente.

    c- Verbos defectivos são aqueles que não apresentam uma conjugação completa. Tal ocorrência se deve à eufonia (ato de produzir um bom som) e à homofonia (efeito de produzir um som igual).

    d- Verbos anômalos são aqueles que, durante a conjugação, apresentam profundas alterações no radical. LETRA A. 

    e- Verbos abundantes são constituídos por mais de uma forma, geralmente demarcadas pelo particípio regular e pelo particípio irregular.

     

    http://aprendendoacompreender.blogspot.com.br/2014/11/exercicios-de-portugues.html

  • Questão fácil, mas trabalhosa. 

  • Gente, não existe futuro do presente do subjuntivo... é só futuro!

  • Gabarito: A

     

    Indicativo ---exprime um fato certo, concreto, positivo. Ex.: Os brasileiros gostam de futebol.

     

    Subjuntivo--- exprime um fato hipotético ou optativo. Ex.: Talvez eu viaje com você.

     

    Imperativo---exprime ordem, pedido, súplica. Ex.: Façam silêncio!

     

    Os verbos anômalos são verbos que, durante a conjugação, apresentam profundas alterações no radical. São apenas dois: ir e ser.

    Ir: vou, fui , ia, fora, irei, fosse, etc...

    Ser: sou, fui, era, fora, serei, fosse, etc...

     

    Fonte: Teixeira, Nílson. Gramática para Concursos. ed. Saraiva.

     

    Graça e Paz

  • Sempre imaginei que o subjuntivo tivesse apenas três tempos: presente, imperfeito e futuro. Mas a AOCP me ensinou mais outro: "futuro do presente do subjuntivo". kkkkkkkkkkkkkk 

  • Paulo Henrique, os verbos no modo subjuntivo podem sim ser flexionados em outros tempos, tais como presente, pretérito imperfeito, futuro do presente e futuro do pretérito, o que os diferencia são as conjunções e as desinências utilizadas.

     

    Presente - verbo gostar: que (ou caso) eu goste (desinência "e", pois o verbo gostar é de 1ª conjugação. Verbos de 2ª e 3ª conjugação = desinência -a)

     

    Pretérito imperfeito - qualquer verbo: se (ou caso) + desinência -sse 

     

    Futuro do presente e futuro do pretérito - qualquer verbo: se (ou quando) + desinência -r

     

  • 1ª conjugação : todos os verbos terminados em -ar: gritar, cantar, festejar
    2ª conjugação: todos os verbos terminados em -er: beber, comer, correr
    3ª conjugação: todos os verbos terminados em -ir: sair, fugir, fingir ​

  • Verbos anômolos são  são aqueles que  sofrem alterações pronfundas nos radicais. ex: SER  , IR.  

    VERBOS IRREGULARES: alteração no radical ou desinências quando sao conjugados FAZER

    Verbos regulares mantém seu radical e desinências: falar, levantar, beber. 

  • SOCORRO

  • Me pergunto se a gente realmente precisa saber disso... :(

  • Meu Deus!!!!

    A banca introduziu um novo tempo para o modo subjuntivo!! Não existe futuro do presente do modo subjuntivo, mas apenas futuro!!! 

  • Acertei a questão, mas futuro do presente do subjuntivo? O resto da questão está tranquilo, mas, novamente, futuro do presente do subjuntivo? Espero que seja sono, incapacidade interpretativa da minha parte ou erro de redação do Qconcursos, pois essa questão somada as de administração mostra que essa banca é um completo LIXO.

  • O verbo “somos” está na primeira pessoa do plural, no presente do modo indicativo (Certo. Nós somos) e é um verbo anômalo (Certo. Pois o radical se altera radicalmente: Eu sou, tu és… eu fui… eu era… (que) eu seja… (se) eu fosse… (quando) eu for… ).

    O verbo “sobrarem” está na terceira pessoa do plural, no futuro do presente do modo subjuntivo (Certo. Se eles/5 minutos sobrarem) e pertence à primeira conjugação (Certo. Vogal temática A, terminação em Ar, marca da primeira conjugação). Tudo certo!

    GABARITO A

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • Porque não cai na minha prova, Senhor?!


ID
2336479
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Considerando as regras de regência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Em princípio, fazemos a pergunta ao próprio verbo: “Quem assiste, assiste a algo”.
    Como exemplo, temos: Nós assistimos ao filme que estava em cartaz.
    O sentido denotativo do verbo revela a questão de estar presente, ou seja, de presenciar algum fato ou evento.
    Neste caso, necessariamente há a presença da preposição "a" revelando a fusão dela com o artigo “o”.

    Quando o sentido do verbo assistir significar auxílio, assistência, não exige a presença da preposição.
    Por exemplo: O médico assistiu o doente.

    No sentido de residir, morar em algum lugar, o verbo também pede a preposição.
    Citando um exemplo do que foi falado, obtemos: Marcos assiste em Goiânia. ( fonte: brasil escola)

  • LETRA D

     

    Assistir 

     

    Transitivo direto ou indireto --> no sentido de prestar assitência, socorrer. Ex: O médico assistia os acidentados ou O médico assistia aos acidentados.

     

    Transitivo indireto --> no sentido de ver, presenciar ou estar presente. Rege a preposição a, completando-se apenas com a ele(s), a ela(s) e não admitindo pronome lhe(s) como complemento. Ex; "Vem assistir ao espetáculo da noite." OBS: O verbo assistir, nesse sentido, não pode ser empregado na voz passiva, uma vez que tem como complemento objeto indireto. São incorretas, portanto, frases como esta; "O jogo foi assistido por milhares de pessoas."

     

    Transitivo indireto --> no sentido de favorecer, pertencer. Nestes casos, admite o emprego do lhe(s) como complemento. Ex: "Assiste-lhe o direito de reclamar?"

     

    Intransitivo --> no sentido de morar ou residir. Nesta acepção, o emprego deste verbo já caiu em desuso. Ex: "Pedro assiste na rua Peixoto Gomides."

  • A) errada. O verbo previnir é VTD, não há crase.

    B) errada. O verbo ajudar no contexto é VTI, rege a preposição em.

    C) errada. O verbo passar é VTD, não necessita de preposição.

    D) certa. O verbo assistir, no sentido de ver, é VTI necessitando de preposição a.

    E) errada. Não tem crase, pois esse a é apenas um artigo.

     

     

  • O verbo assistir no sentido de ver ou presenciar, exige a preposição a. É VTI

    Quem assiste, assiste a algo.

    Ex: Nós assistimos ao filme que estava em cartaz.

     

    O verbo assistir no sentido de ajudar não exige a preposição. É VTD

    Ex: É dever do profissional de saúde assistir os pacientes. 

     

     O verbo assistir no sentido de residir é intransitivo. É VI

    Ex: João assiste no litoral.

  • Verbo assistir:

    No sentido de ver (e ouvir), presenciar, observar (VTI (a)), ou seja rege a preposição ''a''. 

  • Sobre a letra "B": Não há inadequação, pois o verbo AJUDAR é VTD ou VTI. Portanto, com ou sem crase a oração estaria correta. 

  • O q concursos poderia suprimir essas questões iguais de provas diferentes :)

  • lembrando que o verbo ajudar pode ser VTDI = OD- pessoa e OI- coisa 'em'  ex: Os irmãos não se ajudam em nada.

  • caí bonito nessa questão

  • Raiani Stati 

     

    Tudo bom? Gostaria de fazer um comentário sobre a resposta que você deu para a letra A.

     

    Acredito que o certo seria dizer que não se pode ter crase porque:  Crase no singular e palavra no plural- CRASE NEM A PAU.

  • Assistir - no sentido de:

    Ver (e ouvir), presenciar, observar (VTI – a)
    Ex.: Quando namorávamos, assistíamos a vários shows.

     

    A Gramática para Concursos Públicos / Fernando Pestana. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.  pág. 816.

  • B) ajuda + alguém = vtd

    O homem ajudou o motorista do ônibus.

    ajuda +alguém + infinitivo = vtdi

    O homem ajudou o motorista do ônibos a consertar o motor.

    ajuda + alguém + substantivo = vtdi

    O homem ajudou o motorista com a chave.

  •  

    No trecho “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia”, há uma inadequação, pois o verbo assistir, nesse caso, exige a preposição “a”.

    DICA=ASSISTIR EM SENTEDIDO DE RESIDIR.

    ASSISTO EM BOM JESUS DA LAPA-BA


ID
2336482
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Certa música foi escrita mantendo o seguinte padrão:
- O primeiro verso pode ser escolhido convenientemente, desde que satisfaça às demais restrições.
- O segundo verso deve ter dois terços do número de sílabas do primeiro verso.
- O terceiro verso deve ter três quartos do número de sílabas do primeiro verso.
- O quarto verso deve ter metade do número de sílabas do primeiro verso.
Para que a música seja feita seguindo as restrições citadas, o número de sílabas do primeiro verso pode ser

Alternativas
Comentários
  • gabarito E

     

    Acredito que é porque o unico multiplo de 2,3 e 4 nas opções acima é ele

  • Sem condições essa questão :(

  • O único número que é divisível por:

    2 " metade do número de sílaba"

    3 " ter dois terços do número de sílabas"

    4 "ter três quartos do número de sílabas"

    GAB: E

  • A = A
    B = 2/3 A
    C = 3/4 A
    D = 1/2 A

    MMC(3,4,2) = 12

    A = 12
    B = 08
    C = 09
    D = 06

    A deve ser igual a 12 ou a um múltiplo de 12.
    Logo, observando as alternativas, a resposta deverá ser alternativa E.
    S = {24}

     

    Fonte: https://www.tutorbrasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=55213

  • Basta verificar o único número que atende às três condições ao mesmo tempo, ou seja divisível por 2,3 4. Gabarito: letra E  24

  • Tem que fazer a questão com base nas alternativas =/

  • Primeira parte : P

    Segunda parte: 2/3 P

    Terceira parte: 3/4 P

    Quarta parte: 1/2 P

    Multiplica os denominadores : 3*4*2 = 24P

    Gabarito E) 24

  • Pessoal, a conta é bem simples, pois na hora da prova não há tempo de ficar calculando. Pergunta: Qual é o único número que se divide por 4? tic..tac..24, ok? Então, só conseguimos extrair quarta parte de 24..eis a resposta.

  • Só achar um múltiplo de 2, 3 e 4, afinal, não podemos ter uma fração de sílaba no verso da música. A única solução para as restrições é a letra E.

  • COMO O N° DE SILABAS DO PRIMEIRO VERSO TEM QUE SER DIVISIVEL PELOS DENIMINADORES DAS FRAÇÕES, É SÓ FAZER O MDC DESTES

    MDC (2,3,4)=24

  • 2/3 de 24 = 16

    3/4 de 24 = 18

    1/2 de 24 = 12

    LETRA E

     

  • Macete 2×3×4=24


ID
2336488
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na sequência a seguir, simplificamos a forma de nos referirmos aos dias da semana. Podemos dizer que o oitavo termo da referida sequência é
(Terça, Quinta, Sábado, Segunda, Quarta, ____)

Alternativas
Comentários
  • Terça, quinta, sábado, segunda, quarta, sexta, domingo e terça....

     

    muito fácil

  • Acertei a questão,mas não entendi kakakaka

    Eu fui pelas sílabas é isso?

  • Conta de dois em dois dias.

     

    Terça, quinta, sábado, segunda, quarta, sexta, domingo e terça.

     

    GAB. LETRA C

  • ESSE TIPO DE QUESTÃO NÃO MEDE CONHECIMENTO. :(

  • Não mede conhecimento mas mede raciocínio.
  • não entendi nada.

  • Existe duas formas de resolver: 

    1) Contar de 2 em 2

    ( Terça, Quinta, Sábado, Segunda, Quarta, Sexta, Domingo, Terça)

    Resp: Letra C

    2) Sequência Carimbo

    8/5= 1, Resta: 3

    Resp: Terça. Letra C

  • Terça, Quinta, Sábado, Segunda, Quarta, ____) 

    Oitavo termo! Eu fiz assim: O resto da divisão de 8/5 é 0 se resta zero então você conta o primeiro termo que é terça. 

  • A lógica da questão é assim:

    Terça, falhou quarta, Quinta, falhou sexta, Sábado, falhou domingo, Segunda, falhou terça, Quarta, falhou quinta, Sexta, falhou sábado, Domingo, falhou segunda, TERÇA oitavo termo.

    Pelo menos foi assim que resolvi 

  • 3,5,7,2,4,6,1 E ASSIM SEGUE ESSA ORDEM... SENDO QUE 1 É O DOMNGO!

  • kkkkkkkkkkk eu acertei a questão muito sem querer.


    Explico o meu raciocínio


    T, Q S , LOGO S,Q, T ...


    Vou aproveitar e fazer um joguinho na mega, quem sabe consigo parar de estudar ..



  • é uma escala de 12x36 haha!

  • ainda bem que não tinha sexta pq nem prestei atenção que a questão queria o oitavo termo, ate as questões fáceis requerem atenção.

  • SE COLOCA SEXTA AI MUITOS IRIAM MARCAR SEM PRESTAR A ATENÇÃO AO ENUNCIADO

  • E UM ESCALA  24 X 48 

     

  • Foram "bonzinhos", não colocaram Sexta. Hahaha

  • essa foi pra nao zerar a prova


ID
2336494
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se a proposição simples “P” é verdadeira e a proposição simples “Q” é falsa, podemos dizer que as proposições compostas “P e Q”, “P ou Q” e “se P, então Q” são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Sabendo fazer a tabela verdade tá tranquilo

     

    Gabarito b

  • p        q              p ∧ q     E

    V        F                 F

    p        q              p ∨ q      OU

    V        F                V

    p        q              p -> q     Se, então:

    V        F                F

     

    Logo, Gab. B

  • Tipo de questão que nunca irá cair na minha prova

  • Tabela dos conectivos:

    E - Tudo Verdadeiro dá Verdadeiro

    OU - Tudo Falso dá Falso

    Se ... Então - Vera Fischer dá Falso

    Tomando essa lógica é possível resolver essa questão!

    Se a proposição simples “P” é verdadeira e a proposição simples “Q” é falsa

    P e Q = falso

    P ou Q = verdadeiro

    Se P então Q = falso

    Valeu!!!


ID
2336497
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno da EBSERH, aprovar o orçamento e o programa de investimentos propostos pela Presidência e acompanhar a sua execução compete

Alternativas
Comentários
  • Artigo 8º. Compete ao Conselho de Administração:

    IV – aprovar o orçamento e o programa de investimentos propostos pela Presidência e acompanhar a sua execução;

     

    Fonte: http://www.ebserh.gov.br/documents/15796/112576/Regimento+Interno+Aprovado+CA+12052016.pdf/fda5583a-4f34-44ed-b75b-ea96c1332b4b

  • You tá de brincaichon uite me, cara?

  • O quê o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO aprova:

    -regimento interno

    - criação de escritórios/filiais

    - contratos com instituições federais de ensino

    - PAINT(Plano Anual de Auditoria Interna) 

  • O que lasca é que a competência desses órgãos são tudo parecida

  • GABARITO: LETRA A

    Artigo 8º. Compete ao Conselho de Administração:

    IV – aprovar o orçamento e o programa de investimentos propostos pela Presidência e acompanhar a sua execução;

    FONTE: REGIMENTO INTERNO DA EBSERH - 3ª REVISÃO (2016).


ID
2336500
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo o disposto no Regimento Interno da EBSERH, é competência do Conselho Fiscal, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Artigo 17. Compete ao Conselho Fiscal:
    I – fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores da Ebserh e verificar o cumprimento de seus deveres legais, estatutários e regimentais;
    II – denunciar, por qualquer de seus membros, erros, fraudes ou crimes que identificarem no âmbito da Ebserh, e propor providências corretivas e saneadoras para o que for identificado;
    III – analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras, elaboradas periodicamente pela Ebserh; A)
    IV – acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações para essa finalidade; B)
    V – opinar sobre o Relatório Anual de Gestão e as demonstrações financeiras de cada exercício social;  C)
    VI – opinar sobre a modificação do capital social, orçamento, planos de investimento, transformação, incorporação, fusão ou cisão; E)
    VII - apreciar o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT), de acordo com Instrução Normativa da CGU vigente; e
    VIII - apreciar as informações sobre os relatórios de auditoria emitidos pela Auditoria Interna da Ebserh, de acordo com Instrução Normativa da CGU vigente.

  • Artigo 19. Compete à Auditoria Interna:

    II – estabelecer metas, procedimentos e normas para auditoria e fiscalização da Sede e das filiais; 

  • Artigo

  • Segundo o disposto no Regimento Interno da EBSERH, é competência do Conselho Fiscal, EXCETO

     

     a) analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras, elaboradas periodicamente pela EBSERH. Conselho Fiscal - Fundamentação legal art. 17, inciso III

     

     b) acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações para essa finalidade. Conselho Fiscal - Fundamentação legal art. 17, inciso IV

     

     c) opinar sobre o Relatório Anual de Gestão e as demonstrações financeiras de cada exercício social. Conselho Fiscal - Fundamentação legal art. 17, inciso V

     

     d) definir estratégias para a execução de ações de controle nas entidades públicas e privadas contratadas pela Sede e filiais. Auditoria Interna - Portanto essa questão está na exceção conforme solicitação do enunciado. Fundamentação legal art.19, inciso III

     

     e) opinar sobre a modificação do capital social, orçamento, planos de investimento, transformação, incorporação, fusão ou cisão. Conselho Fiscal - Fundamentação legal art. 17, inciso VI

  • GABARITO: LETRA D

    Artigo 19. Compete à Auditoria Interna:

    III – definir estratégias para a execução de ações de controle nas entidades públicas e privadas contratadas pela Sede e filiais;

    FONTE: REGIMENTO INTERNO DA EBSERH - 3ª REVISÃO (2016).


ID
2336503
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o estabelecido na Lei 12.550/2011, compete à EBSERH

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o  Compete à EBSERH: 

    I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS; GABARITO

    II - prestar às instituições federais de ensino superior e a outras instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, mediante as condições que forem fixadas em seu estatuto social; 

    III - apoiar a execução de planos de ensino e pesquisa de instituições federais de ensino superior e de outras instituições congêneres, cuja vinculação com o campo da saúde pública ou com outros aspectos da sua atividade torne necessária essa cooperação, em especial na implementação das residências médica, multiprofissional e em área profissional da saúde, nas especialidades e regiões estratégicas para o SUS; 

    IV - prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas nos hospitais universitários federais e a outras instituições congêneres; 

    V - prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas; e 

    VI - exercer outras atividades inerentes às suas finalidades, nos termos do seu estatuto social

  • A) pesquisa básica e não avançada

     

    b) hospitais universitários federais 

     

    c) sistema de gestão único e não múltiplo

     

    d) a EBESERH não presta serviço de apoio aos hospitais particulares, ela faz o ressarcimento aos planos de saúde

     

    e) certo!

     

     

  • GABARITO: LETRA E Art. 3º A EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, observada, nos termos do art. 207 da Constituição Federal, a autonomia universitária. LEI 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.
  • GABARITO: LETRA E

    Art. 4º Compete à EBSERH:

    I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS;

    FONTE: LEI FEDERAL Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas, somente nos hospitais universitários estaduais. ERRO DA QUESTÃO AMIGOS VAMOS TRABALHAR É NÓS FEDERAIS :)


ID
2336506
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à EBSERH, assinale a alternativa correta de acordo com o que estabelece a Lei 12.550/2011.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o  A EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, observada, nos termos do art. 207 da Constituição Federal, a autonomia universitária. INVALIDA B, C e D

     

    § 3o  É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. GAB. C, bem como, invalida  A)

    ...

    Art. 1o  § 2o  Fica a EBSERH autorizada a criar subsidiárias para o desenvolvimento de atividades inerentes ao seu objeto social, com as mesmas características estabelecidas no caput deste artigo, aplicando-se a essas subsidiárias o disposto nos arts. 2o a 8o, no caput e nos §§ 1o, 4o e 5o do art. 9o e, ainda, nos arts. 10 a 15 desta Lei. invalida E)

  • gabarito: C

    lei nº 12.550 de 2011

    É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da lei nº 9.656 de 3 junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

  • GABARITO: LETRA C § 3º É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. LEI 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.
  • GABARITO: LETRA C

    Art. 3º § 3o  É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. 

    FONTE: LEI FEDERAL Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida em lei, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.


ID
2336509
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o que estabelece o Decreto 7.661/2011, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o A EBSERH tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e atuação em todo o território nacional, podendo criar subsidiárias, sucursais, filiais ou escritórios e representações no país. GAB. A, bem como, invalida C

     

    Art. 5o A EBSERH sujeitar-se-á ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. invalida B e D

     

    Parágrafo único. A EBSERH fica sujeita à supervisão do Ministro de Estado da Educação. invalida E

     

  • GABARITO: LETRA A § 1º A EBSERH terá sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e poderá manter escritórios, representações, dependências e filiais em outras unidades da Federação. LEI 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.
  • GABARITO: LETRA A

    Art. 1°

    § 1º A EBSERH terá sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e poderá manter escritórios, representações, dependências e filiais em outras unidades da Federação.

    § 2º Fica a EBSERH autorizada a criar subsidiárias para o desenvolvimento de atividades inerentes ao seu objeto social, com as mesmas características estabelecidas no caput deste artigo, aplicando-se a essas subsidiárias o disposto nos arts. 2º a 8º , no caput e nos §§ 1º , 4º e 5º do art. 9º e, ainda, nos arts. 10 a 15 desta Lei.

    FONTE: LEI FEDERAL Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.


ID
2336512
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando os Sistemas de Informação em Saúde, o Hemovida trata-se de um

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Complementando as demais: 

    a) SI-PNI- O objetivo fundamental é possibilitar aos gestores envolvidos uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunobiológicos aplicados e do quantitativo populacional vacinado. 

    c) SISPRENATAL-  sistema de acompanhamento da gestante.

    d) SINASC - sistema de informações de nascidos vivos. Implantando em 1990 com o objetivo de reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional. 

    e) SINAN- O Sinan tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo sistema de vigilância epidemiológica, nas três esferas de governo, para apoiar processos de in- vestigação e de análise das informações sobre doenças de noti cação compulsória.  

    Fonte: http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/artigos/Sistemas_de_Informacao/SistemasInformacaoSaude.pdf

    ttp://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/livroidb/2ed/fontes.pdf

     

  • HEMOVIDA - Sistema de Gerenciamento em Serviços de Hemoterapia

     

    Apresentação:

    Desenvolvido especificamente para bancos de sangue, o Hemovida tem como objetivo informatizar todo o ciclo de doação de sangue, desde a captação até a distribuição do material, controlando cada etapa do processo. Permite aos diversos gestores nas esferas Federal, Estadual e Municipal, o pleno acesso aos dados indispensáveis à tomada de decisões quanto ao gerenciamento em todo o processo do sangue na HEMOREDE.

     

    Benefícios:

    -Permite os controles; clínico, financeiro, logístico, além de fornecer conhecimento amplo sobre os atendimentos aos pacientes submetidos a tratamentos HEMOTERÁPICOS;

    -Fomenta a criação da Rede Nacional de Informações de Sangue e Hemoderivados;

    -Integra todas as atividades do processo do ciclo do sangue;

    -Garante qualidade nas informações em todo o processo do sangue doado;

    -Agiliza o atendimento dos doadores, desde o cadastramento até a coleta de sangue;

    -Emite relatórios gerenciais essenciais à plena gestão das atividades nas unidades hemoterápicas.

     

    Funcionalidades:

    -Possibilita o cadastramento de doador, dados sobre histórico de doenças, transfusões de sangue, pré-triagem, coleta, fracionamento, Imunohematológica, sorologia e distribuição; -Informa sobre coleta e processamento do sangue, distribuição, transfusão e descarte de hemocomponentes;

    -Identifica por código de barras as bolsas coletadas, processadas e distribuídas;

    -Supervisiona a infusão de hemoderivados; -Oferece atendimento multidisciplinar.

     

    FONTE: file:///F:/Editais_conc/concurso%20EBSERH/%C2%BB%20Legisla%C3%A7%C3%A3o%20Aplicada%20ao%20SUS/sistemas-de-informacao-em-saude.pdf

  • HEMO = SANGUE

    GABARITO LETRA B


ID
2336515
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Tratando-se da participação da iniciativa privada no Sistema Único de Saúde, de acordo com a Lei nº 8.080 de 1990, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • L8080:

    B errada Art. 22. Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento.

    E. CORRETA. Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. (C. ERRADA)

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

  • ALTERNATIVA A: As entidades com fins lucrativos têm preferência para participar do SUS, comparadas às filantrópicas, haja vista o maior potencial tecnológico e de recursos humanos dessas empresas. FALSA 

     

    segundo o Art. 25 as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS). 

     

    ALTERNATIVA B: Os serviços contratados podem decidir normas técnicas e administrativas próprias para participar do SUS. FALSA 

     

    segundo o Art. 26 § 2° Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato. 

     

    ALTERNATIVA C: O SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada somente em casos de calamidade pública. FALSA 

     

    segundo o Art. 24 Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. 

     

    ALTERNATIVA D: Aos proprietários e dirigentes de entidades ou serviços contratados, é permitido exercer cargo de chefia no SUS. FALSA 

     

    segundo o Art. 26 § 4° Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde (SUS). 

     

    ALTERNATIVA E:  A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio. VERDADEIRA 

     

    segundo o Art. 24 Parágrafo único A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

  • obrigado maria.

  • GABARITO: LETRA E

    CAPÍTULO II

    Da Participação Complementar

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA E

    CAPÍTULO II

    Da Participação Complementar

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • GAB: E

    Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    .

    .

    .

    Mt 21:22


ID
2336521
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Conforme o Decreto nº 7.508 de 2011, para se estabelecer uma Região de Saúde, esta deve conter, no mínimo, ações e serviços de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:   d) atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial; atenção ambulatorial especializada e hospitalar e vigilância em saúde.

    Art 5 º Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de :

    I- atenção primária

    II- urgência e emergência

    III- atenção psicossocial

    IV- atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e 

    V- vigilância em saúde

    Art. 9º São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à saúde os servios:

    I- de atenção primária

    II- de atenção de urgência e emergência

    III- de atenção psicossocial; e 

    IV- especiais de acesso aberto

  • de acordo com o Art. 5º do decreto 7.508/11 Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    - vigilância em saúde. 

     

    Só lembrando que essas características são cumulativas de modo que, para ser instituíta, uma Região de saúde precisa, necessaria e simultaneamente, de contar com todos esses serviços. Outro adendo é que não são todos os municípios que precisam ter esses serviços, mas sim, cada conjunto de municípios que compõem uma região de saúde, de modo que, dentro do âmbito de uma mesma região de saúde, tais serviços podem estar distribuídos entre diversos municípos.

  • I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde. 

  • Três ATENÇÕES, urgência e  emergência e vigilância em saúde.

  • atenção primária; (SÃO PORTAS DE ENTRADA TAMBÉM)

    II - urgência e emergência; (SÃO PORTAS DE ENTRADA TAMBÉM)

    III - atenção psicossocial; (SÃO PORTAS DE ENTRADA TAMBÉM)

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    vigilância em saúde. 

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 5º Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária

    II - urgência e emergência

    III - atenção psicossocial

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar

    V - vigilância em saúde.

    Parágrafo único. A instituição das Regiões de Saúde observará cronograma pactuado nas Comissões Intergestores.

    DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 5º Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde.

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
2336524
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os temas Saúde e Seguridade social, de acordo com a Constituição Federal, assinale a alterativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as normas da CF/88:

     

    A) ERRADA.

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

     

    B) CORRETA.

    Art. 198, § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

     

    C) CORRETA.

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

     

    D) CORRETA.

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

     

    E) CORRETA.

    Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

     

    Gabarito: alternativa A.

     

    Bons estudos! ;)

  • LETRA A INCORRETA 

    CF/88

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

  • Muito bom esses comentários. Comecei hoje por indicação de um primo e já gostei.

  • LETRA A (ERRADA) - Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

     

    LETRA B - Art. 198

    § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (Parágrafo único renumerado para § 1º pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)

     

    LETRA C - Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

     

    LETRA D - Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    LETRA E - Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

     

  • Comentando a questão:

    A) INCORRETA. A questão erra ao dizer centralização, na verdade uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde é descentralização, conforme preconizado em art. 198, I da CF.

    B) CORRETA. A assertiva está de acordo com os ditames do art. 198, parágrafo 1º da CF.

    C) CORRETA. A assertiva está de acordo com os ditames do art. 196 da CF.

    D) CORRETA. A assertiva é transcrição do art. 199 do CF.

    E) CORRETA. A assertiva ventila uma das competências do Sistema Único de Saúde, conforme preconizado no art. 200, II da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A 
  • ta difícil estudar pro TRT 1a Região se baseando nas questões dessa banca hein, os caras só fazem prova pra hospital, só tem questão relacionada à saúde kkkkkkk

  • LER (ENGOLIR!!!) Cap. CF/88 da Ordem Social ( AOCP ama.)

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

     Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

     

    § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (Parágrafo único renumerado para § 1º pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)
     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

     

     Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

    IG @corujinhatrt

  •  Saúde são: centralização e atendimento integral.  SAUDE -CAI

  • Acho que o romário confundiu

  •  a)

    As diretrizes que norteiam a organização do Sistema Único de Saúde são: descentralizaão e atendimento integral.

  • GABARITO: LETRA A 


    A) INCORRETA. A questão erra ao dizer centralização, na verdade uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde é descentralização, conforme preconizado em art. 198, I da CF.


    B) CORRETA. A assertiva está de acordo com os ditames do art. 198, parágrafo 1º da CF.


    C) CORRETA. A assertiva está de acordo com os ditames do art. 196 da CF.


    D) CORRETA. A assertiva é transcrição do art. 199 do CF.


    E) CORRETA. A assertiva ventila uma das competências do Sistema Único de Saúde, conforme preconizado no art. 200, II da CF.



  • GABARITO: A

    a) ERRADO: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    b) CERTO: Art. 198, § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

    c) CERTO: Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    d) CERTO: Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    e) CERTO: Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;


ID
2336527
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sempre que possível, as compras deverão atender ao princípio que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas. Qual é esse princípio?

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:     (Regulamento)     (Regulamento)     (Regulamento)  (Vigência)

     

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666compilado.htm

  • Vinculação ao instrumento convocatório: Impõe à Administração e ao licitante a observância das normas estabelecidas no Edital de forma objetiva.

    Julgamento objetivo: O administrador deve observar critérios objetivos definidos no ato convocatório para o julgamento das propostas. Afasta a possibilidade de o julgador utilizar-se de fatores subjetivos ou de critérios não previstos no ato convocatório, mesmo que em benefício da própria Administração.

    Padronização: Impõe compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    Legalidade: A licitação objetiva garantir a observância do princípio constitucional da Isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, de maneira a assegurar oportunidade igual a todos interessados e possibilitar o comparecimento ao certame do maior número possível de concorrentes.

    Igualdade: Significa dar tratamento igual a todos os interessados na licitação. É condição essencial para garantir competição em todos os procedimentos licitatórios.

  • GABARITO: C

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

  • GABARITO: LETRA C

    Das compras

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • A questão exige conhecimento da Lei 8666/93 – Lei de Licitações, em especial dos princípios nela contidos. Muitos princípios estão expressos no art. 3º, caput, da Lei 8666/93:

    “Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos”.

    Dito isto, vamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. O princípio da vinculação ao instrumento convocatório determina que o edital (ou carta-convite, no caso da modalidade convite) é a “lei” interna da licitação, orientando e definindo previamente as regras do certame. Regras essas que vinculam a Administração e os licitantes.

    Letra B: incorreta. O princípio do julgamento objetivo consta no caput do art. 3º e 45, ambos da Lei 8666/93, trazendo previamente (por meio do instrumento convocatório) a forma objetiva que será feito o julgamento das propostas. Existe para afastar a (eventual) escolha subjetiva das propostas pelo administrador, que em tese poderia “favorecer os seus”.

    Letra C: correta. O princípio da padronização encontra-se descrito no art. 15, da Lei 8666/93, que dispõe: “Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas”.

    Letra D: incorreta. O princípio da legalidade, também constante no art. 37, caput, da Constituição Federal, dispõe que a Administração Pública conduzirá o processo licitatório na forma que a lei autoriza/determina. Não confundir o princípio da autonomia da vontade (ou princípio da legalidade na esfera privada), que nos diz que ao particular é permitido fazer o que a lei não proíbe (autonomia privada – art. 5º, II, da Constituição Federal).

    Letra E: incorreta. O princípio da igualdade (caso entendido como sinônimo de isonomia) consta no art. 3º, caput, da Lei 8666/93, significando que todos são iguais e devem ter tratamento igual em uma licitação. O tratamento diferenciado das microempresas e as empresas de pequeno porte (art. 5º-A, da Lei 8666/93) não constitui ofensa a tal princípio.

    Gabarito: Letra C.


ID
2336530
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação, será dada publicidade, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta. Qual é a periodicidade dessa publicidade?

Alternativas
Comentários
  • "Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração direta ou indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8883.htm

  • GAB D: Mensal

  • Gabarito letra D

     

    Lei 8666/93

     

    Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.

  • Lembrando que o disposto no art.16 não é aplicável quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

  • tá dificil...cada vez as bancas escolhendo artigos nunca antes usados em prova...daqui a pouco terei passado por todos artigos e alíneas insignifacentes possíveis dessa lei.

  • - Publicação dos preços registrados: TRIMESTRALMENTE

    - Publicação de todas as compras: MENSALMENTE

    - Validade do registro: NÂO SUPERIOR A 1 ANO

  • Base; Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da  operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.

     

    OBS; Parágrafo único.  O disposto neste artigo não se aplica aos casos de dispensa de licitação previstos no inciso IX do art. 24

    Art. 24. IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa nacional.

     

    GAB. D

  • Nas compras deverão ser observadas a especificação completa do bem a ser adquirido, sem indicação de marca. A definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida sempre qe possível mediante adequadas tecnicas quantitaitvas; as condições de quarda e armazenamento que não permitam a deteriorização do material. Será dada publicidade MESALMENTE em orão de divulação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público à relação de todos as compras feitas pela adm direta ou indireta de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário e quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser alutinada por itens as compras feitas coom dispensa e inexiibilidade.

  • Publicação dos preços registrados: TRIMESTRALMENTE

    Publicação de todas as compras: MENSALMENTE

    - Validade do registro: NÂO SUPERIOR A 1 ANO

  • Chutei bonito!!

  • Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.     

  • Art. 16. Será dada PUBLICIDADE, mensalmente, em ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO OFICIAL (Diário Oficial) ou em quadro de avisos de amplo acesso público (podendo ser através de site oficial da internet), à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.             (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

     

    Qualquer cidadão poderá requerer à Administração os quantitativos de obras e preços unitários de determinada obra ou serviço executado.

     

    A publicidade dos atos e processos administrativos deve ser ampla e clara, não pode gerar obscuridades ou dúvidas quanto aos seus efeitos.

     

    Conforme o art. 21 da Lei nº 8.666/93, os AVISOS (Publicidade) contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizados no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência, no mínimo, por uma vez:

     

    I - no Diário Oficial da União, quando se tratar de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Federal e, ainda, quando se tratar de obras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por instituições federais;

     

    II - no Diário Oficial do Estado, ou do Distrito Federal quando se tratar, respectivamente, de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal;

     

    III - em jornal diário de grande circulação no Estado e também, se houver, em jornal de circulação no Município ou na região onde será realizada a obra, prestado o serviço, fornecido, alienado ou alugado o bem, PODENDO ainda a Administração, conforme o vulto da licitação, utilizar-se de outros meios de divulgação para ampliar a área de competição.

     

    O aviso publicado conterá a indicação do local em que os interessados poderão ler e obter o texto integral do edital e todas as informações sobre a licitação.

  • Seção V
    Das Compras

    Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

    Art. 16. Será dada PUBLICIDADE, MENSALMENTE, em ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO OFICIAL ou em quadro de avisos de amplo acesso público , à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.

    IG @corujinhatrt

  • - Publicação dos preços registrados: TRIMESTRALMENTE

    - Publicação de todas as compras: MENSALMENTE

    - Validade do registro: NÃO SUPERIOR A 1 ANO

  •  Publicação de todas as coMpras: MENSALMENTE

     Publicação dos preços regisTradosTRIMESTRALMENTE

     Validade do registro: NÂO SUPERIOR A 1 ANO

  • Esse é o tipo de banca que te pergunta:

     

    Qual era o nome do Teletubbie roxo?

  • Complementando...

    Lei 8666, art.3, §13:  Será divulgada na internet, a cada exercício financeiro, a relação de empresas favorecidas em decorrência do disposto nos §§ 5º, 7º, 10, 11 e 12 (preferências) deste artigo, com indicação do volume de recursos destinados a cada uma delas. 

  • fosse para chutar iria de mensalmente... nunca tinha visto esse artigo sendo cobrado.

  • Concurseiro raiz lê todos artigos, incisos, alíneas.... ;) 

  • Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.

  • Põe na cachola e corre pro acerto!

    coMpras = Mensalmente

    preços regisTrados = Trimestralmente

    ValIDADE = não superior a 1 ANO

  • Art. 16. Será dada publicidade, MENSALMENTE, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação
     

  • -Publicação da relação de todas as compras feitas pela Administração Direta e Indireta = MENSALMENTE

    -Publicação dos registros de preço em imprensa oficial = TRIMESTRALMENTE

  • publicidade: mensal

    publicação: trimestral

  • R3GISTRO DE PR3ÇOS - TRI

    COMPRAS - MENSAL

    VAL1DADE - NÃO SUPERIOR A UM ANO

  • GABARITO: D

    Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.

  •  GABARITO LETRA D

    PUBLICAÇÃO DE COMPRAS---> MENSAL

    PUBLICAÇÃO DE PREÇOS REGISTRADOS---> TRIMESTRAL

    VALIDADE DO REGISTRO----> NÃO SUPERIOR A 1 ANO

  • GABARITO: LETRA D

    Das compras

    Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.     

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Compras: mensal (você faz compras todo mês);

    Preços: trimestral (inflação, que acarreta aumento dos preços, é trimestral).

    Registro: anual.

  • falando de compra, para casa a gente faz a compra do MÊS..

  • GABARITO: D

    Publicação de todas as coMpras: Mensalmente

    Publicação dos preços regisTrados: Trimestralmente

    Validade do registro: Não superior a um ano

    Dica do colega PQP Banca Maldita


ID
2336533
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que a licitação é dispensável para compras na administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Art. 24.  É dispensável a licitação:

     

    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

  • Erro da A

    "Quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas."    Licitação Deserta

    Erro da C 

    "Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;  

     

    Erro da D

    "Para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão."

     

    Erro da E

    "Na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica."

  • LETRA B!

     

    ATENÇÃO!

     

    Aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos - LICITAÇÃO DISPENSÁVEL

     

    Restauração de obras de arte e bens de valor histórico de natureza singular e prestado pro por profissional de notória especialização - LICITAÇÃO INEXIGÍVEL

  • RESTAURAÇÃO DE OBRA DE ARTE :

    CORRELATA : DISPENSÁVEL. Ex: Museo de Artes irá restaurar obra de arte.

    NÃO CORRELATA: INEXIGIVEL. Ex: TRT quer restaurar estatua do órgão.

     

    GABARITO B

    Prof. Luis Gustavo.

  • Esse cara que fez a questão não deve ser amado!!!!

  • Questão difícil.

  • a) V - quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;

     

    b) XV - Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade;

     

    c) IX - Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;  

     

    d) XXIV - para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão;

     

    e) XXII - na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica.

     

    GAB. B

  • Lei seca na mente.
  • questão marota

  • b)

    Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

  • COVARDIA HEIN CONCURSEIROS! MAS INFELIZMENTE É ASSIM QUE FUNCIONA!! EU ACERTEI POR REFLEXO DE TANTO LER A LEI...

  • Ô questãozinha mal amada.

  • A) É dispensável a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas .

    B) GABARITO

    C) É dispensável a licitação quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;         

    D)    É dispensável a licitação  para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão.     

    E)   É dispensável a licitação  na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica;

  • e a "Fundação Copia e Cola" passa a bola pra AOCP... :/ 

  • a) V - (Licitação Dispensável – Deserta ou Frustrada - em razão da SITUAÇÃO) quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;

     

    b) XV - (Licitação Dispensável em razão do OBJETO) para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

     

    c) IX - (Licitação Dispensável em razão da SITUAÇÃO) quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;        (Regulamento)

     

    d) XXIV -(Licitação Dispensável em razão da PESSOA)  para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão.         (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998)

     

    e) XXII - (Licitação Dispensável em razão da PESSOA) na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica;             (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998)

  • Art. 24.  É dispensável a licitação: 

     I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea "a", do inciso I do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente; 

    ....ler (engolir! )

    V - quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;

    VI - quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento;

    ...

    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

    XXXIII - na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água.   

    XXXIV - para a aquisição por pessoa jurídica de direito público interno de insumos estratégicos para a saúde produzidos ou distribuídos por fundação que, regimental ou estatutariamente, tenha por finalidade apoiar órgão da administração pública direta, sua autarquia ou fundação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos, ou em parcerias que envolvam transferência de tecnologia de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde – SUS, nos termos do inciso XXXII deste artigo, e que tenha sido criada para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.            (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)

    XXXV - para a construção, a ampliação, a reforma e o aprimoramento de estabelecimentos penais, desde que configurada situação de grave e iminente risco à segurança pública.  

    IG @corujinhatrt

  • Dentre os 34 incisos, o examinador colocou 5 e só mudou uma palavra em cada um...desse jeito fica muito fácil elaborar uma questão difícil 

  • Socorro!!!!!!!!!

  • Gente, sobre o comentário do colega "Gabriel Picolo(TRT*RJ)" em relação à alternativa A, cuidado com uma informação:

    Licitação Deserta e Licitação Frustrada não são a mesma coisa.

     

    A licitação DESERTA está prevista no art. 24, V: quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.

     

    Ou seja, na licitação deserta não aparece ninguém para participar dela.

     

    A licitação FRUSTRADA é diferente e está prevista no art. 48, parágrafo 3º:

     

    § 3º Quando todos os licitantes forem inabilitados OU todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para três dias úteis.   

     

    Ou seja, na licitação frustrada aparecem sim licitantes para concorrer, só que ou todos eles são inabilitados ou todas as propostas são desclassificadas.

     

    De qualquer forma, a licitação fracassada também é causa para dispensa, conforme o art. 24, VII.

  • John Maycon, 

    Acho que o Gabriel está correto! Licitação deserta e frustrada é a mesma coisa (art. 24, V, Lei 8.666/93). A licitação FRACASSADA é que é a do art. 48, §3º, Lei 8.666/93!

  • A) Quando não acudirem interessados - Dispensável

    B) CORRETA

    C) Nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional - Dispensável

    D) Atividades contempladas no contrato de gestão - Dispensável

    E) Segundo as normas estabelecidas em legislação específica - Dispensável 

  • A Quando acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, nesse caso, todas as condições preestabelecidas; (quando não acudirem...)

    B Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade. CORRETA

    C Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em lei especial aprovada no Congresso Nacional por maioria absoluta dos membros de cada casa. (...nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;)

    D Para a celebração de contratos de prestação de serviços com organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades não contempladas no contrato de gestão. (para atividades contempladas...).

    E Na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas estabelecidas no agente. (segundo as normas da legislação específica;).

  • Aos amigos que estão em dúvida na conceituação de Licitação Deserta e Fracassada, eis o macete:

    Licitação Deserta - "Flopou" - Ou seja, não apareceu ninguém! - A administração repete e só dispensa caso a repetição cause prejuízo a Administração.

    Licitação Fracassada - igual nossa vida amorosa! - Até parece interessados, mas todos são inabilitados ou desclassificados.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • GABARITO: B

    Art. 24. É dispensável a licitação: 

    a) ERRADO: V - quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;

    b) CERTO: XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

    c) ERRADO: IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;   

    d) ERRADO: XXIV - para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão.

    e) ERRADO: XXII - na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica

  • Q merd.a... nem percebi a falta do ''não'' na A


ID
2336536
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para a habilitação nas licitações, serão exigidos dos interessados, exclusivamente, documentação relativa à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidade fiscal e trabalhista e cumprimento do disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal. Assinale a alternativa que apresenta um documento exigido à habilitação jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 28.  A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

    I - cédula de identidade;

    II - registro comercial, no caso de empresa individual;

    III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V - decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

  • RG X CPF

     

    Art. 28.  A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

    I - cédula de identidade;

     

    Art. 29.  A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá em:     

    I - prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

     

    gb E

  • a) Cadastro de Pessoa Física: é documento de regularidade fiscal/trabalhista (art. 29, I)

    b) Cadastro Geral de Contribuinte: é documento de regularidade fiscal/trabalhista (art. 29, II)

    c) Registro no Órgão de Classe: é documento relativo à qualificação técnica (art. 30, I)

    d) Cadastro de Inscrição Municipal: sem correspondente. Numa alargada interpretação, seria documento de regularidade fiscal/trabalhista (art. 29, II)

    e) Cédula de Identidade: é documento de habilitação jurídica (art. 28, I)

  • Completando o comentário do concurseiro Anderson Silva.

      " D) Cadastro de Inscrição Municipal:"

    art. 29 - Regularidade fiscal e trabalhista:

    II - prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal.

  • documento exigido à habilitação jurídica.

    e)

    Cédula de identidade.

  •  

    a-art 29 da lei 8666 Regularidade fiscal e trabalhista

    Cadastro de Pessoa Física.

    b-art 29 da lei 8666 Regularidade fiscal e trabalhista

    Cadastro Geral de Contribuinte.

    c- art 30 da lei 8666 Qualificação tecnica 

    Registro no Órgão de Classe.

    d- Não tem essa exigência 

    Cadastro de Inscrição Municipal.

     e- art 28 da lei 8666 Habilitação juridica Gabarito 

    Cédula de identidade.

  • IG @corujinhatrt

    Seção II
    Da Habilitação

    Art. 28.  A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

    I - cédula de identidade;

    II - registro comercial, no caso de empresa individual;

    III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V - decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

     

    Art. 29.  A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá em:          

    I - prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

    II - prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

    III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

    IV - prova de regularidade relativa à Seguridade Social, demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

    IV - prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.         

    V � prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do...

     

    Art. 30.  A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    I - registro ou inscrição na entidade profissional competente;

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

    III - comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação;

    IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

  • Regularidade fiscal e trabalhista - CPF

     

    Habilitação Jurídica - Cédula de Identidade

     

     

  • Habilitação jurídica

    Comprova que você EXISTE

    Quando você nasce, recebe um nome... que pode existir para outra pessoa...

    Seu nome NÃO individualiza você... seu CPF SIM, ele te individualiza !

    Por isso ele é usado no FISCO e não aqui...

     

    Regularidade fiscal e trabalhista

    Comprova se ESTÁ EM DIA com Impostos, Fazenda e Fisco

    Atenção ao CPF (é a forma de o Governo te individualizar para que pague impostos)

     

    Qualificação técnica

    Comprova que você é apto e/ou competente TECNICAMENTE para fazer o que se dispõe

    Atenção: as máquinas e instalações NÃO precisam ser de sua propriedade...

     

    Qualificação econômico-financeira

    Se tem DINHEIRO para bancar o que está se dispondo a fazer...

    Atenção à Garantia de 1% da contratação (é o unico 1% da 8.666)

     

    Cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7o da Constituição Federal

    XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;

  • Art. 28.  A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

    I - cédula de identidade;

    II - registro comercial, no caso de empresa individual;

    III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V - decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

     

    Art. 29.  A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá em:           

    I - prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

    II - prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

    III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

    IV - prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.          (

    V – prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho

     

    Art. 30.  A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    I - registro ou inscrição na entidade profissional competente;

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

    III - comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação;

    IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

  • Documentação:

    "CRAIm Detonou abeu"

    - Cédula de identidade

    - Registro comercial

    - Ato constitutivo

    - Inscrição do ato

    - Decreto de autorização

    acho que deve ajudar em alguma coisa.

  • Pesadinha essa emm

  • Os documentos referentes à habilitação jurídica são:

    I- Cédula de identidade;

    II- Registro comercial, no caso de empresa individual;

    III- Ato constitutivo, estatuto ou contrato social (ou, documentos de eleição dos administradores no caso de sociedade por ações)

    IV- Inscrição de ato constitutivo (sociedade civil), acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V- Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

  • Sempre confundia a Cédula de identidade com o CPF, ligava ambos a habilitação jurídica.

    1- Habilitação jurídica quer que seja comprovado sua existência. Com a cédula você vai provar

    2- Regularidade Fiscal quer que seja comprovado que seus impostos estão pagos , se não está dando calote na fazenda. Por isso CPF, através do CPF é realizado essa consulta.

    GAB LETRA E --> HABILITAÇÃO JURÍDICA COMPROVAR SUA EXISTÊNCIA -> CÉDULA DE IDENTIDADE

  • Os documentos referentes à habilitação jurídica são:

    I- Cédula de identidade;

    II- Registro comercial, no caso de empresa individual;

    III- Ato constitutivo, estatuto ou contrato social (ou, documentos de eleição dos administradores no caso de sociedade por ações)

    IV- Inscrição de ato constitutivo (sociedade civil), acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V- Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

    A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá em:             

    I - prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

    II - prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

    III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

    IV - prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.            

    V – prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa.

    A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    I - registro ou inscrição na entidade profissional competente;

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

    III - comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação;

    IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

  • melhor CERAIM MATOU ABEL pois o C já vem de CPF tbm isso confunde muito lá na frente.

  • GABARITO: E

    Art. 28. A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em: I - cédula de identidade;

  • GABARITO: LETRA E

    Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

    Art. 28. A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

    I - cédula de identidade;

    II - registro comercial, no caso de empresa individual;

    III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V - decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

  • CPF: Fiscal

    RG: "G"urídico

    Lembrar dos erros entre G e J ... rsrs.

  • É TANTA COISA PRA SABER NESSA LEI ;(

  • Essa daí me pegou hem kkkk...fazia a mínima ideia


ID
2336539
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os contratos administrativos são regulados pela Lei nº 8.666/1993 e pelos preceitos de direito público. Além disso, quais são os princípios e disposições que se aplicam de forma suplementar nesses contratos?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    Lei 8.666/93. Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.666

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • Questão linda. 

    Aprendi.

  • Essa questão não tem relação nenhuma com o tema "Princípios das Licitações".

  • GABARITO LETRA A

     

     

    LEI 8.666/93.

     

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

     

     

     

    BONS ESTUDOS,GALERA.NUNCA DESISTAAAM!! VALEEU

  • Capítulo III
    DOS CONTRATOS

    Seção I
    Disposições Preliminares

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado

  • Já pensou se a forma de pagamento fosse considerar as regras de direito público e o pagamento fosse por precatórios.

    Qual empresa iria se interessar em participar? É uma associação que fiz para não cair em pegadinha.

  • essa foi de graça;-)

  • GABARITO: LETRA A

    Disposições Preliminares

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • GABARITO: A

    Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre os contratos administrativos.

    No caso em tela, sabemos que existe o regime jurídico de direito próprio que rege os contratos administrativos, no entanto, a própria legislação prevê a aplicação supletiva de outras disposições. Deste modo, para fins desta questão era importante lembrar do art. 54 da lei federal nº. 8.666/1993, que assim dispõe:

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

    Feita a explicação acima, vamos a análise das alternativas:

    A) CORRETA - está em conformidade com o que preceitua o art. 54 da Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
    B) ERRADA  
    C) ERRADA  
    D) ERRADA
    E) ERRADA

    GABARITO: Letra A

ID
2336542
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cidadania entendida como condição se refere à medida que diz respeito ao lugar ocupado pelo sujeito na esfera social. Nesse sentido, cidadania pode ser considerada como

Alternativas
Comentários
  • Alguem explic isso por favor??

     

  • Diana Nascimento.

    cidadania é o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer. Logo dizer que é o efetivo exercício das potencialidades de cada indivíduo é o mesmo que dizer que é a capacidade pessoal que cada indivíduo tem de exercer seus direitos e deveres em meio a sociedade. 

    Gab. letra D

  • Obrigada Fernanda !!!!

  • potencialidade humana de fazer uma prova dessas, kkk

     

  • O conceito de “cidadania” é abrangente e alcança o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer dentro da sociedade.

    Ou seja, relaciona-se com várias esferas da vida dentro de um estado e alcança o exercício das potencialidades humanas.

    Resposta: D

  • Quando aparece questão desse tipo, temos que marcar a que é mais correta dentre elas.


ID
2336545
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os indicadores de desempenho são definidos junto com o estabelecimento dos objetivos e são utilizados para se observar o alcance dos objetivos em qual fase do planejamento?

Alternativas
Comentários
  • GAB> c) Fase de controle.

  • “O controle consiste em um processo que guia 

    a atividade exercida para um fim previamente 

    determinado. A essência do controle reside 

    em verificar se a atividade controlada está ou 

    não alcançando os resultados desejados”  

          (CHIAVENATO, 2003) 

  • Controlar o desempenho (por meio dos indicadores).

  • Letra C) Fase de controle.

    Essa banca ama questões referente a "controle"

  • Alguém sabe dizer se AOCP e INSTITUTO AOCP são a mesma banca??

  • Respondendo a pergunta do Fabio, não são a mesma banca, são organizadoras diferentes.

  • A Banca perguntou sobre fase do planejamento e não fase do processo administrativo. Eu discordo da alternativa.

  • Tentem captar as palavras- chave... não tem outro jeito, essa banca não tem um padrão nem com ela mesma! O máximo que conseguirem captar, em questão de pegadinha, captem! Ainda assim, pode ocorrer de , no dia da prova, nada do que estudou fazer sentido!


ID
2336548
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de controle pode ser exercido em momentos distintos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de controle prévio.

Alternativas
Comentários
  • GAB>

    b)

    Auditoria de sistemas da qualidade.

  • a) EXEMPLO DE CONTROLE POR RETROÇÃO (PRODUTO, FINAL)

    c) EXEMPLO DE CONTROLE CONCOMINTANTE (DURANTE)

    d) RETROAÇÃO

    e) CONCOMINTANTE

  •  

    Unico material que achei sobre isso, foi no ambiente jurídico , então segue a quem interessar :

     

    . Controle prévio ou preventivo (a priori)

    Se chama prévio o controle exercido antes do início ou da conclusão  do ato, sendo um requisito para sua eficácia e validade. É exemplo de controle prévio quando o Senado Federal autoriza a União, os Estados, o Distrito Federal ou os Municípios a contrair empréstimos externos. Outro exemplo apresentado por Hely Lopes Meirelles é o da liquidação da despesa para oportuno pagamento.

    2.2.2. Controle concomitante

    É o controle exercido durante o ato, acompanhando a sua realização, com o intento de verificar a regularidade de sua formação. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo expõem como exemplos do controle concomitante a fiscalização da execução de um contrato administrativo e a realização de uma auditoria durante a execução do orçamento, entre outros.

    2.2.3. Controle subsequente ou corretivo (a posteriori)

    Considera-se subsequente ou corretivo, o controle exercido após a conclusão do ato, tendo como intenção, segundo Fernanda Marinela, “corrigir eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficácia, a exemplo da homologação na licitação”. Alexandrino e Paulo ainda constatam que o controle judicial dos atos administrativos, por via de regra é um controle subsequente.

    FONTE: http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12667

  • essa banca esta de sacagem com esses tipos de pergunta.

  • Indiquem para comentário!

  •  Controle  a  príorí ou  feedforwork  também  pode  ser  chamado  de  con­trole  de  qualidade  preliminar  ou  preventivo  e  tem  por fim  assegurar  que  a qualidade  dos  inputs (entradas)  seja  adequada  para  prevenir  problemas  no desempenho  das  tarefas.  Ele  é  0  tipo  mais  desejado,  porém  nem  sempre  é viável,  pois  exige  informações  precisas  e  no  tempo  certo.

     Controle  concomitante  ou  simultâneo  é  aquele  em  que  vai  ocorrendo monitoramento  das atividades,  à  medida  que  elas vão  sendo  processadas. Tem  por  objetivo  garantir  que  elas  estejam  de  acordo  com  os  padrões  de qualidade.  0  controle  simultâneo  tem  sido  facilitado  pelos  programas  com­putadorizados 

    Controle  posteriori  ou  de  feedback enfoca  a  produção  final  ou  ser­viço  depois  que  a  tarefa  está  cumprida;  também  é  chamado  de  pós-ação ou  controle  de  output.  Para  Robbins  e  Coulter  (1998),  este  tipo  de  controle apresenta  duas  vantagens  sobre  os  demais:  fornece  informações  impor­tantes  para  o  administrador  sobre  a  eficácia  do  seu  planejamento  e  pode aumentar  a  motivação  dos  empregados  com  a  divulgação  dos  resultados alcançados.

     

    #Giovanna Carranza

  • Segundo Maximiano - Introdução à Administração

    Escolha do momento em as informações são produzidas para o processo de controle: antes, durante ou depois da execução das atividades.

    INSUMOS ------> Controle prévio

    PROCESSO -------> Controle simultâneo

    PRODUTOS -------> Controle final

    Controle prévio

    Exemplo: teste de seleção de pessoal, auditoria de sistemas de qualidade e programas de manutenção preventiva.

    Controle simultâneo

    Exemplo: controle estatístico de processo e inspeção da execução da atividade.

    Controle final

    Exemplo: controle da qualidade tradicional e avaliação do desempenho de estudantes.

  • Banca covarde!!!

  • Nunca vi, nem ouvi

  • Controles de qualidade e desempenho são posteriores.

    Auditoria interna é preventiva.

    Inspeção e controle estatístico (CEP) são concomitantes ao processo.

  • Fonte: Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pelo professor Bruno Eduardo Martins

    TIPOS DE CONTROLE

    O controle do desempenho de uma atividade ou processo organizacional pode ser efetuado em diferentes momentos: antes que a atividade comece, enquanto a atividade decorre ou depois que a atividade estiver terminada.

    Desta forma os respectivos controles estão baseados no sincronismo temporal: preventivo, simultâneo e posterior.

    Controle preventivo:

    Consiste na antecipação dos problemas que poderão ocorrer, em vez de resolvê-los depois de acontecerem. Essa modalidade é proativa, que busca detectar problemas antes que determinada sequência de atividades seja iniciada.

    -antecipa os problemas;

    -foco nos insumos;

    Controle simultâneo: Consiste no monitoramento contínuo das atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos. Esse mecanismo de controle reativo busca detectar e corrigir problemas no momento em que ocorrem.

    -corrige problemas a medida que ocorrem;

    -foco nos processos;

    Controle posterior: Chamado também de controle por feedback, tem como objetivo avaliar o desempenho de uma atividade ou processo após sua realização. Seu foco está na comparação dos resultados obtidos com os parâmetros de desempenho previamente estabelecidos.

    -corrige problemas depois de ocorrem;

    -foco nos resultados

    EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

    1. O controle, como atividade administrativa, permeia toda a organização, podendo ser exercida antes, depois ou durante a execução das atividades. Segundo Chiavenato, o controle é prévio quando

    a. Estabelece padrões.

    b. Avalia o desempenho.

    c. Mensura os resultados.

    d. Avalia os fins alcançados.

    e. Verifica o fluxo de trabalho.

    COMENTÁRIO: O controle é prévio quando estabelece padrões, ou seja, quando já se define, antes de começar, aquilo que se deseja. É por isso que se diz que o controle “nasce” do planejamento

  • Aí pegaram pesado hem... o jeito é apelar pra mãe diná e chutar kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Auditoria só se faz DEPOIS que aconteceu um fato. Como que isso pode ser controle prévio?????????

  • Auditoria de sistemas de qualidade, ao meu ver, é como se fosse um meta controle.


ID
2336551
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um critério de departamentalização.

Alternativas
Comentários
  • GAB>

    a)

    Conveniência empírica.

  • ►CONVENIENCIA EMPIRICA :

    É quase sempre, resultante de uma necessidade de compatibilizar a solução teórica com as conveniências ou disponibilidades de pessoas.

  • Que questão é essa? Até agora não consegui entender. :S

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO

    Numa empresa, para obter uma maior organização, as pessoas são divididas em grupos determinados por atividades definidas, e esses grupos são os chamados departamentos. Os tipos de departamentos dependem do critério escolhido.

    Segundo os critérios os departamentos podem ser divididos: por Funcional, quando se agrupam atividades de uma mesma especialidade; por Produto ou serviço, quando são agrupadas atividades relacionadas a um determinado produto; Clientela,que tem como critério de agrupamentos o atendimento ao cliente; por Área Geográfica, que é quando uma empresa tem atividades em diversos lugares e as agrupa sob uma chefia local; Processo, quando se agrupa uma mesma unidade todas as pessoas que utilizam determinado equipamento ou técnica.

    Existe ainda a departamentalização por Maior usuário, Período do tempo, Volume de trabalho e conveniência empírica, quando o agrupamento das atividades é adaptado às pessoas ou circunstâncias da empresa. É válido ainda dizer que todos esses critérios podem ser misturados de acordo com a conveniência da organização.


    http://admi-pesquisa.blogspot.com/2008/05/departamentalizao-numa-empresa-para.html


    Paz de Cristo.

  • odeio essa banca.

  • Sinceramente, analisando a aula de alguns professores, eu acredito que muitos cursos - professores estão comendo banana. A AOCP está colocando esses cursos no bolso. O conteúdo dos cursos estão fracos, precisa aprofundar mais, seguindo a linha dessa banca!

  • Nem respondi essa. To meio assustado com a banca. Amando o cespe cada vez mais

  • Parte do pressuposto de que é conveniente agrupar, separar por caracteristicas comuns.

  • acertei uma difícil finalmente

  • Algum professor do QC, comenta por gentileza essa questão.

  • ERREI :( ALGUÉM PODE ME EXPLICAR????

  • Acredito que ele esteja relacionando esse tipo de departamentalização com a departamentalização funcional... 

  • critérios da departamentalização:

    clientela, produto ou serviço, funcional,geográfico,tempo,volume de trabalho.

  • significado da Google vc vai descobrir

  • Da até raiva

  • nunca mais falo mal da cespe kkkkkkkkk


ID
2336557
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a palavra que significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, ou um serviço que se presta a outro ou, ainda, uma atividade que se recebe por delegação de outrem.

Alternativas
Comentários
  • GAB>

    a)

    Administração.

  • Segundo Chiavento o administrador é aquele que presta serviço para o dono da empresa/organização. AD -> Direção, MINISTER -> Subordinação

  • Misericórdiaaaaaaaaaaaaaaaaa nessa banca !!!!!!!!!!!

  •  Segundo o professor Chiavenato, a palavra administração significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro ou ainda, uma atividade que se recebe por delegação de outrem.

  • tem que falar para essa banca que e prova de ensino medio. 

    eles botam cada conceito q so vejo na prova deles.

    as provas de assitente de administração esta mais de boa para resolver do que de assitente administrativo. creio q o cronograma n tem muita compatibilidade

  • Credo!

  • As provas da AOCP para assistente administrativo são sempre do mesmo jeito.

    Português - Fácil/Médio

    R.Lógico - Fácil/Básico

    Infor.=Fácil

    Legislação - Fácil/Letra da lei

    Conhe, Esp. - Médio pra difícil pra impossível(rsrs)

  • PELA FRASE :  função que se desenvolve sob o comando de outro

    ACHEI QUE ERRA DIREÇÃO.
    MAS, ACHEI ERRADO

  • Chiavenato que me perdoe, mas creio que administração ser a função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro ou ainda, uma atividade que se recebe por delegação de outrem está excluindo aquele que administra a própria empresa.

  • Pensei que era delegação

  • A palavra Administração vem do latim , ad - que significa direção , tendência para , e minister - que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003)

    Segundo Maximiano (2007) , administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias . O planejamento , a organização , a liderança , a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto . Portanto, Administração é o ato ou processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares. A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo ) e minister (pessoas) , e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.

    Processo de alcançar objetivos pelo trabalho e intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais, ou seja, fazer as coisas através das pessoas.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03

  • A palavra Administração deriva do latim. Dentro desse conceito etimológico, a Administração significa a função de que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro ou, ainda uma atividade que se recebe por delegação de outrem.

    Gabarito: A

  • Chiavenato, simples...pronto.

  • A palavra Administração deriva do latim. Dentro desse conceito etimológico, a Administração significa a função de que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro ou, ainda uma atividade que se recebe por delegação de outrem.

    Gabarito: A

    Fonte: Marcelo Soares| Direção Concursos

  • Sem noção nenhuma essa questão ! Não dá nem pra tirar parâmetro de nada .

  • que banca fuleiraaaaaaaaaa
  • Colegas, segue um link sobre "Conceito de Administração" que pode nos auxiliar a compreender melhor a temática:

    https://www.profmarcelosoares.com.br/conceito-administracao

    Espero auxiliá-los!

  • Banca LIXO! Colocasse ADMINISTRATIVA, não administração.

  • Item A! Chiavenato,2014, pág.10

    B) Organização.

    C)Direção.

    ✏ ITENS B & C))

    Fazem parte da função administrativa.

  • Esse tipo de questão só abaixa o nível da gente ;/ e a autoestima


ID
2336560
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança é uma conquista na qual o líder é aceito pela equipe em virtude da maneira como a conduz e como se relaciona com ela. Assinale a alternativa que apresenta como o líder pode ser no exercício da liderança, quando a situação permite que ele delegue decisões à equipe e ajude-a a implementá-las com sucesso.

Alternativas
Comentários
  • GAB>

    e)

    Abdicrático.

  • Diacho

  • Letra (E).

     

    Abdicrático = Laissezfaire = Liberal

    Este é um estilo de liderança liberal, em que o líder não se impõe aos seus liderados e dá total liberdade para que o grupo tome as decisões e divida tarefas. Neste modelo, o líder raramente se envolve em discussões, e entende que sua equipe possui maturidade e dispensa supervisão constante.

     

    At.te, CW.

    - MARCELO SILVA. Onde dois ou três estiverem reunidos. TCC, 2009. http://www.pergamum.univale.br/pergamum/tcc/Ondedoisoutresestiveremreunidosofenomenodegruponocontextoreligiosocristao.pdf
    - BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ-FAIRE. http://www.jrmcoaching.com.br/blog/os-beneficios-e-maleficios-da-lideranca-liberal-ou-laissez-faire/

  • Diacho (2) 

     

    GENTE. APENAS CHOCADA. 

    KATY PERRY VAI MANDAR TORTAS NA SUA CARA, EXAMINADOR.

  • "Ajude-a a implementá-las com sucesso" não dá a entender que o líder participa?

    se bem que democrático e participativo é o mesmo e não poderia ter duas opções certas

  • Gabarito contestável , já que nesse tipo de liderança -LIBERAL -, o líder só orienta quando é solicitado pelo grupo. =/

  • GAB:E

    Abdicrático => Liberal

    Gabarito contestável, pois uma das características distintivas do Liberal é não se envolver, ainda que se envolva quando socilitado. O movimento é sempre dos liderados e não do líder.

  • famosa "prova certa para certos candidatos". Desanimador

  • Espero que essa questão tenha sido anulada e eu não saiba.

  • Como assim? Isso não seria caracteristicas do "Democrático"? 

  • Custava essa porcaria de Banca colocar a palavra "Liberal"? Abdicrático é pra fuder mesmo

  • Chiavenato (2004) afirma que a teoria que estuda enquanto a abordagem dos estilos de liderança se refere aquilo que o líder faz o seu estilo de comportamento para liderar. 
    O estilo autocrático é aquele que predomina nas organizações, controla e centraliza as decisões e impõe ordens ao grupo. É famoso autoritarismo, o grupo que ao realizar tal tarefa assumia forte pressão, de um lado e de outro. O trabalho é desenvolvido com a presença do líder.

    Liderança democrática o líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. Líder e subordinados desenvolveram comunicações espontâneas francas e cordiais. Este se relaciona com as questões humanas e

    laissez- faire (ABDICRÁTICO) é a liderança liberal, ou seja, o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Neste caso a um forte individualismo e pouco respeito pelo líder. 


    fonte:http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/liderana-situacional-e-estilos-de-lderes/

    RESPOSTA : LETRA E 

  • Um monte de palavras diferentes para explicar a mesma coisa. Coisa p vender livro.

  • Assim não dá BRASEEEELLLL

    São 10.000  teorias e quando a gente acha que tá aprendendo aí vem essas coisas , que a gente se pergunta: O que eu tô fazendo com a minha vida ? 

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    socorrooooooooooooo

  • ERREI. Para mim, seria a Democratica, onde ha a colaboração. Na propria questao fala em delegação, mas com ajuda. 

    No caso da LIBERAL ( nem conhecia este termo Abdicratica) seria o "deixa fazer, deixa passar". .. 

  • Está bem claro que essa questão deve ser anulada. 

    Ninguém me convence....
    liderança  Liberal não tem a participação de escolha do líder e na questão fala que ele delega tarefas e ajuda os funcionários a faze-las, então o correto seria a Liderança democrática.

  • Só acho que a matéria de Adminnistração poderia ser facilmente descartada dos concursos ou pelo menos ser aquela "café com leite" que nem fede nem cheira! Quanto mais vc lê, menos vc entende e mais autores surgem pra falar sobre o mesmo assunto de um modo diferente!

  • Segundo Mata (1975), quando se trata de liderança, é preciso destacar as proposições de Kurt Lewin que, juntamente com colegas e colaboradores, sistematizou uma pesquisa sobre os Estilos de Liderança, que contemplam o que ficou estabelecido como esquema lewiniano. Trata-se de uma trilogia como demonstra a citação a seguir: “o autoritário, o democrático e o laissezfaire (ou abdicrático, também considerado vacuum de liderança)” (MATA, 1975, p. 22).

  • Em 17/07/2017, às 08:33:37, você respondeu a opção C.

    Em 03/07/2017, às 21:08:49, você respondeu a opção C.

     

    ...

    Assim não dá, né.

  • Chiavenato:

     

    O estilo autocrático é aquele que predomina nas organizações, controla e centraliza as decisões e impõe ordens ao grupo. É famoso autoritarismo, o grupo que ao realizar tal tarefa assumia forte pressão, de um lado e de outro. O trabalho é desenvolvido com a presença do líder.

     

    Liderança democrática o líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. Líder e subordinados desenvolveram comunicações espontâneas francas e cordiais. Este se relaciona com as questões humanas e

     

    laissez- faire (ABDICRÁTICO) é a liderança liberal, ou seja, o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Neste caso a um forte individualismo e pouco respeito pelo líder. 

  • quer  me f32$# me beija!

  • adoro quando a banca vem com essas nomenclaturas kkkkkkk

  • Que desgraça é essa ?? A pessoa estuda estuda e vem a banca se larga isso ? Ela acha que a pessoa vai fazer "nivel medio" e ja tem o diploma de administrador para conhecer todos os conceitos é ? Assim é FOODA!

  • NOVA NOMECLATURA. PQ EU CONHEÇO COMO LAISSEZ-FAIRE

  • O desgraçado do candidato estuda mil horas por dia, faz 10 mil exercícios, compra mil livros/apostilas, larga a família, pra vir uma banca escrota dessa e jogar essa nomenclatura absurda. Pqp!!!!

  • É estudar por essa Banca e errar qualquer outro concurso no mundo que for fazer . 

  • Abdirático??? Que p*%$# é essa???

    ...situação permite que ele delegue decisões à equipe e ajude-a a implementá-las com sucesso. Isso é característica de líder participativo.

  • AOCP Quer ser Cespe

    Mas ainda é muito sem noção pra isso

  • nunca vi uma questao derrubar tanta gente 

  • Pessoal, vamos indicar para comentário...!

  • Desejo 7 anos de azar para o examinador que elaborou essa questão. 

  • Eu pensei, lider Democrático e Autocrático jamais vai delegar suas funções, podem até pedir ajuda, opinião na tomada de decisão, mas delegá-las de forma completa toda sua responsabilidade, eu já eliminei por aí, agora esse nome, eu coloquei pois os demais não eram, mas puta vida, que nomeclatura é essa, de onde tiraram isso. Acaba com a gente, que estuda horas e horas, comprando livros, apostila, cursos preparatórios e não ouvimos nem falarem nesse nome. Foda.

  • Tbm Débora. kkkkkkkkkkk...

  • Em 15/09/2017, às 10:50:34, você respondeu a opção D.

    Em 05/05/2017, às 12:27:04, você respondeu a opção D.

     

    Assim não ne... kkkkkk

  • Liberal (ou Laissez-faire). Liderança Autocrática:

  • Essa questão não tem o gabarito dela fundamentado em nenhum material que eu ja estudei até hoje. Tbm não vi no site da banca, ninguém que tenha impetrado recurso contra. Procurei rapidamente e não encontrei. Se alguém encontrar, comenta aí, compartilha aí conosco e sinaliza ao qconcursos. Thanks!

  • O LÍDER LIBERAL DELEGA AS DECISÕES AO GRUPO.os membros do grupo decidem pelo líder que apenas apoia as decisões. A EQUIPE TEM LIBERDADE EM DECIDIR.
  • Letra E

     a)    Autocrático = é aquele que predomina nas organizações, controla e centraliza as decisões e impõe ordens ao grupo.

     

    b)    Vendedor = Não existe na nomenclatura Líder Vendedor. Existe o vendedor líder que deve liderar o processo de venda junto a seus clientes. 

     

    c)    Democrático = líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. Líder e subordinados desenvolveram comunicações espontâneas francas e cordiais.

     

    d)    Participativo = é o líder democrático, o que se preocupa em atender aos anseios de toda a equipe, buscando um ponto de equilíbrio entre os objetivos da empresa e os objetivos pessoais de cada colaborador.

     

    e)    Abdicrático = (laissez- faire) é a liderança liberal, ou seja, o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Neste caso a um forte individualismo e pouco respeito pelo líder. 

     

     

    Fonte: Livro Segredos da Liderança – JOHN C. MAXWELL

  • não conhecia esse tipo de liderança,tipico da oacp dificulta o que é fácil.

  • As vezes eu paro e penso:
    oq eu to fazendo com a minha vida Jesus!!

  • Já é uma matéria cheia de boçalidade e inutilidades. Agrega a AOCP e ... já sabem né..

  • Penso igualmente,EMANUELLA SOARES

    "delegue decisões à equipe e ajude-a a implementá-las com sucesso."

    liderança democratica participativo, essa seria a melhor resposta no meu ponto de vista

    não e possivel q niguem entrou com recurso nessa questão.

  • Galera, o democrático OUVE a opinião, mas não significa que ele vai colocar em prática, o líder democratico deixa que outras pessoas o influenciem no processo decisório, mas ele não delega as funções, ele continua as executando. Quem delega é o liberal, o abdicrático.

  • Observe as tipologias dadas para liderança liberal = ( laissezfaire)  ou abdicrático, também considerado vacuum de liderança.

    " Quando a situação permite que ele delegue decisões à equipe e ajude-a a implementá-las com sucesso." é o mesmo que dizer que trata-se de uma liderança voltada para os liderados - Dessa forma o líder só participa quando solicitado pelo grupo, ou seja, "quando a situação permite".

    Gabarito:  letra E

     

    Estudando para os concursos de Serviço Social? 
    Então, siga-nos nas redes sociais!

    Instagram: @euassistentesocial
    Fanpage: facebook.com/euassistentesocial/
    Blogger: euassistentesocial01.blogspot.com.br/ 
    Twitter: @Euassistenteso1
    Visite o site: www.euassistentesocial.com.br


     

  • Chiavenato:

     

    estilo autocrático é aquele que predomina nas organizações, controla e centraliza as decisões e impõe ordens ao grupo. É famoso autoritarismo, o grupo que ao realizar tal tarefa assumia forte pressão, de um lado e de outro. O trabalho é desenvolvido com a presença do líder.

     

    Liderança democrática o líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. Líder e subordinados desenvolveram comunicações espontâneas francas e cordiais. Este se relaciona com as questões humanas e

     

    laissez- faire (ABDICRÁTICO) é a liderança liberal, ou seja, o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Neste caso a um forte individualismo e pouco respeito pelo líder. 

  • VALEIME

    CRENDEUSPAI 

     

  • TÔ ORANDO POR AQUELES QUE IRÃO FAZER O TRT/RJ COM ESSA BANCA MALDITA.

     

    Em 28/12/2017, às 21:42:47, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 24/09/2017, às 14:34:02, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 17/07/2017, às 08:33:37, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 03/07/2017, às 21:08:49, você respondeu a opção C.Errada!

     

     

     

  • Como é liberal? 

  • É triste isso. A aocp deita e rola no candidato :/

  • Letra (e)

     

    Abdicrático..vivendo e aprendendo.. próxima!

     

    Em cada situação, o líder pode ser:

     

    1. Autocrático: quando a situação é crítica e medidas urgentes precisam ser imediatamente adotadas, mesmo sem consulta à equipe.

    2. Vendedor: quando a situação não é bem compreendida pelos membros da equipe, que precisam ser persuadidos pelo líder.

    3. Democrático: quando o líder ouve os membros da equipe e os consulta sobre decisões a serem tomadas.

    4. Participativo: quando a situação requer o envolvimento e engajamento das pessoas.

    5. Abdicrático: quando a situação permite que o líder delegue decisões à equipe e a ajuda a implementá-las com sucesso.

     

    Fonte: http://www.ead.cesumar.br/moodle2009/lib/ead/arquivosApostilas/77.pdf.

  • Não é democrático, não??? Louco esse gabarito.

     

    "Já o estilo DEMOCRÁTICO caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.

     

    Finalmente, LIBERAL ou LAISSEZ-FAIRE é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho."

     

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Nem eu, que sou administradora, não sabia desse conceito
  • Só Deus na causa com essa banca horrível. :( 

  • Meu deus que loucura. Péssima questão, resposta e banca.
  • No caso  é o mesmo "laissezfaire"( liberal)  porém ela usou o termo  abdicrático, que menos conhecido pegou muita gente, inclusive eu. 

  • Eu acho que fico contente em errar uma questão dessa kkkkk' AOCP, IBADE e IBFC...só Jesus na causa!

  • Só de olho nos caras que se autoenganam dizendo: gabarito letra E, pois Adcrático é Liberal.

     

    Beleza, é! Mas a questão é clara ao dizer que o líder delega decisões à equipe e que ele AJUDA as equipes a implementá-las com sucesso (demonstrando clara característica de líder democrático participativo), ou seja, não se percebe na questão a característica de nenhum ou pouco controle do líder, para poder considerá-lo liberal.

  • Não concordo com o gabarito, para mim seria um líder democrático. O enunciado fala que o líder em questão delega as decisões à equipe e a ajuda a implementa-las com sucesso, isso não é caracterísitica de um líder liberal, abdicrático ou o que quer que seja. Essa questão é passível de anulação, o que eu vejo aqui é muita gente querendo forçar que o gabarito seja E. 

    Que banca mais louca, a saída agora é decorar legislação porque essa parte teórica... só Jesus na causa.

     

  • 100 OR to sabendo é nada ... só jesus

  • O pior não é a banca utilizar termo pouco usual. Isso aí pode-se até relevar, pois é obrigação nossa nos atentar a todas as teorias e linhas utilizadas na matéria. O problema é quando a questão está mesmo mal-elaborada. 

     

    Vejamos a seguinte passagem: quando a situação permite que ele delegue decisões à equipe e ajude-a a implementá-las com sucesso.

     

    Pelo que eu entendo, o líder liberal é um líder que não tá nem aí. Deixa todas as decisões nas mãos dos subordinados e só aparece quando consultado e mal. Não parece com esse líder mencionado no enunciado. Pelo contrário, esse líder aí apresentado parece bem recomendado, pois delega e ainda ajuda os subordinados a implementá-las. 

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Depois de mil anos estudando isso, aparece o líder abdicráticrático. Nunca mais esqueço. 

  • Abdicrático? Nunca nem vi

  • Abdicrático essa é Nova. Preciso atualizar todos os cursos e livros já lidos.

  • Rapaz essa énova pra mim.

     

  • Precisa-se de uma CPI dos Concursos, essa foi para tirar só quem estudou a teoria e vivenciou a prática administrativa. 

  • Deem uma olhada no comentário da professora.

     

    Ela diz que a questão está na "delegação", que consiste na transferência de responsabilidade para a equipe.

     

    Se for cobrada uma questão semelhante a esta na prova eu espero que eles mantenham o gabarito. Pelo amor!

  • Nunca ouvi falar nessa disgraça. kkkk

  • Abdicrático = Lider Liberal 

     

  • Depois dessa, partiuuu..... fazer questões de administrador. Banca sem noção viu....

  • Eu errei, vc errou, o Rodrigo Rennó errou, Chiavenato também errou. . . Fayol, Taylor, Henry Ford, todos erraram . . .segue o baile \O.

  • Que decepção

  • Velho assim não dá kkkkkkkk Eu tava estudando uma doutrina que diz que o liberal é o equivalente ao líder ausente. Como assim produção??

    :(

  • Comperve eu nunca te critiquei... que banca desgraçada.

  • A banca querendo aparecer

  • Dê-me paciência, Senhor...

  • Em 12/02/19 às 17:13, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    Em 26/01/19 às 07:24, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Em 26/01/19 às 07:24, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    Em 26/01/19 às 07:24, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    Simbora ufpb

  • Sinceramente não entendi esse gabarito.

    Abdicar significa dar ordens e exigir resultados, sem nenhum acompanhamento ou apoio, abrindo mão de qualquer responsabilidade sobre o modo como são realizados os processos e tirando o corpo fora diante de problemas ou maus resultados. É a política do “Vire-se”.

    Delegar é dar uma tarefa e acompanhar o processo. Significa dar autoridade e poder para alguém realizar algo, mas ser corresponsável pelos resultados obtidos, aconselhando, ajudando a tomar decisões e fazendo ajustes.

    O líder democrático tende a se colocar como orientador do grupo, apresentando um perfil de liderança que trabalha em equipe. A principal característica desse líder é a capacidade de administração participativa, partilhando as decisões e sempre apoiando o trabalho em equipe.

  • Nunca nem vi 

  • Milagres existem. Prova disso: A prof Karen soube responder bem a questão!!!!!!!!

  • Lider liberal

    Ao contrário da autocrática, esse estilo de liderança tem ênfase no liderado. Neste modelo, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo. Dessa forma, as pessoas tendem a exercer atividades mais intensas pela liberdade observada. 

    Nesse tipo de liderança, o líder só ajuda quando solicitado, confiando plenamente no trabalho do liderado. Ele parte do pressuposto de que os colaboradores são maduros o suficiente e estão aptos a desempenhar as suas tarefas, sem a necessidade de um acompanhamento constante. Por isso, com o passar do tempo, e sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade e um certo individualismo no seu desempenho.

    Nem o comentário da professora me convenceu do contrário dessa questão ter sido mal formulada.

  • Nunca ouvi falar nesse "abdicrático".

  • Acho que ta mais para o democrático

  • Não pode ser E, pq o lider liberal não se importa com nada dxa o grupo agir só e só se envolve qdo solicitado e sm comprometimento.Não é um lider que atua, que ajuda....

  • A liderança é uma conquista na qual o líder é aceito pela equipe em virtude da maneira como a conduz e como se relaciona com ela.

    Assinale a alternativa que apresenta como o líder pode ser no exercício da liderança, quando a situação permite que ele delegue decisões à equipe e ajude-a a implementá-las com sucesso.

    Liderança liberal ou Abdicrático

  • Além da nomenclatura absurda, que significa Liberal, mesmo assim a alternativa está errada, pois o líder liberal não delega nada, ele simplesmente se abstém, não participa de nada, qualquer decisão está nas mãos dos liderados.

  • "Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo”

  • Em uma época em que a geração Y já domina o mercado de trabalho com seu espírito inovador e participativo, surge um novo tipo de líder, capaz de enfrentar os desafios dos jovens funcionários. Conhecido como líder democrático, sua principal característica é a inclusão de seus liderados na tomada de decisões.

  • Um absurdo essa questao.

  • Resposta "E"

    ESTILOS DE LIDERANÇA (de Lewin, Lipitt e White, 1939)  

    LIBERAL (laissez-faire): Participação mínima do líder nas decisões; líder se manifesta apenas quando consultado.

    DEMOCRÁTICA: Equipe debate as decisões com o líder; compartilha o processo decisório; equipe tem mais liberdade para montar os grupos de trabalho; o controle é feito em conjunto; há delegação.

    OBS:

    Líder democrático consultivo (ouve os liderados, líder quem tem a palavra final)

    Líder democrático participativo (decisão final tomada pelo líder em conjunto com a equipe)

    AUTOCRÁTICA OU DIRETIVA: Centraliza o processo decisório; dominador e faz críticas e elogios de forma pessoal; cria as regras sem participação da equipe; distribui o trabalho e monta as equipes.

  • vou fazer uma oração de libertação quando pegar a prova da UFPB. Que tristeza !

  • Já pode inventar teorias na prova? hahahahaha essas bancas, vou te contar. Por que elas não se baseiam em teorias majoritárias? Por que se apoiar em autores desconhecidos do núcleo acadêmico da Administração? Doi demais ser uma banca séria, será?

  • Que desgraça é Abdicrático?

  • Estilos de Liderança

    O líder pode ter vários estilos e deve sempre estar atento à forma como utilizar os estilos de acordo com a situação e com o perfil da Equipe.

    Chiavenato (2011) propõe que o líder pode ser:

    Autocrático - quando toma uma decisão diretiva sem consultar a equipe.

    Vendedor - quando tem de persuadir a equipe para que entendam determinada situação.

    Democrático - quando ouve os membros da equipe e considera suas opiniões para a tomada de decisão.

    Abdicrático - quando delega para equipe e permiti a participação ativa na implementação das decisões.

    Participativa - quando necessita de engajamento das pessoas.

    Fonte: Passeidireto.com

  • abi o que homem????????????

  • Estou adorando ler os comentários realizando exercícios desta banca...

    O povo daqui é bem menos estressado que o povo do CESPE (incluindo eu), eles não admitem tanta mansidão.

    Sorte e força guerreiros!

    Compartilhamos da mesma dor e da mesma vitória!

  • Misericórdia!

    Nunca nem ouvi falar...

  • Oi Brasil? á de brinks né?

  • abdicrático - quando delega para equipe e permiti a participação ativa na implementação das decisões.

  • A banca complica quando diz "e ajude-a a implementá-las".

    Até a professora explicando não tem muita diferença quando fala da democrática, e ela busca explicação na própria questão para validar a letra E.

    Estratégia Concurso - com base em Chiavenato (2007)

    Essa abdicrática é o mesmo que Liberal/laissez-faire:

    Dá grande liberdade ao grupo ; apresenta as alternativas para o grupo mas cabe a eles tomar decisões

    O líder só participa quando solicitado pelo grupo;

    O grupo toma suas próprias decisões, com mínima intervenção do líder.

    Informações e orientações são dadas quando solicitadas pelo grupo.

    A banca não foi muito específica.

  • Essa banca quer q nós saibemos tudo de adm. Pega teorias desconhecidas e usa nomes impopulares da área.

    Estude muito pq os concursos estao muito dificeis, escassos, concorridos e pagando mal.

  • Nessa questão o autor tenta confundir as alternativas com uma nomenclatura fora do comum. Quando a questão ou a alternativa descrever “abdicrático” ou “laissez-faire”, estará falando sobre o estilo de liderança Liberal.

    Outra coisa que pode confundir a nossa cabeça nessa questão é o contexto. A questão pede a alternativa que caracteriza o exercício da liderança quando a situação permite que ele delegue decisões à equipe e ajude-a a implementá-las com sucesso.

    Antes de mais nada vamos aos conceitos.

    A classificação mais famosa de liderança foi proposta por White e Lippitt. Os autores criaram um modelo que enquadrava os líderes dentro de três estilos de liderança conforme o esquema abaixo: líder autocrático, líder democrático e líder liberal.

    Liderança Autocrática: apenas o líder decide e fixa as diretrizes.

    Liderança Liberal: total liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais.

    Liderança Democrática: as diretrizes são debatidas e decidas pelo grupo.

    Vale também relembrar os 4 sistemas gerenciais de Likert, pois um deles é citado em uma das alternativas:

    Sistema 1: Autoritário-coercitivo: O líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.

    Sistema 2: Autoritário-benevolente: O líder toma as decisões, mas permite que os subordinados possuam alguma liberdade ou flexibilidade no desempenho das tarefas.

    Sistema 3: Consultivo: O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objetivos e tomar as decisões

    Sistema 4: Participativo: Apresenta como principal característica o envolvimento total dos empregados na definição dos objetivos das decisões.

    ALTERNATIVA A. Errado. No estilo de liderança autocrático, apenas o líder fixa as diretrizes e não delega decisões aos liderados.

    ALTERNATIVA B. Errado. Líder vendedor tem a ver com a análise de personalidade dos clientes e, portanto, não se encaixa no contexto da questão.

    ALTERNATIVA C. Errado. No estilo de liderança democrático, as diretrizes são debatidas e decididas junto com o líder e não de forma delegada.

    ALTERNATIVA D. Errada. O sistema participativo é democrático por excelência, onde o trabalho em equipe (líder incluso) é o principal fator de desempenho do grupo.

    ALTERNATIVA E. Certo. A principal característica do estilo de liderança liberal é a ênfase nos subordinados, ou seja, participação mínima do líder, apresentando-se apenas quando é convocado.

    O contexto deixa claro que a ação do líder de delegar decisões e ajudá-las a implementar é feita quando a situação permite, ou seja, quando o líder é consultado, assim, identificamos que o enunciado está se referindo ao líder liberal ou “abdicrático” ou “laissez-faire”, por o Gabarito é a alternativa E.

  •  

    laissez- faire (ABDICRÁTICO) é a liderança liberal, ou seja, o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Neste caso a um forte individualismo e pouco respeito pelo líder. 

     

    Esse líder "Tô nem ai" só dá algum pitaco quando for chamado a colaborar, porém ele também pode delegar e ajudar.. ele tb pode ser como uma mistura do democrático com o participartivo que dá nesse trem de abdicrático.

  • (...) e ajude-a a implementá-las com sucesso. Isso nunca seria abdicatário, liberal nem nada sinônimo.

  • Acho que todo mundo deveria mandar um email p essa organizadora, implorando para que ela aprenda a elaborar questões e trabalhem com autores conhecidos! Tudo nela é muito subjetivo! Não dá!

  • Ok! Mas eu tenho que prever o autor no qual a banca tá se baseando, né?

    Tá de sacanagem...

  • kkkkkkkkkk piada!

  • https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/d0f69124-31

    "Democrática: O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates."

  • Quando nem o GOOGLE CONSEGUE RESPONDER, isso já diz tudo. rs

    Sentindo vergonha alheia da Banca com o nível de exposição que se submete ao colocar um gabarito desses.

  • Fui em democrático tão feliz

  • Teoria dos Estilos Gerenciais

    Autocrático: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade.

    Democrático: participativo (também chamado de consultivo). Divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas.

    Liberal ou laissez-faire\abdicrático) (deixar fazer): oferece o mínimo de suporte e a máxima liberdade. O líder atua somente quando é solicitado.

    fonte: Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pela professora Kátia Lima

  • NAO confio nas pessoas que marcaram a letra E. Marcaram depois de ver o gabarito ou refizeram a questão kkk, porque é sem condições viu...

  • Errei esta questão, porém analisando a questão o X da questão é quando fala em DELEGA DECISÕES....

    Liderança Liberal (ou Laissez-Faire): “Laissez-faire” é uma expressão em francês que, em sua

    literalidade, significa “deixar fazer”. Nesse estilo de liderança o líder delega totalmente a tomada

    de decisões aos liderados. O grupo que decide as diretrizes (o líder apenas esclarece as dúvidas

    quando o grupo pede a sua ajuda). O grupo e os indivíduos ficam com liberdade total para

    decidirem. É o próprio grupo, com total autonomia, que faz a divisão das tarefas e escolhe os

    companheiros de trabalho. A participação do líder é limitada, e ele não exerce qualquer tipo de

    controle sobre as atividades (o líder apenas dá algum tipo de orientação quando o grupo solicita).

    A liderança tem um papel meramente “consultivo”.

  • Os caras inventam nome porque não há um norte nessa M... de matéria. Cada um dá o nome que quer. Por isso Lei é bom de estudar, é o que tá escrito e deu!!!!

  • Administração: 513448221155 teorias; 548152215525415 listas; 872822285 conceitos; 54802265 autores; 18116513841 maneiras de interpretar. PRONTO FALEI MATÉRIA DO INFERNO BJS NÃO FALO COM BANDEIRANTES

  • se vc errou, está no caminho certo. A banca não te merece hhahah

    bricadeiras a parte, esse gabarito não tem sentido, nem existe esse tipo de líder. Se existir, favor me mandar a base teórica.

  • Resumão:

    Liderança autocrática -> determina aos subordinados.

    Liderança liberal/abdicrático -> delega (delegar é transferir responsabilidade e autoridade).

    Liderança democrática -> juntos chegam a uma solução (líder e subordinados).

  • Rapaz, até no Google foi difícil de achar. Aliás, q nem achei nada!

  • ESTILOS DE LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA E LIBERAL.

    Com base nos estudos de White e Lippit, orientados por Kurt Lewin em um estudo na década de

    1930, foi proposta a existência de três estilos de liderança distintos: a liderança autocrática, a

    democrática e a liberal (laissez-faire/abdicrático).

    A liderança autocrática está ligada a líderes mais autoritários no exercício da liderança. Está voltada para o líder. Pode-se dizer que ela produz mais resultados, porém a frustração dos indivíduos e sua agressividade tendem a ser maiores. A liderança democrática se refere ao estilo que considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Esta voltada para os liderados e o líder. A liderança liberal (abdicrática ) dá grande liberdade ao grupo, apresenta as alternativas para o grupo mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo.

    Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.


ID
2336563
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Há uma diferença enorme entre desempenho e resultado. Assinale a alternativa que apresenta o que constitui a maneira como a empresa se comporta.

Alternativas
Comentários
  • GAB>

    c)

    Desempenho.

  • Legal, fácil, mas...

    ?????

  • Desempenho é a forma de trabalho. Ex: "enquanto" está estudando como é seu desempemho?  Sentido de durante.

  • Entendi não.

  • Desempenho: maneira como atua ou se comporta alguém ou algo, avaliada em termos de eficiência, de rendimento.

  • Resposta "C"

    A palavra chave da questão é "COMPORTA" (sinônimo de desempenho no sentido de performance = comportamento)

    Significado de Desempenho (substantivo masculino) = Modo/maneira com alguém ou alguma coisa se comporta.

  • Adoro quando a resposta está na pergunta.

  • Aaahh????

    Assim.. O examinador poderia ter trabalhado um pouco mais o enunciado..

  • Me perdi no enunciado

  • GABARITO LETRA C

    Resultado é o que se pretende alcançar dentro de um certo período, enquanto Desempenho é o comportamento ou meios instrumentais que se pretende pôr em prática, logo a palavra que resolve a questão é "comporta", quando se fala em comportamento estamos falando em DESEMPENHO.

  • Quando questão do Instituto AOCP é fácil, vem com uma redação bem estranha.

  • essa aocp para adm é pracabar com o batista

    gab C

  • aquele momento em que eu acho que não sei de nada rsrsrsrsrsrs


ID
2336566
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao processo organizacional, qual é o processo que envolve solução de problemas e tomada de decisões quanto a alternativas para o futuro?

Alternativas
Comentários
  • PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT / Plan-Do-Check-Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Segure a condição atual". Esta ênfase na observação e na condição atual é utilizada frequentemente na produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System) do Sistema Toyota de Produção.

     

    Planejar

    Estabelecer os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado (objetivos ou metas). Ao estabelecer expectativas de resultado, a integridade e precisão da especificação também é uma parte da melhoria almejada.Quando possível começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.

  • Mas a solução de problemas tá inclusa em "Planejamento"?

  • Acredito que "solução de problemas" tenha sido colocado para confundir, pois ao final ele define que os questionamentos anteriores são alternativas para o futuro , e neste sentido passamos a ter um posicionamento mais de planejamento mesmo!

  • Gabarito letra D.

    Essa é a primeira e mais elementar conceituação da Teoria Geral da Administração: o processo organizacional, segundo a visão neoclássica, atualmente aceita dentro da doutrina administrativa, é composto de quatro funções:

    Planejar: definir objetivos e planos;

    Organizar: distribuir os recursos necessários

    Dirigir: comandar e ordenar as pessoas em direção aos objetivos;

    Controlar: assegurar que o que foi planejado, dirgido e controlado seja, de fato, realizado.

    fonte: facebook.com/admfederal
     

  • PLANEJAR -  criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo, OBJETOS E PLANOS PARA O FUTURO . 

     

  • Tomada de decisões para o futuro... PLANEJAMENTO

  • Solução de Problemas no Planejamento? Como vou solucionar um problema que ainda nem existe? rsrsrs

  • Solução de problemas porque eles preveem e antecipam uma situação, e já estabelece algumas possibilidades, o que pode acontecer, e possíveis soluções para sanar erro que eles prevejam para quando acontecer futuramente.

  • Essa banca, quando não é pescoço de galinha é costela de baleia. 

  • Resposta "D"

    É sempre bom focar na palavra-chave do comando da questão ("futuro"), evitando assim qualquer tipo de confusão que a questão apresente. O objetivo de uma banca é que erremos.

  • Matéria complicada. Não consigo associar Soluções de Problemas a Planejamento. Solucionar algo que ainda nem existe? Seria mais factível prevenção de problemas.

  • Imagine que voce planeja ir a rua, porem vc mora em um local chuvoso e com o objetivo de solucionar um possível problema ( se molhar) vc leva um guarda chuva. Logo vc solucionou um possível problema na etapa do planejamento.

  • solução de problemas pra mim tem a ver com corrigir problemas que esta relacionado a função Controlar, mas também s tinha alternativas para o futuro que tem a ver com planejamento. Porém a partir do controle que você consegue enxergar as possibilidades de correção.

  • Reduz a incerteza de problemas, mas solucionar não! Acertei a questão pela exrpressão "tomada de decisões ", este sim faz parte do PLANEJAMENTO.

  • GABARITO: LETRA D

    Maximiano (2004, p. 105): Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados. É definir meios para possibilitar a realização de resultados. É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida a uma situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo. É tomar no presente decisões que afetam o futuro, para reduzir sua incerteza.

  • Complicada essa banca... Muito subjetivo o enunciado.

    processo que envolve solução de problemas e tomada de decisões quanto a alternativas para o futuro

    Se eu teorizar que esse problema já ocorreu, a solução dele faz parte do processo de controle, e a decisão que eu vou tomar a partir desta ocorrência, a fim de que esse problema não ocorra mais, é o controle corretivo.

    Mas... Não sabemos o que o examinador pensava quando elaborou. Ele pode ter pensado nesse problema como um possível problema vislumbrado no processo de planejamento.

  • Falou em FUTURO = Planejamento


ID
2336569
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para serem competitivas, as empresas precisam ter alguma vantagem sobre as outras empresas que disputam os mesmos clientes. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem competitiva importante em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • GAB>b)

    Posse de capital.

  • Pelo amorrrrrrrrrrrrrrrrrrrr, de onde isso saiu?

     

  • queria saber por onde essa banca fundamenta as suas questoes.

  • É cada  conceito que nao vi em lugar nenhum 

  • NESSE MUNDO, MANDA QUEM TEM DINHEIRO.

  • O mais pero que cheguei para essa questão:

     

    VANTAGENS COMPETITIVAS Qualidade do produto ou serviço; Domínio de fontes de matéria-prima; Domínio de tecnologia; Posse de capital; Imagem ...

    DESEMPENHO DAS ORGANIZACOES - Introdução à Administração

    https://www.passeidireto.com/arquivo/3381590/desempenho-das-organizacoes

     

  • Essa BANCA viaja...
  • Poder de decisão.também não seria uma vantagem competitiva ? Não entendi.

  • Gabarito: "B"

     COMPETITIVIDADE VANTAGENS COMPETITIVAS QUALIDADE DO PRODUTO OU SERVIÇO DOMÍNIO DE FONTES DE MATÉRIA-PRIMA DOMÍNIO DE TECNOLOGIA POSSE DE CAPITAL IMAGEM POSITIVA JUNTO AOS CLIENTES E À SOCIEDADE SISTEMA EFICAZ DE DISTRIBUIÇÃO SISTEMA EFICIENTE DE PRODUÇÃO

    COMPETITIVIDADE

    VANTAGENS COMPETITIVAS

    • QUALIDADE DO PRODUTO OU SERVIÇO

    • DOMÍNIO DE FONTES DE MATÉRIA-PRIMA

    • DOMÍNIO DE TECNOLOGIA

    • POSSE DE CAPITAL

    • IMAGEM POSITIVA JUNTO AOS CLIENTES E À SOCIEDADE

    • SISTEMA EFICAZ DE DISTRIBUIÇÃO

    • SISTEMA EFICIENTE DE PRODUÇÃO

    Fonte: site docplayer

  • O pior de tudo é q essa banca faz concursos de entidades/órgãos importantes e parece estar ganhando mais espaço

  • Segundo Michael Porter, a vantagem competitiva de uma organização é gerada através de um conjunto de atributos (recursos humanos, marca, capital intelectual, know-how, tecnologia, imagem) capazes de promover a diferenciação desta organização frente às demais, proporcionado um melhor posicionamento no mercado.

    Fonte:

    https://www.gestaoporcompetencias.com.br/o-capital-intelectual-e-a-vantagem-competitiva/

  • Tenho feito várias questões dessa BANCA.

    E quando erro [quase sempre, risos]

    Muita gente erra e reclama.

    Todavia, eu venho percebendo que para essa banca é importante, analisar o comando da pergunta da questão.

    A resposta, às vezes, para determinadas questões são muito subjetivas. Percebo isso, nas questões que a maioria das pessoas erram.

    Em resumo, posso admitir que é preciso analisar o comando da questão e tentar chegar numa resposta contundente. Senão vejamos:

    A questão tem o seguinte comando: Para serem competitivas, as empresas precisam ter alguma vantagem sobre as outras empresas que disputam os mesmos clientes. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem competitiva importante em uma organização.

    Letra a) Plano de negócio.?? Marquei essa e errei! Analisando depois a resposta da banca, cheguei numa conclusão, continuemos.

    Letra b) Posse de capital.?? CAPITAL LEMBRA O QUÊ??? DINHEIRO, Logo, resposta correta. Não adianta nada eu ter um Plano de Negócio e não ter CAPITAL/DINHEIRo para investir no plano.

    Letra c) Poder de decisão.?? Ficou vago demais isso! Lembre-se "Manda quem pode, obedece quem tem juízo" Logo, quem geralmente manda? RESPOSTA: QUEM TEM O CAPITAL NÉ VERDADE? Quem manda na empresa é o FUNCIONÁRIO OU O DONO?, O DONO É CLARO, ASSIM O DONO TEM O CAPITAL E TAMBÉM TEM O PODER DE DECISÃO QUE ADVÉM DO SEU [ CAPITAL DINHEIRO]; [ NUMA VISÃO DE EMPRESA OU EMPRESÁRIO É CLARO]

    letra d) Pragmatismo. ??????? respondam vocês

    letra e) Potencial. Posso ter potencial, mas se não for descobertO dar em nada. Ou seja, potencial se desenvolve também com oportunidades e oportunidades é na maioria das vezes, "relacionados a lucro". e o lucro é o quê/?

    ENFIM, PENSO EU QUE SEJA ASSIM. ESSA BANCA É UMA BANCA DO CAPETA.

    Seguimos....

  • fonte: vozes da cabeça do examinador.

  • Fonte da questão: Cannabis.


ID
2336572
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O maior grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos indica que a organização é mais

Alternativas
Comentários
  • GAB>

     a)

    eficiente.

  • Fazer mais com menos. Sempre ligado à eficiência.

    Gabarito: letra A

  • Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    Eficiente é aquilo que produz bons resultados, que é eficaz, que tem eficiência.

    Em inglês, a palavra skills é empregada para designar a capacidade de se realizar um determinado objetivo de forma rápida e eficiente, com competência.

    Ser eficiente é a forma de tornar qualquer atividade mais rápida, é procurar agilizar todos os processos empregados e chegar ao objetivo dentro de um menor tempo possível.

    FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR

  • Ser eficiente é fazer o uso adequado dos meios.

  • Eficiência é utilizar da melhor forma os recursos.

    gab. A


ID
2336575
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta como podem ser divididos os bens que compõem o patrimônio de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Corpóreos e não corpóreos (tangíveis e intangíveis). Letra C.

  • PATRIMÔNIO = BENS + DIREITOS - OBRIGAÇÕES

    BENS

    Bens tangíveis = CORPÓREOS/TANGÍVEIS/MATERIAIS

    Ex: máquina, dinheiro, equipamento

    Bens intangíveis = INCORPÓREOS/IMATERIAIS

    Ex: marca, patente

  • Rumo à PCPA! Não há muitas questões de contabilidade dessa banca para cargos não técnicos nessa área. Espero que ela traga noções de contabilidade na prova da PCPA, não erre a mão.


ID
2336578
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos fatos que promovem variações no patrimônio líquido de uma empresa, assinale a alternativa que apresenta os fatos que são provocados, respectivamente, pela venda à vista de mercadorias e pela compra a prazo de mercadorias.

Alternativas
Comentários
  •  d) CERTA

    Fatos misto e permutativo.

  • venda à vista de mercadorias (sempre lembrar da baixa do estoque)

    D- caixa

    C- receita / venda de mercadorias

    baixa de estoque 

    D- CMV

    C- estoque

    logo, fato misto 

     pela compra a prazo de mercadorias.

    D- estoque

    C- fornecedores

    fato permutativo

     

    Gabarito: D

    #força#foco#fé

  • puta merda !

  • Já vi que Contabilidade vai ser uma novela maior que Português...

  • Ai Jesus,continuo sem entender.

  • Fato permutativo - quando há uma troca de elementos do ativo, do passivo ou ambos

    Compra de mercadoria a prazo

    D- estoque

    C- fornecedor

    Fato modificativo- altera o PL, envolve uma conta do patrimônio e uma conta de resultado ex: receita de venda

    D-caixa

    C-receita ( resultado )

    Fato Misto- ocorre uma permuta e modifica o PL. Que é o caso Sá questão

    Venda a vista de mercadoria

    D- caixa

    C- receita de venda

    D- CMV

    C- Estoque

  • Os fatos contábeis alteram o patrimônio da entidade de forma quantitativa e/ou qualitativa. São classificados em: fatos permutativos, fatos modificativos e fatos mistos.

    Fatos Permutativos: Não provocam alterações no valor total do patrimônio Líquido. As alterações no patrimônio são exclusivamente qualitativas. Há apenas permutas entre os elementos patrimoniais, sem alterar o valor total do patrimônio liquido.

    Ex: compra de mercadorias a prazo: ocorre apenas permuta entre uma conta do ativo e uma conta do passivo. Assim, aumenta Mercadorias (ativo) e aumenta duplicatas a pagar (passivo).

    Fatos mistos: Nos fatos mistos ocorre tanto uma permuta de elementos patrimoniais como também variações quantitativas do patrimônio líquido. Há combinação de fatos permutativos com fatos modificativos. Podem ser fatos mistos aumentativos ou fatos mistos diminutivos.

  • Quando a gente erra esse tipo de questão, bate aquele pensamento: "Será que eu realmente sei algo de contabilidade?"

    Pqp, mt frustrante kkkkk

  • "Com relação aos fatos que promovem variações no patrimônio líquido..." se considerar esse trecho já não é mais permutativo. então diga me, como o gabarito é letra De?
  • Achei a questão um pouco maldosa

  • Não da para entender o que o examinador quer.... essa AOCP é doentia.

  • ONDE ESTÁ O FATO MISTO????????????????????????????????

  • Gabarito: D.

    Venda à vista de mercadorias:

    D - Caixa (Vendeu, entra dinheiro)

    D - CMV (Despesa)

    C - Estoques (Saída de mercadoria)

    C - Receita de vendas

    Compra a prazo de mercadorias:

    D - Estoques

    C - Fornecedores

    Bons estudos!

  • Para quem estiver errando esse tipo de questão, recomendo buscar a operação contábil em palavra-chave no filtro aqui do Questões de Concurso e responder 10 questões como essa todos os dias. São duas operações contábeis básicas.

  • Quando falar em venda sem lucro E sem prejuízo, é Permutativo.

    obs .

    Q808170

  • Galera que fará PC PA eu percebi que a AOCP quando se trata de venda à vista de mercadoria você tem que subentender que essa venda pode ser com lucro ou desconto e no caso considerar como fato MISTO. Lembre-se disso e caso eles não sigam esse raciocínio na prova e eu erro RECURSO NESSES VAGABUNDOS.

  • Tinhamos o STCespe agora temos também o STInstitutoAocp

    Q968592

  • Rumo à PCPA! Não há muitas questões de contabilidade dessa banca para cargos não técnicos nessa área. Espero que ela traga noções de contabilidade na prova da PCPA, não erre a mão.

    Quem vem das questões Cespe, sofre com esse tipo de gabarito.


ID
2336581
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A autoridade formal é o direito legal que os chefes ou gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe. Qual é a contrapartida da autoridade?

Alternativas
Comentários
  • Autoridade e responsabilidade - Autoridade é dar ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.

  • O termo “autoridade” pode ser definido como “poder legítimo”, “direito de mandar”, ou seja, é o direito de mandar e ser obedecido. Já a “responsabilidade” consiste numa consequência da autoridade, atribuindo a obrigação de responder pelas ações próprias e dos outros.

    https://www.trf5.jus.br/downloads/Responsabilidade%20X%20Autoridade.pdf

     

  • É só lembrar do homem aranha : "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades"

  • Contrapartida = Aquilo que completa.

    O que completa a autoridade? A responsabilidade.

    Pois, quem tem autoridade, tem responsabilidade!

  • Acertei pelo menos uma nessa mulesta!

  • Contrapartida - o que ele oferece em troca? - Responsabilidade.

  • Quanto mais autoridade, mais responsabilidade.

  • O termo “autoridade” pode ser definido como “poder legítimo”, “direito de mandar”, ou seja, é o direito de mandar e ser obedecido. Já a “responsabilidade” consiste numa consequência da autoridade, atribuindo a obrigação de responder pelas ações próprias e dos outros.

    Contrapartida = se completam.

    E.

  • É depressivo fazer questão dessa banca.

  • A autoridade seria um direito que ele possui no momento, e a responsabilidade seria um dever que ele contrai no mesmo momento

  • Autoridade e responsabilidade andam juntas

  • 14 princípios de Fayol:

    Divisão do trabalho - Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

    Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.

    Disciplina - Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

    Unidade de comando - Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

    Unidade de direção - Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.

    Subordinação dos interesses individuais aos gerais - Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas.

    Remuneração do pessoal - Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

    Centralização - Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.

    Cadeia escalar - É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando.

    Ordem - Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.

    Equidade - Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.

    Estabilidade do pessoal - A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa.

    Iniciativa - A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.

    Espírito de equipe - A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.

  • Questão que engana muita gente se não prestar atenção.

    Cuidado com a palavra “contrapartida”, essa palavra pode parecer ter significado de “AO CONTRÁRIO”, mas na verdade significa “AQUILO QUE COMPLETA”.

    Com isso em mente, quando se fala em contrapartida de autoridade, pensamos em responsabilidade. 

    Segundo Chiavenato (2004), Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. 

    Vamos deixar isso mais claro: A autoridade é o poder formal de dar ordens. À medida que esse poder aumenta, o seu detentor passa a ser cada vez mais responsável por prestar contas do uso desse poder. Lembra do Homem-Aranha: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” ?

    Então, essa é a ideia. Pensa comigo: Quem tem mais poder para definir os rumos de uma empresa: o CEO ou um operário? 

    O CEO, é claro. Como ele tem mais poder para decidir (autoridade) ele também será mais cobrado pelos resultados da empresa, ou seja, ele também tem mais dever de prestar contas (responsabilidade) para os acionistas. Dentro dessa lógica, conseguimos compreender que à medida que se aumenta a autoridade (Mais poder), temos também um aumento da responsabilidade (Mais dever). Existe uma relação de contrapartida entre esses dois conceitos.

    Do exposto, vemos que a alternativa E é a resposta certa.

    Gabarito: E

  • segundo o dicio.com.br

    contrapartida: aquilo que se oferece em troca de uma outra coisa ou age no sentido contrário

    Se quem tem autoridade ordena, quem é ordenado possui uma responsabilidade

  • Se eu não confundisse o significado de contrapartida, acho que acertaria kkkkk


ID
2336587
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo decisório tem por objetivo a resolução de problemas e pode incluir categorias de decisões. Quando um algoritmo é aplicado em um curso de ação predefinido, qual é a categoria de decisão envolvida?

Alternativas
Comentários
  • Se a ação é predefinida significa que a decisão é programada.

    Gab A

    Força, foco e fé que dá certo!

  • GABARITO: LETRA A

    Diz-se que a mesma é programada quando faz parte de um acervo de soluções da organização, ou seja, quando se resolvem problemas que já ocorreram na organização e aparecem sempre de maneira similar.

    As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas (tomadas automaticamente). São as decisões automatizadas, sequenciais que não necessitam da intervenção do decisor. Geralmente, são bastante previsíveis, apresentando soluções para problemas rotineiro, sendo ainda possíveis de serem incorporados em um sistema de informação. Dentre os principais exemplos, nós podemos citar o hábito, a rotina, os manuais de instruções e operações padronizadas como formas de tomar decisões programadas.

  • DICA:

    Ação predefinida = Decisão Programada

  • Decisões programadas = Quando o gestor toma uma decisão programada, isso quer dizer que ele já passou pela mesma situação antes e agora sabe como resolvê-la, ou seja, coloca-se em prática um curso de ação pré-estabelecido e que tenha funcionado em situações anteriores. Por isso, essas decisões possuem caráter repetitivo e rotineiro.

    Decisões não-programadas = Em uma empresa, com frequência, o gestor deve lidar com problemas que ainda não sabe resolver, porque nunca os vivenciou antes. Não existe, portanto, uma solução predefinida. É preciso analisar a situação e chegar a uma conclusão.

    Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/tomada-de-decisao/

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de decisões. No caso desta questão, devemos marcar a alternativa que apresenta o tipo de decisão aplicada quando um algoritmo é aplicado em um curso de ação predefinido.

    Bem, de modo bem objetivo, as decisões podem ser de dois tipos:

    • Decisões programadas: são as decisões que fazem parte do acervo de soluções da organização (MAXIMIANO, 2020, p. 194). Como formas de decisões programadas, temos os hábitos, rotinas, manuais de instrução e operações padronizadas. Logo, é uma decisão voltada para problemas rotineiros. Se a situação ocorrer, a decisão para ela já está pronta.

    • Decisões não programadas: são usadas para resolver aqueles problemas que as decisões programadas (padronizadas) não conseguem. As decisões não programadas voltadas para situações marcadas pelo ineditismo, e por estarem acontecendo pela primeira vez, exigem formas diferentes para que sejam resolvidas, demandando maior análise para que a decisão mais adequada seja tomada.

    Certo, sabendo disso, podemos que a alternativa "A" se encaixa no que o enunciado propõe.

    GABARITO: A

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.


ID
2336593
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quais são as etapas compreendidas no processo do planejamento operacional, cuja ordem pode variar conforme as circunstâncias?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • nao entendi, letra c

  • Os procedimentos a tomar para a elaboração de um plano operacional são os seguintes:[1]

    Análise dos objetivos - Que objetivos pretendemos atingir com este plano operacional?

    Planeamento do uso do tempo - Geralmente é elaborado um cronograma para facilmente se visualizar a evolução do plano.

    Planeamento dos recursos - Que recursos são necessários para realizar este plano? Devem ser incluídas todas as pessoas, informações, custos financeiros, etc.

    Avaliação dos riscos - O que acontece se as coisas não correrem como planeado?

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_operacional

  • nossa q questão difícil caramba

  • Para MAXIMIANO(2009):


    PLANEJAMENTO OPERACIONAL ENVOLVE:


    I. Análise dos objetivos

    II. Planejamento das atividades e do tempo

    III.Planejamento dos recursos

    IV.Avaliação dos riscos

    V. Previsão dos meios de controle

  • A) Análise da situação, definição de objetivos e estratégias, estratégias funcionais e operacionais e execução e controle. Acredito que seja no plano tático.

    B) Definição do nível de rivalidade, avaliação do poder de pressão dos clientes, avaliação do poder de pressão dos fornecedores, identificação das barreiras à entrada e análise das ameaças. Por focar muito no externo, eliminei a questão. Acredito que essa análise seja feita no plano estratégico.

    C) Análise dos objetivos, planejamento das atividades e do tempo, planejamento dos recursos, avaliação dos riscos e previsão dos meios de controle. GABARITO

    D) Identificação da área de produção e/ou operações, entendimento do setor de marketing e vendas, definição das políticas de recursos humanos e avaliação da situação financeira. É prerrogativa do plano tático.

    E) Elaboração de planos funcionais, definição da estrutura organizacional, determinação das políticas e procedimentos, formulação de planos de projetos e execução e avaliação. Características de planos táticos e estratégicos, respectivamente.

  • Tempo remete a cronograma, recursos remete a orçamento e e planejamento remete a programação. Programação, procedimento, tempo, regulamento... essas coisas são do nível operacional.

  • LETRA C

  • Não é um questão difícil, mas exige conhecimentos básicos da adm geral, sabemos que planejamento está relacionado ao futuro/metas/objetivos, logo, a C estava a mais completa entre as demais.


ID
2336599
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Deming publicou os 14 pontos sobre a gestão da qualidade. Assinale a alternativa que apresenta um desses pontos de gestão da qualidade.

Alternativas
Comentários
  • 1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;

    2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;

    3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

    4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;

    5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;

    6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;

    7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;

    8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;

    9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;

    10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;

    11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;

    12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos

    13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento.

    14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo.

  • GABARITO: D

    Acabar com a dependência da inspeção em massa. A inspeção não melhora a qualidade, é preciso melhorar o processo.

  • E para ajudar o concurseiro o senhor Fayol também escolheu o MESMO NÚMERO DE PRINCÍPIOS (14) para confundir a nossa cabecinha...

    14 princípios básicos da organização Formal X 14 princípios de Deming sobre gestão da qualidade.

    É isso ai gente...fazer o que né?

    Estuda menina(o) !!!!!

  • GABARITO: LETRA D

    3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

    Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os pontos da qualidade de Deming. Neste caso, marquemos a alternativa que apresenta um desses pontos.

    Deming (1990, p.18) descreveu 14 pontos que representam o caminho a ser perseguido para o alcance da qualidade total, sendo eles apresentados a seguir:

    • Ponto 1: Criar uma constância de propósitos de aperfeiçoamento do produto e do serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.

    • Ponto 2: Adotar a nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. a administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança em direção à transformação.

    • Ponto 3: Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade da inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.

    • Ponto 4: Acabar com a prática do negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na ideia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.

    • Ponto 5: Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviço, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir os custos.

    • Ponto 6: Fornecer treinamento no local de trabalho.

    • Ponto 7: Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.

    • Ponto 8: Eliminar o medo.

    • Ponto 9: Quebrar barreiras entre departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.

    • Ponto 10: Eliminar slogans, exortações e metas dirigidas aos empregados.

    • Ponto 11: Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.

    • Ponto 12: Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.

    • Ponto 13: Estabelecer um programa rigoroso de educação e autoaperfeiçoamento para todo o pessoal.

    • Ponto 14: Colocar toda a empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.

    Tendo o que foi apresentado, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. Eliminar a inspeção em massa é o ponto 3.

    GABARITO: D

    Fonte:

    DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.


ID
2359930
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em “E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.”, o excerto poderia ser reescrito, sem comprometer as regras gramaticais, da seguinte forma: “E nunca esqueça-se de mastigar [...]”. INCORRETA: O ADVÉRBIO NUNCA ATRAI O PRONOME OBL ATONO PARA DEPOIS DELE.

    b) Em “E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.”, o pronome “los” retoma “ao menos dois litros de água”, mas seu uso está inadequado no excerto, pois a colocação correta seria “E os urinar, o que consome o dobro do tempo”. INCORRETA: VERBOS TERMINADOS EM "R, S, Z" ESSAS LETRAS CAEM E ACRESCENTA-SE O SUFIXO "LO (AS)"

    c) Em “E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.”, a colocação do pronome está inadequada, pois, da forma como o excerto está, a pronúncia soa estranha. INCORRETA: ADVERBIOS DE NEGAÇÃO ATRAEM O PRONOME PARA PROXIMO DELES

    d) Em “[...] o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando”, o excerto poderia ser reescrito, sem comprometer as regras gramaticais, da seguinte forma: “[...] o que faz-me pensar em quem [...]”. INCORRETA: CONJUNÇÃO "QUE" E PRONOME RELATIVO SÃO PALAVRAS ATRATIVAS DE PRONOMES OBL ÁTONOS

    e) Em “Aúnica solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!”, justifica-se a próclise, pois o pronome relativo “que” é atrativo. CORRETA.

  • Qto a letra D, as duas possibilidades para ela seriam:

    "o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando"

    "o que faz pensar-me em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando”

    Fernando Pestana (p.293,2 ed.) explica, a esse propósito, que quando houver palavra atrativa em uma locução verbal, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal (com hífen). Desse modo, a presença do pronome relativo "que" inviabiliza a reescritura proposta pela alternativa d.

  • DICA BÁSICA SOBRE PRÓCLISE:

    Ocorre nos casos em que tiver palavras atrativas que são :

                                                    - Pronomes

                                                    - Conjunções

                                                    - Adverbios

     

    Fonte: Professor Alisson Vilaça.

  • LETRA D

    O pronome relativo " QUE " sempre atrai o pronome oblíquo.

  • Resposta e)

    a)[ PRÓCLISE (pronome antes do verbo): eu lhe dei um susto.

    FATOR DE OCORRÊNCIA                           /          EXEMPLO

    1-ADVÉRBIO ANTES DO VERBO                           nunca me levam a sério.]

    b)[Não há nenhum fator, seja de próclise ou ênclise. Desta feita, qualquer forma estará correta, haja vista não haver regra definida.]

    c)[ PRÓCLISE (pronome antes do verbo): eu lhe dei um susto.

    FATOR DE OCORRÊNCIA                           /          EXEMPLO

    1-ADVÉRBIO ANTES DO VERBO                           nunca me levam a sério.]

    d)[ PRÓCLISE (pronome antes do verbo): eu lhe dei um susto.

    FATOR DE OCORRÊNCIA                           /          EXEMPLO

    1-PRONOME RELATIVO ANTES DO VERBO        sei onde nos encontrarão.]

    e)Em “Aúnica solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!”, justifica-se a próclise, pois o pronome relativo “que” é atrativo.

    [ PRÓCLISE (pronome antes do verbo): eu lhe dei um susto.

    FATOR DE OCORRÊNCIA                           /          EXEMPLO

    1-PRONOME RELATIVO ANTES DO VERBO        sei onde nos encontrarão.]

  • Correta D

    Próclise= Antes do verbo

     

    ATRATIVOS DE PRÓCLISE

    -Negação atrai

    -Advérbio atrai

    -Pronome relativo atrai = “A única solução que me ocorre  é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!"

    -Pronome demostrativo atrai

    -Preposição seguida de gerundio

    -Pronome indefinidos.

  • O pronome QUE sempre atrai o pronome obliquo

  • GABARITO: LETRA E.

  • E

     

    Advérbios, conjunções subordinativas e pronomes (exceto os pessoais) atraem os pronomes oblíquos átonos necessariamente.

    Continue a estudar!

  • Quem vai fazer esse fds Pm To e Agepen Pará pode se segurar que essa banca vai vim com quetões da NASA.

  • Na próclise, o pronome surge antes do verbo. Costuma ser empregada:

    a) Nas orações que contenham uma palavra ou expressão de valor negativo. Exemplos:

    Ninguém o apoia.
    Nunca se esqueça de mim.
    Não me fale sobre este assunto.

    b) Nas orações em que haja advérbios e pronomes indefinidos, sem que exista pausa.

    Exemplos:

    Aqui se vive. (advérbio)
    Tudo me incomoda nesse lugar. (pronome indefinido)

    Obs.: caso haja pausa depois do advérbio, emprega-se ênclise. Por Exemplo:

    Aqui, vive-se.

    c) Nas orações iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos. Exemplos: 

    Quem te convidou para sair? (pronome interrogativo)
    Por que a maltrataram? (advérbio interrogativo)

    d) Nas orações iniciadas por palavras exclamativas e nas optativas (que exprimem desejo). Exemplos: 

    Como te admiro! (oração exclamativa)
    Deus o ilumine! (oração optativa)

    e) Nas conjunções subordinativas. Exemplos: 

    Ela não quis a blusa, embora lhe servisse.
    É necessário que o traga de volta.
    Comprarei o relógio se me for útil.

    f) Com gerúndio precedido de preposição "em". Exemplos: 

    Em se tratando de negócios, você precisa falar com o gerente.
    Em se pensando em descanso, pensa-se em férias.

    g) Com a palavra "só" (no sentido de "apenas", "somente") e com as conjunções coordenativas alternativas. Exemplos:

    Só se lembram de estudar na véspera das provas.
    Ou se diverte, ou fica em casa.

    h) Nas orações introduzidas por pronomes relativos. Exemplos:

    Foi aquele colega quem me ensinou a matéria.
    Há pessoas que nos tratam com carinho.
    Aqui é o lugar onde te conheci.

  • GABARITO E

     

     

    CASOS DE PRÓCLISE  (Pronome Oblíquo Átono antes do verbo)

      1) Palavras com sentido negativo: Não, Nem, Nunca,Jamais,Ninguém, Nenhum, ...;

      2) Advérbio curto (sem vírgula): Já, Agora, Assim, Também, Sempre, Mais, Menos, Pouco, ...;

      3) Conjunções Subordinativas: Se, Caso, Embora, Quando, Enquanto, Como, Que, ...;

      4) Gerúndio precedido de EM;

      5) Pronome Relativo: Que, O qual, Onde, Cujo, ...;

      6) Pronomes Indefinidos; Tudo, Nada, Ninguém, Qualquer, ...;

      7) Pronome Demonstrativo: Isso, Aquilo, Isto, Aquele, Este, Esse, ...;

      8) Frase Optativa (Exprime desejo);

      9) Frase Interrogativa (?);

    10) Frase Exclamativa (!).

  • "justifica-se a próclise, pois o pronome relativo “que” é atrativo." - GABARITO LETRA E.

    Como também por ser uma frase EXCLAMATIVA, seria uma outra forma de identificar a PRÓCLISE.

  • No que toca a letra B

    tenho que "los" refere-se, na verdade, a "dois litros de água"

    e não "ao menos dois litros de água"

    Não é?

    No mais, não é obrigatório que seja "os urinar"

    pois não é caso de próclise.

    Certo?

  • Questão boa de fazer!

  • Alguém me ajude,

    “E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.”, o excerto poderia ser reescrito, sem comprometer as regras gramaticais, da seguinte forma: “E nunca esqueça-se de mastigar. Temos um fator de Próclise devido o adverbio mais também temos o verbo mastigar no infinitivo, obedeço ao fator de próclise pelo adverbio ou vou pelo infinitivo do verbo, proclise ou enclase?

  • A questão exige conhecimento de colocação pronominal. O enunciado pede para que se encontre a alternativa correta quanto ao uso.

    COLOCAÇÃO PRONOMINAL- os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te. se, lhe(s), o(s). a(s), nos e vos podem estar em três posições em relação ao verbo ao qual se ligam.

    O pronome colocado depois do verbo. Nesse caso, dizemos que há ênclise. Se estiver colocado antes do verbo, será um caso de próclise. O pronome oblíquo átono pode estar também no meio do verbo, colocação que é denominada mesóclise.

    ➡ Ênclise é a colocação normal do pronome na norma culta e geralmente é usada quando não cabe próclise e nem a mesóclise.

    ➡ Próclise é a colocação do pronome quando antes do verbo há palavras que exercem atração sobre ele.

    ➡ Mesóclise é a colocação do pronome quando o verbo se encontra no futuro do presente ou no futuro do pretérito do modo indicativo, desde que não haja condição de próclise.

    Após essas explanações podemos inspecionar as assertivas abaixo. Vejamos:

     a) Incorreta.

    “E nunca se esqueça..." o pronome diante de palavra negativa atrai a próclise e não poderia ir para frente do verbo "esqueça". Portanto, a assertiva erra ao dizer que deveria estar na frente do verbo o pronome.

     b) Incorreta.

    "E uriná-los..." o pronome diante de verbo no infinito pode ficar tanto na frente quanto atrás do verbo, portanto, a forma "“E os urinar" também estaria correta. A assertiva erra em dizer que o pronome oblíquo só poderia ficar antes do verbo.

     c) Incorreta.

    Em "“E não se esqueça..." está correta, pois a regra exige que diante de palavras negativas o pronome fica antes do verbo (próclise). Portanto, a assertiva erra em dizer que o  pronome oblíquo deveria estar após o verbo.

     d) Incorreta.

    Em “[...] o que me faz..." o pronome só poderia ficar antes do verbo, pois a partícula "que" exige que o pronome fique antes do verbo (próclise).  Portanto, a assertiva erra em dizer que o pronome oblíquo poderia ficar após o verbo “[...] o que faz-me pensar em quem [...]”.

    e) Correta.

    Em "“A única solução que me ocorre..." está correta afirmação, porque o pronome relativo "que" exige o pronome oblíquo antes do verbo (próclise). Portanto, assertiva perfeita.

     GABARITO: E

  • GABARITO: LETRA E

    ► O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições em relação ao verbo com o qual se relaciona: a ênclise (depois do verbo); a próclise (antes do verbo); e a mesóclise (dentro do verbo). Por ser uma partícula átona, não inicia oração e, entre os verbos de uma locução, liga-se a um deles por hífen.

    PRONOMES ATÓNOS: - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s);

    PRÓCLISE

    Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:

    1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:

    Não o quero aqui. / Nunca o vi assim.

    2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):

    Foi ela que o fez. / Alguns lhes deram maus conselhos. / Isso me lembra algo.

    3. Advérbios ou locuções adverbiais:

    Ontem me disseram que havia greve hoje. / Às vezes nos deixa falando sozinhos.

    4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:

    Oxalá me dês a boa notícia. / Deus nos dê forças.

    5. Conjunções subordinativas:

    Embora se sentisse melhor, saiu. / Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

    6. Palavras interrogativas no início das orações:

    Quando te deram a notícia? / Quem te presenteou?

    MESÓCLISE

    Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:

    Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei);

    Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia).

    ÊNCLISE

    Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:

    1. Verbos no imperativo afirmativo:

    Depois de terminar, chamem-nos. / Para começar, joguem-lhes a bola!

    2. Verbos no infinitivo impessoal:

    Gostaria de pentear-te a minha maneira. / O seu maior sonho é casar-se.

    3. Verbos no início das orações:

    Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo. / Surpreendi-me com o café da manhã.

    TODA MATÉRIA.


ID
2359939
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que, em 2014, o pão custava R$5,00. Em 2015, por conta do aumento no preço na matéria-prima, o preço teve um acréscimo de 20% sobre o preço de 2014. Em 2016, por um motivo semelhante, o preço do pão teve um acréscimo de 25% sobre o preço de 2015. Para 2017, há uma previsão de aumento de 10% em relação ao preço de 2016. Caso tal previsão se confirme, qual será o preço do pão em 2017?

Alternativas
Comentários
  • 2014 - 5,00 reais 

    2015 - 20% aumento = 20% 5,00 = 1 real 

    2015 6,00

    2016 - 25% aumento - 25% 6,00 = 1,50 

    2016 - 7,5

    2017- 10% - 10% 7,5 = 0,75

    valor provavel = 7,5 + 0,75 = 8,25

     

  • LETRA A 

    Basta multiplicar :

    5 x 1,2 x 1,25 x 1,1 = 8,25

    - porque 1, 2 ou 1, 25 ou 1,1 ? porque 1 corresponde 100% e o 0,2; 0,25; 0,1 o aumento.

    *

    Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; Provérbios 3:5

     

  • 20% = 1,20                          25% = 1,25                                10% = 1,10

     

    2014 ---- R$ 5,00

    2015 ---- R$ 5,00 * 1,20 = R$ 6,00

    2016 ---- R$ 6,00 * 1,25 = R$ 7,50

    2017 ---- R$ 7,25 * 1,10 = R$ 8,25

    Preço final = R$ 8,25

  • P = 5. (1+10%).(1+25%).(1+10%)

    P = 5. (1,1).(1.25).(1.1)

    P = 6. (1,25).(1,1)

    p = 7,5 .1.1

    p = 8,25

  • Fiz assim:

    120/100 (100%+ 20% de aumento) x 5 = 6

    125/100 x 6 = 7,5

    110/100 x 7,5 = 8,25

  • ✅Letra A.

    Em 2015, ficou por r$ 6,00.

    Em 2016, ficou por r$ 7,50.

    Em 2017, ficou por r$ 8,25.

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://youtu.be/4HzPpkwlh7w


ID
2359945
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se o método é inovador, eu compro. Se eu compro, cobro por resultados. Se cobro por resultados, sinto-me melhor. Ora, não me sinto melhor, então

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Pelo fato do resultado final não ser verdade (sinto-me melhor), não atender a condição para que o método seja inovador.

  • Não entendi essa questão, alguém poderia explicar?

    Grato desde já.

  • Se a sequencia lógica não foi atendida, as proposições não satisfazem a condição para tal. Assim, concluimos que a primeira condição é negada, tornando todas as outras negadas também, conforme enunciado. Resposta: A

  • Basta utilizar a equivalência lógica de SE ... ENTÃO para resolver a questão. É o que sugere o examinador quando informa a ultima parte do enunciado da questão:

    SE P ENTÃO Q

    SE ~ Q ENTÃO ~P

    Ora, não me sinto melhor, então não cobro por resultados.

    Se não cobro por resultados então não compro.

    Se não compro então o método não é inovador.

     

    Verificando as alternativas da questão, podemos concluir que a alternativa correta é a letra A.
     

  • Se o método é inovador, eu compro = V

    (f)                                            (f)

    Se eu compro, cobro por resultados = V

             (f)                                (f)

    Se cobro por resultados, sinto-me melhor = V

               (f)                                      (f)

    Ora, não me sinto melhor = V

  • Gabarito letra A.

    Respondendo ao Marcos.

    Marcos, a primeira coisa que vc deve fazer em uma questão dessas é ordená-las (vou abreviar para facilitar). Seu ponto de partida SEMPRE SERÁ A PROPOSIÇÃO SIMPLES. Você vai dizer que ela é verdadeira e após isso, você vai resolvendo as demais proposições à medida que for achando os valores lógicos. O Objetivo é você deixar TODAS as proposições VERDADEIRAS, se vc conseguir é porque tá certo e essa é uma proposição válida. Segue abaixo, vê se fica mais claro.

    I - Se é inovador--> compro = V

    Tem q ser F ----> F

    II- Se compro--> cobro.= V

    Tem q ser F ----> F

    III - Se cobro --> sinto-me melhor. = V

    tem q ser F --> F

    CONCLUSÃO: Ora, não me sinto melhor = V (VERDADEIRA - ponto de partida) substitua nas outras agora

  •            MI      F  -->  F     EC    =   V

    Se o método é inovador, eu compro.

              EC    F  -->  F   CR          =   

    Se eu compro, cobro por resultados.

               CR   F  -->  F   SM    =  V

    Se cobro por resultados, sinto-me melhor.

    Ora, não me sinto melhor   =  V

    Resposta: Letra "A"

  • Resolvi com " V DEITADO" e só encontro como gabarito a alternativa C.

  • GABARITO: LETRA A

    http://sketchtoy.com/69266371 = RESOLUÇÃO

    SE NEGAR "A"/PRIMEIRA PARTE, NÃO SEI CONCLUIR SOBRE "B"/SEGUNDA PARTE

    SE AFIRMAR "A"/PRIMEIRA PARTE, AFIRMO "B"/SEGUNDA PARTE

    SE NEGAR "B"/SEGUNDA PARTE, NEGO "A"/PRIMEIRA PARTE

    SE AFIRMAR "B"/SEGUNDA PARTE, NÃO SEI CONCLUIR SOBRE "A"/PRIMEIRA PARTE

  • efeito dominó.

    não me sinto melhor, então... não cobro

    se não cobro, então não compro,

    se não compro, então o método não é inovador.

  • Resposta: "A"

    Resolução: http://sketchtoy.com/69387086

  • Letra A

    É bom começar pela proposição simples valorando como VERDADEIRA.

    Método inovador (F) ------> compro (F) = V

    Compro (F) ------------------> cobro resultados (F) = V

    Cobro resultados (F) ------> sinto-me melhor (F) = V

    Não me sinto melhor = V. Essa é a proposição simples.

    Conclusões = Método não inovador, não compro, não cobro resultados e não me sinto melhor.

    Erros? Só avisar!!!! GARRAA A NÓS!!

  • • SILOGISMO HIPOTÉTICO

    A → B

    B → C

    C → D

    LOGO , A D <═> ~D~A

  • todas as premissas são falsas.

    resposta letra A)


ID
2359972
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com relação à organização dos Conselhos de Saúde, conforme a Resolução nº 453 de 2012, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta é a letra A.

    a)50% de entidades e movimentos representativos de usuários;

    b)25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde;

    c)25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

  • A ORGANIZAÇÃO DOS CONSELHOS DE SAÚDE

     

    Terceira Diretriz: a participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A legislação estabelece, ainda, a composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária. Nos Municípios onde não existem entidades, instituições e movimentos organizados em número suficiente para compor o Conselho, a eleição da representação será realizada em plenária no Município, promovida pelo Conselho Municipal de maneira ampla e democrática.

     

    II - Mantendo o que propôs as Resoluções nos 33/92 e 333/03 do CNS e consoante com as Recomendações da 10a e 11a Conferências Nacionais de Saúde, as vagas deverão ser distribuídas da seguinte forma:

    a)50% de entidades e movimentos representativos de usuários;

    b)25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde;

    c)25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

     

    Fonte: RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

  • A)A composição dos representantes nos Conselhos de Saúde consistirá em 50% para entidades e movimentos representativos de usuários, 25% para entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% para representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos. correta!!

    B)A cada eleição é recomendável a renovação de, no mínimo, 60% das entidades representativas dos Conselhos.Errada!!

    resposta:V - Recomenda-se que, a cada eleição, os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, ao seu critério, promovam a renovação de, no mínimo, 30% de suas entidades representativas

    C)Profissionais com cargo de direção na gestão do SUS ou como prestadores de serviços de saúde podem ser representantes dos(as) Usuários(as) ou de Trabalhadores(as) nos Conselhos. Errada!!

    resposta:VI - A representação nos segmentos deve ser distinta e autônoma em relação aos demais segmentos que compõem o Conselho, por isso, um profissional com cargo de direção ou de confiança na gestão do SUS, ou como prestador de serviços de saúde não pode ser representante dos(as) Usuários(as) ou de Trabalhadores(as). 

    D)A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, é permitida nos Conselhos de Saúde.Errada!!

    resposta:VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde.

    E)As funções como membro do Conselho de Saúde são remuneradas, visto que não garantem a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro. Errada!!

    resposta:X - As funções, como membro do Conselho de Saúde, não serão remuneradas, considerando-se o seu exercício de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro. Para fins de justificativa junto aos órgãos, entidades competentes e instituições, o Conselho de Saúde emitirá declaração de participação de seus membros durante o período das reuniões, representações, capacitações e outras atividades específicas. 

  • Resposta: A

    RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

    A- Terceira Diretriz: II - Mantendo o que propôs as Resoluções nos 33/92 e 333/03 do CNS e consoante com as Recomendações da 10a e 11a Conferências Nacionais de Saúde, as vagas deverão ser distribuídas da seguinte forma:

    a)50% de entidades e movimentos representativos de usuários;

    b)25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde;

    c)25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

    B- Terceira Diretriz: V - Recomenda-se que, a cada eleição, os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, ao seu critério, promovam a renovação de, no mínimo, 30% de suas entidades representativas.

    C- Terceira Diretriz: VI - A representação nos segmentos deve ser distinta e autônoma em relação aos demais segmentos que compõem o Conselho, por isso, um profissional com cargo de direção ou de confiança na gestão do SUS, ou como prestador de serviços de saúde não pode ser representante dos(as) Usuários(as) ou de Trabalhadores(as).

    D- Terceira Diretriz: VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde.

    E- Terceira Diretriz: X - As funções, como membro do Conselho de Saúde, não serão remuneradas, considerando-se o seu exercício de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro. Para fins de justificativa junto aos órgãos, entidades competentes e instituições, o Conselho de Saúde emitirá declaração de participação de seus membros durante o período das reuniões, representações, capacitações e outras atividades específicas.